(xiii... que foto tão desfocada! Pudera, foi tirada em andamento!lol)
A Valentina, lá vai rodando, todos os dias e os quilómetros a acumular.
E... eis que surge o primeiro problema, que espero não seja nada de grave, ou pelo menos, muito caro.
Desde a semana passada que a luz indicadora de algum problema no EFI (sistema de injecção) teima em se acender após rodar alguns quilómetros. Paro a scooter, desligo e volto a ligar e a luz apaga-se... para acender de novo alguns quilómetros mais à frente.
Continua a pegar sempre à primeira e em relação ao andamento, não noto diferença, notando apenas que quando se põe a trabalhar de manhã, sente-se um cheiro mais intenso proveniente dos gases emitidos pelo escape e também um ligeiro acréscimo no consumo, apesar de aqui não ter ainda a certeza, pois o consumo rondou os 3,7 L, mas confesso que em algumas alturas tenha abusado mais do acelerador.
Amanhã (6ª feira) devo ter algum tempo disponível e vou dar uma olhadela, a tudo o que seja ficha, cabo, etc, que eventualmente esteja a fazer mau contacto ou pura e simplesmente se tenha desligado.
No entanto, estou desconfiado que o problema seja da sonda lambda, que, ou esteja suja, desligada, ou simplesmente avariada e que por isso não esteja a dar indicações à centralina/injecção sobre a mistura dos gases... daí o tal cheiro intensivo e o provável aumento de consumo de gasolina.
Se não conseguir descobrir o que é, lá terá a Valentina de fazer uma visita à oficina...
Quanto ao resto, nada de mais a reportar a não ser o facto do pneu de trás estar a chegar ao fim da sua vida.
De resto, continuar a rodar que é uma maravilha...
Veiga você sabe exatamente quantas piscadas a luz de FI da, contando as piscadas longas e as curtas?
ResponderEliminarPois com essa informação é possível saber exatamente a causa do problema!!! Verifica quantas piscadas ela da e posta aqui que eu vejo isso para você!!!
Grande abraço.
Boas Rubinho, obrigado pela ajuda!
ResponderEliminarSó que infelizmente a luz não pisca, nem pouco nem muito.
A luz quando acende fica fixa, não pisca.
Tenho feito algumas experiências e reparo que acende mais quando se roda devagar ou sem "carga" de acelerador, do que quando se roda a alta velocidade, ou de punho enrolado.
No entanto a scooter continua a rolar normalmente...
Ok Ok!!! Vou ver se descubro alguma coisa aqui pelo manual de serviço!!!
ResponderEliminarE depois se tiver exito, eu posto aqui!!!
Agradeço Rubinho. Se descobrires alguma coisa diz.
ResponderEliminarO certo é que o motor continua a trabalhar como um relógio suiço e não noto nada de anormal nas suas performances, mas tb pode ser por estar habituado e não notar nada.
Amanhã devo ir à oficina encomendar o pneu traseiro (finalmente!) e vou ver se o mecânico já sabe de alguma coisa, pois se a luz pisca-se, conseguia-se descobrir qual a falha mas como está fixa...
No entanto, continuo a pensar que o problema esteja na sonda lambda.
Como, para se desmontar/montar o pneu traseiro, tem de se retirar o escape, aproveita-se nessa altura para dar uma olhadela na sonda e nas suas ligações.
Veiga tenho um amigo meu que teve um problema idêntico com a mota dele, e quando foi ver o problema era por causa do sensor do descanso, tinha apanhado com muita água, não sei se será esse o teu caso, mas enfim é apenas uma ideia, espero que não seja nada grave, fica bem amigo e aquele abraço.
ResponderEliminarBoas Carlos,
ResponderEliminarObrigado pela dica, vou dar uma vista de olhos para ver se descubro alguma coisa.
Sinceramente penso que não deve ser muito grave ou o que está a provocar o acendimento da luz deve ser peça que não deve interferir muito com o bom funcionamento do motor, pois continua a trabalhar normalmente, a pegar à primeira e mesmo ao nível de performances não noto nada.
Continuo a pensar que pode ser a sonda lambda. Infelizmente ainda não tive tempo para deixar a scooter na oficina para eles verem o que se passa com ela, pois entre o meu trabalho, o tempo gasto no site e o testar e escrever sobre scooters (agora cada vez mais!)os dias deviam ter 48 horas e não 24!
Mas quem corre por gosto...
Abraço