quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comprar uma moto.

Caros amigos, este vai ser o primeiro de uma série de textos que vou escrever sobre motos, equipamento, segurança, manutenção, limpeza, etc, etc. Não sou nenhum especialista da matéria nem “engenheiro” ou seja lá o que for, formado em motos e afins. Tudo o que escrever será baseado apenas e só na minha experiência pessoal e na minha vivência diária a trabalhar com motos. Tenho uma empresa de estafetas, onde a nossa ferramenta de trabalho são as motos, tendo assim provavelmente uma experiência mais profunda neste campo.



A nova lei das 125 foi uma autêntica lufada de ar fresco, dando assim a oportunidade a quem só tinha carta de condução de automóvel, poder também conduzir motos de 125 cc. Estas, as 125, já podem circular nas auto-estradas e na Ponte 25 de Abril e Vasco da Gama, sem dúvida uma mais valia, para quem mora na margem Sul do Tejo ou tenha de circular diariamente por estradas a abarrotar de trânsito. No entanto, se alguns já tinham andado em motos de 50 cc (a quem a maioria chama “motorizadas”), outros nunca andaram de moto, nem mesmo à pendura.

As motos sempre foram vistas como “objectos do diabo”, muitos foram educados de forma a detestarem motos e muitos outros tiveram contacto com motos escondidos dos pais, pois esse abominável bicho chamado moto é muito perigoso! Mas querem a verdade? É muito perigoso, sim!!! A moto é um “bicho” muitíssimo perigoso! Disso não tenham dúvidas! Nunca tenham! No dia em que deixarem de pensar que as motos não são perigosas, preparem-se, Estão a pisar o risco e mais cedo ou mais tarde o acidente acontecerá!

Diz-me a experiência e por certo muitos companheiros de estrada concordarão comigo, que a maioria dos acidentes acontecem, não quando se começa a andar de moto, mas sim quando pensamos que já sabemos andar de moto! Confusos? Eu explico:
Quando se tem o primeiro contacto com uma moto, ou depois de muitos anos sem andar de moto, é claro que o receio aparece. “Será que vou conseguir? Será que ainda me lembro? Será que aguento com o peso da moto?” Tudo perguntas normais de quem se vai iniciar ou vai voltar a andar de moto. O receio é muito e as primeiras voltas são sempre dadas com muito cuidado. Depois, com o passar do tempo já nos vamos sentindo bem em cima da moto e até já se consegue fazer algumas “avarias” a tendência é baixar a guarda, que é como quem diz, deixarmos de ter tanto receio e começarmos a pensar que afinal de contas o Valentino Rossi e seus pares afinal não são assim tão geniais, pois andar de moto é facílimo.
Pois é meus amigos, é aqui que começam a acontecer os acidentes seja por falta de atenção ou excesso de confiança, eles acontecem e olhem que dói muito cair de moto! Eu que o diga!!
Por isso nunca se esqueçam: mesmo que já se sintam à vontade em cima da moto, nunca mas mesmo nunca baixem as defesas! É um conselho de alguém que tem milhares e milhares de quilómetros de moto e que já deu com os costados algumas vezes no hospital! Doi e muito!

A primeira pergunta que devem fazer quando decidirem comprar, é qual o tipo de moto que irão adquirir? Um scooter? Uma utilitária? Um todo-o-terreno? Uma custom (as erradamente chamadas “choppers”)? Como vêm a escolha é imensa e tudo depende daquilo que pretendem da moto. Apenas um veículo de transporte que vos leve ao emprego e apenas e só isto? Uma que permita dar umas voltinhas ao fim-de-semana com pendura? Uma que nos permita circular por caminhos de terra e até fazer algumas brincadeiras? Uma que consiga conjugar o conforto tanto para o condutor como para o pendura possuindo ainda espaço para arrumação e sendo uma moto na qual se possa circular com o fato vestido sem que se suje? Ou uma que nos faça sentir como se fossemos um Valentino Rossi, apesar da sua baixa potência? E que tal circular calmamente numa reluzente moto, toda cheia de cromados? Como podem ver a escolha é enorme, tudo depende do vosso gosto e claro, do vosso bolso!

