quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O regresso da Valentina




Como puderam ler aqui no blogue, durante 15 dias, andei com uma Maxsym 400i, o que é o mesmo que dizer, que durante esse tempo, a Valentina esteve de férias... na JCG Motos.

E o que aconteceu, quando fui lá deixar a Maxsym?

Nada de novo, coloco a chave na ingnição, rodo a chave, espero uns segundo até a luz do EFI apagar (fazer o check-up) carrego uma vez no botão do start e... a Valentina acorda!

Pois é, 15 dias sem andar e pega à primeira! Sinceramente, não estava à espera de outra coisa! lol

E depois as diferenças!

Lado a lado, GTS e Maxsym, a diferença de tamanho, até não parece ser muita, mas quando nos sentamos, aí sim, a diferença está bem presente!

Quando me sentei de novo na GTS, após ter feito 1000 km na Maxsym a GTS, pareceu-me pequena, muito pequena. Não no assento, pois aí não notei quase diferença nenhuma, mas sim, imediatamente, no tamanho do guiador e a posição do mesmo. Que diferença! Depois...bom toda a zona da GTS é mínima, quando comparada com a Maxsym. Não ter ali aquele enorme e lindíssimo painel de instrumentos faz grande diferença.
Iniciei o meu regresso a casa e de imediato senti o menor peso, mas pior foi quando entrei no IC19 e aumentei o ritmo! Porra, que vendaval! Realmente a diferença da protecção entre o vidro e a frente da GTS e da Maxsym é muito grande. De repente dei comigo a pensar que a compra de um vidro maior para a GTS seria algo em que pensar.
Assim que cheguei aos 80/90, tive de fechar a viseira do capacete, pois a ventania era mais que muito.
Claro que quando se está habituado a protecção da GTS é boa, mas depois de se ter feito 1000 km numa scooter que tem um ecran que realmente nos protege  do vento...nota-se bem a diferença.

Falando em diferenças... que diferença entre o motor da Maxsym e da GTS. Sim toda  agente sabe que o motor da Maxsym é mais potente, mais rápido, mais blablabla...mas onde o motor da GTS vence em toda a linha o motor da Maxsym é na suavidade, silêncio e total ausência de vibrações!

Sinceramente, fiquei surpreendido! Aqui sou obrigado a elogiar o pequeno propulsor da GTS 300i Evo. Não se esqueçam que esta scooter, é uma falsa 300, pois o seu propulsor apenas tem 264 cc e perante isto digo, é sem dúvida um magnifico motor.

Suave, sempre disponível desde as mais baixas rotações, sobe com desenvoltura de rotação, é bastante económico e quanto a fiabilidade, penso que a Valentina é a "prova viva", disso mesmo, fiabilidade a toda a prova!

Ah é verdade já me esquecia de falar nos pneus. O pisar extraordinariamente macio dos Bridgestone também me surpreendeu.
Por isso digo, sim os Maxxis que calçam a Maxsym 400i, portam-se muito bem, pelo menos em piso seco, mas o "pisar" dos Bridgestone, estão muito acima!

Querem ficar com uma Maxsym 400i, com um comportamento ainda melhor e acima de tudo mais confortável? Montem-lhe pneus Bridgestone, neste caso os Battlax (naquela medida, segundo informação do companheiro Sagc os Hoop são substituídos pelos Battlax) e vão ver a diferença!

Um excelente scooter como a Maxsym, merece sem dúvida uns excelentes pneus!

Mas... depois de ter andado na Maxsym e agora ter voltado a rodar na GTS, comecei a pensar no seguinte:

Para o uso que lhe dou, a Valentina não chega?

Penso que basta ler tudo o que já escrevi neste blogue, diz tudo sobre a Sym GTS 300i Evo.

E a minha resposta só poderia ser uma: SIM CHEGA!

