terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Sym Maxsym 400i no 1º Aniversário do CMN



Pois é companheiros, fui de Sym Maxsym 400i!

Mais uma vez o José Carlos da JCG Motos emprestou-me a Maxsym, desta vez para eu ir a este evento tão especial, o 1º Aniversário do Clube de Maxiscooters do Norte.

Sábado, 10 de Setembro, atestar a Maxsym, na Galp de Linda-a-Velha e toca a rodar nas calmas em direcção ao Porto.

Aproveitando o facto de mais uma vez poder andar na Maxsym, desta vez resolvi testá-la de três formas diferentes, para assim tentar ficar a saber, como se comporta e quais os reais consumos que faz.

Tenho lido por aí, alguns artistas, na maioria possuidores de 400 de outras marcas e assim num registo meio gozão a duvidarem do que escrevi aqui sobre a Maxsym, principalmente sobre os consumos e as suas performances. Em relação a se duvidam ou não, muito sinceramente, para mim é para o lado que durmo melhor, pois não sou funcionário da Sym (não é que não gostasse de o ser, mas não sou) ninguém me paga  para dizer bem ou mal desta ou daquela marca.
Sim, gosto da Sym, mas como podem ler por aqui, tento ser o mais neutro possível, aliás como o fiz, quando andei os 1000 km com a Maxsym, relatando aqui tudo o que achei de positivo ou negativo nesta scooter.



Como tive mais uma vez a oportunidade de sentar o traseiro na Maxsym  aproveitei a ida ao Porto para a usar em três situações diferentes:

Na ida, ritmo normal de viagem usando AE e a Nacional 1, com chuva intensa a partir de Espinho.

Auto-estrada até Aveiras, num ritmo tranquilo, rondando algures à volta dos 120, com picos de 140, sempre que era necessário ultrapassar.

Depois de Aveiras até Coimbra, sempre pela Nacional 1, apanhando aqui e ali uns borrifos de chuva e piso ligeiramente molhado, mas nada que me fizesse diminuir a velocidade, pois além de ir em andamento moderado, a Maxsym transmite imensa segurança.

Em Coimbra, apanhei de novo a AE em direcção ao Porto. Voltei ao ritmo de AE, ponteiro a rondar os 120/130, com alguns picos de 140, para ultrapassar.

A partir de Espinho começou a chover com bastante intensidade e por isso mesmo tive de diminuir o andamento, ficando algures entre os 110/120 km/h.

É de realçar que mesmo debaixo de chuva intensa, não vesti as calças do fato-de-chuva, tendo feito o resto da viagem até ao Arrábida Shopping, apenas com o blusão.
Sim, caíram algumas pingas nas calças, mas vindas do blusão e não porque apanhasse chuva. Reparei que no blusão a zona onde fiquei mais molhado, foi na zona dos ombros.

Quanto ao conforto, muito bom sem dúvida, chegado ao Shopping para ir almoçar, fresquinho como uma alface e pronto a fazer mais 300 km, caso fosse preciso!

Consumo:

(atestei na área de serviço de Antuã)

284 km percorridos = 12,62 L

Média - 4,44 L



No domingo, durante o evento o passeio foi sempre em caravana, parando e arrancando muitas vezes, apanhando algumas estradas sinuosas, com grandes subidas e descidas, isto a velocidades baixas, normais quando se circula  em caravana com dezenas de outras scooters.

(atestei de novo na área de serviço de Antuã)

270 km percorridos = 11,04 L

Média - 4,08 L

No regresso, tive a companhia do companheiro Lobo até à área de serviço de Antuâ. Como pretendia imprimir um ritmo de viagem muito superior ao que a GTS 300 permite, despedi-me do Lobo e vim quase sempre a fundo até à área de serviço de Aveiras.
Andamento a fundo, sem pensar em consumos, apenas com a intenção de chegar rapidamente a Lisboa, pois já era tarde.
Aqui posso dizer que possivelmente só baixei duas ou três vezes dos 140 km/h, devido a algum enlatado mais lento que aparecia na faixa mais à esquerda.
De resto foi sempre a rodar entre os 140 e os 160 km/h com alguns picos de 170 nas descidas.
Em recta, comigo em cima e com o espaço debaixo do assento completamente cheio (saco da roupa, fato de chuva, luvas extra, um pequeno saco com algumas ferramentas que andam  sempre comigo, lanterna, kit anti-furos, etc) rodava facilmente com o ponteiro do velocimetro a tocar nos 160 km/h.
Posso dizer que a estas velocidades, vim sempre com o Shark na posição de aberto, tendo apenas fechado algures na zona de Fátima, apenas por causa do frio.
De resto e tal como já tinha referido durante o test-drive dos 1000 km, o comportamento da Maxsym em estrada é sem dúvida espectacular