Aquela que deve ser a primeira regra a cumprir quando se pretende comprar uma moto, independentemente do modelo de moto, é o modo como a “vestimos”. Tenho tido conhecimento de vários casos de pessoas que compraram uma moto apenas porque era bonita e depois tiveram de a vender ou trocar e isto porquê? Compraram porque era bonita ou barataa e nem sem deram ao trabalho de se sentarem nela. Sim, é verdade muitos compram uma moto sem se sentarem nela e isso é um grave erro. Temos de ver como ficamos em cima dela. Se chegamos bem ao chão, se aguentamos com o seu peso, se sentados em posição de condução nos sentimos bem e conseguimos dominar a moto e se todas os comando estão ao nosso alcance. Também muito importante, se a intenção for circular frequentemente com pendura, é a/o pendura sentar-se na moto. O que pode ser óptimo para o condutor pode ser terrivelmente desconfortável para o/a pendura. Na hora de escolher, levem a/o vosso pendura com vocês (principalmente se são as vossas marias, pois por certo também elas quererão dar umas voltinhas e quem sabe até conduzi-las). O pendura que se sente, e veja se a posição é confortável, se leva os pés bem colocados, se as pernas não vão demasiado flectidas, etc, etc. Acima de tudo andar de moto deve ser um prazer que pode ser estragado por uma má escolha.

Ok, moto escolhida é chegada a hora de negociar. Devido ao aumento da procura de motos, muitos dos stands estão a inflacionar os preços dos modelos de 125 cc, seja aumentado os preços ou não fazendo os habitais descontos que sempre fizeram. Descontos esses que podem ser monetários, oferta do custo dos documentos, revisões (ou pelo menos com a mão-de-obra) ou oferta de algum equipamento. Actualmente devido à elevada procura esses “senhores” estão a evitar dar tais descontos. Não vão em conversas! Todos sabemos que a margem de lucro nas pequenas 125 é muito pequena, mas sempre podem fazer algum desconto. Levem isso em conta, pois é a forma de pouparem uns “trocos e/ou ficarem com algum equipamento.

Por vezes nos stands e para “caçarem” o cliente, quando o futuro cliente lhes pergunta a data da entrega da moto, nunca dizem a verdade dando sempre datas incorrectas da entrega da moto, ou seja, mesmo sabendo que não conseguirão entregar a moto ao cliente, costumam dizer que “ no máximo até ao fim da semana pode levantar a moto” ou então “é só pedir a matricula e daqui a 2 ou 3 dias já tem moto. Não vão em conversas! São muito poucos os stands que cumprem o que dizem. Por exemplo, comigo aconteceu entregarem a minha GTS um dia antes da data prevista, mas como eu disse são muito raros os que cumprem. Quando o vendedor começar com essa conversa apertem logo com eles e façam as perguntas da praxe:

- Tem a moto em stock aqui no stand? Já está preparada? Ainda vem do importador? Quantos dias até o importador a entregar? O importador tem para entrega? Pedir a matricula quanto tempo leva (normalmente é de um dia para o outro!)

Raramente as motos são entregues ao cliente na data prevista/combinada. Quando tal não acontecer, sejam chatos, telefonem várias vezes por dia, enviem emails, peçam para falar com o dono do stand caso o negócio tenha sido feito com um empregado e comecem logo a dizer que vão desistir da compra, até porque “conhecem outro stand" que até têm lá uma em exposição. Vale tudo!

E finalmente chega o grande dia! Yuuupiiiiiiiiiiiiii!!


Pois…mas agora vamos ao que interessa:

Já alguma vez conduziu uma moto? Há quantos anos é que não senta o traseiro em cima de uma moto?

Se não tem duvidas em relação à sua experiencia, então força, arranque logo com a sua nova máquina e vá mas é dar umas voltinhas para se habituar a ela.

Agora, se nunca andou de moto, ou a única vez que andou foi ainda no século passado, então das duas uma:

- Ou pede a alguém que lhe traga a moto até casa, para então depois calmamente e sem stress, iniciar-se.

- Combina com o vendedor levantar a moto num Sábado, dar umas voltinhas perto do stand, com supervisão do vendedor e depois então faz-se à estrada, sempre nas calmas…

- Treme tanto e está com tanto medo e mesmo ali desfaz o negócio e perde um balúrdio.


A escolha é sempre sua, mas seja qual for, nunca se esqueça, andar de moto deve ser sempre um enorme prazer!


