segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Test-Drive Sym Maxym 400i - JGC Motos/GOSTOdeSCOOTERS (454 km percorridos até agora))



Agora que já percorri quase 500 kms a bordo da Maxsym 400i já vou chegando a algumas conclusões.

Quando a fui levantar à JCG Motos e percorri os primeiros 57 km... veio a desilusão!

Isto vibra tanto!

E não anda nada!

Pois é, o motor da Maxsym 400i vem tão preso, tão preso que... a moto não andava! É verdade, acelerava e não passava das 4500/5000 rpm! Puxava por ela, quase de acelerador a fundo e era o mesmo que não o fazer, pois a resposta era sempre a mesma.

No entanto com o passar dos quilómetros e os primeiros puxões... eh lá, o que é isto? Afinal de contas... isto até anda... e hoje, domingo, ao fim do dia, quando regressava a casa depois de ter feito 230 quilómetros, na AE entre Alverca e Lisboa, decidi apertar com ela  a sério pela primeira vez e... às 7000 rpm a Maxsym vai a 150 km/h! Alíás, até deu um pouco mais, pois logo a seguir e às 7500 rpm, o ponteiro do velocímetro tocou nos 160 km/h, mas para mim esta marca ainda não conta, pois nesse local a AE começava a descer ligeiramente. Quero saber que velocidade máxima ela atinge em recta, pois a descer, todos os santos ajudam.
Ora bem, se levarmos em conta, que a Maxsym  nem 500 quilómetros ainda tem e que foi a primeira vez que a "estiquei" a sério, penso que foi muito bom, ainda por cima sabendo que o red line só começa ás 8500 rpm! Nada mau, pois não?

A velocidade no arranque aumentou substancialmente,  assim como a forma como agora acelera quando se sai de uma curva apertada e se "dá punho"!

Agora algo que não gosto! No primeiro dia, embirrei solenemente com as vibrações dela. Ok, eu sei que é uma monocílindrica com 399 cc, ou seja é muito difícil disfarçar as vibrações dadas por um piston de grandes dimensões, mas a Maxsym, tal como acontece coma Majesty e com a Burgman 400 (esta em excesso como se sabe) vibra e logo na faixa de rotação que se usa mais quando circulamos devagar, ou em cidade no meio dos carros. Entre as 3 mil e 4 mil, vibra muito. Aliás, vibrava muito mais nos 2 primeiros dias do que vibra agora e creio que com o passar dos quilómetros, essas vibrações vão diminuir um pouco, mas estarão sempre lá! Penso que aqui não existem dúvidas que só com motores de 2 cilindros é que estas vibrações deixam de existir nas scooters e aqui a SW-400 da Honda, com o seu motor bicilíndrico, faz toda a diferença!



Voltando às coisas boas:

Suspensão: Rija, mas ao mesmo tempo confortável! Confusos? Ora deixa cá tentar explicar: já alguma vez conduziram um BMW? Se sim então já perceberam o que quero dizer. A Maxsym, tem um pisar á BMW, suficiente rija para curvar bem, mas confortável q.b., pois quando em mau piso, nota-se bem que a suspensão faz o seu serviço, fazendo com que a scooter siga colada ao chão, sem no entanto sacudir em demasia o condutor. Sim, sente-se mais a suspensão traseira que a da frente, mas o certo é que tem um comportamento exemplar.
Para testar a Maxsym a curvar, levei-a para uma estrada que adoro e que conheço muito bem, a estrada que liga a Malveira a Bucelas e só vos posso dizer que curvei como já não curvava à alguns anos. Com a GTS 300 é completamente impossível curvar como a Maxsym, curva. Impecável!Travar antes da curva, apontar, deitar e ainda com ela deitada, rodar punho e siga! Não abana, não resvala, nada! Além do bom comportamento das suspensões, penso que as medidas dos pneus contribuem largamente para este comportamento em curva.
Positivo também o comportamento dos Pneus, sim eu sei, detesto os Maxxis que as GTS trazem, mas estes estão a anos luz. Nunca senti a scooter a escorregar e agarram-se muito bem à estrada.

Travões: Muito bons! Os dois discos à frente fazem a diferença. Diminuem muito rapidamente a velocidade da moto, são progressivos e rodando forte, como fiz na tal estrada entre a Malveira e Bucelas, nunca mostraram diminuição de eficácia devido ao calor.


