domingo, 31 de março de 2013
sábado, 30 de março de 2013
sexta-feira, 29 de março de 2013
Estarão na FIL?
Num imaginário perfeito, onde não existisse crise, onde
as pessoas pudessem adquirir a scooter dos seus sonhos sem terem de assaltar um
banco, ou endividarem-se até ao pescoço, onde os importadores e
concessionários, não vivessem na corda bamba, sem saberem se vão ou não
encerrar, provavelmente todas estas scooters e ainda muitas outras, estariam
presentes no Lisboa Moto Show.
Como sabemos que tal é praticamente impossível, pelo
menos nos dias de hoje, fica aqui um grupo de scooters que gostaríamos de ver
expostas na FIL, mas que sabemos de antemão, que muitas delas, pelas mais
diversas razões, não estarão presentes.
Quantas destas scooters vamos poder ver na Fil?
Quantas
serão comercializadas em Portugal?
Haverá surpresas por parte das marcas?
Leia o artigo completo, aqui:
Uma MV Agusta para Justin Bieber
O famoso cantor canadiano, Justin Bieber, que atuou muito recentemente no Pavilhão Atlântico, levando à completa loucura mais de 18 mil fãs, comemorou no princípio do mês de Março o seu 19º Aniversário.
Como prenda de aniversário o seu pai, Jeremy Bieber, ofereceu-lhe apenas uma MV Agusta!
Mas não é apenas uma MV Agusta, pois esta foi modificada para ser exemplar único e ao mesmo tempo transformá-la a moto do Batman, que é o super-herói favorito de Bieber.
Faço anos em Maio... será que o meu pai também me oferece uma moto? Nem quero tão cara, e também não era preciso qualquer transformação... para mim basta uma T_Max 530 ou uma Burgman 650... SRV 850... Integra 700...
Como prenda de aniversário o seu pai, Jeremy Bieber, ofereceu-lhe apenas uma MV Agusta!
Mas não é apenas uma MV Agusta, pois esta foi modificada para ser exemplar único e ao mesmo tempo transformá-la a moto do Batman, que é o super-herói favorito de Bieber.
Faço anos em Maio... será que o meu pai também me oferece uma moto? Nem quero tão cara, e também não era preciso qualquer transformação... para mim basta uma T_Max 530 ou uma Burgman 650... SRV 850... Integra 700...
Suzuki Burgman 650
Tal como se esperava, a chegada da nova Burgman 650, deixou toda a gente com curiosidade em relação a esta scooter.
Enquanto não chega aos stands da marca, o que deverá acontecer após o Lisboa Moto Show 2013, vamos vendo alguns vídeos, realizados por esse mundo fora.
Enquanto não chega aos stands da marca, o que deverá acontecer após o Lisboa Moto Show 2013, vamos vendo alguns vídeos, realizados por esse mundo fora.
quarta-feira, 27 de março de 2013
terça-feira, 26 de março de 2013
Nova Honda Lead 125
A Honda anunciou que vai
entrar em produção na sua fábrica no Vietname, a nova Lead 125.
A nova geração da conhecida
Lead cresceu na cilindrada, vindo agora equipada com o mesmo propulsor da PCX
125, que debita neste modelo 11,3 cv às 8500 rpm, com um binário máximo de 11,6
Nm às 5000 rpm.
Tudo sobre a nova Lead 125, aqui:
1º Comparativo Suzuki Burgman 650 / BMW C 650 GT
Finalmente!
Muito se falou, se se discutiu e também muito se disparatou, sobre qual destas duas scooters é a melhor, ou se a C 650 GT da BMW, conseguia destronar a Burgman, 650, retirando-lhe o titulo de, Rainha das Scooters.
Sendo assim, senhoras e senhores a luta pelo título, começa agora!
Clique aqui para ler este comparativo:
Fonte: motoservices.com
Não se esqueça de mudar a hora
Mudança da Hora 31/3/2013
- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.
- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 31 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia.
Fonte: OAL
segunda-feira, 25 de março de 2013
Contagem decrescente
Já estamos em contagem decrescente para a abertura do
Lisboa Moto Show, primeira exposição do ano de motos a nível nacional, que
decorrerá na próxima semana de quinta-feira a domingo, na FIL, no Parque da
Nações.
O Lisboa Moto Show conta com a participação oficial das
grandes marcas do mercado nacional, espaço para apresentação de novos modelos
de motos, equipamentos e acessórios.
Clique aqui para saber quais são as marcas de motos, equipamentos e acessórios, que vão estar presentes neste grande evento:
domingo, 24 de março de 2013
Piaggio MP3 Yourban 300 i.e. LT
Uma forma diferente de ser scooter
Introdução
Tenho
de confessar, nunca fui muito “á bola”, com a MP3, principalmente com o seu
design e também com o facto de ter 3 rodas, duas à frente e uma atrás. Para mim
uma scooter tem (tinha!) de ter duas rodas e não três!
Fora
uns escassos metros aos comandos de uma MP3 250, os únicos veículos de três
rodas que tinha conduzido até agora, tinham sido um Ape (já muito maduro) de um
amigo e o meu triciclo, quando tinha apenas 4 anos!
Se
em relação ao design da MP3 a minha opinião não mudou, quanto ao resto…
Quando
apareceram as primeiras fotos da Yourban, comentei no blogue e em alguns fóruns
que ao nível do design, esta nova tri-roda, era sem dúvida um passo em frente,
dado pela Piaggio.
Gostei!
Sim, é verdade. E porquê? Ora, acompanhem-me e façam o seguinte exercício imaginário:
Imaginando
que a Piaggio é uma família, vamos encontrar na sua árvore genealógica, num dos
ramos, as “manas” MP3 e a “prima” Fuoco.
A
“prima Fuoco”, sempre foi mais “Maria-rapaz” adora as brincadeiras dos rapazes,
jogar à bola, aos índios e cowboys, etc. Provavelmente, quando for mais
crescida, seguirá a carreira militar, ou alguma profissão, digamos… mais viril!
A
MP3, mais tradicional, educada à “antiga”, veste roupas mais conservadoras e
quer seguir advocacia ou medicina.
A
sua irmã mais nova, a Yourban, que nasceu ao som dos Black Eyed Peas, Bruno
Mars e David Guetta pertence a uma geração mais recente, mais irreverente e
mais colorida.
Comprovando
o que escrevi atrás, basta ver que o nome desta nova MP3 nasce da junção das
palavras inglesas “young” e “urban".
Foi
com esta última, a Yourban 300 i.e. LT, que tive o prazer de privar, durante
uma semana.
Design
Tal como o seu nome faz prever, a Piaggio Mp3 Yourban
300i.e. LT, nasceu para a cidade.
De
dimensões mais contidas que a sua irmã mais velha (a tal que usas saias
compridas e quer ser advogada!), toda ela respira frescura e modernidade, logo a
começar pela óptica dianteira, que lhe dá um ar de “alien”, até a traseira,
muito parecida com a “prima” Beverly. Existe uma ligação perfeita entre
dianteira e traseira, algo que quanto a mim, não existe na “mana mais velha”!
Mas
é apenas o meu gosto pessoal e o que para mim pode ser bonito, para quem lê,
pode ser exactamente o contrário, ou vice-versa.
Quanto
às cores, temos a versão branco pérola e azul (aqui testada) e vermelha e
preta. Aleluia! Nada de cinzentos!
Desculpem-me
mas… estou farto de carros e motos cinzentas!
Acabamentos
A
Piaggio apostou forte, mostrando que a Yourban pertence a uma nova geração de
modelos de qualidade superior.
Todos
os plásticos são de excelente qualidade, robustos e bem acabados, encaixando-se
uns nos outros na perfeição, sem folgas e sem causarem qualquer ruído parasita.