(clicar nas imagens para aumentar)

27 comentários:

  1. Revejo-me completamente em algumas frases,pois a minha experiência era (e é) muito pouca ou nula.

    Fico expectante pelos próximos posts, pois a avaliar por este serão bem interessantes.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  2. É só para dizer que já tenho a minha SYM GTS 300i EVO Cinza Escuro. "ESTOU MARAVILHADO"

    Jorge Prieto Henriques
    Cadaval

    jorgeprietohenriques_advg@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Boas.

    Já me inscrevi no clube.

    No entanto se souber de algum passeio aqui para a zona tem o meu mail. É só mandar a informação.

    Obrigado e cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Força amigo gostei de ler, foi interessante , gostava de ir dar uma volta com voces, so tenho pena é da minha esposa, tem pavor de andar ( não a consigo convençer ) , um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boas

    Gostaria de saber a tua opinião sobre que moto devo comprar, se a sym 125 gts, ou a suzuky burgman 125 ( para 1ª moto), sendo que vou passar a fazer 50/60Km por dia e tenho 100kg.
    Hoje fui a um stand representante da sym em Santarém e vi por lá uma burgman, e o funcionário disse-me que a burgam era melhor que a sym, sendo que a suzuky ficava por 3800 euros.
    Quando cheguei a casa fui ver algumas imagens da burgam na net , e reparei que o banco é bem diferente daquele que estava na moto no stand.
    Vou tentar explicar em linguagem de maçarico (ou seja na minha), o banco que vi na moto do stand, mais parecia o banco de uma 50cc, ou seja tipo corrido, e os que vejo na net, parecem que são dois, ou seja o condutor quase que tem uma almofada nos lombares.
    Se puderes responder e tirar-me as duvidas eu agradeço.
    Um abraço e parabéns pelo teu blog.

    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Olá Nuno.

    Recebi o teu email (e da Natália) mas vou responder aqui:


    Pois... e não é escolha nada fácil!

    Olhando para as linhas de uma e de outra, na minha opinião a GTS vence 5-0! Claro que isto é a minha opinião e sinceramente, sempre embirrei com a frente da Burgman 125, além de que, como já tenho dito diversas vezes, não percebo porque é que a Suzuki não renova o design das Burgmans. O desenho desta Burgman já existe à muitos anos e está desactualizado. Não precisavam de mexer nem na ciclistica nem na mecânica, que são óptimas, apenas deviam mexer na estética, modernizando-as.

    Quanto a equipamento, a GTS volta a vencer, pois a Burgman nem conta-rotações tem, instrumento deveras importante numa 125, pois quase sem darmos por ela, vamos no red-line!

    A nível de andamento, a Suzuki é mais rápida e tem melhor velocidade de ponta. Consumos, devem
    ser praticamente iguais, agora que a GTS tb é a injecção e o mesmo digo em relação à travagem, pois a GTS 125, agora tb tem CBS, uma grande mais valia no que toca a travar em segurança.

    Depois temos o valor de retoma e aqui o nome Suzuki, ainda vale dinheiro, quando comparado com o nome Sym.

    Num dos emails, falaram-me do assento e aqui a vantagem tb vai para a GTS, pois além do óptimo apoio lombar para condutor, e principalmente para a pendura, pois o encosto é muito bom e a pendura viaja muito bem! Para isso também contribuem também os pousa-pés do pendura que são escamoteáveis, ao contrário dos da Burgman, que são na própria plataforma da scooter, obrigando a que a pendura leve os pés numa posição desconfortável e que ao fim de poucos km se torna dolorosa!

    Como vês, cada uma tem as suas qualidade e coisas menos boas, mas estamos perante duas boas scooters.


    Provavelmente o vendedor disse-te que a Suzuki é melhor que a Sym, porque provavelmente a margem de lucro que ele tem na Burgman é maior que na Sym.

    E provavelmente algures na conversa até te foi dizendo que a Sym é a marca branca da Suzuki ou coisa, parecida, o que não é verdade! A Sym é uma marca independente, tal como o é a Suzuki.

    O que se passa é que o importador da Suzuki em Portugal é o mesmo da Sym e por isso é que as Sym são vendidas nos concessionários da Suzuki! Apenas isto!


    Boa escolha... que não é nada fácil!


    Depois conta-nos qual foi a tua escolha!

    ResponderEliminar
  8. caro veiga

    Obrigado por me teres ajudado com essas informações, as quais considero muito valiosas.
    Tenho falado tambem com outras pessoas que partilham de opiniões semelhantes, ou seja, venha o diabo e escolha.
    e a minha escolha foi......... para a suzuky, apesar de gostar mais do visual da sym, mas já nem quero mais pensar nisso, porque ainda tenho duvidas se fiz a escolha mais acertada.
    Ainda por cima tinham a suzuky para entrega e o bichinho das duas rodas já começou a falar mais alto.
    Espero não estar daqui a uns tempos aqui neste teu blog a falar de motos a sério, tipo 300cc ou 400cc, ou até mesmo da burgamn 900cc.
    Agora só falta reber a babe e treinar um pouco para depois me juntar ao vosso grupo de aprecioadores de scooters nos passeios.
    mais uma vez muito obrigado e parabens pela tua frontalidade custe o que custar a quem quer que seja, mas sempre na esperança que não digas mal da suzuky burgman 125cc.
    um abraço

    Nuno

    ResponderEliminar
  9. Já escolheste, está escolhido! Eu tb sou assim, depois de escolhido, é desta que eu gosto!


    Quanto a falares de motos mais potentes... é inevitável e isso acontece sempre, mais cedo ou mais tarde.


    Mas agora, só tens é de gozar bem a tua Burgman, pois vais ficar rendido ao que ela te oferece!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Faça chuva faça sol, moto é tudo de bom....
    Mesmo que de vez em quando caia, se arrebente, quebre alguns ossos...moto é que nem cavalo, caiu, monta logo, antes que pegue o trauma hehehehe....

    ResponderEliminar
  11. Olá, ando àalgum tempo a pensar em adquirir uma scooter, para fazer os 80km diarios para o trabalho.
    Inevitavelmente dei com este blog com muita informação.
    Tenho 42 anos e nos 25 tive uma ZZR 600 depois uma FZR 1000 e estabilizei uns anitos na BMW. já não ando regularmente à 10anos

    Estou ainda indeciso entre a Daelim S3 125 ea SYm Gts 125.
    gostava de saber todos os custos envolvidos,como selo anual, manutenção preços médios e intervalos e sobretudo consumos destas motos

    Parabéns pelo blog muito informativo
    Alexandre Rua

    ResponderEliminar
  12. Bem vindo Alexandre

    A tua indecisão é muito válida, pois são duas excelentes scooters. Fora os gostos pessoais, penso que em relação a estas duas scooters, tudo se resume ao seguinte:

    Queres uma moto mais desportiva?

    Daelim S3 125

    Queres uma scooter mais confortável?

    Sym GTS 125

    E claro, se for possível testa as duas.

    Quanto a consumos, ambas gastam quase o mesmo. Podes contar com consumos balizados entre os 2,9 L e os 3,5 L, isto após a rodagem, pois durante esta, têm sempre tendência para gastarem mais um bocadinho.

    No entanto e levando em conta o teu passado de motociclista de grandes cilindradas, penso que rapidamente te vais fartar do andamento da 125 e o ideal para ti seria uma 250/300e aí posso aconselhar-te a Sym GTS 300i Evo. Como podes ler neste blogue, é a minha scooter e... dura....dura...dura... dura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Descobri este blog por acaso enquanto procurava uma Mota, mas parece.me que as pessoas são muito simpáticas e sinceras. Não tenho grande experiência mas sempre quis ter uma scooter 125. Tenho 40 anos e só agora e possível concretizar o sonho. vi uma znen 125 legend e gostei muito. queria saber opiniões sobre esta scooter chinesa... Vi uma Daelim besbi mas e mais cara... Será arriscado? Conhecem alguma?

      Eliminar
  13. Olá Ana bem vinda a este cantinho!

    Entre essas duas, sem dúvida alguma, a Besbi!

    É mais cara mas olha que compensa bem... muito, muito bem!

    Nunca o provérbio " o barato sai caro", assentou tão bem!

    Conheces a Sym Fiddle? Também é estilo clássico mto parecida com a Vespa.

    A Sym também tem uma scooter mto parecida com essa Znem, mas...tb te digo o mesmo é preferível escolheres outra!

    ResponderEliminar
  14. boas amigo veiga,há muito que não escrevia aqui no teu fantastico blog,o tempo passou e eu não xeguei a comprar nenhuma maxi ,isto porque tenho a minha irmã hospitalizada há bastante tempo e fiquei a andar com a aerox dela ou seja tenho uma aerox á dispozição á espera ke a dona melhore e a da minha maria uma keeway swan.
    a minha maria ainda não conseguiu tirar a carta de carro ke hoje em dia não é facil e só quando ela tirar é ke eu passaria para uma maxi para mim,caso ela não tire pois comprolhe um mata velhos e passo para uma maxi na mesma o ke eu keria com esta conversa toda é ke tenho 2 motos uma que custou sensivelmente 3x o preço da outra mas que mais ou menos com a mesma idade axo ke o portachaves da keeway conseguiu se portar melhor do ke a melhor scooter 50cc da yamaha.
    com isto tudo e tendo em vista agora mesmo proximo uma maxi começo a pensar sinceramente em não meter de lado maxis mais baratas vou fazer mais ou menos aki um pekeno relatorio sobre as duas.
    keeway swan aerox
    peças baratissimas peças caras
    piso plano piso com a bateria
    gasta menos gasta mais
    anda menos anda muito bem para uma 50cc
    kms 6000 kms 9000
    unica avaria luz do olio bateria
    pega sempre logo frio ou quente nem sempre a frio ás vezes demora
    menos segura mais segura
    menos deposito e bagagem aerox ganha e bem neste campo
    muita coisa não me lembro mas a aerox tem precisado de mais manutenção do ke o portachaves,akela porcaria de motinha ke eu paguei uns trocos por ela em relação á outra ke foi um balurdio,eu tenho mais confiança no portachaves ke na aerox com isto kero dizer ke me ajudes mesmo em relação preço qualidade o ke há de melhor ai hehehe kero uma maxi ke seja fiavel confortavel e ke ande bem porque a da keeway a silver axo ke akilo não anda muito,
    grande abraço veiga

    ResponderEliminar
  15. boas pessoal sou o nuno nacho o rapaz da sym gts evo 125i tenho andado fugido aqiu do vosso forum!
    queria subir pra uma 400 scooter mas queria um conselho vosso de saber qual a melhor maquina preço/qualidade
    que seria a max sym 400ABS, a x-max400, ou essa kimco 400 !
    Obrigado. sabendo desde ja que umas teem ABS e outras não....
    mas quero a vossa opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo again, Nacho.

      Das três, apenas ainda não andei com a Kymco Xciting 400, cuja realização do ensaio será lá mais para o fim do mês, pelo menos está prometido. Por isso, não te posso dizer se esta é melhor ou pior que as outras.
      No entanto tenho lido o que se tem escrito por essa europa fora e as criticas têm sido bastante positivas o que me aguça ainda mais o apetite.

      Em relação às outras scooters que referes... gosto das duas! Acho que a X-Max 400 é uma das mais bonitas scooters do mercado e adorei andar com ela, é um brinquedo.

      E quanto à qualidade da Maxym, acho que está mais do que provado que é uma grande scooter, ao nivel e em alguns casos bastante melhor do que a concorrência e a juntar a isso um excelente preço.

      Resumindo, uma escolha muito difícil e agora com a chegada da Xciting...

      Pessoalmente, sem pensar na Xciting, entre as outras duas, tudo dependeria daquilo do uso que lhe ia dar. Se fosse mais para ser usada em percursos urbanos ou interurbanos, escolheria a X-Max, para viajar, é melhor a Maxsym. Para quem pretende ambas as coisas... escolha difícil... e espero que a Xciting 400 venha "desempatar" a coisa... ou tornar ainda mais difícil a decisão!

      Eliminar
  16. boas pessoal comprei a kymco 400i acham que fiz boa compra?

    ResponderEliminar
  17. sendo dos primeiros a comprar a novissíma Kymco Xciting 400, tu é que nos poderás dizer s efizeste ou não uma boa compra.

    Pelo que tenho lido, é uma excelente scooter, mas nada como sermos nós mesmos a andar nela, para tirarmos conclusões.

    Se tudo correr bem, espero lá para o fim do mês experimentar uma. vamos ver...