Protecção contra o vento: para já informo que a posição do ecran pode ser alterada, mas de forma manual. Na posição mais baixa,  a usada até agora, posso dizer que faz uma grande diferença para a GTS. Nestes dias tenho circulado sempre com o Shark, na posição de aberto e mesmo quando a puxei e dei os tais 160 ligeiramente a descer levava o capacete aberto. Claro que a esta velocidade não existe milagres a menos que tenhamos uma marquise! Mas a velocidades normais entre os 100 e os 130, 140 km/h, circula-se perfeitamente com o capacete aberto.

Vento: vento, o que é isso? Está bem que só no primeiro dia é que apanhei vento e mesmo assim não foi o que costuma ser, mas já deu para perceber que existiu por parte da Sym uma grande atenção, pois a Maxsym simplesmente não abana, comportando-se como uma moto e não uma scooter, Nem mesmo na A5, ao entardecer e na zona da estão de serviço de Oeiras, onde normalmente o vento sopra muito forte, a senti a abanar! Que diferença para a GTS!

Acabamentos, sem dúvida bons! para se ver até que ponto isso foi levado em conta na concepção da Maxsym, basta reparar que não existe um único parafuso, à mostra em toda a zona plástica da scooters
Não existem, pelo menos até agora, ruídos parasitas, sendo grande a evolução, quando a comparamos com a GTS, principalmente quando circulamos em mau piso ou no empedrado, É uma diferença do dia para a noite!

Espelhos? Esqueçam os da GTS!! Sim, sem dúvida, são muito bonitos, mas a eficácia destes, está a anos-luz! Visibilidade traseira óptima e sem termos de andar a desviar ombros!

Quanto ás luzes e apesar de já ter circulado de noite, ainda não deu para testar em estrada, que é onde realmente interessa.


Duas coisas menos positivas:

A afinação do encosto lombar do condutor devia ser mais ampla, pois tal como acontece na GTS, também esta deveria poder ir mais uns centímetros para trás. Eu noto que podia ser mais ampla, mas também, como tenho um corpinho elegante de um elefante, não sou exemplo. isto não quer dizer que vou mal sentado ou apertado, antes pelo contrário, pois existe mais espaço que na GTS, mas... que podia ser ainda um bocadinho melhor! Pelo menos para mim, se o encosto lombar recuasse mais uns 3 ou 4 cms, a posição era perfeita!

Esta ainda é para tirar dúvidas. Ou sou eu que não estou atento e não o vejo a descer, ou o ponteiro do marcador da gasolina não desce progressivamente, mas sim de 1/4 em um 1/4! Estranho, sem dúvida, Ou é alguma modernice, ou... não sei. O certo é que já andava desconfiado que se passava algo pois via sempre o ponteiro ou cheio, ou a 3/4, ou no meio ou a 1/4, nunca o vendo, como fazem todos, a descer progressivamente. Até que algures em Alverca e eu já espantado de ver o ponteiro no mesmo sítio, vejo que ele desce direitinho, da marca de 3/4, para meio! Tenho de tirar isto a limpo!



Falando do ponteiro da gasolina, falta escrever sobre o consumo: quando levantei a moto (tinha apenas 3 km!) atestei e 224 km depois atestei de novo e ela levou 10,34 l, fazendo uma média de 4,62 por cada 100 quilómetros percorridos. Sendo a primeira média e sabendo que o motor estava (e ainda está!) extremamente preso, penso que não é nada mau! Vamos ver qual será a próxima média, levando em conta que já andou a um ritmo mais forte (aquela estrada é simplesmente deliciosa, ali não resisti e puxei por ela!) e levou o primeiro "puxão" a sério.

Já me esquecia, não se pode atestar o depósito até á "boca", pois começa a deitar fora pelo pelo respirador. Das duas vezes que a atestei, foi até ao gargalo e...começou a deitar fora. Não é muito mas... é algo a evitar.

