segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aviso importante sobre as correias de transmissão das scooters (Editado)


Hoje passei na Miguetec para pagar a revisão da Sym XS 125 e vi lá a GTS do Daniel (sepossivel). Pelo que fui informado, partiu a correia de transmissão. A moto está com 18 mil quilómetros e na revisão que fez à pouco tempo, verificaram a correia e ainda estava dentro dos limites (espessura, largura, tamanho e elasticidade) estabelecidos pelo fabricante. O certo é partiu!

O mesmo ia acontecendo ao amigo Rui (Pardal) na sua Yamaha X-Max 250 que deviam ter mudado a correia aos 21 mil mas como ainda estava boa, não mudaram! Por acaso tiveram de abrir a transmissão para resolver uma pequena avaria e verificou-se que a correia estava quase a partir e foi trocada.

Segundo fui informado na Miguetec a partir de agora irão sempre mudar as correias obrigatoriamente de 12 em 12 mil quilometros, tal como está preconizado no livro de manutenção. Assim evita-se problemmas! Ok, que doi sempre na carteira, mas se for mudada dentro dos prazos, se acontecer algum problema sempre se poderá reclamar.

Por isso mesmo que vos digam que a correia ainda está boa e ainda faz muitos quilometros, não facilitem, mudem!






26 comentários:

  1. Obrigado pela dica / ajuda!

    e já agora... por quanto ficou o valor da correia do Sepossivel?

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    1. troquei a minha comprei na eurocorreias custo 43 euros mais iva

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    2. nota a minha moto é a 300 gts

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    3. Substitui a correia da minha x- max 125. com 21.000 KM, estava impecavel mas nao kis arriscar.( eu proprio a substitui,preço da correia de origem 30 e tal euros na yamaha).

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  2. Boa dica, sempre util esse tipo de informação. Já agora um comentário sobre os capacetes modelares CMS ,acho que são fabricados em Portugal! quanto á relação preço funcionalidade,se possivel pois estou tentado a comprar dois. Obrigado e até breve.

    Luis B.

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  3. Oi,

    Só um esclarecimento, a do Pardal não chegou a partir, mas como foi mexido para mudar rolamentos aproveitou-se e quando se tirou, verificou-se que estava por um fio.

    A minha está encomendada há um mês, e só chega esta semana, apesar de estar em óptimo estado,com quase com 20.000km, cresceu um bocado, e patina,provocandouns arranques desconfortáveis, aos solavancos.
    Quando chegar já lá deve estar a minha e a do Sepossível, que vem no mesmo camião,...às arrecuas!!...
    Cristina
    (saudações de Lagos, com muito solinho!!)

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  4. ops, obrigado Paula, fiz confusão. Vou já rectificar o texto.

    Já agora... sol às 21:28 ???? lol

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  5. è um facto ...
    Após a revisão a minha correia partiu ... Nem sei bem como. Simplesmente parou e eu sem saber porquê ..... Pena.
    Depois de saber a dolorosa, ainda nao sei apesar da moto estar pronta. passei lá na segunda dia 07 e a moto já tinha a correia montada.
    Agora ando de 400 pelo que nao tenho tanta urgencia em ir buscar a moto.
    Apesar de me ter sido dito pelo Manuel da MIGTEC de que iriam aconselhar sempre a substituição das correias aos 12 mil.. eu aconselho-vos a fazerem o mesmo... o valor no mercado paralelo deverá rondar os 30 euros pelo que nao se justifica ficaram parados pela correia ter partido.

    Logo terei mais detalhes.

    Abraço a todos..
    Veiga
    Cris
    E pardal

    Obrigado por me terem recomendado a MIGTEC. satisfeito...
    Hei-de lá ir levar a minha 400 para uma revisão ....

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Epá, já andas de 400 e não dizias nada à malta? temos de marcar uma passeata para nos apresentares a tua nova "menina".

    Quando souberes o valor da "dolorosa" diz-nos, para assim a malta saber o que nos espera.


    Quanto à Miguetec, são sem dúvida 5*****. Quando mudarem de instalações escreverei aqui sobre eles.

    Um abraço

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  8. Correia 25 euros
    Mão de obra 20 euros
    Paguei no total 55 euros.

    Aconselho a quem tiver a moto a chegar perto dos 20 000 e com alguns km rodados intensamente que encomende antecipadamente e troque a correia.
    Ou no mínimo que a tenha disponível para troca caso precise. Se tiver de encomendar depois de partir a moto irá parar.

