Realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de Agosto, aquela que já é considerada a Concentração do Ano - e ainda a época vai a meio.
Quem lá esteve, como nós sabe como foi. Logo no início da semana, Góis começou a ser invadida por dezenas e dezenas de motociclistas ávidos por passarem uns belos dias naquela bonita vila, banhada pelo rio Ceira.
Entre os que estiveram efetivamente na concentração, os pagantes, mais de 15 mil e os outros que foram a Góis mas ficaram do lado de fora do recinto (+/- 5 mil almas), foram mais de 20 mil pessoas que durante estes dias se juntaram em Góis, naquela que é sem dúvida alguma o maior evento anual daquela pequena vila e, na nossa opinião a melhor concentração de motos que atualmente se efetua em Portugal!
Música para todos os gostos, desde os Blasted Mechanism, aos Moonspell, passando pelo fantástico David Antunes e a Midnight Band (sem dúvida a surpresa deste evento) ou pelos Buraka Som Sistema, não esquecendo a grandiosa e arrebatadora teda elétrónica onde estiveram a atuar alguns dos melhores DJ que temos atualmente em Portugal.
Depois, as habituais tendas de comes e bebes onde se incluem alguns doces e bolos de bradar aos céus e como não podia deixa de ser, a exposição e venda de material e equipamento para as motos e motociclistas.
Como já é habitual, realizou-se mais um "Bike Show", onde pudemos ver algumas motos realmente fantásticas. Também estiveram por lá, como já é da praxe, as Mini Honda e as Vespa.
Mas mais importante que isto tudo é sem sombra de dúvida o grande ambiente que se vive em Góis, mostrando mais uma vez a grandiosidade do espírito que une tantos motociclistas que aqui, partilham a grande paixão que é este mundo maravilhoso das motos.
Um GRANDE ELOGIO ao Góis Moto Clube (e aos mais de 200 voluntários que ajudaram) que mais uma vez, conseguiu superar-se e mostrar que não brinca em serviço. E o sucesso está, outra vez à vista.
E é precisamente sobre todo este sucesso que queremos falar. Esperamos - e sabemos que no Góis Moto Clube estão atentos a tudo isto - que este mesmo GRANDE sucesso, não seja ele próprio a principal razão das coisas correrem mal pois, como elevaram tão alta a fasquia, o difícil é precisamente mantê-la lá bem no alto e isso, meus amigos é, a partir da de agora a vossa mais dificil missão pois, se tudo correu bem, claro que existem coisas a melhorar, como por exemplo, o pó, o muito pó que por vezes existia dentro do recinto.
Como "cliente" habitual de Góis, e, pelo menos das muitas vezes que por ali andei, reparei que neste ano os caminhos foram regados menos vezes, o que levou a que em certas alturas o pó fosse mais que muito.
O espaços dos chuveiros deveriam ser em maior número, tal como o espaço dos grelhadores, fazendo com que muita gente esperasse e desesperasse para poder grelhar os seus petiscos.
Muitos insurgiram-se contra o facto da existência de pessoas que indo mais cedo guardavam espaço enormes para amigos que viriam mais tarde e que em alguns casos, como presenciei, nem chegaram a vir. Enquanto isso, aqueles que apenas puderam chegar à concentração durante o dia de sábado, desesperavam para encontrar um pequeno local para montarem as suas tendas, enquanto existiam grandes espaço "reservados" para ninguém. É algo que deve ser revisto e que, na minha opinião não deve acontecer.
E isso leva-nos a outro ponto que é o facto deste ano termos ficado com a ideia que o espaço destinado às tendas senão ficou esgotado, ficou bem perto disso. Assim sendo e levando a pensar que para o ano ainda mais pessoas estarão nesta concentração, como será? Existe possibilidade de alargar mais o espaço para as tendas? Existem alternativas?
E algo em que também devem investir mais para o ano é em termos de animação, pois é precisamente devido a isso, ao ser sempre o mesmo, que algumas concentrações estão em "queda livre", pois as pessoas ficam fartas de ver sempre a mesma coisa, ano após ano. Falo das exibições de trial (igual todos os anos) "voltinha das Vespa e Mini Honda e... pouco mais. É uma área, onde o Góis Moto Clube tem de investir mais.
