terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA DO MANELI

... ou os cães ladram e a caravana passa... ou deve ser f****do, depois de tanto tempo, ainda falam no Veiga!! Isto tudo leva-me a pensar que determinado tipo de pessoas não deviam conduzir scooters normais mas sim umas destas:


Mas não sei... deve ser por isso que repente, apeteceu-me escrever uma história. Sim, sinto-me inspirado por isso, cá vai disto!

 Neste caso, em particular, é a história de alguém que pelo que sei, não assentava a peida numa moto desde os primórdios do século passado e quando o fez (se é que alguma vez o fez!), parece que até nem se entendeu lá muito bem com aquilo! Tanta coisa para fazer ao mesmo tempo! Embraiagem de um lado acelerador do outro, juntamente com a manete do travão, no pé direito travar, no esquerdo meter mudanças, xiiii grande confusão!

Mas adiante...essa tal vedeta cresceu... e um belo dia, sabe-se lá porquê ao acordar, disse à Maria:

- Maria, vou comprar uma "motrizada", já decidi!

- Oh, homi, para que raio queres tu uma coisa dessas? Na te entendis cu automoble, quanto mais com uma coisa dessas? Lembraste do Maneli, o marido da coitada da Lurdes florista? Ah, pois... comprou uma coisa dessas, do diabo, um dia vinha da taberna do Ti'Chico, já meio borracho, e zumbas, entrou pelas silvas adentro! A pobre da Lurdes levou 6 dias a tirar-lhe os picos da peida, para não falar na fortuna que gastaram na dentadura nova do Maneli!

- Deixa lá Maria, se isso me acontecer, sabes bem que arrancar dentes é comigo, martelo, alicate e já está! E sabes Maria, a "motrizada" que vou comprar é uma daquelas todas modernas, cheias de luzinhas a piscar. Falei com um sinhori muito simpático que me disse que me vendia a melhor "motrizada" do mundo e bem baratucha! Acho que se chamam scuteri, ou scutari, ou... olha não sei como aquela porra se chama, mas é daquelas cheias de "prásticos", assim à volta e vamos tão bem sentadinhos nela, que parecemos que "tamos" na "cagadêra! Até consigo dar umas bufas sem ter de alivantari a perna! Uma maravilha, só te digo! E o que aquilo anda! Até fico com os pelos do cu arrepiados! Dá mais de 70 à hora vê lá tu, bem mais do que a Zundapp turbina do Quim da Maria Alice do Monte!

Foto da Zundapp turbina e do Quim da Maria Alice, do Monte

E todo feliz lá foi ele buscar a sua "motrizada"!

O pior foi depois....aquilo dava tantos mas tantos problemas que o Maneli passava mais tempo na oficina a arranjar a motrizada do que em casa:

- tubo de reaproveitamento dos gases, que se soltou

- travões rijos

- banco não fecha bem

- suspensão da frente bate em travagens mais violentas

- barulhos na suspensão da frente

- medidor da gasolina avariado

- porca/parafuso que prende o escape, desaparece por magia...

- novamente problemas na suspensão dianteira, tão graves que nem a fábrica soube solucioná-los! Sendo assim a solução é ir trocando, pelo menos enquanto estiver na garantia...depois que se lixe!

- pneus que foram cortados por uns grandes malandros, mas afinal estavam era a descascar devido à excelente qualidade dos mesmos! Resultado, toca a gastar guito noutros pneus! Lá diz o ditado: o barato sai caro!)

- Curto circuito que ia derretendo todo o sistema eléctrico!

- Fios malandrecos que adoram "roçar-se" nas boazudas das lâmpadas!

- correia de transmissão explode aos 6000 km!

- com frio só pega de pedal...é esquisita! lol

- mais um tubo solto, algures no motor

Tanta não acham? E a desgraçada da "motrizada" nem 8 mil km tinha! Dias e dias passados numa oficina, daquelas bem manhosas, ali para os lados do "aiéroporto". Manhãs, tardes inteirinhas ali passadas... mas o Maneli nem refilava, afinal de contas, não tinha ele comprado a Melhor "MOTRIZADA" DO MUNDO?

Maneli à espera, na porta da oficina!

O pior era a Maria! Dias, semanas, meses,,, e nada de ver o "padeiro"! Claro que a mulher andava de todo, refilona, zangada, embirrenta, afinal o seu Maneli passava mais tempo na oficina do que em casa!!

E claro, começou a desconfiar que aquilo era tudo mentiras do seu Maneli, pois eram avarias a mais para uma só "motrizada"! Começou a pensar que na volta o Maneli andava era a catrapiscar alguma sopeira lá prós lados do Prior-Velho!!