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  9. Tenho uma honda spacy e nâo estou conseguindo a correia de trasmissâo se alguém puder me ajudar mande um email para leonardonardes@hotmail.com.br , obrigado .

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  10. a minha moto e uma merda

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  11. boas...scooter MTR125 conhecem?kem puder e souber dizer algo sobre elas agradeço:)
    cumprimentos

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  12. Quantas motos dessas vez a circular?

    Mais uma marca chinesa de proveniência desconhecida.

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  13. Boa noite a todos e mais uma vez parabéns pelo Blog!!!! Estive aqui a pedir informações sobre Scooter á 1 ano atrás, tinha duvidas das usadas que andavam no mercado e adorei a informação que me foi dada!!!
    Estou de regresso por um motivo complicado!!! "penso eu"
    Tenho um Burgman AN 250 com 24mil/km comprei-a com 21Mil em Lisboa e veio direitinha a minha casa no distrito de Coimbra!!! Pois andava cá o rapaz coloca-la a fazer fumo porque o sol parece estar aparecer, fui dar uma volta e a correia de variador partiu!!! Desmontei tudo, parecia algodão doce!! limpei tudo apenas com o compressor de ar e agora as duvidas!!
    Devo de montar só a Correia Variadora?
    Ou mais alguma coisa?
    Aproveitei e troquei o óleo da roda de trás!!
    "Desculpem me não escrevi bem, ou outra falha"
    Cumprimentos a todos
    Alexandre Nunes

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  14. Olá Alexandre.

    Pelo que dizes, essa correia ainda devia ser a original e claro com tanto km tinha de ceder.

    Agora só tens de colocar uma nova. Entretanto, aconselho-te também a veres os roletos/massas que são umas peças redondas, que se encontram dentro do variador e que de tempos a tempos têm de ser trocados, pois vão se desgastando.

    Já agora, em relação ao óleo da transmissão, foste tu que mudaste? Se sim, que óleo colocaste e que quantidade? Pergunto isso pq é um óleo diferente do óleo de motor (óleo para transmissões) e a sua quantia é mínima.

    Aproveita também para ver o estado do filtro de ar e da vela e se puderes troca também. E para tua segurança, verifica tb o estados das pastilhas dos travões. O ideal seria também trocares o óleo dos travões, pois este perde eficácia com o passar, não só dos km, mas também dos anos.

    Com esta revisão ficas com uma scooter nova, pois as Burgman 250 são excelentes e muito fiáveis.

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  15. Olá Veiga,
    Muito obrigado pelo exclarecimento!! Sim coloquei um óleo de transmissão 10/40 com uma saringa, cerca de 200ml até ficar de nivel, como tinha visto num video, a vela foi trocada logo quando a comprei como o filtro de ar!!
    Agora fica esse óleo de travões e pastilhas!!!
    Mais uma vez com muito carinho agradeço a vossa dedicação ao blog onde venho por vezes mesmo só lá ler!!
    Um Forte Abraço de Amizade para todos vós!!
    Alexandre Nunes.

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  16. Ola ainda não tenho Mota mas com este excelente blog quando a tiver sou eu o mecânico eh eh eh eh eh

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  17. A minha Sym Gts 125i, aos 12050km partiu a correia em plena via rápida..
    custou 85€ a reparação (65€ a correia + 20 de mão de obra)

    Humberto (Ilha da madeira)
    Abraço para todos e bom ano novo :)

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    1. Amigo essa correia na eurocorreias seria cerca de metade do preço.

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  18. Comigo a correia partiu a 3 Kms antes do prazo dado pela marca.....( Sym gts i - 125 )

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  19. Boa tarde a todos.
    Preciso por favor de uma pequena ajuda vossa... Vou comprar uma DAELIM S2 de 2011 com 815 km por 1000 euros, o que acham desta scooter?
    Obrigado

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    1. Boa tarde Gabriel e bem vindo ao Gosto de Scooters. A S2 é uma scooter já com provas dadas no que diz respeito a fiabilidade. É confortável q.b., segura e tem umas performances adequadas ás suas qualidades dinâmicas. Em relação a essa S2 e pensando que já tem 4 anos, qual a razão de ter uma quilometragem tão baixa? Se esses km forem realmente reais, é uma boa compra, aconselhando, no entanto a fazer uma revisão geral, antes de começar a rodar. Se existirem dúvidas em relação aos km, então esqueça o negócio, pois provavelmente o vendedor quer enganá-lo.

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