A discussão está aberta e promete longas horas de acesa discussão, agora que ficámos a conhecer ao vivo e a cores a nova Integra 700 da Honda.
Afinal de contas este novo modelo da marca nipónica é uma scooter? Ou uma moto? Ou... outra coisa qualquer?
Para começar não nos podemos esquecer que a Integra faz parte de um projecto de onde nasceram três motos, sendo uma mais estradista, outra com ares de trail e ainda outra, a que eles chamam de scooter.
Uma, a NC700X, é quanto a mim a mais bem conseguida, a mais equilibrada, a mais bonita e provavelmente a que terá maior sucesso.
A outra, a NC 700S e que também foi apresentada na Expomoto, é uma naked brilhante e também promete fazer furor.
E por fim temos a tão esperada Integra, a tal que pretende ser uma scooter!
No Sábado dia 4, visitei a Expomoto na companhia de membros do CMN e do F125cc, e também por lá encontrei muitos companheiros de outros clubes ou fóruns e as opiniões divergiam pois, se uns diziam que gostavam, outros, bastantes diziam que não gostavam da Integra, pois não podia ser catalogada de scooter. E isto porquê? Porque logo à partida e olhando para ela, temos uma moto, onde a parte da frente, essa sim tem o aspecto de uma scooter e do meio da moto para trás, temos uma moto, em todo o seu conceito, onde até vamos encontrar um sistema de transmissão constituído, por corrente, cremalheira e pinhão de ataque!
Depois temos o espaço para arrumação... ou a falta dele, o que levou a que a Honda Motor de Portugal acrescentasse uma top-case de 40 L às unidades que serão comercializadas no nosso país, sem dúvida uma
mais valia, mas que ao mesmo tempo não consegue disfarçar a falta que faz um bom espaço de arrumação debaixo do assento.
A acrescentar a estas dúvidas todas, ainda digo o seguinte:
Lembram-se da DN-1? E lembram-se da polémica que existiu em seu redor, porque se uns, onde incluo, diziam que a DN-1 era uma scooter, outros, muitos diziam que não era. Por certo muito ainda se lembrarão dessas conversas.
Agora pergunto eu: comparando a DN-1 com a Integra: não será a DN-1 mais scooter que a Integra visto que, apesar de ter um sistema de transmissão por veio, pelo menos esse sistema não precisa de uma manutenção tão atenta e mas assídua, do que a transmissão por corrente, com que vem equipada a Integra e usada na maioria das motos?
Na minha opinião, das duas uma: ou a Integra afinal de contas não é uma scooter mas sim um novo conceito de moto, ainda sem nome, ou se quiserem á viva força que seja uma scooter, então, mais do que a Integra, a DN_1 tem todo o direito de também ela, ser chamada de scooter.
Em relação à Integra apenas fica a faltar a experimentação, ou seja rodar com ela e ver se afinal de contas, a sua postura na estrada, se coaduna mais com o conceito scooter, com o conceito moto de estrada, ou como disse atrás, com um novo conceito, ainda à procura de nome.
Esta é por agora a minha opinião, digamos provisória, pois só poderei opinar em definitivo sobre esta nova Honda, depois de a testar. No entanto gostaria que partilhassem comigo e com todos os que visitam o blogue, qual é a vossa opinião sobre a Honda Integra 700i.
Vá lá companheiros, participem, digam de vossa justiça!
Veiga