quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fim de semana com ela....

Fim de semana de 10 e 11 de Outubro.
Previsão meteorológica: Muito sol e temperaturas acima da média para a altura do ano...
... ou seja o ideal para a minha 1ª viagem na GTS 300i.

Nem foi preciso o despertador tocar, pois já estava acordado, aliás dormi mal de Sexta-feira para Sábado, tal era a ansiedade para me pôr ao caminho.
Levantar da cama às 7 da matina, espreitar o tempo, reparar que estava frio e só então é que me lembrei que não tinha blusão para andar de moto! Ora bolas! E agora???! Porra, ainda nem sai de casa e já estou com problemas? Que raio! Fui  logo esquecer-me que não tinha casaco e andar o fim-de-semana todo sem andar equipado como deve ser, nem pensar!

Foi puro esquecimento! Esqueci-me que quando tive o malfadado acidente, no hospital cortaram-me o blusão todo à tesourada para me despirem, antes de fazer a TAC. Como nunca mais precisei dele nunca mais me lembrei!
Bom, tudo tem remédio, ora deixa pensar....hum....Sábado, está quase tudo fechado, menos os Salgados na Adroana, Estoril.
Motinha fora da garagem, arrumar a trouxa debaixo do assento (que falta faz uma top-case...vai ser uma das próximas aquisições) enquanto o motor vai aquecendo, passagem obrigatória na Galp para atestar e lá vou eu em direcção aos Salgados.

                                Saída de Linda-a-Velha, com 213 km.

Cheguei lá por volta das 8h 45 e...."ganda" azar! Aos Sábados só abrem às 10 horas! É preciso ter um grande melão! Bom...por acaso até tenho....lol!
Dez horas em ponto, abrem a porta e lá vou eu desenfreado em direcção aos blusões....este não serve, este não gosto, este não serve, este é caro, este não....ops este serve! Espectáculo! É este mesmo! Nada como ser atendido por quem percebe da "poda"!! Acabei por comprar um óptimo casaco, tipo "parka", com protecções nos ombros, cotovelos e costas.
Um BHL Gibus, fabricado pela Bering e que custou a módica quantia de 99,60 €.

Blusão vestido e lá vou eu, finalmente! Ahhhhhh, até que enfim! Andar de moto sem ser em serviço, andar de moto pelo simples prazer de andar de moto! Porra, parecia um puto de tão feliz que estava! Finalmente volto a ter a moto que gosto!

Lá vou eu nas calmas, 80/90 km/h em direcção ao IC 19, 2ª Circular e A1. Saída da Azambuja, para não fazer mais auto-estrada, pois aquela velocidade ia adormecer de certeza!
Era mesmo caso para dizer "devagar devagarinho e parado"....ou quase, tal era a calma com que viajava. O  motor da GTS lá ia ronronando certinho, satisfeito por eu não estar já a apertar com ele. "Tem calma - pensava eu -  tenho muito tempo para te esticar, depois não te queixes!"

Passo Rio Maior e...é isso, vou fazer a 1ª paragem no "O Bigodes". Desde que me lembro, já desde o tempo das viagens com os meus pais, a paragem neste restaurante era  e é obrigatória.

                                 No Bigodes

Um galão quentinho, e uma sandes de queijo e lá voltamos nós à estrada. Apesar de rodar a velocidade baixa, nesta fase sempre a rondar os 90 km/h, se evitarmos as Auto-Estradas e vias rápidas, dá um imenso prazer viajar a esta velocidade, pois temos tempo para irmos vendo a paisagem à  nossa, volta, observando as vilas, aldeias e lugarejos por onde vamos passando. Ficamos com uma maior percepção dos sítios por onde passamos, muito diferente do que se fossemos a velocidades mais elevadas.

Entretanto, avistei o Mosteiro da Batalha, motivo de sobra para uma paragem e...uma foto. A paragem aqui foi rápida, pois queria fazer km e...."bora" aí até Fátima.
Gostei de fazer a estrada que vai da Batalha até Fátima, apesar de em alguns sítios o piso não estar nas melhores condições, aquelas curvinhas, já deu para entreter um bocadinho.