(Atestei na área de serviço de Aveiras)

202 km percorridos = 12,02 L

Média - 5,95 L


Em relação aos consumos penso que estão óptimos. Por exemplo, quando digo que o andamento foi a fundo, é porque foi mesmo a fundo, punho torcido sem dó nem piedade.

Quanto à relação entre velocidade e rotações, o que marca é o seguinte:

6000 rpm = 140 km/h

7000 rpm = 150 km/h

Algures entre as 7500 rpm e as 8000 rpm, atinge os 160 km/h, em recta.

Digo algures, pois das diversas vezes que o ponteiro marcou os 160 km/h nunca me deu a mesma rotação, o que é normal, pois já indo quase no seu limite esta variação nas rotações, pode ter a ver com ligeira ou não inclinação do piso, da qual não damos conta e também do vento, que como sabemos influencia muito o andamento das scooters/motos.


Algo que também não nos podemos esquecer, é que esta Maxsym, só agora passou dos 2000 km e por isso não tenho dúvidas, que com o acumular de quilómetros o consumo de gasolina, baixe umas décimas.
A forma que rodei com a Maxsym, é igual á forma como ando com a GTS, sem preocupações em fazer médias ou em que gaste menos. Andamento absolutamente normal, como se fosse minha.



Claro que ontem, com muita pena minha tive de a devolver à JCG Motos...

9 comentários:

  1. Boas Veiga,
    Uma vez mais, num só dia com a Maxsym e neste blogue consegues passar muito mais informação que a reportagem dos "jornalistas" da Motociclismo e Motojornal que possivelmente estiveram 1 semana com ela!
    Um grande abraço,
    JPC

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, gostei do que li!
    Pedro Alves

    ResponderEliminar
  3. JPC,

    Quando se gosta do que se faz...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Excelente informação! Obrigado!

    Eu adquiri há coisa de 1 mês uma Sym GTS 125i mas já estou arrependido de não ter tirado a carta AP/L para adquirir uma coisa mais a sério como a maxsym 400i (fazer a A5 a 80/90 não é do mais cómodo ou seguro que há...) :)

    ResponderEliminar
  5. Digo com duas pessoas em auto estrada rola a 150 sem dificuldade de maior

    ResponderEliminar
  6. He, he! Também já vou perto dos 1900km e os consumos que tenho tido andam perto dos teus, com excepção dos que fizes-te "a fundo", ainda não me deu para isso...

    Abraço e boas curvas

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Parabéns pela excelente fonte de informação.
    Ainda não tive oportunidade de me sentar numa (nem sequer ver ao vivo), estão esgotadas... De qualquer forma, tendo eu 1,85m não irei bater com as canelas no porta luvas? Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui,

    Não, não bates com os joelhos no porta-luvas, mas para tirares todas as dúvidas o melhor é sentares-te numa.

    Não sei de que zona és, mas se fores de Lisboa ou arredores, passa pela JCG Motos, no Cacém, pois está lá, como moto de serviço, a Maxsym 400 pretinha, que usei para fazer o test-drive de 1000 km, assim como a ida ao Aniversário do CMN.

    ResponderEliminar
  9. Emerson Jorge , Pelotas Brasil . Parabéns pela matéria . Já tinha lido o percurso dos 1000 km e já tinha me entusiasmado , Aqui no Brasil ela chegará no mercado em Março de 2014 . Estarei de plantão na loja pra pegar a minha A única dúvida até o momento é a cor .Um abraço a todos os seguidores desse blog .

    ResponderEliminar