sábado, 8 de março de 2014

SITE GOSTO DE SCOOTERS


Pois é amigos, fiz tudo o que era possível (e impossível), mas infelizmente o site Gosto de Scooters vai ter de ser desativado.

Foram horas, dias, semanas e meses de árduo trabalho, horas, dias, prejudicando muita das vezes a família, tudo para tentar levar a bom porto este projeto.

Infelizmente, a crise não é a única culpada do fecho do site, mas sim e principalmente as marcas, ou a grande maioria das marcas, que adoraram o projeto, teciam grandes elogios ao que ali foi feito, principalmente ao nível dos test-drives, tendo alguns responsáveis de algumas marcas dito até e passo a citar "até que enfim alguém que testa e escreve de forma isenta".

Só que chegada a altura de tentar negociar publicidade e/ou patrocínios, a resposta ao longo deste tempo foi invariavelmente a mesma: já temos contratos com revistas, tendo algumas delas contratos de exclusividade, perante as quais algumas marcas só podem ceder motos para teste a essas mesmas publicações.

Fazendo aqui umas rápidas contas e acreditando nos números que me chegam semanalmente sobre as estatísticas e visualizações do site e blogue, números esses do Google Analytics, posso garantir que o Gosto de Scooters tem maior visibilidade que a maioria das publicações à venda atualmente em Portugal! Só que pelos vistos isso não interessa a um certo e determinado número de marcas, pois temos de acrescentar a certas negociatas, os compadrios, amizades e sabe se lá que mais.

Assim sendo e não querendo de forma alguma citar marcas, deixo aqui o meu agradecimento às duas ou três marcas que sempre cederam motos para test-drive acreditando neste projeto enquanto outras... apesar de muita conversa e salamaleques e até desculpas em longas conversas ao telefone, prometendo mundos e fundos... até hoje estou à espera.

Como responsável pelo Gosto de Scooters, não deixo de lamentar que assim seja, mas estar à frente deste projeto também me deu a possibilidade de ver o que realmente se passa neste setor, ver os "podres" e perceber finalmente porque razão é que Portugal está no estado em que está.

Reparem apenas nisto: graças ao site, aos meus comentários, fotos, viagens efetuadas com uma certa e determinada scooter, não tenho dúvidas e nem falsas modéstias ao afirmar que uma certa e determinada marca, vendeu, senão centenas, pelo pelo dezenas de scooters, da mesma marca da minha, à minha pala e eles têm perfeitamente a noção que assim foi e ainda continua a ser!

No entanto, num dos aniversários do Gosto de Scooters, entrei em contacto com o responsável da marca solicitando que fornecessem, fosse o que fosse, para ser sorteado entre todos os participantes desse evento. Tudo acertado (se bem me lembro eram uns porta-chaves, ou coisa parecida. E o que aconteceu? O evento realizou-se e... porta-chaves... nada!
Já mais recentemente e em nova conversa, lá me insinuei novamente dizendo que nunca tinha recebido a mínima oferta deles, nem mesmo um porta-chaves, uma t-shirt ou coisa parecida e o que me foi dito imediatamente é que de momento estava tudo esgotado, mas que me iam enviar um... boné. Até hoje... nem boné e nem nada!

Como se pode ver, é assim que se trabalha em Portugal. Sim, eu sei, eles não são obrigados a nada, pois não me pediram nada, mas um pequeno reconhecimento pelas motos que indiretamente lhes vendi, nem que fosse a porra de um porta-chaves, também não lhes ficava nada mal. e mais não digo, não vale a pena.

E deixei para o fim dois agradecimentos especiais: o primeiro vai para a JCG Motos, na pessoa do José Carlos que desde o primeiro dia acreditou em mim e no Gosto de Scooters, apoiando-me sempre no que foi possível.

Lembram-se do primeiro teste-drive efetuado em Portugal a uma  certa e determinada scooter de 400 cc?