A visita a Fátima também foi curta, apenas o tempo necessário para conversar um bocadinho com Ele (sim, tenho grandes conversas com Ele, é um "tipo" porreiro.
Não sou muito dado a religiões, aliás basta ler o que tem sido feito ao longo dos séculos em nome de Deus. Mas ok, estou aqui para falar na minha viagem e...toca a rodar mais um bocadinho, pois a fome começava a apertar e eu queria ir almoçar ao Manjar do Marquês, que fica a seguir ao Pombal.

Motinha estacionada em frente da entrada principal do restaurante e claro...lá fui eu devorar o belo arroz de tomate e os panadinhos da praxe. Para mim e sempre que viajo para Norte pela nacional, faço questão de almoçar ou jantar sempre no Manjar do Marquês. E como sempre o mesmo! E nada melhor para terminar a refeição que saborear aquele divino leite creme queimado que lá servem! Simplesmente de comer e chorar por mais!

                                            Esperando pelo comilão!

Mais quilómetros pela frente em direcção a Coimbra e é nesta fase da viagem que começo a ver cada vez mais peregrinos que vão em direcção a Fátima. É sempre com imenso respeito e admiração que me cruzo com eles, tendo sempre muito cuidado, pois por vezes e como viajam em grupos grandes, chegam a ocupar parte da faixa de rodagem.

Coimbra à vista! Continuo a dizer que Coimbra é uma cidade bonita! Bom... sou suspeito, simplesmente adoro Coimbra.
Um paragem à beira do Basófias para desentorpecer as pernas, beber uns golos de água fresca, pois por esta alta fazia bastante calor e claro tirar uma bela duma foto à GTS tendo por fundo a cidade dos estudantes.

                                Basófias com Coimbra ao fundo (Universidade)

Epá, isto está a ficar tarde! Quero ir ver o jogo da Selecção a casa da minha irmã. Já tinha decidido que ia pernoitar ao Carregal do Sal, onde ela vive mais o marido e os dois "malucos" dos filhos! Bom, diga-se de passagem que tanto a minha irmã como o meu cunhado também não batem bem da bola, e sendo assim, "quem sai aos seus...."

Rodinhas na IP3 e toca a rolar! Adoro fazer o IP3!  Nesta fase da viagem deixei que o ponteiro ronda-se algumas vezes a marca dos 100 à hora. Comecei a deixar de ser uma "chicane móvel" para a maioria dos automóveis que por mim passavam e já comecei a circular a velocidades mais "decentes"!

Passagem muito rápida pela Barragem da Aguieira só mesmo para tirar uma foto (mas o sol estava contra e as fotos ficaram uma "ganda cagada!") e Carregal aí vou eu!

                                   Barragem da Aguieira
Em cima da barragem da Aguieira

Chegada ao Carregal por volta das 18h30, foto da praxe, desta vez junto ao Quartel dos Bombeiros, chegada a casa da minha irmã e, lá vai a GTS para a garagem descansar, pois bem merece.
A minha irmã como sempre presenteou-me com um "jantareles" à maneira e... a Selecção venceu! Deu 3-0 aos húngaros! Foi bom, sem dúvida! Apesar de não gostar do Carlos Queirós, espero bem que a selecção vá ao Mundial....já não falta tudo!

Bombeiros Voluntários do carregal do Sal

Bom diaaaaaaaa!!...8 da matina de Domingo, toca a levantar, duche tomado, pequeno almoço digerido, descer de elevador até à garagem, abrir o portão e..."dasssssssssssssssssssssssssssssss, tá um frio do c******!!!!!
Pois é, aqui os ares são outros! Depois de motor aquecido, blusão apertado até quase só ficar com os olhinhos de fora e depósito da scooter bem cheio, lá vou eu em direcção a Seia.

Quilómetros percorridos de Linda-a-Velha ao carregal do Sal

Seia, como é lógico, é para mim uma cidade muito especial, pois o meu pai é de Seia e foi ali que passei quase sempre as férias de Verão, a maioria dos Natais da minha infância e foi lá onde frequentei a 1ª classe e o 1º Ano do Ciclo Preparatório. Adoro visitar Seia, mas deixa-me algo nostálgico. Se por um lado é sempre bom visitar todos os recantos onde brinquei, quando era bem miúdo, por outro fico um pouco nostálgico por ver que muita coisa mudou e se antes andava pelas ruas de Seia e conhecia toda a gente, hoje...isso foi-se! Gente anónima, gente que se encontra em todo o lado, em qualquer cidade. É, isso, estou a ficar velho e ainda não tinha dado conta, ora bolas!