E as vizinhas?

- Ai jasus Maria - dizia-lhe a Alzira que gostava de uma boa pinga e que vivia no r/c esquerdo - se o homi fosse meu , já tinha levado com a panela do feijão com coubes, nas fuças!

Dizia a outra, a  Suzete, viúva do zézinho sapateiro:

- Maria tu não sejas parva, olha que um dia destes, nem "motrizada" e nem Maneli! Ficas sem nada!

A Maria, já desesperava, ruminou...ruminou e finalmente decidiu o que fazeri.

Bem à noitinha, quando o Maneli entra em casa, vindo mais uma vez da oficina das "motrizadas" a Maria de mãos na anca diz-lhe:

-Maneli, ou tu trocas a melhor "motrizada" do mundo por uma mais reles ou vais viver com as galinhas!*

Como o Maneli não queria perder o quentinho do regaço da sua Maria e como também lá no fundo sabia que tinha comprado uma bosta tão grande mas tão grande, que conseguia ser maior que as bostas do boi cobridor do Ti'Chico do Monti, lá se decidiu a ir trocar a sua melhor "motrizada" do mundo, por outra, uma assim a modos que feinha e com um nome deveras esquisito:

- Como se chama a "motrizada"? Perguntou o Maneli ao vendedor do stand?

- Burgman

- Bugama?

- Não! B-u-r-g-m-a-n-!

-Ah! Percebi! Burgmana! Nome esquisito! Acho que vou dar-lhe outro nomi! Para mim vai ser a minha Suzeti!

E lá foi ele feliz e contente... sem antes deitar um olhar de saudade, para trás... a pensar que iria ter imensas saudades da...............................oficina!


Koniec


*esta paga direitos de autor! Vitor, depois pago-te uma jola!


AVISO: QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É PURA COINCIDÊNCIA!!!!


ahahahaeheheheheihihihihiohohohohouhuhuhuhuhuhuhu


7 comentários:

  1. Ora bem, depois de ler esta bela história, senti me um pouco no papel do "Maneli".
    Pois tenho uma dessas cheias de plásticos, muito bonitinha mas com montes de problemas e dores de cabeça desde a sua compra, é uma EU-R.
    Para quem entende um pouco, acho que o nome diz tudo.

    ResponderEliminar
  2. Boas Arauto,

    Infelizmente, vão ser muitos os que se vão rever nisto que escrevi em estilo de brincadeira, mas onde tudo é verdade! Claro que a parte do Maneli a falhar com a Maria, não sei, mas que deve ser exasperante ter tantos problemas numa só moto e em tão curto espaço de tempo, lá isso tem! Felizmente vi bem cedo o que eram estas motos e nunca me deu para comprar uma e ainda bem que assim foi, pois não sei o que já teria feito se estas m***as tivessem acontecido comigo!

    No entanto quando me deu para escrever esta "Master Piece" da literatura, foi apenas porque um amigo disse-me que um determinado artolas (todos sabem quem é, claro!) continua a falar de mim quase diariamente, apesar de já não me ver há largos meses e de já não pertencer ao Clube a que o gajo pertence. Sei lá, foi assim que modos, uma inspiração...lolol!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ulha o sepossivel!!

    Estás bom, pá? Espero que esteja tudo a rodar.

    Em relação ao teu comentario, claro que o publico, pq não o faria?

    Agora em relação ao que escreveste, claro que és livre de dar a tua opinião e pensares o que quiseres, assim como eu tb sou livre de escrever o que quero e o que penso, certo?

    Escrevi o que escrevi num momento de inspiração (tenho muitos, lol) e não, não foi um ataque pessoal a alguém e para o ser, também são os muitos mas mesmos muitos comentários jocosos que são feitos em relação à minha pessoa (e não só!) por essa mesma pessoa e não só, assim como também por meia dúzia de artistas que tu muito bem conheces e com quem muitas vezes rodas!
    Sendo assim ataques pessoais da minha parte? Não estou a ver onde!
    Não terei razão no que acabei de escrever? Onde está implicito neste texto que estou a referir-me a A, ou a B? Não vejo onde...

    Agora em relação à história do Maneli, repara que é apenas uma história, com muita verdade como tu próprio escreveste, mas sempre com uma pontinha de imaginação e tentando ser apenas algo que escrevi para causar boa disposição às pessoas que o lerem e quem sabe até algumas gargalhadas. Eu pelo menos divirti-me muito a escrevê-la!

    Dando razão ao que escrevi, repara no 1º comentário ao meu texto. Foi escrito pelo companheiro Arautomobile, Administrador do Clube Maxiscooters do Norte e também ele possuidor de uma Eu-R Big Boss. Pergunta-lhe quantos problemas já teve na scooter dele? Já perdeu a conta e olha que tem pouco mais de 2 mil km!!! Como vês...