Posso
dizer que andei com a Yourban “ sem dó nem piedade” nas ruas esburacadas e
cheias de linhas de eléctricos da cidade de Lisboa e nunca ouvi um rangido ou
“gemido”.
Nota
alta para a qualidade de construção e montagem.
Equipamento
Começando
pelo painel de instrumentos, de fácil leitura, tanto de dia como de noite
(iluminação azul de bonito efeito), sente-se a falta-lhe do taquímetro, vulgo,
conta-rotações.
Pela positiva, temos o completo computador de
bordo que através do botão “Mode” – colocado no lado direito, junto ao punho do
acelerador –, dá acesso a várias
informações úteis, tais como, conta-quilómetros, dois 2 conta-quilómetros
parciais, relógio, voltímetro e temperatura ambiente.
A
Yourban, tal como a MP3 e a Fuoco, tem aquilo a que muitos teimam em chamar
“travão de mão”, o travão de parqueamento, sempre muito útil e que devia ser
equipamento obrigatório em todas as scooters.
A
abertura da tampa, que dá acesso ao bocal do depósito de combustível, assim
como a abertura do assento, são feitos através do canhão da ignição, carregando
na chave para dentro e rodando ou para um lado ou para o outro.
Debaixo
do assento e em compartimentos próprios, vamos encontrar o habitual conjunto de
ferramentas, a caixa dos fusíveis e a bateria.
Quanto
ao espaço disponível, infelizmente não dá para dois capacetes integrais, sendo
no entanto possível, com alguma paciência, colocar um capacete integral e um
jet ou então, mais facilmente, dois jets.
Sentimos
também a falta de espaços de arrumação, para pequenos objectos, (carteira,
chaves, telemóvel, óculos) na zona frontal da moto, assim como de uma tomada
para se carregar um telemóvel, acessório já tão comum, na maioria das scooters.
Ergonomia
Quando
nos sentamos na Yourban, notamos de imediato que é uma scooter relativamente
alta.
Condutores
com menos de 1,70 m, terão algumas dificuldades em ficar com os pés bem
colocados no chão, o que os irá obrigar, por vezes, a ficar em “biquinhos dos
pés”.
No
entanto, os mais baixos não fiquem já tristes, pois como escreverei lá mais à
frente - e como pude comprovar na prática! – É possível andar com a Yourban no
meio do trânsito, por mais intenso que seja, praticamente sem ter de pôr os pés
no chão.
O
condutor fica sentado numa posição normal tipo “cadeira de casa”, confortável e
com espaço suficiente para a colocação das pernas e pés, apesar de termos o
pedal do travão a roubar algum espaço, onde colocamos o pé esquerdo.
Eu,
que sou tamanho XXXL, senti-me bastante confortável a bordo da Yourban e nem
mesmo a existência do pedal de travão me atrapalhou minimamente. Coloca-se o pé
ligeiramente mais de fora e já está!
As
mãos pousam naturalmente no guiador e os braços seguem numa posição
ligeiramente flectida e nada cansativa.
O
que achei que podia ser ligeiramente melhorado ou neste caso, diminuído, é a
distância existente entre os punhos e os vários botões que comandam a buzina,
start, luzes, piscas, etc.
Sei
que não tenho as mãos muito grandes mas, menos 2 ou 3 cm seria o ideal... para
ficar perfeito.
O
pendura, também viaja bem instalado, contribuindo para isso o bom
posicionamento dos poisa-pés, que são retrateis, ficando escondidos nas
laterais, quando recolhidos.
Ao
olharmos para o pequeno ecrã desta “bella ragazza”, ficamos com a impressão que
pouco nos vais proteger do vento e do frio.
Mas
é um engano, pois, tal como pude comprovar quando fiz a viagem até à Batalha,
para visitar a Expomoto, o pequeno “vidro” faz um excelente trabalho, afastando
do condutor, nomeadamente da cabeça e do peito, grande parte do vento e frio,
ficando apenas mais expostos os ombros.
