quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sym GTS 300i Evo - Finalmente a revisão: 64.800 km

Pois é, a troika tem destas coisas e tive de ir adiando a revisão da Valentina, mas finalmente hoje foi o dia! hoje.

Mais uma vez aceitei o convite do companheiro Ribeiro e lá fomos para a sua garagem, tratar da Valentina.

Para começar, trocar o óleo, pois este já rodou cerca de 7.500 km!

 Os "consumíveis" novos.

Óleo bastante preto!

Aproveitando, enquanto o óleo escorria, aproveitei para trocar de vela que segundo o meu mapa de revisões, já tinha 15 mil km!


Velinha bem gasta...

Óleo totalmente escorrido, era hora de colocar novamente o bujão que levou uma anilha nova, evitando assim possíveis escorrimentos. O óleo, é o do costume, 10w 40, semi-sintético.

A bela da anilha nova. 

"Sangue" novo...

Depois, verificar o nível do óleo.

Verificar aperto do bojão e nível do óleo, está tudo ok, então "bora" lá trocar o filtro de ar, que já rodou 13 mil km! E claro, tal como previa, estava num estado lastimável!


Xiiii.... está pouco sujo está! 

 "Pronto Valentina, filtro novo! Agora respiras melhor!"

Depois da substituição do filtro do ar, chegou a vez de trocar as pastilhas da frente da Valentina (Já tinham 23 mil km!), o que fiz pela primeira, vez, pois até agora tinham sido sempre mudadas na Migtec.

Mas, mais uma vez, a troika a fazer-me sujar as mãos! Não seja por isso!

Primeiro, desmanchar o sensor da velocidade, vulgo, "bicha do conta-km".
.
Como era a primeira vez, então atenção redobrada. Já mudei pastilhas a muitas motos, mas nunca tinha mudado a uma com CBS, o que significa trocar 2 jogos de pastilhas ao mesmo tempo.

Desmontar sempre um jogo de pastilhas de cada vez! 
Assim temos sempre as pastilhas que ainda estão montadas, para nos servirem de guia. 

As pastilhas novas e as usadas.

Fazendo as coisas com atenção tudo se torna fácil e foi o que aconteceu.

Ok, está pronto!

A Valentina teve ainda direito a uma bela banhoca, com shampôo e limpeza a camurça e a compressor de ar!

Primeiro esfregar tudo bem esfregadinho! 

Depois de tirar o shampôo com bastante água, secar bem com uma camurça e ar comprimido.

No final, até teve direito a uma foto para a "posteridade"!


No regresso a casa, tudo funciona melhor, desde a travagem que mesmo assim ainda precisa de mais alguns km rodados, para que as pastilhas "acamem" como dever ser.

No entanto, o ronronar do motor e a sua disponibilidade, voltou a ser o que era: uma maravilha!



10 comentários:

  1. Tambem deves trocar as lampadas, a troca dasse de 2 em 2 anos.

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    1. Se as lâmpadas estão boas, se iluminam ainda na perfeição, pq raio hei-de trocá-las?

      Deitar dinheiro fora? Desculpa, mas o dinheiro está "muito caro"!

      Enquanto não vir que estão "cansadas", só serão trocadas se por acaso fundirem.

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  2. Ja agora queria faze ruma pergunta, a Sym não tem o seu proprio oleo genuino, a propria marca não vende o oleo aprovado por eles? ou eles não tem? e mandam meter um oleo de qualquer marca?

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  3. Por acaso nem sei se a Sym aconselha alguma marca de óleo.

    No entanto se existde algo a que naõ ligo é a essas coisas, pois, na sua grande maioria, tudo não passa de acordos comerciais existentes entre as marcas de motos e os produtores dos óleos.

    Acima de tudo, o que se deve fazer é adquirir sempre um óleo que cumpra as especificações exigidas pelo fabricante e que, claro, seja de uma marca conhecida e já com provas dadas no mercado, no que diz respeito à qualidade dos seus produtos.

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  4. Boas Veiga

    Tenho algumas duvidas a cerca da sym gts 300i evo.
    Poderias-me indicar onde retiro o velho óleo e coloco o novo óleo.

    E porque tens 2 óleos diferentes numa das fotos ..
    E para terminar preços dava imenso jeito saber o preço dos travões da frente , filtro e óleo e vela...

    Aguardo uma resposta assim que possas.

    Cumps

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  5. Ora bem...

    Para retirares o óleo do motor, tens um parafuso (bujão) debaixo do motor. também deves retirar uma tampinha que fica no lado direito do motor, que é onde está colocado o filtro (rede), que deves limpar cuidadosamente.

    Tenho 2 óleos diferente pq o motor leva mais de 1 litro, coisa de que me esqueci quando comprei o óleo (embalagem da esquerda) que a Valentina costuma levar.

    Só no dia em que fiz a revisão é que me lembrei disso e para resolver o problema usei um óleo, com as mesmas especificações que tinha cá em casa.

    Quanto aos preços... das pastilhas não me lembro pois foram compradas no ano passado e por isso, já as tenho comigo à algum tempo, tal como acontece com o filtro do ar.

    Faço questão de ir comprando o material que vou precisar aos poucos, pois assim custa menos...

    O filtro do ar anda à volta dos 25 €, o óleo, depende muito da marca que comprares e a vela não chega aos dez €.

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  6. veiga é possivel tirares fotos do processo de mudança de oleo

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  7. Sim, mas apenas quando trocar outra vez o óleo.

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  8. Boa tarde,
    estou sinceramente a pensar fazer a próxima mudança do óleo eu mesmo. Uma pergunta: onde compraste as anilhas?

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    1. Em qualquer loja de peças para automóveis, compras as anilhas. Mas o melhor é tirares a que está lá e levares, para poderem comparar se são iguais. Como são baratas mais vale comprares logo algumas e assim ficam de reserva para as próximas mudas de óleo.

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