segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pneus para scooter - Bridgestone Hoop



Querem uns bons pneus para a vossa scooter?

Já li muito sobre pneus para scooters, assim como falei com companheiros que possuem scooters de todos os tamanhos e cilindradas e cheguei à conclusão que não existe melhor pneu que o Hoop?

Muitos, quando falei com eles a primeira vez, disseram-me que o Michelin xpto ou o Dunlop não-não sei-quantos é que era bom e... passados uns tempos, é vê-los a voltar aos Bridgestone.

e isto acontece porquê?

Porque o Hoop é o pneu que apresenta sem dúvida nenhuma a melhor relação preço/qualidade. Sim eu sei, existem pneus de marca ligeiramente mais baratos, mas são em algum item, inferiores aos Hoop, assim como também existem pneus para scooters que são muito mais baratos, mas... são tudo menos pneus!

Como sabem, as Sym GTS 125/300 trazem de série pneus da marca Maxxis. E o que posso dizer sobre estes pneus?

Durabilidade - Sim, duram, duram, duram...posso dizer-vos que o pneu da frente da Valentina foi trocado aos 34 mil km e ainda tinha muito para gastar!

Piso Seco - Não são maus de todos, No entanto precisam de estar bem quentes para sentirmos que agarram ao chão.

Piso molhado - Esqueçam! Metem medo até a andar a direito!

Vibrações - Não filtram vibrações nenhumas. Deixam passar tudo!

 Suavidade/conforto - Esqueçam! Por serem rijos como cornos, duram que se farta, mas quanto a suavidade e/ou conforto, é coisa que não existe.



Agora os Bridgestone:

Durabilidade - Ainda em teste, mas apesar de serem muito mais macios que os Maxxis, posso dizer-vos que o Hoop traseiro da Valentina, foi colocado aos 17 mil km, ela já vai com 36 mil km e o rasto está lá quase todo! Concluindo, não é preciso ser um pneu rijo para que faça muitos km!

Piso seco - Simplesmente excelente! Parece que tenho outra scooter! Agora dou por mim, mesmo conduzindo nas calmas, a deitar-me mais nas curvas, do que quando, com os Maxxis, fazia uma condução mais desportiva, nos limites! Não existe comparação possível!

Piso Molhado - Ainda não testei convenientemente, pois ainda não apanhei chuva "como deve ser", para que posso ter uma opinião formada sobre o comportamento dos Bridgestone, em piso molhado - assim que tenha, este texto será editado e essa informação será aqui colocada.

Vibrações - Quais vibrações? A diferença que umas borrachas de qualidade podem causar no comportamento de uma moto/scooter! Simplesmente fenomenal. A maioria das vibrações que sentia com os Maxxis simplesmente desapareceram! E não se esqueçam que estamos a falar de umas suspensões que já rodaram 36 mil km, sempre com mais de 130 quilos em cima e sem terem sido mexidas! Nunca alterei a afinação dos amortecedores traseiros e nem mudei o óleo da suspensão da frente! Ainda está tudo de origem!

Suavidade/conforto - Volto a repetir: parece que tenho uma moto nova! Que diferença!

Sim, eu sei, existem boas marcas com bons pneus para scooters, mas os Bridgestone Hoop, fazem a diferença!

PS: Atenção, este texto relata apenas a minha experiência como motociclista e como dono de uma Sym GTS 300i. Não trabalho, na Bridgestone, ou para a Bridgestone, não conheço ninguém que trabalhe nesta marca, e nem sou pago para falar bem ou mal desta ou de qualquer outra marca! 
Como sempre digo nestes casos: é apenas a minha opinião e vale o que vale!

25 comentários:

  1. Carlos Gomes - Azeitão1 de agosto de 2011 às 21:16

    Veiga e em questão de preços ficam muito caros? já agora sabes quais são os pneus da nova sym gts 125i. obrigado amigo e abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.. vou meter 1 atras na minha sym 300 tambem e vai me ficar por 70€ ja com mao de obra.. o pneu fica a volta d 52€ + iva..

