sábado, 6 de agosto de 2011

Sym Maxsym 400i - Primeiras impressões

O companheiro Victor M, provavelmente foi o primeiro "tuga a ter uma Sym Maxsym 400i!

E tal como tinha prometido enviou-me via email, as suas primeiras impressões sobre a nova scooter da marca taiwanesa, assim como algumas fotos da sua "branquinha".

Fica o relato na primeira pessoa:



"Olá, Veiga! Tudo bem contigo?


Ontem fiz apenas 97 km, mas já deu para as primeiras impressões. A primeira que me vem à cabeça, é que o motor com ela parada, tem mais vibrações que a gts 125 que eu tinha (a 1ª versão, de 1 farol) e isto é bem visível na vibração nos espelhos!

O assento parece-me ser confortável, mas mais rijo que nas gts.

Relativamente ao motor, não tem nada a vêr! Dispara com uma calma aparente, mas quando olhamos para o velocímetro, já vamos a mais de 80 km/h e o acelerador vai meio! Nas subidas tem bastante força, experimentei numas de inclinação bastante acentuada que há alí em Famões e nas calmas, subiu a 70 km/h com potência ainda disponível (não quero puxar muito agora, quero fazer a rodagem em condições).

Ainda é cedo para dizer com certeza, mas avaliando pelo que desceu no ponteiro do combustível, comparando com o que descia na minha antiga gts, parece que os consumos andam bastante semelhantes, ou mesmo inferiores. Posso estar enganado, pois o depósito da maxsym tem mais 3 litros e a forma do mesmo pode ser bastante diferente, o que pode enganar.

Para já, gostei bastante da nova localização do bocal do combustível, é mais prático para atestar, independentemente do lado que nos encontramos da bomba e não temos a tampa a atrapalhar o ângulo da agulheta.

O espaço debaixo do assento mudou um pouco, mas não cresceu muito! Como sou cabeçudo (uso XL nos capacetes) e o meu shoei multitek tem uma calote maior do que é na maior parte das marcas, continuo a não conseguir meter o gajo debaixo do assento. Outros capacetes pode ser que se consiga e nos tamanhos L e abaixo não há problema de certeza.

Notei que tenho um acréscimo de espaço para pousar os pés (tenho 1,74m da altura) e continua numa posição natural, talvez um pouco mais "relaxada", entenda-se o ângulo das pernas não é tão recto.

A altura ao chão para mim está óptima, no plano pouso ambos os pés completamente, sem problemas (isto é bom quando se engata a marcha atrás :) ).

Colocar a scooter no descanso central, parece-me ser tão ou mais fácil que na gts. Fiquei com a impressão que não levanta tanto a roda traseira, se for isso, está aqui a razão!

Gosto muito das cores e novas funções do painel de instrumentos. A borda prateada e o fundo a imitar carbono acho que ficam espectaculares!
O facto de se poder alternar entre km e milhas, é excelente para a marca, faz apenas um painel independentemente do país de destino e para quem fôr dar um GRANDE passeio por algum dos países que usam milhas (tipo Reino Unido), facilita para não infringir os limites de velocidade :)

Sinto falta é de um acessório que ainda não há que é o suporte para top case. Faz-me falta no dia-a-dia para levar a mochila, o portátil ou quando vou fazer algumas compras de mercearia.

Assim que for fazendo mais quilómetros, vou dando mais notícias.

Abraço,


Victor M."










 Decididamente, esta seria a cor que eu escolheria, se comprasse uma Maxsym 400i!

A meu ver é a que lhe fica melhor! 

Mas, gostos são gostos e se por exemplo, muita gente gosta das cores preta e cinzenta, eu, estou enjoado. 


Companheiro Victor M., obrigado pela tua participação no GOSTOdeSCOOTERS, tenho a certeza que muitos irão gostar de ler as tuas primeiras impressões sobre a Maxsim 400i.

     

6 comentários:

  1. Carlos Gomes - Azeitão6 de agosto de 2011 às 08:47

    Parabéns Victor M. que gozes muito a tua scooter nova e que tudo te corra pelo melhor com ela,muitos e bons klm.Veiga para ti aquele abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos! Obrigado Carlos, espero que assim seja! Estou a pensar amanhã sair para uma volta "em condições" e se assim fôr, volto a dar notícias ao pessoal. Veiga, um dia destes temos de combinar uma fresquinha.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Victor e veiga, a branquinha é bem bonita até faz pensar duas vezes na aquisição de uma se realmente os consumos não forem altos...os meus parabéns aos dois.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Veiga
    Esta coisa de postar em blogs é, de momento, um mundo novo, pelo que, se houver algo de errado, as minhas desculpas ( mandei antes um comentario que não apareceu, desconheço se tera ou não entrado ).
    Como o Vitor M diz que sente a falta do top case, por ainda não haver, ele que veja o KIT TOPMASTER SOMX41ST da SHAD, que, segundo parece, é ainda o unico que é indicado para a menina dele.
    Cumprimentos
    Jorge Pinto - Lisboa

    ResponderEliminar
  5. O kit da Shad pode ser visto aqui:

    http://www.shad.es/descargas/shad2083.pdf

    ResponderEliminar
  6. Olá Veiga e Jorge,
    obrigado pela informação. Pelo visto, temos andado a vêr quase em simultâneo os mesmos sites! Acabei de vêr a pouco o site da shad e vi lá o suporte. Parece-me no entanto um pouco frágil, daqueles que a top case vai sempre a abanar toda.
    Vou esperar mais um pouco e vêr qual vai ser a solução apresentada pela Givi. Na gts 125 a da Givi era considerávelmente superior em termos de robustez (na minha opinião).
    Se entretanto virem mais um suporte de qualquer outro fabricante, agradeço desde já o link.
    Abraço a todos,

    ResponderEliminar