terça-feira, 14 de janeiro de 2014

TODA A INFORMAÇÃO - HONDA PCX 125 (2014)



 A NOVA HONDA PCX 125



Durante os dois últimos anos, a PCX125 tem liderado as tabelas de vendas do mercado de duas rodas na Europa. 

O seu design moderno e atraente torna-a ideal para um estilo de vida urbano, jovem e elegante, enquanto as suas compactas dimensões permitem navegar facilmente pelo trânsito – com estacionamento igualmente fácil – na mais movimentada das cidades. 

Adicionalmente, e ainda mais importante, a PCX125 representa uma excelente relação preço-qualidade, em termos de investimento inicial, e baixos custos de manutenção, graças a um preço muito competitivo e às performances e eficiência de combustível do motor.

Há dois anos, a PCX foi a primeira scooter da gama Honda a receber o motor de baixo atrito com nome de código eSP: "enhanced Smart Power" (Potência Inteligente Melhorada). 

Para 2014 – e aproveitando esta fórmula vencedora – os engenheiros da Honda, liderados pelo Chefe de Projeto Yamaguchi-san, não descansaram sobre o sucesso obtido. A nova PCX125, que chega ao mercado na Primavera de 2014, é ainda mais elegante, mais económica e recebeu uma série de atualizações de pormenor para facilitar a vida "em movimento" da cidade.


Conseguir uma aparência "smart" e desportiva, sem aumentar o tamanho, mas melhorando o conforto, foi um fator fundamental no novo design da nova PCX. 

Agora, toda a iluminação é de LEDs, poupando no consumo de corrente, e foi acrescentado um interruptor para os piscas de emergência, bem como um relógio no tablier e uma ficha integral de 12 V.

Talvez o ponto mais importante de todos: a PCX125 é ainda mais eficiente, (com consumo de 2,1 lt/100 km em modo WMTC) graças à adição de pneus de baixa resistência ao rolamento e medidas suplementares de redução do atrito no interior do motor. 

O depósito de combustível de maior capacidade (antes 5,9 litros, agora 8 litros) permite-lhe percorrer cerca de 375 quilómetros por cada reabastecimento.

Nas palavras de Yamaguchi-san, Chefe de Projeto da PCX125:
"Já trabalhei em muitas motos – incluindo a Transalp, a Varadero e a FMX – mas esta foi a minha primeira scooter, por isso agarrei esta oportunidade. O desafio foi enorme! Como a PCX125 sempre foi um modelo extremamente popular, torná-lo ainda melhor, mas manter o seu espírito original não foi tarefa fácil. Mas trabalhámos com afinco e estou muito orgulhoso da nossa nova PCX125; incluímos as atualizações lógicas e mais uma vez, melhorámos os consumos – poupando dinheiro – em benefício dos utilizadores deste modelo nas estradas Europeias."


O aspeto dinâmico da PCX de 2014 reflete as tecnologias avançadas usadas na sua produção e inclui diversas alterações de pormenor que melhoram a funcionalidade e o conforto. 
No entanto, a scooter continua a ter um formato compacto, mantendo toda a sua capacidade de enfrentar o trânsito. 
A posição de condução permanece idêntica e oferece segurança ao condutor; o pequeno encosto para o condutor foi eliminado para maior liberdade de movimentos.
O duplo farol compacto de LEDs acrescenta um toque desportivo e mantém a distribuição da luz na disposição familiar de médios-máximos-médios. 

Os piscas de direção, o farolim traseiro e a luz da chapa da matrícula também são de LEDs, reduzindo a carga elétrica colocada sobre o motor. 

Foi adicionado um interruptor com 4 piscas de emergência.

O compartimento da carenagem esquerda é maior e tem capacidade para uma garrafa de água ou uma lata de refrigerante, contendo também uma tomada de 12 V para carregar um telemóvel. 

Debaixo do banco, há espaço para um capacete integral e o próprio banco de formato em degrau tem agora uma dobradiça acionada por mola, não caindo enquanto estiver aberto.

O banco, bastante funcional, tem 760 mm de altura. Tanto o banco como a portinhola do combustível abrem através de interruptores de um toque e a chave da ignição recebe uma proteção anti-roubo.

A consola central apresenta todas as informações num design elegante e conciso. 


A velocidade é apresentada por um ponteiro iluminado que se move à volta da parte exterior do painel LCD, que contém os conta-quilómetros totalizador e parcial, o indicador do nível do combustível e o novo indicador de eficiência de combustível e o relógio.

A unidade motora de 125 cm³, duas válvulas SOHC, refrigeração por líquido, que equipa a nova PCX125 oferece excelentes performances de arranque: apenas 5,4 segundos para percorrer os primeiros 50 metros

A redução da fricção interna deste motor – menos consumo elétrico e bomba de combustível incorporada – juntamente com a reduzida resistência ao rolamento dos pneus permitem à PCX percorrer uns incríveis 375 km por cada depósito (modo WMTC).
A arquitetura do motor tem por base uma série de tecnologias de baixo atrito. O cilindro descentrado permite reduzir a fricção provocada pelo contacto entre o pistão e o cilindro, transmitindo de forma eficiente a energia da combustão à cambota. 
A câmara de combustão compacta e o sistema PGM-FI de injeção de combustível otimizam a eficiência da combustão e da refrigeração, personalizando as características do binário de acordo com as gamas de rotação em que, tipicamente, uma scooter de 125 cm³ funciona.

O escape inclui um catalisador de 400 células



A camisa "em espinha" realizada em ferro fundido – com diminutas extensões de superfície – mantém controlada qualquer distorção no diâmetro interior do cilindro. Este desenho reduz a tensão nos segmentos, diminuindo a fricção. 

O veio dos balanceiros usa rolamento de agulhas do tipo casquilho, enquanto os roletes, agora mais pequenos e mais leves, trabalham em conjunto com o perfil da árvore de cames e as cargas das molas das válvulas.

Um radiador compacto e de elevada eficiência – integrado no exterior do cárter do lado direito – utiliza uma ventoinha pequena e leve, reduzindo as perdas friccionais e o arrastamento. 

A resistência ao rolamento dentro da unidade de transmissão foi reduzida com a utilização de três bronzes principais de baixo atrito, todos concebidos para lidarem com as respetivas cargas individuais.

O alternador sem escovas, controlado eletronicamente, é um componente integrado, montado diretamente na ponta da cambota e serve também como motor de arranque e como roda diretamente com o motor, são eliminados os ruídos de engrenagem e de carretos.

A função de Paragem ao Ralenti (Idling Stop), pára automaticamente o motor da scooter quando esta fica três segundos ao ralenti, entrando instantaneamente em funcionamento, quando o condutor roda o acelerador. 
O funcionamento deste sistema é ininterrupto, graças ao alternador e ao sistema "swing-back" de retorno, que recoloca a cambota em posição antes do tempo de admissão e de um mecanismo de descompressão que elimina a resistência da cambota criada pela compressão do motor.

Atualizado para 2014, o sistema Idling Stop passa a incluir uma função de leitura da carga da bateria, desativando-se quando necessário, para evitar descarregar excessivamente a bateria. 

A bateria tem também maior capacidade, sendo agora uma unidade YTZ8V de longa duração (anteriormente, era uma YTZ7S).


O quadro, tipo berço, em tubo de aço, com uma reduzida distância entre eixos de 1.315 mm e a geometria da sua direção – 27°de inclinação e 86 mm de eixo de arraste (trail) – permanecem inalterados. 

O peso em ordem de marcha (tara) é de 130 kg.

Quanto aos pneus, são da marca Dunlop – com composto concebido para reduzir o arrastamento – e, em conjunto com a iluminação geral de LEDs de baixo consumo, contribuem significativamente para as melhorias verificadas na eficiência de combustível desta nova PCX. 

À frente, as medidas são 90/90-14 e atrás 100/90-14.

O Sistema de Travagem Combinada (CBS) da Honda funciona com o travão dianteiro de disco de 220 mm e respetiva pinça de três pistões, e com o travão traseiro de tambor com 130 mm de diâmetro.