      Eliminar
  2. Olá, Veiga! Realmente os maxxis são uma treta, duram mas confiança neles? Nem por isso. Nunca experimentei os hoop, mas pelo que tenho lido em vários sites, é realmente um pneu de qualidade. No meu caso, experimentei os michelin sport sc, e que diferença! Se são melhores ou não que os hoop, não sei, na altura estes chegavam mais rápido e eu precisava de pneus! Também não me arrependi (mas qq um é melhor que os maxxis)! Espero no futuro poder experimentar também esse pneu para poder fazer um melhor juízo sobre a sua qualidade.
    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu atras so fez 8000km.. uma treta mesmo.. e sinceramente a fazer as curvas fazia sempre com 1 bocado d receio.. parecia q a mota escorregava atras.. va se la perceber.. enfim

      Eliminar
  3. Claro que existem bons pneus, mas julgo ser opinião partilhada por muitos que possuem scooters, principalmente de grande cilindrada, que o Bridgestone é o pneu mais homogéneo de todos, não desiludindo em nenhuma categoria.

    ResponderEliminar
  4. Carlos

    Os Bridgestone para as duas rodas da GTS ficam à volta de cento e poucos euros, mas tudo depende do sítio onde os colocares.

    Nada como procurar e regatear.

    Quanto aos pneus da nova GTS... são iguais aos da "velha" GTS! São os Maxxis.

    Já agora, a Maxsym 400i também trás Maxxis,mas de gama alta. Estou muito curioso em saber como se portam, se bem, ou se é apenas mais do mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Olá sou o Bruno comprei uma Sym GTS 125i nova e pedi para trocar os pneus Maxxis por uns da Bridgestone e a diferença foi de 24 euros.O stand até fez a troca sem me levar dinheiro

    ResponderEliminar
  6. Olá tenho uma duvida, os hoop B02 são para trás e os B03 para a frente(penso q seja assim) agora pelo q percebi eles são de tamanhos diferentes. Eu tenho os dois pneus iguais na minha scooter. Como faço?

    ResponderEliminar
  7. Pois... boa pergunta! Não sei se isso tem alguma influência no andamento da moto ou não, mas o melhor será informares-te no local onde puseste os pneus ou compraste a moto.

    ResponderEliminar
  8. Preciso de colocar pneu atrás na minha SYM GTS 300, os maxxis fizeram até agora 9000 km, foi bom passar por aqui mais uma vez, abraço a todos.

    ResponderEliminar
  9. Se optares pelos Hoop, vais ver que ficas mto bem servido.

    O meu pneu traseiro já vai com quase 26 mil km e ainda tem muito para andar!

    O Maxxis qe vinha de origem durou 17 mil e ainda fazia mais alguns km, só que optei por trocá-lo, porque não tinha confiança nenhuma no seu comportamento e estava a ficar "escamado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como consegui fazer 17 mil e eu so 8000?? q diferença :(

      Eliminar
    2. Boa pergunta.

      Provavelmente muitos fatores, contribuem para o aumento de vida dos pneus, fatores esses que tento respeitar o máximo possível sendo os principais os seguintes:

      Verificar com frequência a pressão dos pneus: no meu caso e por pesar cerca de 100 kg, sempre optei de colocar a pressão máxima que é indicada pela marca. No caso da Sym, coloco sempre 2,3 à frente e 2,5 atrás.

      Arranques bruscos, como vejo grande parte da malta a fazer, mesmo quando tal não é necessário, assim como travagens bruscas, em nada contribuem para a saúde dos pneus.

      E claro, evitar sempre que possível tudo o que seja buracos, tampas de esgoto e subir passeio depressa. Tudo isto contribui para que os pneus durem menos e tenham um desgaste maior.

      Não sei ao certo (tenho de ir verificar às minhas anotações) mas o pneu de trás que tenho na Valentina, já passou muito dos 20 mil km e continuar a rodar. No entanto, já está no fim de vida e agora noto que escorrega mais o que tb é normal, visto que está em fim de vida.