Ok, a Maxsym é uma scooter, maior, mais estável, trava melhor, é mais segura, mais potente, anda mais, é mais rápida, mas para o uso que lhe dou, para o trabalho que faço com ela, as voltinhas que dou com a minha mulher e filhota não chega? E as minhas viagens? Não chega?

CLARO QUE CHEGA!

Claro que gostaria de ter uma Maxsym 400i, ou então se tudo fosse perfeito a nível financeiro, uma Honda SW-600, ou num acesso de loucura uma Honda DN-1, mas olhando para isto tudo tentando esquecer o lado emocional, preciso mais do que o que a Valentina me dá? Sinceramente não!



Falando racionalmente a Valentina, a Sym GTS 300i Evo, é tudo o que preciso!

Bonita, elegante, espaçosa, confortável, bem equipada, segura, prestações razoáveis para a cilindrada, económica e muito fiável. Então preciso de mais para quê?

Claro que o lado emocional conta muito e ver o velocímetro a subir dá aquele gozo... que só quem anda de moto sabe o que é...

Por isso digo, estou muito bem servido com a Valentina e com ela continuarei durante muito mais tempo, a não ser que tenha algum azar com ela e por isso seja obrigado a comprar outra scooter.

Quando decidir trocá-la e se  ainda se mantiver a crise actual (é o mais certo!!) penso que a escolhida será novamente uma 250/300 e poderá estar algures entre uma Citycom 300i (a roda grande, cada vez deve ser mais levado em conta e a quase exclusividade deste modelo também!) e uma possível GTS Evo II, ou coisa parecida!


Até lá... continuo muito feliz com a minha Sym GTS 300i Evo, a minha querida Valentina!



13 comentários:

  1. Boas tardes.
    Antes de mais gostaria de dar os parabéns ao Blogge, bem escrito e esclarecedor.

    Estou a pensar em comprar uma SYM GTS 125, não tenho carta de mota por isso esta nova lei veio a calhar.
    Falei com um colega que tem Piaggio 400 que me disse que a SYM nas auto estradas é perigosa porque anda pouo, ou seja para atingir os 100/110 vais nas rotações mais altas, gostaria de saber se é verdade??
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Parabéns pelo Blogge, esclarecedor e bem escrito.

    ResponderEliminar
  3. Bem vindo

    Antes de mais, obrigado pela tuas palavras.~


    Em relação à tua dúvida e seguindo o raciocinio do teu amigo, todas as 125 são perigosas e não só a Sym, pois na sua grande maioria a sua velocidade máxima é essa.

    Mas basta olhares à tua volta e veres quantas 125 é que vês a rodar nas AE de Portugal para veres que o risco é minimo! Claroque se fores numa 125 e te colocares a 100 á hora na faixa mais á esquerda, arriscas-te a levares um "empurrão" de um gajo que venha mais apressado, quanto ao resto, tens de ter cuidado, claro, pois o maior perigo não vem da 125 nem de quem a conduz mas sim de muitos imbecis que teimam em não respeitar as motos, sejam elas scooters, ou motos, 125 ou 1000!

    Quando se conduz uma moto temos de andar sempre com todos os sentidos em alerta máximo, pois somos sempre o elo mais fraco.

    De resto, temos companheiros que fazem grandes viagens em AE e não só, com pendura e carga e nãos e queixam, dizendo maravilhas. Claro que não andam muito, mas também gastam muito pouco e são mais baratas que uma moto mais potente!

    ResponderEliminar
  4. Tenho em vista uma SYM GTS 125 de NOV10, é de um colega, ele esta a pedir 2500, a moto tem 6500km, será uma boa compra?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Bem... a scooter nem um ano tem e tem poucos km, pode ser uma boa compra, e por isso mesmo tem de estar nova, num estado irrepreensível!

    Pergunta se já fez a revisão dos 6 mil km e se não fez, diz que só ficas com ela se tiver a revisão feita! Sempre poupas uns trocos e só fazes a próxima revisão daqui a 6 mil km!