Pois, esse test-drive de mil km e depois a viagem que fiz ao Porto, apenas foram possíveis, não graças à marca ou importador, mas sim e apenas porque a JCG Motos, encomendou uma das primeiras unidades que chegaram a Portugal para eu poder efetuar esse teste de 1000 km!

Quem faria isto? A marca? O importador? Outros concessionários?

Pois... mas no entanto, também não tenho dúvida alguma que foi graças a esse test-drive que foram vendidas muitas dessas scooters que por aí andam, tornando-a na scooter 400 mais vendida do mercado!

Algum agradecimento? Nem isso! Um bonè? Um porta-chaves?

Foram mais de 4 anos de uma luta inglória que... termina aqui.

Assim sendo e como trabalhar para aquecer, não paga contas e nem coloca comida na mesa, o site Gosto de Scooters será desativado dentro de dias, dando assim a oportunidade a quem queira, de lá passar mais uma vez ou retirar a informação que queira e/ou precise.

Em relação ao blogue, esse, como é lógico continuará online, pois acima de tudo é o diário de bordo da Valentina e sempre que possível continuarei a atualizá-lo, infelizmente com menos frequência do que até aqui, tal como também acontecerá com o Motor Atual.

Assim sendo só me resta agradecer aos amigos, conhecidos e visitantes e Clubes dos quais sou membro (CMN, F125CC, Fórum Maxym Portugal, Grupo Motard Margem Certa), que fizeram e fazem com que o Gosto de Scooters seja o blogue dedicado a scooters e motos com maior número de visualização de Portugal!

Até sempre... e sempre a rodar!

Veiga

6 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente essas palavras e desabafos, é com muita pena que vejo um excelente trabalho parar, mas por tudo o que fez até este dia, só tenho a agradecer pelo seu trabalho e dedicação, muitas sugestões aproveitei muita das experiências aprendi. Espero que volte um dia de novo aparecer o GOSTOdeSCOOTER, porque infelizmente só se dá valor alguma coisa em Portugal quando esta desaparece. MUITO OBRIGADO POR TODO O TRABALHO
    Sr. VEIGA.
    Abraço...

    José Marmelindo

    ResponderEliminar
  2. Amigo Veiga, o Clube MaxiScooters do Norte ( CMN ) continua contigo!

    ResponderEliminar
  3. Caro Veiga,

    Dei com este blog há cerca de uma semana, quando procurava no google informações sobre scooters.
    Comecei a ler o arquivo desde o início, e li-o todo até ao fim.
    A compra da Valentina, as viagens, revisões, etc, etc...
    Pu-lo nos "favoritos" (no Firefox é "marcadores" mas vai dar ao mesmo).
    Hoje vim aqui, e... vejo isto.

    Tenho pena, mas compreendo perfeitamente a decisão... é o país que temos.
    Seja como for, como o blog é para continuar, cá continuarei a vir, acompanhando as aventuras da Valentina.

    Abraço e boas curvas,

    ResponderEliminar
  4. fico muito triste por este desfeito....mas efectivamente...as marcas deviam tirar as palas dos olhos e olhar em redor.....

    ResponderEliminar
  5. De facto as marcas andam a dormir. Eu sou um dos casos que só vê testes e noticias do sector na net e não compro revistas e já tenho idade para me considerarem um cota. Já deviam ter percebido que a imprensa escrita está em declinio.
    Não admira que o sector das duas rodas não tenha grande expressão em Portugal com tanto amadorismo dos representantes das marcas.
    Obrigado pelas leituras passadas. Vou continuar a aacompanhar o blog.

    Alfredo- Évora

    ResponderEliminar
  6. Caro Veiga, é com imensa tristeza que vejo encerrado um dos blogs mais interessantes deste miserável País, mas infelizmente é o que temos...
    Quanto ao seu comentário de que muitas motos foram vendidas graças aos seus posts e ensaios, eu reforço, pois a decisão de adquirir a minha foi tomada após a leitura de um rigoroso test drive efectuado por si (SYM MAXSYM 400i). Muito obrigado pelo seu trabalho!! Grande abraço

    ResponderEliminar