A casa onde durante muitos anos viveram os meus avós e tios.

Igreja de Seia

                                                                 Vista de Seia

Ok, já não sou novo mas a GTS é novinha em folha por isso toca a galgar Serra acima! Ah, pois é...lá fomos nós por ali acima, estrada que conheço quase de olhos fechados, pois tantas foram as vezes que por ali passei. Aqui tenho de realçar o óptimo comportamento da Sym. É certo que nunca tinha feito a Serra numa moto automática, mas o seu comportamento, apesar da baixa velocidade é surpreendente. Como não se perde tempo a reduzir e a meter mudanças, o motor nunca perde rotação e é um regalo à saída das curvas, mesmo a subir vertiginosamente, dar acelerador e vê-la rapidamente a ganhar velocidade e sempre levando em conta que estava em rodagem.


Lá ao fundo, Sabugueiro

Paragem no Sabugueiro para dar uma espreitadela a uns cachorritos e Torre aí vou eu! É sempre nesta fase da subida que se nota uma rápida descida da temperatura e quando se chega à Torre, apesar de estar um lindo dia de sol, a temperatura é sempre baixissima!

Tão baixinha que sou, deve ser das rodas!!

Eu quero queijooo da Serraaaaaaa!

Uma voltinha a pé pela torre, uma visita a uma loja de produtos da zona e...descubro que conhecem a minha família e os meus tios. Conversa puxa conversa e lá passei uma boa meia hora na palheta com os donos do estabelecimento, com direito a café à borlix e tudo!. Ir á Serra e não trazer de lá o belo do queijo da Serra é pecado e como quero ir para o Céu, lá veio comigo um belo queijinho da Serra.
Bom, isto começa a ser complicado...sem top-case...ok, deixa cá ver, aperta daqui, encolhe dali e lá consegui meter o queijo na "bagageira" da moto, pensando no entanto que ia aquecer...um bocadito!
E agora toca a descer! A Covilhã é já ali ao fundo. Posso dizer que fiz esta descida bem devagarinho, encostando aqui e ali  para ficar deslumbrado com aquela vislumbrante paisagem.
Nesta fase  da descida para a Covilhã deu para sentir que a GTS 300 tem mais travão-motor que a GTS 250. Penso que seja devido à maior cilindrada. Não é nada por aí além, aliás nem podia ser, visto que é uma automática, mas que se nota uma pequena diferença entre as duas, lá isso nota.

A Covilhã é uma cidade que não me diz nada, assim como o Fundão e sendo assim, foi...sempre em frente!

                                    Chegada à Covilhã

Entrei na A23 em direcção a Castelo Branco, onde queria parar para almoçar mas...que seca! Andar numa via rápida a 90/100 km/h durante dezenas de quilómetros e dezenas de quilómetros é simplesmente SECANTE! Salvou-me o telemóvel com música que fui ouvindo, enquanto lá ia em direcção a Castelo Branco.
Normalmente quando vou a algum lugar que não conheço e pretendo almoçar ou jantar, dirijo-me sempre aos mais idosos e tendo indagar sobre um restaurante onde se coma bem e seja baratinho. Normalmente resulta, mas desta vez bem me lixei! Vi dois velhotes, encostei, fiz a pergunta da ordem e....estive quase meia hora a ouvi-los a discutirem um com o outro sobre qual o melhor caminho para eu ir até ao Restaurante Floresta que fica mesmo ao lado da Sé.
"Vai pelo túnel" - dizia um - "não vai nada, assim o homem perde-se" - dizia o outro...e eu ali a curtir o filme e cheio de vontade de rir. O pior foi depois...lá fui eu pelo túnel, vira aqui vira ali, lá vi ao longe a cúpula da Sé... andei mais um pouco, avistei o restaurante e....estava fechado! Ora que porra! Tanta conversa e discussão e aqueles dois "marmanjos" não se lembraram que aquilo fechava aos domingos! Bom, adiante que se faz tarde...vira aqui, vira ali...mais uma rotunda e voilá! Um restaurante! É aqui mesmo!

Um posta de bacalhau assada no forno, com batatinha à murro no bucho e lá volto eu outra vez à A23. Chiça que tédio......mais um quilómetro....mais um quilómetro, e outro... não, assim não dá, estou farto disto. Vou sair na primeira saída! E se assim o pensei melhor o fiz. Placa a indicar Gavião e lá vou eu! Entretanto vejo uma placa a indicar Belver, vila por onde já tinha passado, quando testei e escrevi sobre o Rover 75...já lá vão alguns...muitos anos!

Belver
Ponte de Belver

Belas paisagens e belas estradas e foi a partir daqui que resolvi acelerar um pouco o ritmo da viagem, passando a circular mais consistentemente com o ponteiro a rondar os 100/110 km/h. Posso dizer que foi nesta fase da viagem até Abrantes onde mais me diverti. belas estradas, com óptimo piso, curvas óptimas...e a GTS toda deitadinha nas curvas! Uahuuuuuuuuuuuu agora sim, estou a divertir-me! Acelera,,desacelera e trava antes da curva, entra na curva, deita....deita...deita....a meio da curva dar gás e yuuuuuuuuuupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii isto sim é diversão! E num instante estava a chegar ao Pêgo, já bem perto de Abrantes!

Uma rápida paragem para a foto da praxe com as duas chaminés da central do Pêgo como pano de fundo e...dá-lhe gásssss!!.

Central do Pêgo

Ir a Abrantes e não passar por Rio de Moinhos e devorar uma bela tigelada é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Muito sinceramente as tigeladas de Rio de Moinhos são simplesmente divinais! Claro que tive de trazer umas para casa, pois senão... levava com o rolo da massa!

Ponte sobre o rio Tejo, Abrantes.

Ops e agora!? Onde meto a ****** das tigeladas! Bom, lá terá de ser...aranha, e....saco da roupa preso em cima do assento. Aqui reparo em algo negativo na GTS. Não tem sítios onde se possam prender
os ganchos da aranha. Nota negativa neste aspecto para a GTS.

A bela da tigelada

Na GTS250 nunca dei por falta de sitio para prender a aranha, talvez por ter top-case e normalmente prender a aranha ao suporte da mala. Bom, assim como assim sempre dá para prender, mas atenção, muito cuidado com os sítios onde se colocam os ganchos da aranha, pois com muita facilidade se risca a pintura.

                                Ponte de Constância

De Abrantes a Constância é um pulinho, passagem obrigatória pelo lindíssimo Castelo de Almourol, Entroncamento, Golegã, Almeirin e..paragem de quase meia hora em Alpiarça, por causa de uma "manada" de quase 500 ciclistas que estavam a passar. Esta malta já vinha a pedalar desde o Algarve e o destino era Fátima! Valentes, sem dúvida. Lá está a tal fé e devoção que move montanhas, que tanto respeito e sim, também invejo! Não sei se seria capaz.

                                 Castelo de Almourol 

A GTS medindo forças com a velha locomotiva, símbolo do Entrocamento

                                Ainda hoje, é imponente.

                                                   Não sei porquê, gostei muito desta foto!

Rotunda do cavalo, na Golegã

Ciclistas para trás e ala que se faz tarde em direcção a Salvaterra de Magos, Porto Alto, Vila Franca e finalmente a auto-estrada em direcção a Lisboa.

Ciclistas em Alpiarça

Auto-estrada? Então vai ser aqui que esta malta vai ver o que é a Sym a andar! E toca a puxar, pois já tinha mais de novecentos quilómetros e estava na hora de lhe dar o primeiro puxão a sério! E pimbas, 100, 110, 120, 130, 140 e....150, já bem dentro do red-line, mas sem se notar esforço e mais estranho ainda, sem sentir o corte da injecção tal como acontecia com a 250 que cortava por volta dos 140/145.  Hum...para primeiro puxão a coisa promete!

E lá cheguei eu a Linda-a-Velha, sim é verdade, cansado, pois foram muitos quilómetros a baixa velocidade e também porque já não estava habituado a fazer uma viagem grande.