Agora vamos falar de algo muito importante, pela negativa e que na maioria dos casos é uma das grandes razões porque várias concentrações acabaram e estão para acabar. falo concretamente dos MOTÁRIOS, os tais que uma concentração serve apenas e só para ajavardarem, para irem para lá terem comportamentos que em nada dignificam a família motociclista.
Tenho lido por aí muitos comentários a criticarem a atuação da GNR, da segurança do recinto e também do corte do trânsito avenida principal de Góis, durante a noite de sexta feira.
Falando da GNR, muito sinceramente, esteve à altura de TODOS os acontecimentos, incluindo os provocados pelos MOTÁRIOS!
Acho piada a Certos MOTÁRIOS quando, se vêm lamentar que foram multados por terem as motos mal estacionadas, ou porque não tinham espelhos, não tinham piscas, ou tinham as matrículas dobradas. COITADINHOS! Para estes as multas deviam ser a dobrar.
Depois lá vêm outros, os MOTÁRIOS dos ráteres, queixarem-se da atuação da GNR, quando vi por diversas vezes estes MOTÁRIOS, numa completa provocação aos agentes da autoridade a fazerem ráteres e outras merdas que tais mesmo à frente deles, num acto de perfeita provocação e gozo!
E muito bem estiveram os colaboradores da empresa responsável pela segurança no interior do recinto, pois também aqui e por diversas vezes os tais MOTÁRIOS queriam causar confusão. Vi, algumas vezes, mesmo à frente destes seguranças, e dentro do recinto, onde milhares de pessoas andam a pé, MOTÁRIOS a fazerem ráteres, cavalinhos derrapagens, etc.
E quanto ao fecho da avenida principal de Góis ao trânsito, durante a noite de 6ª feira, também estou plenamente de acordo, pois em Góis, não estão apenas os "gajos das motos" mas também as pessoas que lá vivem, e que para la vão passar uns merecidos dias de férias e foi precisamente a pensar nestas pessoas e na sua segurança que a GNR fechou a dita avenida, para que essas pessoas, muitas delas idosas, pudessem sair à rua descansadas e sem correrem o risco de serem atropeladas por algum MOTÁRIO!
Mas é estranho, estive em Góis de 2ª Feira a Domingo, todos os dias, sem exceção, andei por lá de moto, tanto dentro do recinto como cá fora, pelas ruas de Góis e nunca, mas mesmo nunca, fui mandado parar pela GNR ou repreendido por algum segurnaça, dentro do recinto. E porque será? Será porque a minha moto tem espelhos, piscas e a matricula não está dobrada? Será porque não me armo em MOTÁRIO e não ando por ali a fazer ráteres e outras merdas que tais? Ou será simplesmente porque sou um MOTOCICLISTA e não um MOTÁRIOS? E como eu, andavam lá muitos, milhares que não foram importunados pela GNR porque simplesmente são MOTOCICLISTAS e não MOTÁRIOS!!
Ir a Góis, não é meter em cima de um atrelado meia dúzia de motos ilegais e ir para as ruas da Vila fazer merda!
Ir a Góis é a ansiedade, antes da viagem, é a preparação da moto, é o carregar a moto.
Ir a Góis é aquele nervoso miudinho que aparece sempre antes de nos sentarmos na moto e iniciarmos a viagem e que ao fim dos primeiros metros de andamento rapidamente é substituído por aqueles bem estar e prazer que nós, MOTOCICLISTAS temos o privilégio de saborear.
Ir a Góis é desfrutar das belas estradas e fantásticas curvas que nos levam através das serras, até lá.
Ir a Góis é desfrutar daquele ambiente único, da companhia dos amigos, e companheiros de estrada.
Ir a Góis é fazer novas amizades.
Ir a Góis é isto e muito mais e por isso digo:
Em 2016 volto a GÓIS!
Carlos Veiga (2015)
Com cordo em tudo contigo Companheiro. Apenas um reparo que faço á muitos anos.
ResponderEliminarPara ir apenas á Zona comercial, comprar um pão com chouriço, um boné ou outros artigos que os comerciantes ali instalados, desesperam para vender, TER DE PAGAR UMA ENTRADA ?
É triste mas a ganância não justifica tudo. Pode ser que um dia esses comerciantes boicotem a concentração, porque pagam e bem para ali poder vender e o simples visitante que apenas quer um pão tem de pagar.
João Santos