A PCX irá ser comercializada com as seguintes cores:

- Branco Pérola Cool -
- Preto Pérola Nightstar - 
- Prata Metalizado Moondust - 
- Vermelho Pérola Siena - 
- Cinzento Metalizado Matt Carbonium - 
- Castanho Pearl Havana - 


Características Técnicas
Motor – Tipo Monocilíndrico a 4 tempos, 2 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida
Cilindrada – 125 cc
Potência máxima – 11,5cv às8.500 rpm 
Binário máximo – 12,0 Nm às 5.000 rpm
Ralenti – 1.700 rpm
Capacidade de óleo – 0,9 Litros
Alimentação – PGM-FI Injeção eletrónica de combustível
Filtro-de-ar – Tipo viscoso em filtro de papel
Depósito do combustível – 8 Litros
Transmissão – Embraiagem Automática, centrifuga, tipo seca (V- Matic)
Dimensões (CxLxA) – 1.930 x 740 x 1.100 mm
Distância entre eixos – 1.315 mm
Raio de viragem – 2,0 m
Altura mínima do assento – 760 mm
Altura mínima ao solo – n 135 mm
Suspensão
Dianteira - forquilha telescópica (curso de 100 mm)
Traseira - Braço oscilante com duplo amortecedor (curso de 75 mm)
Pneus
Dianteiro – 90/90 14M/C 46P
Traseiro – 100/90 14M/C 57P
Travões
Dianteiro – Disco de 220 mm com pinça de 3 pistões
Traseiro - Tambor de 130 mm 
(CBS)
Peso em ordem de marcha – 130 kg

Fonte: Honda Portugal


17 comentários:

  1. simplesmente excelente!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom.
    Ajudou a decidir-me pela minha PCX e estou plenamente satisfeito
    Parabéns pelo artigo

    ResponderEliminar
  3. MARAVILHA, SÓ PODE SER HONDA ;)

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo vosso trabalho, já encomendei uma.

    ResponderEliminar
  5. Excelente a PCX 125, bastante satisfeita, dada a minha paixão por motas comprei-a em Setembro, feita agora revisão dos 1000km

    ResponderEliminar
  6. Podem me esclarecer uma duvida existe alguma diferença entre o escape da pcx anterior para esta? Tenho um gianelli na minha que é o modelo anterior a esta mas quero aplica-lo numa nova.Tenho de fazer alguma alteraçao?
    ivminaal@gmail.com se me puderem ajudar?

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma e estou satisfeito parabéns à Honda e seus engenheiros

    ResponderEliminar
  8. Vou comprá-la! É linda.

    ResponderEliminar
  9. Estou verdadeiramente apaixonado por ela. Vou comprar uma custe o ke custar!!!

    ResponderEliminar
  10. Esta PCX125 é uma maravilha só de ver e ler este artigo. Gostaria de ter uma. A ver vamos se ainda a consigo comprar..

    ResponderEliminar
  11. Deixava aqui uma questão. Se for possível responder: Qual a Scooter mais "equivalente" a esta PCX, mas com uma relação preço/qualidade aceitável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A PCX, como sabemos é uma scooter única, daí o seu grande sucesso.

      Rival direta, será talvez a Majesty 125 S, mas que apresenta melhores performances sobretudo no que diz a velocidade de cruzeiro e velocidade máxima, não sendo no entanto tão rápida no arranque. Mas tb é ligeiramente mais cara.

      Entre uma e outra, nada como experimentar.

      Eliminar
  12. Tenho uma Sundown future 2008 que nunca me deixou na mão, mas meu sonho hoje é uma Pcx 150 mas o alto custo não deixa... e melhor eu continuar com minha Sundown mesmo... :(

    ResponderEliminar
  13. Boas, relativamente ao conforto do condutor e do pendura alguém me sabe dar algum feedback? e qual a velocidade maxima?

    Obg
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  14. Boas, relativamento ao conforto do condutor e pendura, alguém me sabe dar algum feedback? e qual a velocidade maxima?

    Obg
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  15. Olá pessoal, gostava de saber uma pequena informação.

    De quanto em quanto tempo a mudança de oleo na PCX 125?
    No manual diz aos 1000, depois 6000 e seguintes de 6000 em 6000 kms.
    Mas disseram me num concessionario que era de 4000 em 4000, como ficamos?

    Abraços e boas curvas

    ResponderEliminar