    A moto tem algum equipamento extra? Top-case? Cadeado? Alarme? Se sim é sempre bom!

    E neste caso, sempre tens mais de um ano de garantia, o que dá sempre uma maior segurança à quando se compra usado.

    Não conheço a moto, mas acho que é um bom negócio.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado! Segundo ele já fez a revisão, relativamente a algum equipamento extra, não refiru nada!
    Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Companheiro,

    sempre às ordens.

    Espero ter ajudado


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Amigo Veiga, quem dera estar a bordo de uma valentinha como a sua GTS300i, ou pelo menos em uma Citycom300i! Mais a realidade aqui em terras tupiniquins é tão dura quanto a que a querida Portugal enfrenta. A não ser que se seja um desses políticos camaradas e abastados que temos por aqui! Eu voltei a Lead e continuo com minha Vespinha PX200! Mais o importante é estar sempre de Scooter, e esperar dias melhores!!!

    ResponderEliminar
  9. Boas veiga.

    Estou totalmente de acordo com o escreveste sobre a valentina pois como eu tambem já me passaram muitas motos pelas mãos e na altura da compra da minha sym gts 250i em 2008 tambem tinha duvidas sobre a fidelidade da mesma e que ficaram completamente dissipidas pois é uma excelente maxiscooter com 1 motor excelente,muito equilibrado e silencioso.
    Na minha opnião não fica nada a tras das japonesas e italianas.


    Cumprimentos

    Tormentinha

    ResponderEliminar
  10. Caso para dizer...

    Volta, estás perdoado !!!!

    ;)

    ResponderEliminar
  11. E agora com a saída do novo modelo SYM GTS? A mim parece-me colmatar pequenos pontos de que sinto falta numa moto maior, penso que á primeira vista virá melhorada, mais potência, a roda da frente maior, um ar mais desportivo, um pouco maior, o vidro da frente de origem mais alto, penso que a nova GTS está em linha com a anterior e quanto a mim para melhor, a decisão da sucessora pendia para a SYM 400 mas é sempre mais consumo a ter em conta, mais cara, e de facto a nova SYM GTS 300 dá que pensar, vamos ver se continua seca na suspensão e fiável na motorização já que vem equipada segundo consta com um novo propulsor... Um bem haja a todos...

    ResponderEliminar
  12. Boas Nuno, pois....tb eu me encontro no mesmo dilema!

    A Maxsym 400i é sem dúvida alguma uma das melhores 400 do mercado, por muito que esta afirmação possa fazer confusão a algumas cabecinhas!

    A Sym acertou (mais uma vez) na mouche,logo à primeira, pois são poucos os defeitos que podemos apontar a esta scooter... que tb não se aponte às outras da mesma classe, com a grande vantagem do seu preço, arrasar completamente as rivais!

    Quanto testei a Maxsym 400i, cheguei mesmo a pensar em a comprar, mas tive de parar para pensar e... cheguei à conclusão que para o uso que eu dou a Valentina chega... ou tem de chegar!!

    Nos dias de hoje, com o dinheiro "cada vez mais caro" e como faço muitos km, não posso deixar de pensar que ter uma 400, saí bastante mais caro que ter a Valentina.

    È tudo a somar, mais cara, na altura de comprar, seguro mais caro "selo" mais caro, maiores consumos, revisões, mais caras, pneus mais caros e é quase certo que em caso de queda... os plásticos são mais caros!

    Tudo isto somado e como a minha conta bancária é do Benfica... ou seja está sempre vermelha...

    E por isso mesmo, estou muito entusiasmado com a chegada da nova GTS, pois o que vi nas fotos gostei e como trás mais ums cv a ajudar...

    O meu bolso diz-me que vou ter de ficar com a Valentina, muito mais tempo e... não vejo melhoras nela... por isso algo me diz que a Valentina vai continuar a rodar comigo para todo o lado e se tudo correr bem, este ano até vou fazer uma viagem assim para o grandinha, com ela!

    ResponderEliminar