E se estava frio, naquele Sábado, pois o termómetro da Yourban chegou a marca 1 grau negativo, com o respectivo símbolo de gelo a aparecer!
E se estava frio, naquele Sábado, pois o termómetro da Yourban chegou a marca 1 grau negativo, com o respectivo símbolo de gelo a aparecer!
Duas
rodas à frente e uma atrás?
À
primeira vista pode causar confusão e até dúvidas, tal como acontecia comigo.
Mas
não tenham, pois este inovador sistema de suspensão dianteira proporciona
ângulos de inclinação verdade incríveis e travagens seguríssimas!
Funcionando
através de um paralelogramo* (construído em alumínio para maior leveza do
conjunto), encontramos nas extremidades, as rodas e respectivo sistema de
travão, contribuindo fazendo com que, seja qual for a inclinação, não existam
as habituais torções e vibrações que normalmente sentimos nas suspensões
normais, permitindo atingir facilmente e com segurança inclinações de 40 graus,
o que num veículo com estas características é verdadeiramente incrível!
Se
juntarmos a isto o facto de termos o peso da scooter e a força da travagem
repartidos pelas duas rodas (e não apenas numa), logo chegamos à conclusão que
a travagem é mais segura que numa scooter com apenas duas rodas.
Aliás, segundo a marca italiana, a travagem com este tipo de suspensão dianteira é 20% mais eficaz que numa scooter equipada com o sistema de suspensão tradicional.
Aliás, segundo a marca italiana, a travagem com este tipo de suspensão dianteira é 20% mais eficaz que numa scooter equipada com o sistema de suspensão tradicional.
Outra
grande vantagem deste sistema tem a ver como a condução em piso molhado, piso deteriorado
ou com linhas de eléctricos, pois o simples facto de termos duas “borrachas” no
chão, separadas por 46 cm, nesta versão LT, que pode ser conduzida por quem
tenha apenas carta de automóvel (a versão normal tem 42 cm), é uma grande mais-valia
no que diz respeito à segurança.
Mas
há mais! No punho direito temos um botão (interruptor) que acciona um sistema electro-hidráulico
que permite bloquear, a suspensão da frente!
Carregando
no botão, a suspensão fica presa, rígida, não permitindo que a scooter balance
de um lado para o outro. Voltando a carregar no botão ou simplesmente
acelerando a scooter, o sistema desliga e temos novamente a suspensão a funcionar
normalmente.
Este
sistema só pode ser activado quando estamos com a scooter parada ou quase.
Para
maior segurança, existe um sensor no assento que identifica se existe alguém
sentado.
Quando
não está ninguém sentado, o sistema não permite que o motor suba de rotação,
não desactivando a suspensão, mantendo-a fixa.
Motorização
Conhecido pelas suas performances e pela forma
rápida como desenvolve de rotação, o propulsor da Yourban – monicilindrico a 4
tempos, com 22 cv debitados às 7500 rpm e um binário máximo de 23 Nm às 6500
rpm – tem aqui uma ingrata tarefa, pois não é nada fácil fazer mover 227 kg (a
seco).
Os técnicos da Piaggio arranjaram forma de disfarçar “ essa obesidade”, encurtando ligeiramente a relação da transmissão, fazendo com que a Yourban seja rápida no arranque e nas recuperações, em detrimento de uma maior velocidade ponta.
Ao
ralenti, algumas vibrações chegam ao condutor, sentidas principalmente no
assento.
Como a unidade aqui ensaiada estava com o ralenti um pouco incerto e não tendo a Yourban um conta-rotações, fiquei na dúvida se não estaria algo abaixo das1700 rpm recomendadas pela marca), se eram devidas a alguma desafinação (motos do parque de imprensa sofrem sempre bastante!), ou se será mesmo assim.