Chegada a Linda-a-Velha, com 991 kms marcados

Quanto à Sym GTS 300i Evo, neste fim-de-semana rodou 778 quilómetros!!!  Fora as dezenas de insectos que tinha esborrachados na frente, vidro e espelhos, nada de mais a relatar.
Comportamento excelente, óptimo conforto e até dá para fazer umas brincadeiras nas curva!

Se tivesse algumas duvidas em relação à GTS 300, o que não acontecia em virtude de ter tido a GTS 250 e saber bem o que é esta scooter, essas teriam desaparecido depois desta viagem.

Estou feliz com a moto que comprei. É exactamente isto o que quero numa moto! Estou apaixonado...

10 comentários:

  1. Bem, vamos lá "tirar isto a limpo"! já tentei inaugurar a secção de comentários, mas não sei se é o blogue que embirra comigo ou se é o pc do patrão...
    Tou a MORRER DE INVEJA...
    que bela passeata!
    (cristina)

    ResponderEliminar
  2. santos466 (maxiscooters portugal)16 de outubro de 2009 às 02:14

    Gostei de ler!!! E como quem é vivo sempre aparece....não no forum mas aqui vou seguir as tuas aventuras!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. 1º para a Cristina!

    Opá, tou deveras chateado contigo! Isso é concorrência desleal! Queres roubar-me o trabalho de estafeta? Quem é que te disse que podes transportar coisas tão grandes na tua Joyride?
    Assim é que é Cristina, continuas a mostrar que és uma verdadeira motociclista! (detesto a palavra motard!) Somo tugas e somos motociclistas!

    2ª Amigo Santos, gostei muito que me viesses visitar aqui ao meu cantinho. Vai aparecendo e a malta vê-se por aí. Não estou no fórum, por motivos óbvios, mas isso não quer dizer que eu não apareça para beber um café e matar saudades da malta.

    Um abraço


    Veiga

    ResponderEliminar
  4. Belo blog!

    Isso é que é "uma rodagem a Veiga"!

    Pelo que percebi esta contente com a Evo 300... pode ser que um dia eu tambem possa fazer um upgrade da minha Sym Gts 125 Evo para uma 300cc

    Espero um dia puder conhecer o famoso Veiga

    Cumprimentos
    C.Cunha
    (boulderp)

    ResponderEliminar
  5. belo comentário, além de bem feito, tem umas belas fotos o que revela um fraquinho pelo jornalismo. Estou á espera da minha sym gts evo 125 que deve chegar para entrega no dia 15 de dezembtro, até lá vou sonhando. P.Carvalho Santarém.

    ResponderEliminar
  6. Bem vindo a este cantinho.

    Vais ter uma rica prenda de Natal.
    Temos um grupo onde vários companheiros são os felizes proprietários da GTS 125 e só dizem maravilhas daquilo.
    Como podes ler aqui, as 125 alinham em todos os passeios, sejam perto ou longe, vão a todas!

    Espero ver-te num destes passeios e já agora vai lendo este blogue pois nos próximos dias vamos ter umas novidades interessantes.


    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. olá estou longe de vossa terra, mas gostei desta sua viagem, preciso fazer isso ak no brasil sair pois tenho uma CITYCOM-300i, a viagem mas longe que fiz foi 300Km.Um abraço. e obrigado por postar essa maravilhosa narrativa, assim me emotivei.DB.

    ResponderEliminar
  8. Olá City, é sempre mto bom saber que temos companheiros, no outro lado do Atlântico, que tb são apaixonados, por este magnífico meio de transporte, que são as scooters.

    E tens uma magnífica scooter, a CityCom, cuja mecânica é igual à da GTS 300i Evo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. PARABÉNS PELA BELA REPORTAGEM , TENHO UMA CITYCON 300I (ACABEI DE COMPRÁ-LA) ESPERO UM DIA PODER ESTAR RELATANDO UMA VIAGEM DESTA.SOU DA CIDADE DE SÃO PAULO ( BRASIL )MEU APELIDO É JACARÉ , TRABALHO COM ANTIGUIDADES A ( J A C A R É C O S ) UMK GRANDE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  10. muito bacana essa cobertura do passeio com imagens linda e saudosista e muito bem narrada. parabens

    ResponderEliminar