Debaixo do assento...também podia ser melhor. Penso que o volume de carga é muito idêntico à GTS, só que distribuído de outra forma. O meu Shark Evoline II não cabe. Aliás até cabia se não fosse o estreitamento que existe no interior, porque o meu Nau modular cabe mais à vontade do que na GTS, onde o tenho sempre de colocar ligeiramente aberto, para conseguir fechar o assento. Resumindo, meto lá tudo o que normalmente trago na Sym e ainda me sobra um bocadinho de espaço, mas penso que aqui a Sym poderia ter feito muito melhor!

Por agora e como conclusão, posso apenas dizer que da desilusão dos primeiros dias, neste domingo (ai aquela estradinha, aquelas curvas...) a Maxsym soube conquistar-me!


Por agora é tudo...












Devido ao tardio da hora, a informação contida neste texto está assim para o dispersa, mas... estou cheio de sono e amanhã (daqui a pouco) tenho de me levantar cedo!



8 comentários:

  1. Carlos Gomes - Azeitão8 de agosto de 2011 às 21:43

    Está tudo dito amigo, mais um belo vídeo como nos habituaste, e saudades da Valentina como é?
    Épa faz-me uma grande confusão como tu andas de mota e gravas ao mesmo tempo, tens que explicar-me isso bem explicado, se fosse eu já tinha ido ao tapete.para quando a 6ooi.abraços.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Veiga! Já me ultrapassas-te na quilometragem! E pelo visto, andamos com preferências semelhantes!
    Por coincidência, no domingo também me deu para fazer a marginal até Cascais e depois fazer o desvio ao cabo da roca, mas tudo da parte da tarde.
    Continuas-te pela estrada fora, enquanto eu optei por fazer um desviozito por Sintra para levar uns travesseiros para saborear na chegada a casa, ainda estavam quentinhos :)
    Tenho que dizer que não me tinha apercebido do pormenor do "salto" da agulha do combustível mas hoje de manhã a agulha ficou em 3/4 e não em cima do marcador de cheio, como a tinha deixado ontem à noite! Realmente, isto merece ser visto com mais atenção, Obrigado pelo ponteiro!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Carlos...

    são muitos anos a virar frangos (e a dar com os cornos no chão! lolol)

    ResponderEliminar
  4. Veiga eu havia lhe perguntado antes sobre alguns aspectos de espaço do MaxSym, mais não sei por qual motivo você não me respondeu? Mais de qualquer maneira de uma forma indireta você me respondeu! Quando comentou sobre a diferença de espaço de sua GTS e a Max!!!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Olá Rubinho.

    Como podes ver nos muitos comentários sobre a Maxsym 400i, muitos companheiros também colocaram muitas questões sobre a Maxsym 400i, e por isso mesmo também não dei uma resposta imediata e directa, esperando para escrever sobre as minhas primeiras impressões e aí tirar (ou pelo menos tentar) tirar as dúvidas todas.

    Em relação ao espaço debaixo do assento, penso que com jeito, cabem lá dois capacete abertos, vulgo Jet, ou um capacete integral(modular normal e mais algumas coisas.

    Agora se for um capacete de dimensões mais avantajadas como é o meu Shark Evoline II, já não cabe, tal como aconteceu na GTS.

    Tenho no espaço da Maxsym, tudo o que tinha na GTS e ainda lá podia pôr mais algumas coisas, tais como um casaco, luvas, etc.

    ResponderEliminar
  6. Grande teste Veiga e Excelente reportagem.
    Fiquei surpreendido com as capacidades desta maxi.

    Agora fiquei com vontade de a experimentar.

    Em relação aos plásticos da SW-T 400 posso-te dizer que não os acho grande coisa,já para não falar nos punhos de borracha que sujam as mãos, seja no Inverno ou no Verão.

    Continua a prendar-nos com estas coisas.

    Francisco (mais conhecido por DIMAN).

    ResponderEliminar
  7. Boas Diman, tudo bem contigo?

    Infelizmente, não existe a scooter perfeita.

    E claro que todas sem excepção tem as suas lacunas e coisas menos boas.

    Obrigado pelas tuas palavras


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Saudações,

    Vejo que o salto do indicador de combustível será normal.

    Será que a SYM já pensou em solucionar a esta situação?, ontem ia em cima da ponte Vasco da Gama com o ponteiro na reserva, quando olhei de novo estava já "morto", apanhei tal susto que pensei olha tenho que ir buscar uma garrafinha....

    Abraço a todos

    ResponderEliminar