quinta-feira, 11 de julho de 2013

Não custa nada...


3 comentários:

  1. Excelenete post.

    Sou motorista de autocarros de turismo e sei o que sofre quem tem que adivinhar o que os outros condutores querem fazer...

    Mas aqui também deixo a crítica aos, que como eu, usam as duas rodas. São imensos os que quando vêm um pesado a chegar-se para o eixo da via, se metem pela direita. Colegas, quando um veículo pesado coloca o pisca para a direita e se chega à esquerda, não é um erro do motorista mas sim uma manobra que custa mais nos veículos grandes. Temos que "abrir mais" para conseguirmos fazer algumas curvas.

    Se todos usarmos os piscas e dermos a devida atenção aos piscas dos outros, os acidentes serão bem menos.

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  2. Jorge tens toda a razão.

    Se cada um de nós, ciclista, motociclista e automobilista, cumprisse com as suas obrigações, as estradas não eram o perigo que são.

    Infelizmente nem todos pensam da mesma forma e os resultados estão à vista de todos.

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  3. Veiga,

    Já agora deixo outra dica bastante importante.

    Acontece imensas vezes, principalmente em autoestrada, seja um enlatados ou motos, colarem-se às traseiras dos pesados antes de iniciarem a manobra de ultrapassagem.

    Algo a ter em conta, extremamente importante, é que se quem vai atrás do pesado não consegue ver o espelho retrovisor do mesmo, o condutor do pesado também não consegue ver que está atrás dele. Depois acontecem aquelas situações complicadas em que o ligeiro (moto ou enlatado) querem começar uma ultrapassagem e o pesado inicia, também ele, uma ultrapassagem.

    Outra coisa a ter em conta, é que os veículos pesados têm limitador de velocidade. Os pesados de passageiros estão limitados a 100 kms/h e os de mercadorias a 90 kms/h. Não adianta ir atrás de um pesado a dar máximos para ele andar mais rápido porque ele não vai conseguir aumentar a velocidade. E para terminar, quando um pesado, principalmente em autoestrada, inicia uma manobra de ultrapassagem, é muito raro que desista da mesma, por isso, se o pesado já vai a mudar de faixa, o melhor é travar.

    Se todos tivermos em conta estes factos, a condução será bem mais segura e agradável.

    Jorge Fernandes

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