segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sym GTS 300i Evo - 57.000 km


A Valentina continua em grande forma!


Atingindo a marca dos 57.000 km, estava mais que na hora de trocar o óleo do motor (fez 7 mil km) e também o óleo da transmissão (fez 12 mil km).

Em conversa com o Miguel Nabais da Migtec, quando referi que as válvulas tinham sido afinadas aos 17 mil km, ele disse-me que estava mais do que na hora de serem afinadas outra vez pois já tinha rodado 40 mil km.

Valentina em trajos menores (foi quase toda despida), tampa das válvulas retirada e eis a surpresa: as válvulas estavam afinadas! Papa-folga nas medidas indicadas e tanto as válvulas de admissão como as de escape estavam com a folga certa!

Nunca pensei que ao fim de 40 mil km e sujeito por vezes a grandes esforços ( de repente lembrei-me das férias do ano passado, na viagem que fiz a Mérida, com pendura, top-case cheia, debaixo do assento cheio, e ainda uma mochila, a rodar na "auto-pista"constantemente entre os 120/130 debaixo de 39 graus centígrados!)

Óleos mudados, Valentina vestida de novo e noto imediatamente o motor mais silencioso. Ouvindo com mais atenção reparo que este "maior" silêncio vem da zona da transmissão, muito mais silenciosa agora do que com a "valvolina" que lá tinha. Pois, decididamente 12 mil km é muito! Tenho de passar a trocar com menos km.

Entretanto, algumas pessoas têm perguntado se com estes km a Valentina já começou a beber óleo ou se as suas performances diminuíram.

Bom, provavelmente e o que é normal, os arranques ou as recuperações podem estar um pouco mais lentas, mas eu, por enquanto, ainda não notei nada. Claro que isto pode ser pq ando com ela todos os dias, estou habituado e mesmo que os seus arranques ou recuperações tenham ficado um pouco mais lentos, não dei conta.

Entretanto, resolvi fazer este pequeno vídeo para mostrar que apesar da já elevada quilometragem, a Valentina ainda está aí para as "curvas"!




Alguém ainda tem dúvidas que esta scooter é uma maravilha?????

1 comentário:

  1. Caro Veiga;
    Não podia estar mais de acordo contigo. Eu próprio fico surpreendido com as capacidades da minha SYM, apesar deser apenas 125 CC, mas já o modelo iEVO.
    Tal como tudo na vida, "colhemos o que semeamos" ou seja, se tivermos atenção e cuidado com as nossas "montadas" elas por sua parte responderão com a mesma disponibilidade.
    Um abraço e votos de mais 57.000 com saúde, para ambos.

    ResponderEliminar