quinta-feira, 24 de novembro de 2011

X10 - A nova GT da Piaggio



Regulação eléctrica da suspensão traseira, sistema duplo ABS e ASR, travão de estacionamento integrado no descanso, computador de bordo com ecrã LCD, comandos retro iluminados, amplo pára-brisas, triplo porta-luvas e generosa bagageira, são os principais argumentos da nova Piaggio X10. 

Se a isto tudo juntarmos três modernas motorizações – 125, 350 e 500 – então percebemos que, mais uma vez, a Piaggio pretende dar uma estocada valente nos três principais segmentos de cilindrada, as 125, as 250/300 e as 400/500, seguindo a linha do que já tinha feito com as Hexagon, X8, X9 e X Evo, que juntas já representam mais de 400 mil de scooters GT, vendidas pela marca italiana.


Painel de Instrumentos  e comandos  

No meio dos dois mostradores circulares - velocímetro e conta-rotações retro iluminados a azul - temos  o ecrã LCD de 4 polegadas do computador de bordo.

No monitor, são apresentados os dados relativos ao consumo de combustível médio e instantâneo, velocidade média e máxima, autonomia, nível de combustível e temperatura do líquido de refrigeração, e também o tempo de percurso, relógio, temperatura ambiente com aviso de gelo, indicador do mapa duplo da unidade de controlo do motor, nível da regulação eléctrica dos amortecedores, contador de quilómetros com dois parciais e tensão da bateria.


Uma cobertura superior contém as 11 luzes de aviso que indicam o funcionamento dos
máximos, indicadores de mudança de direcção, reserva de combustível, pressão do óleo, aviso do sistema de injecção, imobilizador, ABS, ASR, perigo e inibidor de arranque.

Como podemos ver, informação é o que não falta!

A juntarmos a isto, temos a uma novidade a nível mundial no que diz respeito às scooters que é a retro iluminação dos comandos no guiador, uma solução que, para maior segurança, assegura a identificação imediata e eficaz dos controlos no bloco de comandos à noite


Assento e espaços de arrumação

Em relação ao assento temos a já habitual, neste tipo de scooters, a regulação longitudinal da almofada lombar e tal como já é habitual nas scooters da Piaggio, a prática capa de protecção para o assento, muito útil quando chove.

Quanto ao espaço para arrumação, temos o porta-luvas central, que se onde podemos encontrar a sempre útil tomada de 12V e também, duas gavetas para guardar pequenos objectos, tais como: chaves, carteira, talões de portagem, etc.

Na gaveta da esquerda encontramos ainda uma porta USB que pode ser usada para carregar o telemóvel ou o ligar sistema de navegação.
Debaixo do assento temos um espaço com capacidade para dois capacetes modulares, devidamente equipado com um tapete anti-impacto e luz de cortesia.

Motores

Quanto aos propulsores, temos o já conhecido motor de 125 cc, que equipa outras scooters da marca, assim como o também conhecido motor de 500 cc
( 492 cc) com sistema de vela de ignição dupla e uma potência de 40 cv.

Novidade é sem dúvida o novo propulsor de 350 cc da marca de Pontedera.

Neste monocilíndrico da última geração, os  engenheiros da Piaggio
concentraram-se em soluções técnicas sofisticadas, como o sistema de distribuição com balancins roletados e placas calibradas para o ajuste da folga das válvulas, o sistema de lubrificação por cárter seco e uma embraiagem centrífuga multidisco em banho de óleo com roda livre, que a colocam no topo da tecnologia na área dos motores para scooters.



A combinação destas soluções permitiu obter uma potência máxima comparável à de uma 400 cc (33,3 cv) e um excelente valor de binário máximo (32,3 Nm), mantendo as dimensões, peso e consumos totais de uma 300 e com custos de manutenção ainda mais baixos.
Espectacular sem dúvida, são as revisões, planeadas com intervalos de 20.000 km, com apenas uma mudança de óleo e filtros aos 10.000 km.

Neste moderno propulsor, é possível escolher entre dois mapeamentos diferentes da centralina que podem ser seleccionados directamente a partir do guiador: um mais desportivo, que disponibiliza potência máxima e prestações superiores, e um mais económico
consumo de combustível, ideal para maximizar a distância a percorrer.


Suspensão

Na frente temos, uma forquilha convencional com um curso de 115 mm.

Na traseira, as versões 125 e 350 estão equipadas com um duplo amortecedor hidráulico com pré-carga regulável em 4 posições e curso de 100 mm.

Na X10 500, temos um um monoamortecedor traseiro com pré-carga ajustada electricamente, situado no lado direito do veículo, que recebe a carga da roda através de uma alavanca.


 A pré-carga, que optimiza a estrutura em função da carga e do tipo de condução desejada, pode ser regulada sem descer do veículo apenas accionando o comando up and down, situado na parte de trás do escudo e visível no instrumento através de um ecrã digital.



Pneus e Jantes

As jantes de 5 raios são de 15 polegadas à frente (pneu 120/70) e 13 polegadas atrás (pneu150/70).


Travões - ABS/ASR

A Piaggio X10 vem com um sistema de travagem com duplo disco de 280 mm na frente e disco de 240 mm atrás, equipado de série com o sistema de travagem
combinada,podendo opcionalmente, ser equipada com o duplo sistema ABS/ ASR (Acceleration Slippery Regulation – Sistema de Controlo Antipatinagem).
.
Na versão com ABS/ASR, ambas as rodas estão equipadas com um sistema de detecção de velocidade que mede instantaneamente a velocidade e a desaceleração das rodas comparando-as com as do veículo.
Os sensores comunicam com uma unidade de controlo hidráulico de 3 canais que activa o sistema ABS sempre que uma das duas rodas desacelera repentinamente, veículo, impedindo o bloqueio das rodas e garantido uma travagem estável e eficaz do veículo mesmo em pisos com baixos coeficientes de atrito.

O sistema ASR utiliza também os sensores electrónicos e o ABS para comparar a velocidade de rotação das duas rodas. Quando os sensores detectam uma velocidade excessiva da roda traseira, a unidade de controlo intervém (primeiro no avanço e depois, se necessário, também na injeção) para impedir derrapagens e evitar a perda de controlo do veículo.


O sistema ASR pode ser desactivado através de um botão situado na parte de trás do escudo, para garantir a possibilidade de desengate, mesmo em circunstâncias especiais, como arranque em subida e piso de terra, mas volta a ser automaticamente activado sempre que a ignição é ligada.

Travão de estacionamento

Outro elemento de segurança da nova Piaggio X10 é a presença do travão de estacionamento incorporado no descanso lateral: cada vez que o descanso é retirado, o travão é automaticamente activado, mantendo a estabilidade e a segurança da X10 mesmo quando se estaciona em terreno inclinado.




Características Técnicas

Motor – Monocilíndrico  a 4 tempos(125 cc/ 350 cc)  / Monocilíndrico a 4 tempos com vela de ignição dupla.

Cilindrada -  124 cc / 330 cc / 492 cc

Refrigeração - Líquida

Caixa de velocidades - Variador automático CVT

Suspensão dianteira - Forquilha telescópica hidráulica, Ø35 / Ø41 (curso 115 mm)

Suspensão traseira - (125/350 cc) 2 amortecedores hidráulicos de duplo efeito com mola de pré-carga regulável em 4 posições  / (500 cc) Mono-amortecedor hidráulico de duplo efeito com regulação de pré-carga, mola com controlo electrónico.

Travão dianteiro - Hidráulico com duplo disco em aço inoxidável Ø 280 mm e pinça
flutuante de duplo pistão

Travão traseiro - Hidráulico com disco em aço inoxidável Ø 240 mm e pinça
flutuante de duplo pistão

Pneu dianteiro - Tubeless 120/70 – 15

Pneu traseiro - Tubeless 150/70 - 13

Comprimento - 2250 mm

Largura - 790 mm (sem espelhos)

Altura do assento - 760 mm

Distância entre eixos – (125 / 350 cc) 1621 mm / (500 cc) 1633 mm

Depósito combustível - 15 litros (dos quais 2 litros de reserva)



(Data da comercialização e preços ainda não estão disponíveis)



Fonte: Piaggio Portugal


2 comentários:

  1. Olá, Veiga! Realmente esta scooter é mesmo uma montra de tecnologia, uma frente diferente dos outros modelos da marca, para melhor, na minha opinião!
    É sempre bom vir aqui ao teu blogue, mostras as novidades todas e mais algumas, poupas um tempo tremendo à malta!
    Muito obrigado e boas curvas

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  2. Concordo com a parte da tecnologia. No entanto, espero que não seja como a sua avó, a X9, que tb vinha cheia de tecnologia (para a altura) e depois deu alguns problemas na parte eléctrica.

    Quanto ao design, só depois de a ver ao vivo e a cores é que me pronuncio, pois já aconteceu gostar nas fotos e depois não gostar ao vivo e tb ao contrário.

    Espero vê-la na Batalha!

    Abraço

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