    ResponderEliminar
  18. Boas pessoal registei me no forum e o meu nome é este de aqui como veem mas sou o nacho e já comprei a KYMCO 400I em Faro no motovargues agente KYMCO e estou maravilhado com o brinquedo pois vim de faro logo nela a rolar por aquela serra de sam braz e digi vos que a curvar e a travar é BRUTAL PARAECE UMA 125 LEVE LEVE LEVE...lol é mt mas mt leve na condução no dia a dia na cidade puxa mttttttttttt bem lol e é linda pessoal para já é o que vos posso dizer! mas se precisarem de algum exclarecimento ca estarei.... um abraço

    ResponderEliminar
  19. Domingo se tudo correr bem vou a Beja fazer uns kilometros em passeio para fazer a rodagem e visitar uns amigos lá e vou experimentar melhor a máquina.....
    Assim que tiver a rodagem feita vou colocar logo uma ponteira AKRAPOVIC que já a tenho em casa lol e quero adequerir um filtro de ar K&N se alguem souber onde se pode comprar ou arranjar agradecia.... ou então um que tenha as medidas 26,5cm comprimento por 7,5cm de largura e assim coloco-o lá na caixa tal e qual como tinha o outro na sym gts evo 125i! por isso pessoal quem souber e me poder AJUDAR AGRADEÇO IMENSO... Cumprimentos a todos...

    ResponderEliminar
  20. obrigada pela ajuda ,o texto é muito esclarecedor e as dicas não podiam vir mais úteis no meu caso,vou finalmente comprar uma moto por questões de saúde não tenho muito tempo e quero nem que seja um dia passear me de chopper.
    O dinheiro não é muito mas a escolha reside entre uma Keeway 125 nova a 1947 euros ou uma Chopper XV200 2 A em segunda mão com 6000Kms de 2008 por 1750 euros.O vosso conselho fará toda a diferença eu nada conheço .Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Olá, pretendo comprar um scooter 125, mas estou indeciso entre a Piaggio Liberty 125 3v, Daelim S3 125fi ,Kymco Downtown 125 usada, as outras são novas.
    Problemas e vantagens entre elas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Pretendo comprar uma Sym 125 Evo mas só me resta ser usada. Vejo opções para a de carburador e para a de injecção. Valerá a pena a de injecção? e as revisões são equivalentes em termos de preços?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vantagens da GTS "injetada":

      - Menor poluição.

      - Menor consumo, diferença que pode chegar quase ao 0,5 litro, dependendo da condução praticada.

      - Não precisar de "afinações" como qualquer moto, equipada com carburador.


      Vantagens da GTS a carburador:

      - Um "niquinho" (é mesmo um niquinho!) de mais alma na transição das médias rotações para as latas.

      - Em caso de avaria grave, reparar um carburador fica sempre mais barato que reparar ou trocar um sismtes de injeção!

      - Menor valor como veículo usado.

      Resumindo e concluindo, na nossa opinião, o que interessa é encontrares uma GTS que esteja em bom estado, pois as diferenças, são mínimas.


      :

      Eliminar
  23. Olá: é um pedido de ajuda - tenho uma Fiddle II 125cc, que já conduzi (não muito) mas que está parada há quase dois anos, fruto de um acidente algo aparatoso que tive. Não a vendi na esperança de ultrapassar o receio que sinto mas, como não consigo voltar a conduzi-la, a minha questão é se vale a pena substituí-la por uma 50cc na tentativa de voltar a andar de scooter, algo que continuo a gostar bastante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tem receio de conduzir a 125 por certo tb terá receio de conduzir a 50.

      O andamento da 50 será sempre muito limitado e por isso mesmo, menos segura de ser conduzida no meio do trãnsito que uma 125.

      O receio de andar de moto, aparece sempre após cairmos o que é perfeitamente normal.

      Como já perdi a conta ás vezes que já caí de moto, também já perdi a conta às vezes que disse que ia deixar de andar de moto e... ainda por cá ando... e de moto.

      Para voltar a andar de moto, um conselho: escolher um percurso com pouco ou nenhum trânsito e depois, sem qualquer tipo de pressões (por vezes é melhor até estar sozinha e fazer as coisas no seu ritmo e sem ter a pressão de ninguém), sentar-se na moto, ligá-la e "senti-la".

      Depois e sempre sem pressa, nas calmas, começar a rodar e sentir a moto, o motore tudo o que nos rodeia.

      Vai ver que em pouco tempo já está a rodar à vontade e depois é só rodar.

      No entanto, se o receio é mesmo em relação à Fidlle em particular, visto que foi com ela que foi ao chão, então experimente andar com outra scooter e logo verá como se sentirá.

      Eliminar