quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Geocaching

Símbolo Mundial do Geocaching


Olá, chamo-me Ricardo Martins, tenho 22 anos, sou do Magoito e daqui a menos de nada irei ser um feliz proprietário de uma Daelim S3 Branca.

Venho através do fórum do amigo Veiga fazer uma apresentação de uma segunda paixão que tenho (para alem das motas como é claro
, o Geocaching.


E o que é o Geocaching? - 

Por palavras bastante resumidas, Geocaching pode ser considerado um desporto, um jogo, uma aventura à escala MUNDIAL!

O conceito é bastante simples, através de um receptor de GPS (qualquer um, desde que exiba coordenadas) iremos procurar uma Geocache, que poderá ser escondida em qualquer parte do mundo.


O que é uma Geocache e onde a poderei encontrar/esconder? -

O conceito de Geocache é bastante vago, pois existem vários tipos de Geocaches, entre elas, a tradicional (normalmente constituída por uma caixinha de pequenas dimensões com um livro de visitas, vários objectos para troca, um lápiz, etc...), poderá ser uma Multicache (constituída por várias coordenadas para achar no fim a Geocache), existe as Geocaches mistério, onde se terá de resolver um quebra-cabeças para determinar as coordenadas da Geocache, entre muitas outras variantes.

Os sítios mais comuns de encontrar Geocaches são miradouros, igrejas, monumentos, sítios históricos, na natureza, e em muitos outros sítios onde a imaginação humana conseguiu chegar. 

Mapa de Geochaches da zona de Lisboa

Um exemplo disso é a Geocache da Estação Espacial Internacional (sim existe lá mesmo uma Geocache!), no fundo do mar a mais de 2000 metros de profundidade numa zona hidrotermal perto dos Açores, uma infindável lista que não poderei enumerar... 

Uma particularidade deste jogo é que vocês mesmo poderão esconder as vossas próprias Geocaches!


Quem pode jogar? -

Todas as pessoas que tenham um GPS. Poderá ser jogado por crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, ou seja por todos nós. 

Agora nem todas as Geocaches estão acessíveis a todas as pessoas, dai terem todas elas um grau de dificuldade que é posto pela pessoa que criou o desafio, acompanhado por uma lista de atributos (entre eles, poderá ser encontrada de dia, apenas de noite, é necessário nadar, é necessário escalar, perigos, não recomendado a crianças, etc...).


Como poderei começar a jogar? -

É bastante fácil, basta registarem-se em Geocaching.com (é grátis!) e seguir o que lhes é mostrado. O site está em inglês mas é bastante intuitivo.

Se precisarem de alguma ajuda existe uma comunidade de Geocachers em Portugal no site geocaching-pt.net.


Como comecei esta aventura? -

Tudo começou com um convite feito por amigos meus que já jogavam a algum tempo. Não sabia o que era e após uma breve explicação decidi experimentar... 

1º Geocache do Ricardo

Hoje já tenho algumas descobertas feitas, já coloquei uma Geocache e tenho mais três em processo, ainda sou novato, mas sempre que vou a algum lado vou sempre acompanhado pelo GPS para poder adquirir mais Geocaches adquirindo assim um pouco mais de experiência, e principalmente para me divertir um pouco.


E porquê falar do geocaching num blogue de scooters? - 

Deverão estar a pensar que este é o local errado para publicar este tópico, mas não. 

Para nos deslocarmos as Geocaches precisamos acima de tudo nos dias de hoje um veiculo que poupe combustível, um veiculo rápido e eficaz, sempre pronto para a acção, cheio de mobilidade e já habituado a passeios sempre divertidos. e que veiculo é esse? As scooters!

Acreditem que com a paixão de conduzir a vossa scooter e com o divertimento de fazer descobertas de locais maravilhosos através do Geocaching, não vão querer outra coisa!

Agradeço desde já o espaço concedido pelo Veiga na apresentação deste tema, e espero que tenha criado pelo menos uma pequena vontade de experimentarem este projecto mundial que já conta com alguns anos de existência e com mais de 1.500.000 Geocaches activas e mais de 5.000.000 Geocachers em todo o mundo!

Qualquer divida disponham, tanto eu como a comunidade Geocaching estará cá para ajudar. 

Poderão fazer os comentários que quiserem que prontamente cá estarei para responder. 

Peço desculpa se me enganei nalgum tópico, mas como disse ainda sou um pouco novato e poderei ter cometido algum erro, como todos nós.


Abraço a todos e boas viagens


Texto & Fotos: Ricardo Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário