domingo, 18 de setembro de 2011

Os três Mosqueteiros!


Pois é, temos mais dois Symianos!

O meu vizinho e amigo Ribeiro, de tanto me ver a passar com a Valentina, sempre com aquele ar mais feliz do mundo, curioso, resolveu também comprar uma GTS, neste caso uma belíssima GTS 125i Evo CBS.
Os receios eram muitos, até fui eu que trouxe a cinzentinha até Linda-a-Velha, mas mal sentou o traseiro na GTS... não quer outra coisa e até a sua esposa já o acompanha numas voltinhas!



E o nosso Grande companheiro Kota, depois de ter passado por quase todas as scooters topo-de-gama (Majesty 400, Burgman 400, Burgman 650, Honda SW) finalmente viu a luz (lolol) e... comprou uma Sym Citycom 300i!

E que melhor motivo para a malta se encontrar e beber um café, do que ver a nova aquisição do Kota?


E assim foi, conversa no Facebook, encontro marcado, telefonema para o Ribeiro, estava livre, óptimo, está combinado: 5ª feira, 10 horas da manhã, na Costa da Caparica!


Eram 9h15m já eu e o Ribeiro estávamos na garagem onde dormem as nossas scooters, a aquecer os seus motores. Saída de Linda-a-Velha com pouco trânsito, entrar na A5 a rolar nas calmas nos 80 km/h, entrar na ponte 25 de Abril (uma estreia para o Ribeiro, pois nunca o tinha feito de moto), virar para a via da Costa e num instante, estávamos em frente à Fábrica dos Pastéis da Caparica que... estava fechada! Não há crise! vamos para uma esplanada.
Minutos depois aparece o Kota na sua Citycom branquinha, ainda a cheirar a novo e lá fomos nós até uma das muitas esplanadas que pululam naquela zona.

E claro, lá fui eu estrear a Citycom. Uma voltinha pequena, mas que deu para perceber que é máquina.


Já me tinha sentado numa, mas conduzi-la é muito diferente. Quando me sentei, pensei para mim " hum... espaço pequeno para os pés", mas não. Claro que não dá para esticar os "presuntos" como na GTS, mas a carenagem frontal, possui umas reentrâncias muito bem colocadas, dando assim mais espaço á colocação dos pés.

Arranquei e noto logo que fico mais perto do ecran frontal, mas nada que atrapalhe a condução. Aumento a velocidade um bocadinho (não muito, pois está em rodagem) e logo reconheço a resposta do propulsor de 264 cc que também equipa a minha Valentina, se bem que este ainda algo preso. Na Citycom, sente-se mais o trabalhar do motor , pois não está tão tapado como na GTS.

Uma mais valia da Citycom em relação à GTS é o acesso ao filtro do ar, pois enquanto nesta, para o trocarmos, basta apenas desapertar os parafusos da tampa da caixa do filtro de ar, na GTS é preciso retirar também o plástico lateral esquerdo, o que dá uma trabalheira do caraças!


E claro, a diferença da dimensão das rodas, está bem presente, pois o pisar da moto é diferente. Com a Citycom, passei por algumas daquelas passadeiras "altas" e deu para perceber que a Citycom as passa de forma mais eficiente que a GTS, tudo por culpa das rodas maiores.

Outra factor positivo na Citycom é o facto dos piscas terem um sinal audível, sendo impossível alguém esquecer-se de os desligar, pois ouve-se muito bem.

Pela negativa o facto de não ter os 4 piscas.



Após a voltinha na CItycom, tempo de bebermos os cafés, pôr a conversa em dia, olhar para o relógio e...ops.... já passa do meio-dia e tenho de estar em Linda-a-Velha à uma da tarde.

Despedidas feitas e fica a promessa de realizarmos uma passeata pela Arrábida, com um almoçarada em Setúbal, para o tradicional choco frito.


É tão bom andar de scooter, não é?

10 comentários:

  1. Veiga fiquei impressionado mesmo foi com o porte da Gts125 Evo!!! Caramba praticamente não tem diferença da 300!

    ResponderEliminar
  2. Boas Rubinho!

    As GTS 125i Evo CBS e GTS 300i Evo são iguais, excepto as seguitnes diferenças:

    - Motor (claro, né?)

    - Rodas: a 125 tem tamanho 12 atrás e 13 à frente e a 300 tem nas duas rodas a medida 13.

    - A 300 é maior 4 cm entre eixos, Provavelmente tivera de esticar este cm para conseguirem colocar o motor da 300, ligeiramente maior que o da 125.

    - A 300 tem luzes de nevoeiro e a 125, não.

    De resto são iguais.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo

    Tenho andado para me decidir sobre a aquisição de uma scooter e vim parar ao seu blog.

    Entretanto fui visitar um concessionário Sym e estou indeciso entre a gts 125i evo e a Joyride 125 evo. Sempre são 600 euros de diferença que, nos tempos que correm é dinheiro.

    Para um uso citadino em Lisboa pareceu-me que a Joyride seria mais do que suficiente. Qual é a sua opinião como conhecedor?

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, olhando para a gama 125 da Sym, podemos constatar que na GTS é a topo de gama. A Joyride vem a seguir.

    Se a Joyride chega? Claro que chega e sobra, mas a GTS faz a diferença, mais espaçosa, mais confortável e agora, quase de certeza mais económica, pois tendo injecção electrónica, é quase de certeza mais económica que a Joyride, que ainda é a carburador.

    Ainda ontem estive com o companheiro Marco, que tem uma GTS 125i Evo CBS e que todos os dias faz quase 80 km e que me diz que a GTS faz, 400 km com um depósito Sem dúvida muito bom.

    No entanto se optares pela Joyride, ficas bem servido... mas sempre que olhares para uma GTS...

    ResponderEliminar
  5. Caro Veiga,
    Já há uns anos tive motos grandes de estrada, depois tentei o TT e adorei,tanto que ainda tenho Uma KTM 450, embora ande pouco ainda me apetece ir para o mato.
    Mas agora faço cerca de 100 Km por dia em percursos pequenos 10-15 km e estou farto de fazer medias de 9L/100. Olho para as scooters mas não percebo nada do que vejo. Hoje numa loja falaram-me na SYm 125/300 e na Citycom 300, fiquei baralhado. Parece-me que uma 300 para fazer um pouco de auto-estrada (Alverca-Lisboa) seria mais indicada e nesse aspecto a CitY é mais barata......o que acha desta opção?

    ResponderEliminar
  6. Olá Rui, bem vindo ao GOSTOdeSCOOTERS.

    Sou da mesma opinião. Aliás acho que a cilindrada entre 250 e 400 é a ideal para o conceito scooter.

    Como já deves ter lido aqui no blogue, tenho uma GTS 300i Evo, faz daqui a dias 2 anos e está com 38 mil km, sem, até agora, ter dado nenhum problema (toc, toc, toc).

    Para aquilo que preciso esta GTS chega e sobra e como podes ver, faço um uso intensivo dela, anda todos os dias, praticamente sem excepções, faço grandes viagens com ela, até com pendura e muita carga e... estou simplesmente satifeito com ela.

    Agora entre a Citycom e a GTS existem como é óbvio algumas diferenças.

    Se em estrada e auto-estrada a GTS se torna mais confortável, porque vamos mais protegidos contra o vento frio e chuva, porque podemos esticar as pernas, porque o pendura vai melhor sentado, já em cidade e principalmente nas ruas em mau estado e com linhas dos eléctricos as dimensões maiores das rodas da Citycom, naturalmente sobressaem, sendo mais fácil e mais confortável rodar com a Citycom, do que com a GTS. Não é que não se rode bem com a GTS, claro que sim, mas aqui a roda maior faz toda a difeença.

    Quanto ao motor, é o mesmo. Aliás, este propulsor de 264 cc foi montado, primeiro na Citycom e algum tempo depois é que apareceu na GTS, quando lançaram a versão Evo.

    Quanto ao equipamento, a GTS é melhor equipada, pois tem 4 piscas e luzes de nevoeiro, que a Citycom não tem.

    Aliás a GTS é a única scooter que tem luzes de nevoeiro e senão me engano é mesmo a única moto que trás luzes de nevoeiro de série.

    Dei uma voltinha na Citycom 300i do companheiro Kota e gostei muito. Mas tambem gosto muito da GTS!

    escolha difícil sem dúvida.

    Tenta andar nas duas. mas como sei que iso é praticamente impossível, tenta pelo menos sentar-te em cada uma delas, para as "sentires".

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Muito bom o seu site Veiga! Legal conhecer irmãos em terras tão distantes mas com o mesmo bom gosto por MaxiScooters. Sou do Brasil, estado do Acre. Dá uma olhada no meu site ok? Saudações

    http://acreduasrodas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Olá pessoal. Meu nome é Henrique é falo aqui do Brasil.
    Venho por meio deste blog divulgar o forum oficial da SYM Citycom 300i no Brasil. Gostaria de contar muito com a ajuda de vocês europeus que já estão no mercado de scooter há anos, enquanto no Brasil nos últimos é que vem crescendo esse mercado.
    A participação de vocês nesse forum será de grande importância para nós!

    Segue link: http://citycom.forumeiros.com

    Aguardamos a visita de vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Henrique, bem vindo a este cantinho tuga!

      Vou colocar o teu link aqui no blog.

      Eliminar
  9. Que sorte de vocês amigos, que tem a sua disposição varias concessionaras SYM por todo o pais. Aqui no Brasil temos somente a montadora DAFRA e sua rede de lojas e que infelizmente não esta a altura de representar uma marca tao conceituada no mercado Europeu que é a SYN.

    ResponderEliminar