Não faço isto muitas vezes, mas abri esta excepção:
Recebi hoje este comentário e pelo seu conteúdo resolvi colocá-lo aqui, bem á vista de todos e não algures perdido num dos muitos tópicos do blogue:
Maximus disse...
A minha sym GTS EVO 125 SE mate:
Avaliação
Design: EXCELENTE
Modelo: FUNCIONAL E ATRACTIVO PARA COMPRA,
muito espaço e projeção de volume exterior que torna o proprietário com o meu perfil mais confiante...
FALHAS DETECTADAS POR APRECIADOR EXIGENTE:
- plástico frontal sempre desencaixado
- ruido constante de correia de transmissão, detectável e muito audivel em ralenti
- Não mantém o ralenti no primeiro arranque
- Cega de um olho
- Sem sistema electrico para manter luzes de nevoeiro...
- Desliga com um "PIF" esquisito mesmo a quente
-para-brisas sensivel a qualquer grão de areia, risca com facilidade
-resvala facilmente quando pisa qualquer relevo na estrada e eu não gostava nada de danificar a moto que tanto aprecio (talvez dos maxxis que não prestam...)
- necessidade de mais 2 ou 3 CV "escondidos" nas profundezas do motor para aguentar uma "ligeira" subida a 80km/h com pendura de 70kg
- Rodas pequenas que aumentam o desgaste com a rodagem, precisavam de ser um pouco maiores
- porta luvas sempre cheio de poeiras e eventualmente insectos que entram
- No compartimento superior direito, a tampa não abre o suficiente para colocar uma carteira de tamanho standard e para retirar um chaveiro ou telecomando de garagem com as luvas postas... é difícil...
- o escape pode ser mais chamativo e não "tilintar" com o ralenti...
- o nivel da água é INVISIVEL
- Os reservatórios de óleo dos travões deixam escapar uma "baba" que corrói a pintura dos mesmos (vedantes deficientes)
- Um suporte de bagageira leva 2 meses a achar... e se for uma peça essencial???
se fizessem uns melhoramentos (tendo em conta o exposto) a este modelo, em volume,qualidade do forro do assento que poderia ser em pele, funcionalidade, cilindrada e cavalagem, obtinha-se uma maxsym ou mesmo 125cc extremamente bela, se calhar mais bonita e vendável que a actual. O público alvo, julgo que deseja uma "roadster" como a que comprei,uma moto "IMPONENTE" mas sem as gralhas apontadas. E para que serve a saida de ar quente no modelo max??? o jacto nem se deve sentir em qualquer estação do ano e é lógico que dissipa facilmente... não seria melhor os punhos aquecidos e um sistema electrico capaz??
Comprei a sym pela beleza do design, está na garantia mas é certo que o serviço pós venda só responde quando é muito "Chateado"
Respondendo:
Companheiro, o teu grau de exigência está muito acima do que qualquer moto, seja ela de uma marca menos conhecida como a Sym ou das mais conhecidas como Honda, Yamaha, BMW, etc.
Com todo o respeito do mundo, o melhor conselho que te posso dar, depois de ler este extenso relatório, é, vende imediatamente a tua Sym GTS e compra, sei lá, uma Honda Goldwing ou uma BMW K GTL 1600, pois apenas essas e só essas estarão ao nível (e mesmo assim tenho dúvidas!) de tão grande grau de exigência.
Companheiro, compraste uma scooter, que foi durante mais de um ano, apenas a scooter mais vendida em Portugal, sendo actualmente a segunda mais vendida, logo atrás desse enorme sucesso de vendas que é a Honda PCX 125
Basta andares nas ruas para as veres, por todo lado. Será que são assim tão más? Será que as milhares de pessoas que desde 2008 (ainda com o antigo modelo) foram todas enganadas?
Dou-te outro exemplo: na revista Motojornal a Sym GTS 125 Evo foi altamente elogiada, chegando a ser comparada apenas com a rainha das scooters da classe 125, a excelente Honda S-Wing que custa mais 950 €, quase 30% a mais do que custa a GTS! Se não acreditas, liga para a revista e tenta adquirir a revista onde saiu o teste.
Agora vamos analisar o que escreveste:
- Plástico frontal sempre desencaixado
- Sim é verdade, houve e há várias queixas. Em alguns casos foi má montagem realizada por quem vendeu a scooter. Noutros, os suportes estão partidos (provavelmente tb devido á má montagem, feita no concessionário. Solução? Reclamação no stand e se for preciso, activar a garantia, pois é para isso que existe.
- Ruido constante de correia de transmissão, detectável e muito audivel em ralenti.
- Sim, todas fazem ruído e mais fazem com o avançar dos km, pois a correia vai ficando larga e mais barulhenta se torna. - No entanto, algo pode estar mal e se tens dúvidas que esse ruído, não seja normal, oficina com ela e questiona o mecânico sobre esse ruído.
- Não mantém o ralenti no primeiro arranque. -
E no segundo já? E por acaso aqueces o motor? Ou chegas e arrancas logo, independentemente da temperatura do motor? Olha, hoje, por acaso, andei numa GTS 125 Evo CBS de um companheiro (fui levá-la à revisão) e pegou à primeira, e enquanto me equipava, esteve a trabalhar e quando arranquei não fui abaixo nem no 1º e nem no segundo arranque. Aliás, nunca foi abaixo! - No entanto, nada como levares a scooter á oficina e questionares o mecânico.
- Cega de um olho -
Isto é defeito? Não dá ela uma excelente luz? Não sei se já andaste noutras scooters ou noutras motos, mas aqui posso afirmar-te (não precisas de ir à oficina com ela) que a GTS
- Sem sistema electrico para manter luzes de nevoeiro... -
Isto é um defeito? Companheiro, quantas motos 125 tens com luzes de nevoeiro? eu digo-te, zero! Não há! Aliás, só existe uma scooter com luzes de nevoeiro e é a GTS 300!
- Desliga com um "PIF" esquisito mesmo a quente
- Com esta do PIF partiste-me todo lolol! Querias que desligasse como? fazendo que ruído? Puf? Paf? Pelo amor da santa... até com o som que faz a desligar embirras?
- Para-brisas sensivel a qualquer grão de areia, risca com facilidade.
- Pois... todos eles riscam, sejam da GTS ou de outra scooter qualquer! Aquilo é acrílico e não existem milagres. No entanto, podes ver o ecran da minha GTS com 42 mil k rodados, debaixo de sol e chuva e ... está impecável. Sim, aqui ou ali tem um toque, mas diz-me, qual é o vidro do carro que não fica riscado com o passar do tempo? Aquilo é de plástico e milagres não existem. Conheces as BMW F650? Então quando vires uma na rua repara no vidrinho dela...o difícil vai ser não reparares, pois ficam todos totalmente amarelados e deixa de se poder ver através deles!
-resvala facilmente quando pisa qualquer relevo na estrada e eu não gostava nada de danificar a moto que tanto aprecio (talvez dos maxxis que não prestam...)
- Todas as motos resvalam. E sim, os Maxxis não prestam, estou farto de dizer isso. Mas lá está, pelo preço que pagaste pela GTS ... achas que podes pedir mais? Eu cá troquei os Maxxis por uns Bridgestone Hoop que aconselho a todos, pq são óptimos!
- necessidade de mais 2 ou 3 CV "escondidos" nas profundezas do motor para aguentar uma "ligeira" subida a 80km/h com pendura de 70kg
- Companheiro, a tua GTS tem um pequeno motor de 1 cilindro só e apenas 13,5 cv. Sabendo que pesa 163 Kg e depois mais o teu peso e do pendura de 70 kg... quer dizer... milagres não existem, né? Queres mais potência? Faz o que todos fazem, tiram a carta e sobem na cilindrada. É a única solução possível, pois mesmo que compres outra scooter 125, o limite serão sempre os 15 cv e se agora sobes a 80, com essa de 15 cv vais subir a 85, por isso...
- Rodas pequenas que aumentam o desgaste com a rodagem, precisavam de ser um pouco maiores
- Pequenas? Mas quando compraste a moto não viste as rodas?
- Hein? esta não percebi? aumentam o desgaste? de quê? Companheiro, na minha GTS o meu Maxxis traseiro foi trocado aos 17 mil km e agora o Bridgestone que está lá já rodou 25 mil km e ainda roda mais uns 4/5 mil km.
O Maxxis da frente rodou 34 mil e agora está lá um Bridgestone que já rodou 8 mil km e está como novo! Achas mesmo que desgasta muito? Ou será que pensar que os pneus das motos são como os dos carros, que fazem 50/60 mil e até mais?
- porta luvas sempre cheio de poeiras e eventualmente insectos que entram
- Um paninho resolve o problema. lol
- No compartimento superior direito, a tampa não abre o suficiente para colocar uma carteira de tamanho standard e para retirar um chaveiro ou telecomando de garagem com as luvas postas... é difícil...
- Companheiro, nesse compartimento, meto os talões de portagem e tenho lá uma caneta e um bloco, pequeno, de apontamentos. aquilo não é um porta-luvas! Tem o tamanho que tem! Queres arrumar a carteira? Debaixo do assento tens espaço de sobra. E já agora... aquilo não é um carro...
- o escape pode ser mais chamativo e não "tilintar" com o ralenti...
Tilintar? O que chamas tilintar provavelmente é os ruídos que os metais fazem quando estão quentes. Normal, todos fazem!
Chamativo? Quando a compraste não olhaste para o escape? Não ter um escape apelativo é um defeito grave?
- o nivel da água é INVISIVEL -
Para começar não é água, mas sim líquido de refrigeração e sim o plástico não deixa ver o nível do líquido de refrigeração. faz como eu faço. De vez em quando abro a tampinha, meto o dedo e... se fica molhado, está no nível máximo! Fácil...
- Os reservatórios de óleo dos travões deixam escapar uma "baba" que corrói a pintura dos mesmos (vedantes deficientes)
- Garantia com ela! Vedantes deficientes tem de ser trocados e os reservatórios de óleo pintados!
- Um suporte de bagageira leva 2 meses a achar... e se for uma peça essencial???
- Aqui a culpa nem é da scooter e nem da marca e sim, quase de certeza do concessionário! na dúvida telefona para o importador e questiona-os se o suporte está esgotado, pois é a única razão de tão longa espera. Se houver em stock, então é porque nem sequer foi ainda pedido.
Aqui faço um aparte: muitos concessionários, só fazem os pedidos de peças, quando precisam de várias peças e não apenas de uma ou duas. Ou seja, pediste o suporte e se por acaso eles não tiverem mais peças para pedir ao importador, então vão aguentar o teu pedido até precisarem de mais peças. Porque fazem isso? Não sei, mas acontece frequentemente!
se fizessem uns melhoramentos (tendo em conta o exposto) a este modelo, em volume,qualidade do forro do assento que poderia ser em pele, funcionalidade, cilindrada e cavalagem, obtinha-se uma maxsym ou mesmo 125cc extremamente bela, se calhar mais bonita e vendável que a actual. O público alvo, julgo que deseja uma "roadster" como a que comprei,uma moto "IMPONENTE" mas sem as gralhas apontadas. E para que serve a saida de ar quente no modelo max??? o jacto nem se deve sentir em qualquer estação do ano e é lógico que dissipa facilmente... não seria melhor os punhos aquecidos e um sistema electrico capaz??
Forro do assento em pele? Queres um assento forrado a pele de Conolly como os Rolls-Royce? lol Diz-me qual a scooter que tem um assento forrado a pele!
Funcionalidade? Bolas... é das scooters melhores equipadas do mercado! Se dizes que uma scooter não é funcional, en tão por favor quero que me digas uma marca e um modelo de uma moto que o seja!
Cilindrada? Tira a carta e compra uma scooter de maior cilindrada! Estás a esquecer que a GTS ttem apenas 125 cc. Cheira-me que nem carta de moto tens e que agora tens a 125 pq é uma 125, certo?
Uma Roadster? mas esse termo não se aplica só aos automóveis? hein? Mas não querias uma scooter? Grande confusão aí vai!
Comprei a sym pela beleza do design, está na garantia mas é certo que o serviço pós venda só responde quando é muito "Chateado".
- Quanto ao serviço pós-venda, aperta com eles, faz queixa ao importador e usa o livro de reclamações. Infelizmente, não é só com a Sym que isso acontece mas com todas as marcas. Existem bom e maus stands! Por isso se não estás satisfeito com o teu reclama e.. experimenta outro, pode ser que sejas melhor servido.
Volto a dizer, com tantas exigências e pelos 3 mil e poucos euros que deste pela GTS não encontrarás scooter, ou qualquer outro tipo de moto que te satisfaça!
O ideal, vendê.la, tirar a carta e partires para outros modelos e claro, outros valores!