Como a unidade aqui ensaiada estava com o ralenti um pouco incerto e não tendo a Yourban um conta-rotações, fiquei na dúvida se não estaria algo abaixo das1700 rpm recomendadas pela marca), se eram devidas a alguma desafinação (motos do parque de imprensa sofrem sempre bastante!), ou se será mesmo assim.
Mal
se acelera, as vibrações desaparecem e só se fazem sentir novamente, quando o
motor já vai com os “bofes” de fora, ou seja, bem perto dos seus limites, o que
é perfeitamente normal.
Já
agora uma chamada de atenção para os futuros possuidores desta Piaggio:
Quando
queremos ver o nível do óleo, ao contrário da maioria dos motores, a vareta
deve estar completamente enroscada, pois só assim nos dará uma leitura
correcta, da quantidade de óleo existente no motor.
Não se esqueçam disto, pois se apenas encostarem a vareta, tal como se faz noutros motores, iremos ter sempre a “leitura” de falta de óleo, ou pelo menos que se encontra no nível mínimo.
Não se esqueçam disto, pois se apenas encostarem a vareta, tal como se faz noutros motores, iremos ter sempre a “leitura” de falta de óleo, ou pelo menos que se encontra no nível mínimo.
Iluminação
Tanto
os médios como os máximos deviam ser bastante mais eficazes, tanto ao nível do
espalhamento como da intensidade da luz emitida.
Como
pude experimentar quando regressava da Batalha, fazendo parte da viagem já de
noite, a iluminação da Yourban obriga-nos a diminuir a velocidade de viagem,
pois nas zonas mais escuras os temos algumas dificuldades a ver por onde
devemos ir.
Atrás,
também dividida em duas unidades, temos uma iluminação de belo efeito,
principalmente à noite e de muito boa visibilidade.
Em
relação à iluminação frontal, confesso, desilude bastante. Até
mesmo scooters de 125 cc de marcas… menos conhecidas, conseguem ter uma
iluminação consideravelmente melhor.
Travões
Antes
de mais nada, dividimos a travagem em duas partes: a accionada pelas duas
manetes no guiador e a que é efectuada pelo pedal, colocado junto ao pé direito
do condutor.
Como
é normal, com a manete do lado direito accionamos a travagem à frente e do lado
esquerdo, atrás
Quando
apertamos a manete do lado direito, não existem dúvidas! A travagem é fantástica!
Os dois discos de 240mm fazem com que os dois Michelin Citygrip se agarrem ao
asfalto, estancando a scooter de forma muito rápida e segura.
Quando
accionamos a manete do lado esquerdo, e como a distribuição de peso nesta
“three-wheels” é diferente, da maioria das scooters, isso faz com que numa
travagem mais brusca, a roda traseira tenha tendência a bloquear, com alguma
facilidade.
Fiz
algumas experiências e cheguei à conclusão que neste caso, muito particular, a
travagem deve ser feita “á moda das motos” e não “à moda das scooters”. O que
quero dizer com isto? Apenas que, para fazermos uso da excelente capacidade de
travagem, temos de usar os travões da Yourban como se estivéssemos a conduzir
uma moto “normal”, ou seja, sempre mais à frente do que atrás, podendo até
abusar-se pois muito dificilmente alguma das rodas irá bloquear.
O travão de trás serve apenas de “equilibrador” de travagem, pois o que realmente pára a moto, são os excelente travões dianteiros.
O travão de trás serve apenas de “equilibrador” de travagem, pois o que realmente pára a moto, são os excelente travões dianteiros.
Nas
scooters “normais”, a maioria já equipada com repartidor de travagem, podemos
usar e abusar do travão traseiro, pois só já muito nos limites é que irá
bloquear a roda, isto porque, o maior peso (motor/transmissão) está concentrado
na parte detrás do veículo.
Falando
em repartidor de travagem, ou como a Piaggio prefere chamar, travagem integral,
é esse o modo de funcionamento do sistema de travagem da Yourban, quando
accionamos o pedal de travão.
Penso que pouco serão aqueles que farão uso do pedal, pois requer alguma habituação e o seu accionamento, não é o mais prático.
Penso que pouco serão aqueles que farão uso do pedal, pois requer alguma habituação e o seu accionamento, não é o mais prático.
Resumindo,
a Yourban trava que se farta! E se a Piaggio decidisse comercializar a Yourban
com ABS, a tal facilidade de bloquear a roda traseira desapareceria e teríamos
uma travagem excepcional!
O
travão de parque, ou estacionamento é fácil de accionar, estando posicionado no
“avental”, mesmo à frente do condutor.
Comportamento
Na
cidade não existem dúvidas! A Piaggio MP3 Yourban 300i.e. LT nasceu para a
cidade, para o trânsito, para a confusão.
Puxando
pelo meu “kit de unhas”, que é o mesmo que dizer “relembrar os tempos em que
fui estafeta”, posso afirmar sem dúvida nenhuma que serão poucas, muito poucas,
as motos, ou scooters, que se consigam desenvencilhar melhor no trânsito
intenso que a Yourban.
Sim
eu sei, alguns já estão a sorrir, como quem diz “sim, deve ser verdade, com
esses 200 e tal kg, mais esse tamanho todo, deves ser mesmo capaz de passar
onde passa a pequenina “xpctoinha”, ou a rápida “xiribibonga”!
E eu digo, não tenham dúvidas!
E eu digo, não tenham dúvidas!
É
impressionante a facilidade com que se passa no meio dos carros com a Yourban!
Passei por sítios e situações, que se fosse aos comandos da minha scooter, teria hesitado ou simplesmente não teria passado.
Passei por sítios e situações, que se fosse aos comandos da minha scooter, teria hesitado ou simplesmente não teria passado.
“Mas
como é possível”, continuam vocês a questionar? O segredo tem um nome e
chama-se “equilíbrio”!
Aquelas duas rodas lá á frente fazem uma diferença que nem imaginam! Fazer tangentes aos carros, quase ao ralenti, passou a ser brincadeira de crianças. A facilidade com que se conduz a Yourban no meio dos automóveis chega a ser desconcertante.
Aquelas duas rodas lá á frente fazem uma diferença que nem imaginam! Fazer tangentes aos carros, quase ao ralenti, passou a ser brincadeira de crianças. A facilidade com que se conduz a Yourban no meio dos automóveis chega a ser desconcertante.
Confesso,
dei por minha a fazer aquele tipo de brincadeiras, que fazia quando tinha 18
anos e julgava que era imortal e com grande segurança. Claro que tudo tem
limites e todos devemos saber quais são os nossos e acima de tudo qual a nossa
experiência de condução, mas o certo é que este conceito “3 rodas” perdoa mesmo
muita coisa.
Mas
atenção, muito importante: a Yourban só permite certo tipo de brincadeiras,
depois de estarmos bem habituados a ela!
Ora
deixem-me explicar melhor:
Quando
fui levantar a scooter à HTC, na Ramada (Odivelas), o Hugo Pinto deu-me um grande
conselho: “no primeiro dia esquece que a scooter tem o sistema que bloqueia a
direcção e usa a scooter normalmente, para te habituares ao peso e à direcção.
Só depois é que começas a fazer uso do bloqueador de direcção.
Como
bom aluno que sou, segui as indicações do professor e assim o fiz.
Mal
arranquei, notei logo o guiador pesado e alguma inércia, quando pretendemos
mudar de direcção, inércia essa proveniente do paralelogramo e da forma como
todos os seus componentes se movimentam entre si.
Mesmo
depois de habituados, a inércia está sempre presente.
No
segundo dia e numa rua quase sem trânsito, resolvi finalmente ver como
funcionava o sistema de bloqueio e como era possível usá-lo de forma a não
colocar os pés no chão.
