... ou os cães ladram e a caravana passa... ou deve ser f****do, depois de tanto tempo, ainda falam no Veiga!! Isto tudo leva-me a pensar que determinado tipo de pessoas não deviam conduzir scooters normais mas sim umas destas:
Mas não sei... deve ser por isso que repente, apeteceu-me escrever uma história. Sim, sinto-me inspirado por isso, cá vai disto!
Neste caso, em particular, é a história de alguém que pelo que sei, não assentava a peida numa moto desde os primórdios do século passado e quando o fez (se é que alguma vez o fez!), parece que até nem se entendeu lá muito bem com aquilo! Tanta coisa para fazer ao mesmo tempo! Embraiagem de um lado acelerador do outro, juntamente com a manete do travão, no pé direito travar, no esquerdo meter mudanças, xiiii grande confusão!
Mas adiante...essa tal vedeta cresceu... e um belo dia, sabe-se lá porquê ao acordar, disse à Maria:
- Maria, vou comprar uma "motrizada", já decidi!
- Oh, homi, para que raio queres tu uma coisa dessas? Na te entendis cu automoble, quanto mais com uma coisa dessas? Lembraste do Maneli, o marido da coitada da Lurdes florista? Ah, pois... comprou uma coisa dessas, do diabo, um dia vinha da taberna do Ti'Chico, já meio borracho, e zumbas, entrou pelas silvas adentro! A pobre da Lurdes levou 6 dias a tirar-lhe os picos da peida, para não falar na fortuna que gastaram na dentadura nova do Maneli!
- Deixa lá Maria, se isso me acontecer, sabes bem que arrancar dentes é comigo, martelo, alicate e já está! E sabes Maria, a "motrizada" que vou comprar é uma daquelas todas modernas, cheias de luzinhas a piscar. Falei com um sinhori muito simpático que me disse que me vendia a melhor "motrizada" do mundo e bem baratucha! Acho que se chamam scuteri, ou scutari, ou... olha não sei como aquela porra se chama, mas é daquelas cheias de "prásticos", assim à volta e vamos tão bem sentadinhos nela, que parecemos que "tamos" na "cagadêra! Até consigo dar umas bufas sem ter de alivantari a perna! Uma maravilha, só te digo! E o que aquilo anda! Até fico com os pelos do cu arrepiados! Dá mais de 70 à hora vê lá tu, bem mais do que a Zundapp turbina do Quim da Maria Alice do Monte!
Foto da Zundapp turbina e do Quim da Maria Alice, do Monte
E todo feliz lá foi ele buscar a sua "motrizada"!
O pior foi depois....aquilo dava tantos mas tantos problemas que o Maneli passava mais tempo na oficina a arranjar a motrizada do que em casa:
- tubo de reaproveitamento dos gases, que se soltou
- travões rijos
- banco não fecha bem
- suspensão da frente bate em travagens mais violentas
- barulhos na suspensão da frente
- medidor da gasolina avariado
- porca/parafuso que prende o escape, desaparece por magia...
- novamente problemas na suspensão dianteira, tão graves que nem a fábrica soube solucioná-los! Sendo assim a solução é ir trocando, pelo menos enquanto estiver na garantia...depois que se lixe!
- pneus que foram cortados por uns grandes malandros, mas afinal estavam era a descascar devido à excelente qualidade dos mesmos! Resultado, toca a gastar guito noutros pneus! Lá diz o ditado: o barato sai caro!)
- Curto circuito que ia derretendo todo o sistema eléctrico!
- Fios malandrecos que adoram "roçar-se" nas boazudas das lâmpadas!
- correia de transmissão explode aos 6000 km!
- com frio só pega de pedal...é esquisita! lol
- mais um tubo solto, algures no motor
Tanta não acham? E a desgraçada da "motrizada" nem 8 mil km tinha! Dias e dias passados numa oficina, daquelas bem manhosas, ali para os lados do "aiéroporto". Manhãs, tardes inteirinhas ali passadas... mas o Maneli nem refilava, afinal de contas, não tinha ele comprado a Melhor "MOTRIZADA" DO MUNDO?
Maneli à espera, na porta da oficina!
O pior era a Maria! Dias, semanas, meses,,, e nada de ver o "padeiro"! Claro que a mulher andava de todo, refilona, zangada, embirrenta, afinal o seu Maneli passava mais tempo na oficina do que em casa!!
E claro, começou a desconfiar que aquilo era tudo mentiras do seu Maneli, pois eram avarias a mais para uma só "motrizada"! Começou a pensar que na volta o Maneli andava era a catrapiscar alguma sopeira lá prós lados do Prior-Velho!!
E as vizinhas?
- Ai jasus Maria - dizia-lhe a Alzira que gostava de uma boa pinga e que vivia no r/c esquerdo - se o homi fosse meu , já tinha levado com a panela do feijão com coubes, nas fuças!
Dizia a outra, a Suzete, viúva do zézinho sapateiro:
- Maria tu não sejas parva, olha que um dia destes, nem "motrizada" e nem Maneli! Ficas sem nada!
A Maria, já desesperava, ruminou...ruminou e finalmente decidiu o que fazeri.
Bem à noitinha, quando o Maneli entra em casa, vindo mais uma vez da oficina das "motrizadas" a Maria de mãos na anca diz-lhe:
-Maneli, ou tu trocas a melhor "motrizada" do mundo por uma mais reles ou vais viver com as galinhas!*
Como o Maneli não queria perder o quentinho do regaço da sua Maria e como também lá no fundo sabia que tinha comprado uma bosta tão grande mas tão grande, que conseguia ser maior que as bostas do boi cobridor do Ti'Chico do Monti, lá se decidiu a ir trocar a sua melhor "motrizada" do mundo, por outra, uma assim a modos que feinha e com um nome deveras esquisito:
- Como se chama a "motrizada"? Perguntou o Maneli ao vendedor do stand?
- Burgman
- Bugama?
- Não! B-u-r-g-m-a-n-!
-Ah! Percebi! Burgmana! Nome esquisito! Acho que vou dar-lhe outro nomi! Para mim vai ser a minha Suzeti!
E lá foi ele feliz e contente... sem antes deitar um olhar de saudade, para trás... a pensar que iria ter imensas saudades da...............................oficina!
Koniec
*esta paga direitos de autor! Vitor, depois pago-te uma jola!
AVISO: QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É PURA COINCIDÊNCIA!!!!
ahahahaeheheheheihihihihiohohohohouhuhuhuhuhuhuhu