Fica aqui o resumo:
Antes das 9 da manhã e debaixo de chuva intensa, já a Valentina estava à porta da Migtec.
Mal entrou, lá foi ela para o "pedestal".
Mestre Carlos ao vê-la, atirou-se logo a ela, começando a despi-la!
Assento retirado...
E toca a retirar a suspensão dianteira!
Ops...
Cá está o Mestre Carlos a tratar das suspensões da Valentina!
Ora toca a desmanchar...
Esta bainha deu algum trabalho...
Tudo bem lavadinho...
Até foi construída, na hora, uma ferramenta especial, para a montagem das bainhas!
Óleo novo...
Cá estão elas, prontas, para serem colocadas outra vez na Valentina.
Só falta o guarda-lamas e a roda...
E já está!
A seguir, Mestre Carlos atirou-se de corpo e alma, à transmissão da Valentina!
Cá está, tudo à vista!
A correia, tal como se esperava, já apresentava evidentes sinais de desgaste e fadiga.
Toca a desmanchar...
Tudo desmanchado e pronto a ser trocado por peças novas!
Roletes com 31 mil km...
Aqui nota-se bem o desgaste... afinal sempre são 73 mil km e por isso mesmo levou uma peça nova.
E... tudo no sítio!
A seguir, foi desmontada a roda traseira...
... para que fosse colocado um rolamento novo na roda traseira.
Por acaso, o que lá estava ainda podia rodar muitos quilómetros, pois estava em bom estado, mas... fiz questão que levasse um rolamento novo, pois o da roda dianteira já tinha sido trocado aos 67 mil km.
Nada como andar descansado...
Com a roda traseira fora, aproveitou-se para fazer a substituição dos amortecedores traseiros, esses sim já em fim de vida!
Já está!
A seguir foi colocado um filtro de ar novo, trocados os óleos do motor e da transmissão, afinadas as válvulas...
E... ficou pronta!
No regresso a casa e apesar do piso molhado que obrigou a rodar bastante devagar, deu para sentir algumas diferenças.
Ao nível da transmissão, as vibrações que se sentiam, simplesmente desapareceram, estando bastante mais suave, principalmente no arranque.
Antes, quando se desligava o motor, já se sentia uma espécie de "pancada" proveniente da zona da transmissão que simplesmente... desapareceu.
Quanto às suspensões apesar de ter andado a baixa velocidade, deu para sentir a scooter com um comportamento mais "justo", mais colada ao chão. mostrando que a suspensão agora está a cumprir a sua obrigação.
Passando por lombas, enquanto antes era sacudido, agora, sente-se o amortecimento, o que antes não acontecia, mostrando que a suspensão agora está a cumprir a sua obrigação.
Mas só quando as condições meteorológicas melhorarem é que poderei aferir das reais diferenças do comportamento da Valentina.
Até já...
Isso em €?????
ResponderEliminarEM QUANTO FICOU O ESTRAGO AMIGO VEIGA
ResponderEliminargrande revisão! Será que qualquer pessoa pode assistir às operações feitas durante a revisão?
ResponderEliminarAmigo veiga quanto gastou José antonio lobo
ResponderEliminarUma revisão a fundo que obrigou a ir ao fundo da carteira.
ResponderEliminarAbraço Companheiro
A pedido de muitas famílias, cá vai:
ResponderEliminarEsta revisão ficou à volta dos 400 euros mais o custo da correia que foi comprada no exterior.
Quanto ao feeedback da correia bando, o que posso dizer é que é excelente, pois quanto a durabilidade é extamente a mesma da correia de "origem" e quanto ao comportamento, no caso da GTS é bastante melhor, pois como já referi, devido ao facto de ser ligeiramente mais curta, poupa +/- 400/500 rotações ao motor,isto circulando à mesma velocidade, comparando com a correia original, aumentando ainda ligeiramente a velocidade máxima em 5 km/h.