Marcas mais vendidas em Portugal (+ 50 cc)
1º - Honda - 2237 unidades
2º - Sym - 1103 unidades
3º - Yamaha - 1056 unidades
4º - Piagio - 637 unidades
5º - Keeway - 485 unidades
6º - Daelim - 462 unidades
7º - BMW - 458 unidades
8º - Kymco - 380 unidades
9º - Suzuki - 356 unidades
10º Kawasaki - 277 unidades
Modelos mais vendidos em Portugal (+ 50 cc)
1º - Honda PCX 125 - 1168 unidades
2º - Sym GTS 125 Evo/GTS 125i Evo CBS - 320 unidades
3º - Honda CBF 125 - 298 unidades
4º - Keeway Superlight 125 - 265 unidades
5º - Vespa LX/GT 125 - 253 unidades
6º - Sym Fiddle 125 - 191 unidades
7º - Kymco Agility 125 - 164 unidades
8º - Vespa PX 125 - 154 unidades
9º - Sym Symphony 125 - 140 unidades
10º - Honda Hornet 600 - 134 unidades
Fonte: Motociclismo
Ora deixa cá analisar isto:
Para começar o que é que se pode dizer do êxito estrondoso da pequena PCX 125? Espectacular! Simplesmente arrasou com todas as outras marcas! Reparem, a Honda vendeu mais unidades da PCX do que a Sym vendeu no global, ou seja a Honda apenas com um modelo vendeu mais motos do que a Sym na totalidade!! Impressionante performance, sem dúvida.
Penso que a única moto que teve um êxito equivalente em Portugal, foi a pequena Yamaha DT LC 50!
Analisando o top das marcas:
Se a Honda não tivesse a PCX quem estaria em primeiro lugar seria a Sym. Isto diz bem do peso que tem a PCX na gama da Honda!!
A Yamaha mantém-se logo ali atrás da Sym... e onde está a Suzuki? Pois...9º lugar para uma marca como a Suzuki? Como tenho dito a Suzuki adormeceu à sombra dos louros conquistados pelas GSXR, GS 500, Hayabusa e Burgman e o resultado está à vista!
A Kawasaki como marca quase inexistente na classe das 125, ocupa o 10º lugar, o que vem comprovar que estamos mesmo em crise, pois actualmente a maioria das motos vendidas são 125. Basta ver a lista dos modelos mais vendidos para vermos que a única moto + 125 que lá se encontra é a Hornet 600, em 10º lugar!
A Honda e a Sym são as únicas marcas a conseguir colocar três motos no Top Modelos.
E já agora... quanto ao Top Modelos, onde andam as Burgman, as Majesty, as Downtown e as S2/S3?
Surpresa a excelente prestação da regressada Vespa PCX!
Quanto à Sym GTS 125/Evo, depois do grande boom, que existiu em 2009 e princípio de 2010 (até aparecer a PCX e devorar tudo!), encontra-se neste momento em "velocidade de cruzeiro" e penso que brevemente iremos começar a assistir a uma progressiva descida, pois não nos podemos esquecer que apesar de ser uma excelente scooter, já vai no seu terceiro ano de vida.
Olhando para o mercado e para a crise, é notório que houve uma diminuição no número total de unidades vendidas e penso que durante o segundo semestre iremos assistir a uma maior diminuição, comparando com os números do ano passado e de 2009.
E já agora... quanto ao Top Ten, onde andam as Burgman, as Majesty, as Downtown e as S2/S3?
Veiga que acha da jonway predator 125?
ResponderEliminarabraço, Samuel - aveiro.
Parabens honda, parabens pcx.
ResponderEliminarQuanto as top models s2/s3 burgman, etc, tenho uma opinião bem firme, porque aconteceu o mesmo comigo...
Uma pessoa quando pensa em comprar moto pela primeira vez, o que pensa?honda, suzuki, yamaha, etc..., nunca sym, daelim, kymco... dai o sucesso da PCX, as marcas de renome não têm uma scooter 125 a altura da PCX e, a á concorrência made in taiwan, falta-lhe o nome...
Para mim trata-se de nome...apenas isso...
Como primeira scooter, minha e de colegas meus, todos escolhemos PCX. E ao fim de um mês, apenas por motivos de conforto de passageiro, só eu mudei para S3...
Ricardo Martins
Realmente a honda pcx em preço e consumos parece ser a melhor do mercado, mas não estou a ver-me a fazer Azeitão-Lisboa em cima duma na auto-estrada com aquelas rodinhas e à primeira rabanada de vento em cima da ponte 25 de abril lá ia eu ao tapete. ainda por cima com noventa kilos devo ficar mal a brava em cima duma eheheheh. penso que a pcx para cidade deve ser do melhor, mas por enquanto a minha preferida é a sym gts, mas claro gostos não se discutem.abraços.
ResponderEliminarNão podia estar mais de acordo!
ResponderEliminarSamuel, simplesmente esquece!
ResponderEliminarA Jonway Predator, ou Eu-R Big Boss, ou Kreidler "não sei quantos é tudo o mesmo modelo, made in China e que só dá problemas.
Se não queres deitar dinheiro fora e não queres ter problemas, esquece esta moto.
O preço é sem dúvida aliciante, mas apenas isso, porque quanto ao resto...não presta!
Recentemente troquei a minha PCX por uma gts apenas pelo conforto.
ResponderEliminarEspero que esta me proporcione os excelentes momentos que a PCX me deu sem problemas. :)
Olá Luís bem vindo.
ResponderEliminarA PCX é sem dúvida, uma boa scooter, mas com as sua limitações e quanto a mim, o conforto é a maior delas todas.
Por acaso sei de mais casos em que, apesar de estarem muito contentes com a PCX, tiveram de as trocar por outras scooters, GTS e outras, principalmente por causa do conforto e também por causa do espaço disponível para o pendura.
Abraço
Quanto à GTS, sim, sem dúvida, tem outro porte, outro conforto, no entanto por certo já notaste que é mais lenta no arranque, o que é normal, quando estamos a comparar scooters 125 com envergaduras e pesos, muito diferentes