O
que fui eu fazer! Epá, esqueçam as Playstations,
Tablets, Ipads, Ipods e tudo o que seja diversão viciante!
Usar o bloqueador electro-hidráulico da Yourban é que está a dar!
Usar o bloqueador electro-hidráulico da Yourban é que está a dar!
Depois
de devidamente familiarizado com o sistema veio a diversão!
Que
tal fazer o seguinte percurso, Linda-a-Velha, A5, Oeiras Park, A5, CRIL, 2ª
Circular, Colombo, novamente 2ª Circular, Campo Grande, Avenida da República,
Saldanha, Marquês de Pombal, Amoreiras, A5 e regresso a Linda-a-Velha, sem
colocar os pés no chão uma única vez nem mesmo nas portagens (e não tenho Via
Verde!), entre as 17 e 19 horas de um dia de semana?
Pois
é, com uma scooter destas tal é possível, pois foi o que fiz!
Sim,
fiz um uso intensivo do sistema que bloqueia a direcção, o que numa utilização
normal não faria, mas foi apenas para poder comprovar que é possível circular
com uma scooter, no meio do trânsito infernal de Lisboa, sem pôr as “pantufas
no chão, uma única vez!
E
o gozo que dá ver as outras pessoas, principalmente outros motociclistas, a
olhar para nós, ao verem que estamos parados, mas sem ter os pés no chão?
Dei por mim, algumas vezes a rir que nem um perdido ao ver a cara de espanto de alguns!
Dei por mim, algumas vezes a rir que nem um perdido ao ver a cara de espanto de alguns!
Sem
dúvida alguma, a Yourban é a scooter ideal para se transitar nos centros
urbanos!
Estrada -
Quanto
mais sinuosa for a estrada, melhor a Yourban se comporta, trazendo ao de cima a
segurança e estabilidade que nos é transmitida pela suspensão dianteira.
O
motor devido à sua transmissão relativamente curta, saí das curvas em força e
rapidamente nos transporta até á próxima curva, onde o divertimento continua.
Quando
acabam as curvas e começam as rectas…rapidamente sentimos que a Yourban…merecia
mais uns cavalinhos.
Quando
o ponteiro do velocímetro ultrapassa a marca dos 100 km/h de imediato
percebemos que os 22 cv são escassos para esta scooter… é pena.
Auto-estrada -
Foi
isso mesmo o que senti na viagem à Batalha, onde ia acompanhado por duas
scooters 125 cc e uma 400 cc.
Quando
existem portagens, quem tem Via Verde segue viagem, enquanto quem não tem, fica
para trás pois tem de pagar.
Tendo
eu uma scooter 300 cc e não possuindo Via Verde, estava habituado a ficar para
trás nas portagens, mas rapidamente conseguia chegar-me às tais scooter 125 que
não tinham parado.
Pensava
eu que com a Yourban, sendo ela também uma 300, aconteceria o mesmo, rapidamente
alcançaria os companheiros das scooters 125, após ter parado nas portagens.
Sim,
alcancei-os, mas levei muito mais tempo a fazê-lo do que estava à espera! E
isto porquê? Simplesmente porque a velocidade de ponta Yourban é relativamente baixa.
O ponteiro do velocímetro, chega rapidamente aos 100 km/h como já referi atrás, mas a partir daqui, começa a molengar, passa os 110, chega aos 120, 121, 122, 123… e… ficamos algures por aí.
O ponteiro do velocímetro, chega rapidamente aos 100 km/h como já referi atrás, mas a partir daqui, começa a molengar, passa os 110, chega aos 120, 121, 122, 123… e… ficamos algures por aí.
Ora,
sabendo que as 125 iam a rodar a uma velocidade entre os 100/110 km/h… logo se
percebe porque razão levei tanto tempo a alcançá-los!
