quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Valentina foi à revisão dos 12 mil e....


... saí de lá com menos 282,58i €!!!!!!!!!!!!

Pois é! Esta doeu que se fartou!!

Mas vamos por partes! Como a Valentina fez 12 mil quilómetros, lá foi ela mais uma vez fazer uma visita à Migtec, para mais uma revisão.

Tal como tinha acontecido anteriormente com a GTS 250, por volta dos 12 mil km já sentia que o travão da frente não estava tão eficiente e como tal, já tinha encomendado as pastilhas, para que agora lá estivessem, para serem mudadas! E assim foi.

Mais uma vez levou um filtro de ar novo e posso garantir-vos que estava preto! Resumindo, a GTS 300 tem de levar SEMPRE o filtro de ar em todas as revisões!

Foi mudado o óleo e também levou uma vela nova, pois a que lá estava, apesar de ainda estar boa, já apresentava algum desgaste.

Tal como consta no manual, a correia de transmissão tem de ser mudada de 12 em 12 mil quilómetros e assim foi feito.
Para quem não sabe a correia de transmissão da GTS 300 Evo é da marca Bando, a mesma marca das correias de transmissão das Honda SW 400/600. Só que....aqui é que a "porca torce o rabo"!! A correia para a Sym GTS 300 evo só custa a módica quantia de 97,99 € + IVA, o que corresponde a uns nada simpáticos 117, 48 €!!!!!!!!!
 Até o próprio mecãnico ficou espantado com o preço da correia!!!

Como é que isto é possível? Quer dizer, uma correia para uma GTS 300 que custa um pouco menos do que uma correia para uma Honda SW (menos meia dúzia de euros, apenas!) deve ser mudada aos 12 mil quilómetros enquanto a correia da Honda é mudada somente aos 24 mil quilómetros, tal como está escrito no manual??? Devem estar a gozar comigo, só pode!



Quer dizer, já não bastava a Sym ser a única moto do mercado a fazer as revisões de 3 em 3 mil quilómetros e agora temos este preço na correia?

Pois é amigos, algo aqui está muito mal e este fim-de-semana, com calma, vou redigir um e-mail que será enviado à Red Moto, pedindo que me expliquem estas duas situações: qual a razão das GTS fazerem a revisão de 3 em 3 mil km, principalmente no caso da GTS 300 Evo, que possui um motor moderno e com injecção electrónica! E qual a razão do preço exorbitante da correia de transmissão. Agora estou curioso em saber qual será a resposta!

Depois de enviar o e-mail vou aguardar serenemente pela resposta!

Voltando à revisão, quando voltei a pegar na Valentina, notei bem a diferença. Mais solta, mais leve, e principalmente sem a vibração que já se sentia quando se arrancava, sinal óbvio da deterioração da correia de transmissão.

De resto.... prontinha para fazer mais 3 mil quilómetros!


(clicar nas imagens para aumentar)

11 comentários:

  1. Olá Veiga
    Tudo bem,daqui fala o David.
    Realmente é um bocado estica esse valor q se paga pela correia.E esse total de factura...ui,ui.
    Agora tenho uma questão.
    Fiz agora a minha revisão do 1000KM paguei 33€,nada a apontar.
    Mas sabes quando é q agora é a proxima revisão!!!e tenho apontado no livro revisões,pelo rapaz do stand
    De 5 mil em 5 mil.
    E esta : )

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. hum... depois dos cayennes viraste-te pros scooters... para quando as bicicletes? :))))

    ResponderEliminar
  3. David, apesar de cada mecânico dar a sua sentença, o certo é que no livrinho das revisões o que consta são revisões de 3 em 3 mil kms.

    Obviamente que as revisões deviam ser de 5 em 5 mil e gostava de saber qual a razão para não serem!

    ResponderEliminar
  4. bicicletes? Que raio é isso?

    Conheço bicicletas, agora bicicletes....deve ser algum zingarelho franciu! lol

    ResponderEliminar
  5. Olá, tb fiz a primeira revisão dos 1000kms e disseram-me que agora a próxima seria apenas aos 6000kms. E isto no stand onde comprei a minha "Symone" (que tenho a certeza que por eles fazia revisões em periodos pequenos para lhes render mais). Essa resposta da RedMoto? já chegou?

    visitem o meu blog sff:
    http://symgts125evo.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá NMC

    devido a afazeres profissionais não tenho dado muita atenção aqui ao blogue e só ontem é que enviei o email à Red Moto, onde os questiono sobre muitas coisas, entre elas as revisões. Agora vamos aguardar pela resposta.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Aguardemos então... Um abraço...

    ResponderEliminar
  8. Está confirmado, as revisões das scooters Sym 125, 200, 250 e 300 cc, a partir de agora efectuam as revisões apenas de 6 em 6 mil quilómetros.

    ResponderEliminar
  9. É intolerável o preço da correia, será possivel comprar na concorrencia ??? mandar vir pela net ou isso ?? Um bem haja...

    ResponderEliminar
  10. Concordo. Sim existem correias da concorrência, que são as Bandoo, que afinal de contas, são rigorosamente iguais, ás que são comercializada pela Sym e custam praticamente metade do preço. Por acaso a minha GTS, sempre levou as correias da Sym, pois estava na garantia e não queria arriscar que algo corresse mal e depois dizia adeus à garantia. mas agora, que a scooter já vai a cominho dos 3 anos, o mais certo é uma destas Bando.

    ResponderEliminar
  11. Boas Veiga,
    que tal o feedback das correias BANDO? Tenho uma Citycom300 e ela vai precisar de levar uma correia nova na próxima revisão, a dos 18000kms.

    ResponderEliminar