    Já agora... não estás a reconhcer o Veiga? Porquê? Sou o Veiga de sempre, gordo e bem disposto que já conheces à algum tempo? Ou será que te fica bem dizeres estas coisas?

    Muito sinceramente, acho que quem deve dizer isso sou eu... não reconheço este sepossivel. Onde está o sacárstico sepossivel que me enviava diariamente uma manada de pms, qual delas a mais corrosiva?

    Já agora... já te inscreveste no Fórum GOSTOde SCOOTERS, como disseste que farias? Ou ficará mal perante... tu sabem quem, se o fizeres?


    Um Excelente 2011

    A malta vê-se aí pelas estradas...

    Abraço


    ps: A carapuça nem sempre serve a todos!

    ResponderEliminar
  5. Ora bem...que comentário poderei eu fazer a este bem disposto e grande que é o Veiga!

    Adorei a história do "Maneli", ri me tanto e adorei a forma como a mensagem foi lançada... a quem a carapuça servir...lol

    Por acaso esta carapuça serve a várias cabeças.... Mencionar nomes???? Naaaaaaaa para quê, se o próprio sabe muito bem as figurinhas tristes que tem feito ao longo destes meses todos.

    Acho que ninguém tem o direito de apontar o dedo ao Veiga, muito menos este "maneli" que não tem carácter nenhum...absolutamente nenhum...

    Para ti Veiga um grande BEM HAJAS!
    Ass. arauta

    ResponderEliminar
  6. Pois é... as pesoas têm destas coisas escrevem e depois... vá se lá saber porquê, apagam o que escreveram!

    Mas... como depois respondi ao que a pessoa escreveu (provavelmente ele não estaria à espera, não sei...) agora a minha resposta ao comentário colocado por essa pessoa, fica ali assim no ar... parece que estou a falar para as paredes.

    Ora bem, como gosto e sempre gostei das coisas muito direitinhas e sempre assumi e assumo o que escrevo, penso que as pessoas que visitam este blogue tb o deveriam fazer.

    Sendo assim, deixo aqui cópia do que foi escrito ali em cima e que depois foi apagado!

    "
    Daniel deixou um novo comentário na sua mensagem "A HISTÓRIA DO MANELI":

    Bom deixai-me comentar e publicas se assim entenderes ....

    Acho que independentemente de ter ou nao fundamento a historia que aqui apresentas ( e em parte veridica), creio que uma vez mais perdes o respeito pelos demais companheiros de estrada ..
    Acho que te estas a esticar .. mas enfim é um comentario meu ...

    Veiga .. quando será que te das conta .. ataques pessoais? o comentário no CPM foi feito por mim com a ideia de não deixar esquecer que por la andas , mas assim sinceramente não és o veiga que conheci ..

    Fica ha tua cabeça ..

    Assinado

    Daniel Furtado
    AKA
    Sepossivel

    Publicar
    Eliminar
    Marcar como spam

    Moderar comentários neste blogue.

    Publicada por Daniel em GOSTOdeSCOOTERS a 11 de Janeiro de 2011 16:59
    "

    Penso que assim é que está correcto, as pessoas devem assumir o que escrevem, pois não é chegar aqui, largar a bomba e depois vir apagar!

    Aqui neste blogue sempre foi tudo feito ás claras, sem jogadas de bastidores, grupinhos, influências de A ou B ou de conversinhas da treta!

    Como sempre assumi, o Blogue GOSTOdeSCOOTERS é meu e só meu! Não existe mais ninguém a escrever aqui! É do Veiga e é o Veiga quem aqui escreve. Isto tudo apenas para dizer que tudo o que aqui coloco e escrevo são apenas e só opiniões pessoais sobre o que vai acontecendo no mundo das scooters, que como todos sabem, são uma das minhas paixões.

    Ao contrário de muitos que adoram joguinhos de bastidores e o diz-que-disse, eu assumo o que digo e escrevo!

    Se certas pessoas não gostam de mim e/ou não concordam com aquilo que escrevo, o que vêm aqui fazer? Arranjar mais tema de conversa para falarem do Veiga? Continuo sem perceber! Porque é que simplesmente não me ignoram como eu já fiz à largos meses?

    Muito sinceramente foi por causa de muitos filmes como este, muitas jogadas de bastidores, muito diz-que-disse e outras coisas mais,que me afastei de certas pessoas e muito sinceramente cada dia, vejo que tomei a decisão certa!

    Quanto às outras, as que me são queridas... vejo-as por aí, ou aqui!

    Veiga

    ResponderEliminar