Consumos
Nesta
viagem, fora os tais puxões após portagens, rodámos sempre entre os 90 e os 110
km/h (ritmo das 125) e a Yourban gastou uma média de 4,6 L, por cada cem
quilómetros percorridos, exactamente o mesmo consumo que fez em cidade, o que é
elevado, se tivermos em conta que o seu propulsor tem apenas 278 cc e se
compararmos os consumos feitos pelo mesmo, quando montado noutras scooters da
Piaggio, só que o seu elevado peso a isso obriga.
Não
se esqueçam que uma scooter “normal”, equipada com um motor da mesma
cilindrada, pesa quase menos 50 kg! É muito!
Conclusão
Não é a scooter
perfeita, mas é a scooter diferente!
A
Piaggio MP3 Yourban 300i.e. LT conjuga muito bem a facilidade de circulação em
cidade e o facto de poder ser conduzida por quem não possuí carta de condução
de moto.
Não
é barata (actualmente custa 7.872 € + docs.), não é perfeita por causa das limitações
da sua mecânica devido ao peso elevado, mas é diferente e muito atractiva, não
só devido ao conceito “three-wheels”, mas também por ser uma scooter
extremamente segura, com uma estética moderna, sensual e divertida.
Comentário
Gosto de Scooters
Seria muito interessante, ver a Yourban equipada com o novo motor de 350 cc e 32 cv, sem aumento de o preço, capaz de locomover de forma mais lesta, os mais de 200 kg desta scooter.
Ficaria com melhores argumentos para enfrentar vias rápidas e viagens mais longas, baixando os consumos e ainda mais eficaz nas grandes urbes.
Características Técnicas
Motor - Monocilindro a
4 tempos e 4 válvulas
Refrigeração - líquida
Cilindrada - 278 cc
Potência - 22 cv às 7500
rpm
Binário – 23,2 Nm às
6500 rpm
Velocidade Máxima – 125
km/h
Transmissão -
Automática (CVT)
Travões
Dianteiro – Duplo Disco de 240 mm
Traseiro - Disco de 240
mm
(Travagem integral
accionada por pedal)
Pneus –
Frente - 120/70-12
Frente - 120/70-12
Trás - 140/60-14
Depósito de combustível
- 12 L
Peso - 227 kg
Factores Positivos:
- Design
- Qualidade dos materiais
- Qualidade dos materiais
- Montagem e
acabamentos
- Computador de bordo
- Conceito 3 rodas
- Travagem
- Travagem
- Segurança
Factores Negativos:
- Espaços de arrumação
Factores Negativos:
- Espaços de arrumação
- Iluminação frontal fraca
- Prestações algo curtas
- Peso elevado
- Preço
Classificação geral (zero a dez) – 6,5
Classificação geral (zero a dez) – 6,5
Agradecimentos
Piaggio Portugal
HTC (Hugo Coutinho)
KTM E-Speed
A KTM apresentou esta semana no Tókio Motor Show 2013 a E-Speed, um protótipo muito interessante de uma scooter elétrica deveras radical, propulsionada por um motor elétrico que debita 15 cv de potência e um binário de 36 Nm., o que permite que atinja os 85 km/h de velocidade máxima.
A alimentar este propulsor temos uma bateria de lítio de 4.36 kwh, que permite uma autonomia de 60 kg, recebendo uma carga completa em apenas 2 horas.
Sendo um protótipo, ainda existe muita coisa para melhorar, como por exemplo o peso desta scooter que atualmente se encontra nos 140 kg.
Fonte: Scooter-Infos
sábado, 23 de março de 2013
Sym GTS 300i Evo - 63 mil km!
Mais mil km rodados e tudo na mesma como se quer!
No fim do mês vai levar, finalmente, as pastilhas de travão da frente, assim como vai ser mudado o óleo, e o filtro de ar. A vela, logo vejo qual o seu estado e se a troco agora, ou se faz mais alguns km.
Em relação à correia da Bando, agora com 3 mil km, tudo na mesma a trabalhar na perfeição sem quaisquer vibrações ou solavancos.
De resto... venham mais mil!
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