É uma doença que normalmente atinge aqueles cujas profissões envolvem movimentos repetitivos (L.E.R – Lesão por Esforço Repetitivo).
Tendinite é o nome que normalmente se dá à inflamação do tendão. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor e inchaço), podendo nos casos mais graves evoluir para microlesões, macrolesões e ou ruptura completa do tendão.
Mas também afecta quem durante um certo determinado período de tempo efectue movimentos repetitivos e é nesta classe onde nós, motociclistas, nos incluímos. Mãos, punhos, antebraço, braço e ombros são normalmente as zonas afectadas por esta doença. Os sintomas mais conhecidos são uma sensação de desconforto no membro afectado e dor aguda sempre que se realiza o movimento.
Mas também afecta quem durante um certo determinado período de tempo efectue movimentos repetitivos e é nesta classe onde nós, motociclistas, nos incluímos. Mãos, punhos, antebraço, braço e ombros são normalmente as zonas afectadas por esta doença. Os sintomas mais conhecidos são uma sensação de desconforto no membro afectado e dor aguda sempre que se realiza o movimento.
Nas scooters, o punho direito é o que está mais sujeito a padecer desta doença, devido aos movimentos repetitivos que executamos ao acelerar e desacelerar. No caso das motos ditas “normais” ou com caixa de velocidades, esse mal também se estende ao punho e mão direita que manuseia a embraiagem e neste caso em particular, quanto mais intenso o tráfego e mais “pesada” a embraiagem maior esforço é exigido e mais sujeitos ficamos a ter uma tendinite. Para ajudar a festa, o frio e também o estado de tensão contribui para o aparecimento desta doença, ou o agravamento da mesma.
Uma vez que a tendinite é uma doença difícil de ser tratada e que para isso temos de nos sujeitar a termos a zona afectada, imóvel por muito tempo, por isso como mais vale prevenir do que remediar, uma prevenção eficaz é a melhor solução.
As medidas preventivas mais eficazes, incluem a realização de pausas frequentes e a diversificação dos movimentos realizados.
No caso dos motociclistas, os punhos devem estar sempre alinhados com o antebraço, os cotovelos devem estar ligeiramente flectidos e relaxados, de forma a que se possa absorver da melhor forma quaisquer pancadas mais violentas a que estamos sujeitos quando conduzimos uma moto/scooter, principalmente devido ao mau estado das estradas. Os cotovelos também nunca devem estar ao nível dos ombros, o que costuma acontecer com alguma frequência nos que conduzem as Choppers. Também deve ser evitada uma postura muito tensa durante muito tenso o que normalmente acontece com aqueles que se iniciam na condução das duas rodas e que devido à pouca experiência, conduzem demasiado tensos.
Para os que fazem uso intensivo da moto, ou quando se fazem grandes viagens, o ideal é parar de hora a hora andar um pouco a pé e até mesmo, fazer alguns alongamentos.
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