sábado, 29 de dezembro de 2012

Pensar que...

... seja de moto, automóvel ou camião, estamos sujeitos a tudo!

Sim, são quase 2 horas de vídeo, mas TODOS SEM EXCEÇÃO, devem ver este vídeo!




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Correia de transmissão da Valentina.

Ora cá estou eu para vos falar da correia de transmissão da Bando que coloquei na Valentina, aos 60 mil km.

Como muitos se devem lembrar (e como podem ler aqui: http://gostodescooters.blogspot.pt/2012/11/cuidar-da-valentina.html) resolvi experimentar uma correia da Bando na minha GTS.


Para quem não sabe a Bando é uma das principais marcas de correias do mundo e fornecedor de muitas marcas, entre as quais a Sym e a Honda. Ou seja, a correia de origem Sym é fabricada pela Bando. E é precisamente aí que a "porca torce o rabo"!
A correia de transmissão original Sym (que é fabricada pela Bando!), para a Sym GTS 300i EVO, custa +/- 127 €.

E a correia que coloquei agora na minha GTS custou-me 57 €!

Atenção a duas coisas:

1ª  Estou a fazer esta experiência, porque acho um exagero o que custa a correia da GTS 300, sabendo que, por exemplo, uma correia da SW 400 da Honda, custa quase o mesmo, também é da Bando e dura mais de 20 mil km!

2ª Apenas agora, que a Valentina  já tem mais de 3 anos é que lhe estou a colocar material, que não de origem, apesar desta correia ser fabricada no mesmo local das correias "Sym". Ou seja, enquanto a minha GTS esteve na garantia só levou material de origem e é isso que aconselho todos a fazerem. Qualquer tipo de experiência só deve ser feito após garantia, pois algo pode correr mal, vão pedir a garantia e depois... a marca (como qualquer outra!) faz-vos um manguito e mto bem feito!

Voltando à correia de transmissão da Bando.

Na altura, quando se estava a fazer a troca, o mecânico da Migtec, chamou-me a atenção que esta correia poderia ser um ligeiramente mais curta que a de origem.

Realmente, colocada uma sobre a outra, notava-se bem a diferença. Perguntei-lhe se tal não se devia ao facto da correia que agora estava a ser mudada já ter mais de 15 mil km. Ele disse que sim, estava mais larga, mas que mesmo assim achava que a correia da bando poderia ser ligeiramente menor, não na largura, mas no diâmetro!

Na altura disse-lhe para a montar mesmo assim, e se tudo funcionasse bem... iria usá-la na mesma.

Infelizmente, devido à muita chuva, e a ter andado muito ocupado, só nos últimos dias é que realmente fiz alguns km na Valentina e já a pude experimentar nas mais diversas situações.

Ora bem, vamos ao que interessa:

Arranque -

Quando o motor está frio, o ralenti está +/- à volta das 2 mil rpm e quando está quente, algures entre as 1750/1850 rpm.

E se vos disser que com esta correia, o arranque é feito logo por volta das 2200 rpm e não por volta das 2500/2600 rpm como é normal?

Logo aqui se nota diferença. Mas o  melhor ainda está para vir.

Em andamento -

Normalmente, às 6000 rpm a Valentina vai a 100 km/h, às 7000 a 120 km/h, às 8000 (entrada do redline) a 140 km/h e quase, quase nos 150 km/h, quando se dá o corte, nas 8500 rpm.

E o que acontece agora?

Que tal se vos disser que ganhámos +/- 400/500 rpm?
Ou seja, agora (e a velocidade estabilizada) às 5500/5600 rpm vai a 100 km/h, às 6500/6600 rpm vai a 120 km/h, às 7500/7600 rpm vai a 140 km/h e... quando se dá o corte, ás 8500 rpm, passa ligeiramente dos 155 km/h!

Não se esqueçam que tal como antes, a velocidade máxima é atingida a descer e não em reta. Em reta passa ligeiramente dos 140 e por aí se fica.

O mais importante é que isto acontece sem que haja perda, por exemplo, no arranque ou a subir. Aliás, até fiquei com a impressão que a subir ela mantém agora melhor a velocidade do que anteriormente, mas é algo que tenho de fazer mais algumas experiências para ter a certeza absoluta, pois ainda não tive a oportunidade de passar no local onde faço este tipo de experiência, que é na subida dos Cabos D'Avila.

De qualquer forma é notável a diferença que se sente, pois existe um ganho de 500 rpm.

Quantos aos consumos também ainda não verifiquei se existem diferenças, pois como escrevi no inicio deste texto, tenho andado pouco de scooter. No entanto, penso que nos primeiros dias de Janeiro irei dar uma voltinha com a Valentina e aí sim poderei confirmar tudo o que escrevi (ou não!) e tb falar sobre os consumos.

Resumindo, além da enorme diferença de preço, o comportamento desta corrente é melhor que a de origem, faltando apenas saber como será o seu comportamento a "long time", e principalmente a sua fiabilidade.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Último Encontro Semanal do CMN...

... de 2012, pois claro!


E já lá vão 49 encontros semanais! É de certeza um recorde!

Os únicos sábados onde não existiram Encontros Semanais, foram aqueles em que, por coincidência, havia algum evento, ou passeio. De resto, de Verão ou de Inverno, com frio, chuva ou calor, os membros do CMN, nunca falharam!

Sábado de tarde no Cais de Gaia, tem a marca CMN!

Sendo assim, que tal apareceres no último Encontro Semanal do ano, do Clube Maxiscooters do Norte?


Apareça e... trás um amigo!






sábado, 22 de dezembro de 2012

48º Encontro Semanal do CMN

Está frio?

Ter de passear a sogra?

Passar a tarde enfiado em Shopings apinhados de gente a gastarem o que não têm?

Nada disso!

E que tal uma tarde bem passada na companhia dos companheiros do Clube Maxiscooters do Norte, degustando uns belos petiscos?

Ah pois é!




quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS


Com a chegada do natal, somos, mais uma vez imbuídos pelo Espírito do Natal, o tal que devia existir durante 365 dias por ano e não apenas nesta época. 

Apesar das muitas dificuldades económicas que todos estamos a passar, é do fundo do coração que desejamos a todos os leitores, amigos e companheiros de estrada, um

Santo & Feliz Natal
Gif made by Inês Veiga


"Cum caraças!"




Ok, inconsciência total, por fazer isto em estradas abertas ao trânsito e sem estar devidamente equipado mas... que o "chavalo" é o "maior" a fazer cavalinhos, disso não tenho dúvida alguma!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BALDE DE ÁGUA FRIA!

EXPOSALÃO CANCELADO!


"Confirmando-se o que já era esperado, numa curta mensagem recebida hoje de manhã, a Exposalão, organizadora da Expomoto, na Batalha, anunciou que “por motivos alheios à nossa vontade, a EXPOMOTO não se irá realizar em Fevereiro, sendo que ainda não temos previsão de data possível.”

Com isto, a realização de um salão de motos em Lisboa, na FIL – em simultâneo com o Motor Clássico (5 a 7 de abril de 2013) – está praticamente garantida, pois o interesse da maioria das marcas é ter um certame de poucos dias na capital. 
Esta data, no entanto, é a mesma (7 de abril) do Dia Nacional do Motociclista, ontem anunciado para Castelo Branco."

Fonte: Motociclismo
(www.motociclismo.pt)

Pais Natal Motards - 2012




Decorreu no dia 15 de Dezembro em Coimbra, a Festa dos Pais Natal Motards.



Fotos e vídeo:




sábado, 15 de dezembro de 2012

Almoço de Natal CMN


Decorreu no passado dia 9 de Dezembro, o Almoço de Natal do Clube Maxiscooters do Norte.
Servido no restaurante La Dolce Itália, em Gaia, o Almoço foi, como já é apanágio deste Clube, um enorme sucesso.
Melhor que as palavras, só mesmo as imagens:







quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Afinal de contas... inspeções nem vê-las!

"Na última reunião realizada no passado 3 de Dezembro, em Bruxelas, os representantes  do Conselho da UE decidiram eliminar as motos e scooters da proposta de directiva relativa às inspecções periódicas obrigatórias.

No documento que saiu da reunião, a situação relativa aos veículos de duas rodas ficou de ser re-avaliada dentro de cinco anos. A decisão veio na sequência de vários países da UE terem, nos últimos meses, recusado essa proposta de levar os motociclos a realizar inspecções periódicas.
A UE acabou assim por desvalorizar o estudo que levou à inclusão dos veículos de duas rodas na proposta de directiva, uma vez que esse estudo foi realizado por uma das partes interessadas nas inspecções, e que contrariava estudos independentes no que diz respeito ao número de acidentes causados por falhas técnicas dos motociclos.
As motos estão assim livres de inspecções durante, pelo menos, os próximos cinco anos, nos países da UE onde estas ainda não existem."

Fonte: Motojornal (http://www.motojornal.pt)

Somos sempre o elo mais fraco...

... com ou sem culpa!







Sim eu sei, imagens chocantes mas que infelizmente acontecem todos os dias!


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Honda Forza NSS 300


Honda Forza NSS 300


Já está no site da Honda... o que pode quer dizer que já falta pouco para que a possamos ver ao vivo e a cores!!

Vejam aqui:




Como ficou a Yamaha FJR do acidente

Sendo atualmente um dos vídeos mais vistos do Youtube, todos ficaram cheios de curiosidade em saber como ficou o condutor, o jornalista da Motojournal e... a FJR.

Parece que o jornalista foi operado a um polegar e que tudo correu bem, como s epode ver pela foto.

Quanto à moto... deve ser a primeira FJR... naked!






sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Hummmm...iiiooooiiinnn já foste! ehehehheeh"

Dissertações matinais, de um companheiro de estrada.



Mukenga Scooter Vlog

A coisa promete!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CMN - Almoço de Natal



Como já é tradição, realiza-se já no próximo domingo, dia 9 de Dezembro, no restaurante "La Dolce Itália", o Almoço de Natal, do Clube Maxiscooters do Norte.

Mais informações:


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vídeo Daelim S3 125 / 300

Interessante vídeo da Daelim S3 nas versões 125 e 300.

Convém relembrar que no nosso mercado e em mais alguns a S3 300 é comercializada como 250.

E se formos ver as especificações do motor, esta scooter na realidade, é uma 250 e não uma 300.

Cilindrada - 247 cc

Potência - 25 cv às 8.700 rpm

Velocidade máxima - 135 Km/h

Assim de repente lembrei-me da Valentina que  apesar de  ser uma GTS 300, tem apenas 264 cc.

Coisas de marketing...




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Momodesign em Portugal



Uma das marcas mais reveladoras do design, qualidade e inovação acaba de chegar a Portugal: a Momodesign.

Seguindo a tendência e a procura cada vez maior na Europa, nomeadamente em Espanha, França, Itália, a Multimoto torna-se representante oficial da marca italiana, ficando assim a sua gama de equipamentos para motociclistas ainda mais abrangente.



Leia a notícia completa e veja as fotos dos capacetes da Momodesign, no sítio do costume... que não é supermercado:



domingo, 2 de dezembro de 2012

Frio? Isso é para os fraquinhos!

Esta malta do Norte é assim!

Por muito frio que esteja e todos sabemos que está um frio do caraças (ainda mais no Norte do país!), os verdadeiros amantes das scooters não ficam em casa e como sempre, aos Sábados de tarde, lá estão eles em Gaia, para o habitual Encontro Semanal do Clube Maxiscooters do Norte!

Mais palavras para quê?




Sem dúvida alguma, o melhor do mundo!



Depois de contestado durante toda a semana (vá se lá saber pq!), Mourinho protagonizou mais um daqueles momentos só dele.

Depois de ter deixado em terra algumas vedetas da equipa, mostrando que ali quem manda é ele, fez mais uma vez questão de mostrar pq razão é considerado o melhor treinador do mundo"!

Antes do jogo e já com o estádio quase cheio, entrou sozinho no relvado, numa de "estou aqui!" e o resultado está à vista.

(Eu sei, é futebol mas.., existem momentos que devem ser partilhados e este é um deles!)

sábado, 1 de dezembro de 2012

Ops!

Jornalista da Motojournal, conhecida revista de motos francesa, cai quando estava a testar a nova Yamaha FJR 1300.

Um pequeno erro de cálculo, a mala esquerda bate no pino de metal e... lá vai ele.

Felizmente os ferimentos foram ligeiros. Já a moto...



Ao ver este vídeo lembrei-mo logo daqueles que andam com malas laterais dentro da cidade... apenas porque fica bem andar com a moto com as malas, à  "motard", apesar de na maioria dos casos essas motos, equipadas até às orelhas, apenas servem  para fazer o percurso casa-trabalho-casa!