      Eliminar
  10. Boas Veiga, tenho o meu pneu de trás a perder ar, o que me leva a antecipar a necessidade de o trocar (kymco Downtown 125, os pneus são os fantásticos maxxis). A minha dúvida não é tanto respetivamente a que pneus colocar (visto que estou inclinado ou para os hoop ou para os city grip), mas mais se devo trocar os dois, ou troco só o de trás? parece-me que ao colocar um pneu com melhor comportamento atrás ficarei com a mota desequilibrada, certo?

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em trocar de pneus, até porque agora com a chuva...

      Isso tudo depende do teu bolso.

      O idela seria mudar os dois, mas se mudares apenas o pneu traseiro, tamb+e não ir+a fazer mal.

      Na minha GTS, primeiro mudei o traseiro e muito mais tarde o da frente.

      Mesmo mudando apenas o traseiro, vais logo notar grandes diferenças.

      Quando coloquei o Hoop atrás que diferença! Parecia outra scooter. Mais suave, menos vibrações no eixo traseiro e mesmo a curvar, notas logo uma grande diferença.

      Eliminar
  11. Olá, queria dar-lhe os parabéns pelo empenho e qualidade que põe no seu blog. Há quase 2 anos graças ao seu blog (julgo que tinha outro nome na altura), perdi o receio e comprei uma sym. A minha fiddle tem se provado a melhor compra que fiz na minha vida ( nota tenho 35 anos e nunca tinha tido mota), já lá vão quase 14000km. Como na passada 3ª feira tive um encontro com o chão e decidi perceber o que podia ter contribuído para isso. Depois de ler o seu post não consigo parar de pensar em trocar os pneus. Já fiz várias pesquisas na net e não encontrei nenhum sitio. Moro em Oeiras, tem algum sitio que me aconselhe?????
    Muito obrigado e mas uma vez parabéns pelo blog.

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  12. Tiago

    Pois... os pneus.

    Falando da minha experiência e apenas dela, posso aconselhar-te os locais onde já coloquei pneus na Valentina.

    Como moras em Oeiras, aí mais perto tens a Migtec, no Cacém. de Oeiras até lá leva 5 minutos.

    Em relação à Migtec, é lá que assito a Valentina desde que a tenho e não tenho razões de queixa.

    Quanto a preços, penso que estãod entro da média.

    Aconselho-te a dares lá um salto, falares com eles. Se o negócio interessar, faz a encomenda do pneu e marca o dia para fazeres a troca.


    Em Lisboa, temos a conhecida Garagem Rio de Janeiro que fica na avenida com o mesmo nome e que tem como grande vantagem o fato de tb trabalharem ao fim de semana.

    Se tiverem o pneu em stock fazem a mudança na hora e os preços tb são bons.

    Nesta oficina, convém supervisionares o trabalho, visto que eles não estão propriamente vocacionados para pneus de motos.

    Foi lá que troquei o pneu da frente da Valentina e fiquei satisfeito.

    Como tirar a roda de trás de uma scooter é algo mais complexo, aconselho a que isso seja feito numa oficina de motos e de preferência concessionário da marca, pois além de saberem no que estão a mexer, se algo correr mal, é mais fácil assumirem a culpa e resolverem logo o problema.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite;

    Como já a alguns anos não tenho scooter comprei agora uma Forza usada e queria saber a vossa opinião sobre qual o melhor o citygrip, o bridgestone hoop, o bridgestone SC1 e o Continental Contimove 365 (sim parece mais de trail mas já ouvi dizer bem dele).

    Abraços e boas curvas
    João Domingues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João, desculpa o atraso na resposta.

      Como podes ver por este texto, sou fã dos Bridgestone, tanto que os uso tanto na scooter, como na moto.

      O SC1 não sei qual é. O Hoop, é para mim o melhor pneu para scooters de baixa e média cilindrada. O City tb é bom, mas tem um desgaste rápido.

      O Continental não conheço, mas só pelo facto de dizeres que o rasto parece ser de trail, esquece, tens uma scooter não uma CRF!

      No teu lugar e sem espinhas escolhia o Hoop.

