terça-feira, 29 de novembro de 2016
Honda Forza 2017
A Honda Forza 125 vai "atacar" 2017 com algumas alterações que por certo. a irão manter no topo das preferências daqueles que procuram uma scooter de 125 cc de topo, com um equipamento e comportamento dinâmico que apenas encontramos em modelos de maior cilindrada.
Por agora apenas sabemos que a versão 2017, além de já ser Euro4, virá equipada com o sistema "Smart-Key" (sistema mãos livres) que já tínhamos visto na SH300i.
Na frente, foi retocada, trazendo agora, aquilo a que se designou chamar "guias de iluminação", situadas nas laterais da carenagem frontal.
A Honda, mostrando que continua muito atenta aos comentários dos seus clientes, reposicionou a colocação dos espelhos retrovisores de forma a proporcionar uma melhor visibilidade para trás, que era uma das queixas dos clientes desta scooter.
Outra queixa era em relação ao equipamento pneumático, aliás, tal como referi aqui mesmo no Gosto de Scooters, quando efetuei o teste à Forza, os IRC, não estavam à altura da qualidade dinâmica desta scooter.
Assim, parecendo que os técnicos da Honda são leitores deste blogue, (na volta...), o certo é que a nova Forza virá equipada com pneus Michelin.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
HONDA X-ADV 2017
A nova Honda X-ADV resulta numa mistura de estilos e conceito, daí o ter ser sido apelidada pela Honda como, a primeira "SUV", numa comparação que resulta do facto de tal como nos automóveis "SUV" (tão na moda, entre os quais se destacam o C-RV e o H-RV, modelos Honda de grande sucesso por esse mundo fora) faz da versatilidade e de ser "pau-para-toda-a-obra", a razão da sua existência.
Como nos SUV de 4 rodas, a X-ADV junta a "agressividade" de uma moto Off-road, onde as suspensões de longo curso fazem toda a diferença, com uma ciclística e um motor mais do que reconhecidos, seja pela sua robustez, performances e economia, ao que se junta a versatilidade e conforto de utilização, atributos típicos de uma scooter.
Cereja no topo do bolo, é o sistema de transmissão DCT, um ecrã de grandes dimensões (com 5 níveis de regulação) e o sistema "Smart Key".
Especificações Técnicas
Motor - Bicilindrico paralelo a 4 tempos, 8 válvulas, refrigeração por líquido.
Cilindrada - 745 cc.
Potência - 55cv às 6.250 rpm.
Binário - 68 Nm às 4.750 rpm.
Alimentação - Injeção eletrónica PGM-FI.
Transmissão . (DCT) 6 velocidades, dupla embraiagem; corrente.
Quadro - Aço, tipo diamante.
Suspensão
Dianteira- Forquilha telescópica, 41 mm de diâmetro.
Traseira - Mono-amortecedor, braço oscilante Pro-Link.
Travões
Dianteiro - Dois discos (310 mm ) Pinças radiais 4 êmbolos
Traseiro - Disco (310 mm)
ABS
Pneus (jantes de alumínio, multi-raios.
Dianteiro - 120/70-ZR17M/C (58W).
Traseiro - 160/60-ZR15M/C (69W).
Dimensões
Comprimento - 2.245 mm.
Largura - 910 mm.
Altura - 1.375 mm.
Distância entre eixos - 1.590 mm.
Altura do assento - 820 mm.
Altura ao solo - 162 mm.
Depósito de combustível - 13,1 Litros.
Peso (a seco) - 238 kg.
A X-ADV vai estar disponível em duas cores standard e mais duas de edição especial:
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Yamaha TMax - Renovar o ótimo!
A partir de Março de 2017, vai estar disponível nos concessionários da Yamaha, a nova TMax, agora em três versões diferentes.
Além da versão normal, existem mais duas, a SX e a DX.
Com cores especiais e D-Mode, modos de funcionamento de motor comutáveis, a TMax SX foi concebida para clientes mais desportivos.
E com a sua extensa tecnologia de controlo eletrónico, incluindo D-MODE e controlo de velocidade de cruzeiro, bem como um vidro ajustável e punhos e banco aquecidos, a topo de gama TMax DX proporciona o máximo de luxo.
As principais características da nova TMax são:
- Novo design desportivo e dinâmico da carenagem -
- Novo quadro em alumínio -
- Braço oscilante mais longo, também em alumínio -
- Diminuição de peso: menos 9 kg do que modelo de 2016 -
- Sistema de controlo de tração (TCS) -
- Sistema eletrónico de controlo do acelerador Yamaha (YCC-T) -
- Mais espaço de armazenamento para dois capacetes jet -
- Sistema de ignição sem chave Smart Key -
- Novo Escape mais pequeno e compacto -
- Novo painel de instrumentos TFT -
- Pneus leves com baixa resistência ao rolamento -
- ABS equipado de série -
- Pronto para acomodar o sistema de segurança opcional D-AIR -
- Sistema de bloqueio do descanso central -
- Tomada para carregamento da bateria -
- Motor em conformidade com EU4 -
- TMAX SX -
- Modos de potência ajustável D-MODE -
- Aplicação My TMAX Connect, graças ao sistema de GPS integrado -
- TMAX DX -
- Controlo da velocidade de cruzeiro -
- D-MODE - Modos de potência ajustáveis -
- Vidro ajustável eletronicamente -
- Pegas aquecidas e banco principal aquecido -
- Suspensão traseira regulável -
- Aplicação My TMAX Connect, graças ao sistema de GPS integrado -
Disponível nas cores:
Disponível nas cores:
- Midnight Black -
- Matt Silver (TMAX STD) -
- Liquid Darkness (TMAX SX) -
- Phantom Blue -
- Liquid Darkness (TMAX DX) -
Especificações Técnicas
Motor - 2 cilidros paralelos a 4 tempos, DOHC, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida (Euro4).
Cilindrada - 530 cc.
Potência - 45,3 cv às 6750 rpm.
Binário - 53.00 Nm às 5250 rpm.
Alimentação - Injecção Eletrónica (TCIA).
Trasmissão - Automática (CVT).
Suspensão
Dianteira - Forquilha telescópica, curso 120 mm.
Traseira - Braço oscilante em aluminio com mono-amortecedor, curso 116 mm.
Travões
Dianteiro - Dois discos (267 mm)
Traseiro - Disco (272 mm)
Pneus
Dianteiro -120/70-15
Traseiro - 160/60-15
Dimensões
Comprimento - 220 mm
Largura - 765 mm
Altura - 1420 mm
Distância entre eixos - 1575 mm
Altura do assento - 800 mm.
Depósito de combustível - 15 litros.
Peso - 213 kg.
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Suzuki Burgman 400 (2017)
Finalmente a Suzuki Burgman 400 é atualizada!
Apreciada por muitos a Burgman 400, tem vindo ao longo dos anos a perder terreno em relação às suas rivais e com a chegada da Maxsym 400 da Sym ao mercado, isso notou-se ainda mais.
A nova Burgman, tem um aspeto mais "clean" e menos pesado (novo quadro, mais leve e mais resistente à torção) que o modelo que vem substituir, sobressaindo as nova óticas com iluminação em LED, tanto na frente como atrás.
O assento foi redesenhado e segundo a marca, é agora mais e confortável e a sua ergonomia foi estudada levando em conta as diferentes alturas dos condutores e respetivos passageiros.
Debaixo do assento, vamos encontrar um espaço de arrumação tamanho XXL - 42 litros, divididos por duas zonas distintas, onde se encontram também instaladas as tomadas de carregamento para telemóveis e afins.
O painel de instrumentos também foi renovado, oferecendo agora ainda mais informações.
Também o ecrã é novo, com um desenho mais aerodinâmico e uma proteção ainda mais eficaz.
O propulsor da nova Burgman 400, é o mesmo monocilindro de 399 cc da anterior versão, tendo sido apenas revisto para cumprir a obrigatória norma Euro4.
Também o sistema de travagem foi revisto - disco dianteiro duplo e disco simples na traseira - apoiado pelo sistema ABS.
Novidade é a medida da roda dianteira, agora 15 polegadas em vez de 14 que por certo assegurará maior estabilidade
A nova 'roda dianteira 15' , também (em vez dos 14 '), deve assegurar uma maior estabilidade em rápido.
A nova Suzuki Burgman 400 vai estar disponível em três cores: "preto fosco metalizado", "branco pérola" e "Metallic Mat Gray".
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Yamaha T-Max (2017)
A Yamaha apresentou no Eicma 2016, a nova T-Max que, não é apenas uma das melhores scooters do mercado (para mim é a melhor!) como uma das mais vendidas na Europa, tal como demonstram as mais de 233 mil unidades já vendidas nos seus 15 anos de existência.
Mais que uma atualização, podemos dizer que esta é uma nova T-Max, tal é a quantidade de inovações que apresenta.
Para começar a "Tê" poderá ser comprada em três versões, divididas pela T-Max "normal", pela mais desportiva SX ou pela mais luxuosa DX.
Falando no design, sobressai a nova frente, totalmente nova incluindo o novo grupo ótico, agora totalmente em LED.
Quanto ao motor, é agora Euro4, graças a pequenas "mexidelas", incluindo um novo escape - mais compacto e leve. O acelerador eletrónico (YCC-T) faz parte das novidades incluídas, tal como o controlo de tração (TCS).
Em relação à ciclistica, sobressai imediatamente a diminuição do peso da nova "Tê", menos 9 kg, que resulta de um novo quadro e respetivo braço oscilante, ambos em alumínio.
Novidades são, sem dúvida alguma, é a possibilidade de agora e finalmente, debaixo do assento conseguimos arrumar dois capacetes graças a uma traseira totalmente nova.
Este, muito importante, upgrade, em relação ao espaço de arrumação faz com que, acabe de vez as criticas que eram feitas a todas as T-Max, quando comparada com outras scooters, que era o reduzido espaço de arrumação.
A acrescentar ainda um novo painel de instrumentos TFT, a já conhecida "chave inteligente" (mãos-livres) e agora também a possibilidade de conexão da T_Max com o airbag da Dainese, o D-Air, o que é uma novidade absoluta no segmento das scooters.
Falando das novas versões, a mais desportiva SX inclui novas cores e acabamentos especiais que acentuam, ainda mais, a desportividade desta Yamaha acrescentando ainda o D-Mode com dois Modos diferentes de condução: T Mode e S-Mode.
Já a versão DX, a mais luxuosa, recebe também ela novas cores ao que se acrescenta acabamentos (ainda) mais cuidados, acrescentado ao equipamento da SX o para-brisas ajustável eletricamente, punhos aquecidos e Cruise Control, etc.
Com chegada ao mercado prevista para meados de Março, é caso para dizer que estou em pulgas para testar a nova T-Max, assim que ela chegar ao mercado nacional.
PS: as fotos oficiais da nova "Tê" foram efetuadas em Portugal.
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