quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sym GTS 300i Evo - 46 mil km!


(xiii... que foto tão desfocada! Pudera, foi tirada em andamento!lol)


A Valentina, lá vai rodando, todos os dias e os quilómetros a acumular.

E... eis que surge o primeiro problema, que espero não seja nada de grave, ou pelo menos, muito caro.

Desde a semana passada que a luz indicadora de algum problema no EFI (sistema de injecção) teima em se acender após rodar alguns quilómetros. Paro a scooter, desligo e volto a ligar e a luz apaga-se... para acender de novo alguns quilómetros mais à frente.

Continua a pegar sempre à primeira e em relação ao andamento, não noto diferença, notando apenas que quando se põe a trabalhar de manhã, sente-se um cheiro mais intenso proveniente dos gases emitidos pelo escape e também um  ligeiro acréscimo no consumo, apesar de aqui não ter ainda a certeza, pois o consumo rondou os 3,7 L, mas confesso que em algumas alturas tenha abusado mais do acelerador.

Amanhã (6ª feira) devo ter algum tempo disponível e vou dar uma olhadela, a tudo o que seja ficha, cabo, etc,  que eventualmente esteja a fazer mau contacto ou pura e simplesmente se tenha desligado.

No entanto, estou desconfiado que o problema seja da sonda lambda, que, ou esteja suja, desligada, ou simplesmente avariada e que por isso não esteja a dar indicações à centralina/injecção sobre a mistura dos gases... daí o tal cheiro intensivo e o provável aumento de consumo de gasolina.

Se não conseguir descobrir o que é, lá terá a Valentina de fazer uma visita à oficina...

Quanto ao resto, nada de mais a reportar a não ser o facto do pneu de trás estar a chegar ao fim da sua vida.

De resto, continuar a rodar que é uma maravilha...



6 comentários:

  1. Veiga você sabe exatamente quantas piscadas a luz de FI da, contando as piscadas longas e as curtas?
    Pois com essa informação é possível saber exatamente a causa do problema!!! Verifica quantas piscadas ela da e posta aqui que eu vejo isso para você!!!
    Grande abraço.

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  2. Boas Rubinho, obrigado pela ajuda!

    Só que infelizmente a luz não pisca, nem pouco nem muito.

    A luz quando acende fica fixa, não pisca.

    Tenho feito algumas experiências e reparo que acende mais quando se roda devagar ou sem "carga" de acelerador, do que quando se roda a alta velocidade, ou de punho enrolado.

    No entanto a scooter continua a rolar normalmente...

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  3. Ok Ok!!! Vou ver se descubro alguma coisa aqui pelo manual de serviço!!!
    E depois se tiver exito, eu posto aqui!!!

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  4. Agradeço Rubinho. Se descobrires alguma coisa diz.

    O certo é que o motor continua a trabalhar como um relógio suiço e não noto nada de anormal nas suas performances, mas tb pode ser por estar habituado e não notar nada.

    Amanhã devo ir à oficina encomendar o pneu traseiro (finalmente!) e vou ver se o mecânico já sabe de alguma coisa, pois se a luz pisca-se, conseguia-se descobrir qual a falha mas como está fixa...

    No entanto, continuo a pensar que o problema esteja na sonda lambda.

    Como, para se desmontar/montar o pneu traseiro, tem de se retirar o escape, aproveita-se nessa altura para dar uma olhadela na sonda e nas suas ligações.

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  5. Carlos Gomes - Azeitão24 de fevereiro de 2012 às 18:30

    Veiga tenho um amigo meu que teve um problema idêntico com a mota dele, e quando foi ver o problema era por causa do sensor do descanso, tinha apanhado com muita água, não sei se será esse o teu caso, mas enfim é apenas uma ideia, espero que não seja nada grave, fica bem amigo e aquele abraço.

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  6. Boas Carlos,

    Obrigado pela dica, vou dar uma vista de olhos para ver se descubro alguma coisa.

    Sinceramente penso que não deve ser muito grave ou o que está a provocar o acendimento da luz deve ser peça que não deve interferir muito com o bom funcionamento do motor, pois continua a trabalhar normalmente, a pegar à primeira e mesmo ao nível de performances não noto nada.

    Continuo a pensar que pode ser a sonda lambda. Infelizmente ainda não tive tempo para deixar a scooter na oficina para eles verem o que se passa com ela, pois entre o meu trabalho, o tempo gasto no site e o testar e escrever sobre scooters (agora cada vez mais!)os dias deviam ter 48 horas e não 24!

    Mas quem corre por gosto...


    Abraço

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