      Eliminar
    2. Boas Veiga,
      São pneus de inverno, vi isso na Suíça, chuva, neve, aqui não se tira o devido partido deles. Depois publico dicas sobre equipamento e inverno.
      Abraços e boas curvas

      Eliminar
  14. Obrigado Veiga;
    Pessoalmente o scootsmart esta a acabar agora com 10000 km o traseiro esta no fim. O hoop parece ser bom e em conta. O city grip winter e interessante e ouvi false beam dele tall Como o continental move 365. Este continental nao e tipo trail them algumas semelhancas aos pneus days trail due asfalto e as criticas sao boas mass e caro por ser de inverno Como o heidenau e o city grip winter. Penso que sao mais para praises mais frios . Name suica vi mtas scooters com pneus deste topo e ja ouvi sized que a chuva sao MTO bons, mas por can nem por isso . vou over melhor antes due decidir porque prefiro pagar mass levar o melhor.
    Abracos e boas curvas

    ResponderEliminar
  15. Olá...
    Antes de mais, muito obrigado pelo feedback/informação.
    Tenho uma Sym Gts300i Sport à cerca de 1 mês e está com cerca de 2200km.

    O problema... é que... O pneu traseiro já acabou.. :o :o :o
    Estou mesmo muito assustado.. :o
    Que se terá passado!?!? :o Vai ser sempre assim?! :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é muito estranho.

      As GTS trazem montados os Maxxis, conhecidos pela sua dureza e que por isso mesmo fazem muitos km.

      No seu caso... sinceramente algo de estranho deve ter acontecido.

      defeito do pneu?

      Pressão errada e consequentemente maior desgaste?

      Condução demasiado agressiva?

      Normalmente a união destes dois ultimos itens, é a causa, na maioria das vezes, do desgaste precoce dos pneus.

      Existem malta que com motos desportivas fazem mais de dez mil km com um pneu traseiro e existe quem apenas faça 3 mil km, ou até menos.

      NO meu caso, o pneu traseiro da Valentina, tem 30 mil km rodados. Ainda agora fui a Góis com ela e sem problemas. A única coisa que senti é que por já estar demasiado "quadrado", quando se curva, sente-se mais barulho e vibrações.

      De resto, fui e vim sem problemas. E vai rodar até ao fim do verão, onde aí sim, levará um pneu novo.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta mas mantem-se tudo na mesma.

      Nova muda, montou-se um Michelin City Grip mas, o problema mantem-se...
      3300 km após a troca, imenso cuidado com a pressão do pneu... imenso cuidado com a condução (até porque era inverno e não podia abusar muito)... e o pneu chegou ao fim. E quando digo fim é mesmo fim!!! Sem rasto e com os "arames" à vista...

      E para piorar, até o pneu da frente foi trocado neste entretanto... ou seja:
      2200km - troca do 1º pneu traseiro
      4000km - troca do 1º pneu dianteiro
      5500km - troca do 2º pneu traseiro

      De facto ando muito desanimado com isto...

      A scooter é utilizada em estradas secundárias de bom alcatrão... não encontro razões para isto acontecer.. :s
      Acho que me vou desfazer dela... o que poupa em gasoleo gasta em pneus... :(

      Eliminar
    3. Olá Pedro, isso não é nada normal.

      Se fosse um RR com 200 cv e usada de forma agressiva, sim, era o que acontecia, limpar-te o pneu em menos de nada e estamos afalar de pneus ultra macios.

      Neste caso, sinceramente, não sei o que te dizer.

      Ou algo está errado com a scooter, ou algo de muito errado está na forma como conduzes, principalmente como arrancas e ainda mais como travas.

      Temos de ir por partes: o que te disseram na oficina sobre esse desgaste tão prematuro dos pneus?

      Já colocaste Bridgestone Hoop? Olhando para o rasto de um Hoop, é praticamente impossível,numa condução normal (e olha que eu de vez em quando abuso bastante) derreter um pneu destes em 2000 km, a não ser que andes a fazer derrapagens com ele e mesmo assim, tenho as minhas dúvidas.

      Eliminar