segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sym GTS 300i Evo - 42 mil km



Mais mil quilómetros rodados!


E finalmente, lá foi a Valentina à Migtec, trocar os roletes!


Já na bancada a começar a ser desmanchada...


 Aqui já com tudo à mostra (ainda tinha a junta colada, como se pode ver! Já agora, quando chegar a altura de trocar a correia, terá tb de levar essa junta nova.


A "turbina de ar...


... e o estado em que estava o filtro de esponja, da entrada de ar para arrefecimento.

 
O sítio onde trabalham os roletes!
 

 Roletes com 42 mil km!

Medidos com o o Peckliss, estes tinham menos 1 mm de espessura que os novos! E somente um dos roletes é que apresentava um desgaste irregular, o que é muito bom, devido á elevada quilometragem dos mesmos. Já vi roletes "quadrados" com menos de metade dos quilómetros que estes fizeram!

Percebem agora porque defendo sempre o material original? Podem vir com a conversa dos variadores Xpto que fazem andar mais 5 km/h ou ganhar 1 segundo dos 0 aos 100, mas no que respeita a fiabilidade e longevidade, desculpem, mas... original é original!



Depois de tudo limpo, toca a pôr os roletos novos!



Apesar de ainda faltarem 1000 km, para a revisão, optei por mudar também o óleo, já que estava na oficina. Aproveitei para dar uma olhadela mais atenta ao filtro de óleo (rede) e nada. Nenhum resíduo, nenhuma lixo, nenhuma limalha, o que diz bem da saúde do motor.

Em conversa com o motor ele diz que isto é habitual nos motores Sym, pois mesmo quando muda o óleo ás GTS 125, no filtro nunca viu aparecer limalhas ou algum tipo de resíduo!

Como a Valentina já não está na garantia e por isso mesmo já não está obrigada a fazer as revisões periódicas, a partir de agora, algumas coisas vou eu fazer e outras continuarão a ser feitas na oficina.

O que ela vai precisar nos próximos tempos:

 - Daqui a 3000/4000 km, mudar a correia. A que está lá, já apresenta alguma desgaste, mais ainda está em condições de rodar mais um pouco.

- Afinar válvulas... pois está na hora! A única vez em que foram afinadas as válvulas da Valentina, foi por volta dos 17 mil km. Com 42 mil.... está mais que na hora, apesar de ainda não se fazerem ouvir.

- Mudar óleo dos travões - Também está na hora. Os fabricantes aconselham que se mude o óleo de 2 em 2 anos e sim é verdade, o óleo tem de ser mudado. É visível, que o óleo está mais escuro e também já se sente na travagem o "cansaço" do óleo. Quando se pressiona as manetes é notória uma maior rigidez, obrigando a que se faça mais força.

Pneu traseiro - Pois é, o Bridgestone Hoop, já rodou 25 mil quilómetros! E ainda vai rodar (se não houver nenhum azar!) mais 4 ou 5 mil! Sim, já se nota o desgaste, já está a ficar quadrado e também já se nota algum "escamar nos "gomos" da borracha, mas ainda vai rodar mais algum tempo. E que pneu vai levar? Um Bridgestone Hoop, pois claro! "Em equipa vencedora não se mexe!"

- Lâmpada da matrícula - Apesar de ainda funcionar, estão tão cansada, mas tão cansada que já não ilumina nada! lol



De resto.... venham mais mil km!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário