Ora vamos lá então debater este assunto.
Para começar informo que o Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de Julho, referente às Inspeções periódicas obrigatórias para os motociclos com cilindrada acima dos 250 cc, já foi publicado no Diário da Republica.
Concordo absolutamente com as Inspeções às motos e penso que esta obrigação apenas peca pelo atraso com que chega ao nosso país, quando noutros países tal já é obrigatório há muitos anos.
No entanto, também sou obrigado a pensar que esta urgência repentina se deva, não ao facto de o atual Executivo, de repente, ficar muito preocupado com a segurança dos motociclistas, mas apenas porque arranjou mais uma forma de poder recolher mais alguns milhares de euros para os cofres do Estado.
No entanto, tudo estaria correto se não existisse um erro monumental neste decreto-lei.
E qual o erro?
Este: por que razão é que as Inspeções só são obrigatórias para as moto com mais de 250 cc, e não para as que possuem menos cilindrada, tais como por exemplo, as 50 e as 125?
Sou obrigado a pensar que os “sinhores dôtores e inginhêros” que redigiram este Decreto-lei devem ter sido colegas do Relvas!
Por que carga de água é que uma 50 ou uma 125 está isenta de ir às inspeções?
Falando em especial das pequenas cinquentinhas, basta ir para a rua para percebermos que a maioria estão ilegais e que por isso mesmo chumbariam numa qualquer inspeção!
Por exemplo, as conhecidíssimas DT 50: desde umas que parecem uns autênticos aranhiços, tal a quantidade de modificações a que foram sujeitas, até aos escapes de rendimento barulhentos e que expelem mais fumo que uma antiga locomotiva a valor, todas estão ilegais!
E as 50 das Pizzarias e afins, muitas delas praticamente presas por arames?
E as 125 dos estafetas? Quantas estão legais? Não deveriam estas, pelo maior desgaste a que são sujeitas estarem obrigadas a serem inspecionadas?
Outro exemplo: Sym GTS 125i Evo CBS versus Sym GTS 300i Evo.
São duas scooters iguais, residindo as diferenças apenas nas dimensões da roda traseira (jante 12 na 125 e 13 na 300!), no equipamento (a 300 tem luzes de nevoeiro) e claro está, no motor, tendo uma 124 cc e a outra 264 cc.
Agora digam-me, porque é que a 300 vai à inspeção e a 125, não?
Não estará o motor da GTS 125, mais sujeita a desgaste do que o da 300?
E os centros de inspeções estão preparados para as motos? Falei com um amigo que trabalha num centro destes e ele disse-me que ainda não sabiam de nada! Incrível, não acham?
Resumindo, a urgência em “fazer” dinheiro, mais uma vez ultrapassou o dever de “fazer as coisas como deve ser” o que é algo a que já vamos estando habituados!
Ver aqui o Decreto Lei - Diário da Republica
Companheiros, qual a vossa opinião sobre esta lei?
Na essência concordo com a inspecção aos motociclos e também questiono o porquê da exclusão dos veículos com cilindrada inferior a 250 cm3, quando vemos, por esse país fora, motociclos e ciclomotores a circularem em péssimas condições de segurança.
ResponderEliminarA razão do meu comentário prende-se com um pequeno esclarecimento ao teu post, para evitar erros de interpretação, ou seja:
1. O Dec Lei 144/2011 entra em vigor 30 dias após a sua publicação no D.R., nos termos do nº 1 do art 18 do mesmo diploma, não estando,por isso, dependente de qualquer aprovação em conselho de ministros;
2. Penso que aquilo que escreveste estara relacionado com o facto de a aplicação das inspecções aos motociclos só se efectivará após a publicação da portaria que ira regulamentar essas inspecções,( nº 2 do art 18º e nº 5 do art 11º)portaria essa que terá de ser aprovada pelo membro do governo que tutela os transportes, ou seja ministro da administração interna que poderá ter delegado no secretario de estado dos transportes essas competências.
Espero ter ajudado com este esclarecimento
Cumprimentos
Jorge Pinto
Boas Jorge.
ResponderEliminarObrigado pelo teu esclarecimento. Muito Sinceramente não "pesco" nada sobre essas voltas todas que um Decreto-Lei, tem de dar, até entrar em vigor.
Vou alterar o texto de forma a que não hajam confusões ou má interpretações.
Abraço
Partilho a opinião do Veiga. As inspecções são necessárias nas motos pelas mesmas razões que o são nos carros. Isentar as cilindradas mais baixas é um tiro no pé. Enfim...
ResponderEliminarVeiga penso que tens razão é mais uma maneira do nosso Governo sacar mais uns euros ao pessoal, mas também concordo em haver inspeção para os motociclos,mas se é para uns devia ser para todos, embora as inspeções no nosso país seja para tapar o sol com a peneira, há muito menino que tem o carro a cair aos bocados e é só dar 50 ou 60 euros a um mecânico e o carro passa, não vale a pena negar que toda a gente sabe disto, Portugal é um país de corruptos e cada vez há-de ficar pior, vamos ver como vão ficar a venda de motas acima dos 250 cc, quem vai ficar a ganhar de certeza são as 125 cc, a ver vamos,abraços.
ResponderEliminarCarlos o problema dessas "inpeções" é que comem todos!
ResponderEliminarNota no cinzeiro do carro e quando o técnico entra no carro para verificar não sei o que, apanha a nota e já está, folhinha verde!
Todos sem excepção sabem disto e ninguém fiscaliza nada!
A culpa é só nossa, que somos TODOS SEM EXCEPÇÃO, UNS MANSOS!
Tens toda a razão, como diz o outro somos uns piegas, abraços.
EliminarBoa noite
ResponderEliminarIsto é apenas a transcrição de uma norma europeia, logo a sua aplicação não de deve ao governo.
Quanto às 125 concordo que deviam também ser inspecionadas, mas as 50 fruto de lhes estarem vedadas certas vias e das suas velocidades irrisórias, seria penoso nalguns casos a deslocação aos centro de IPO. Conheço localidades em que os condutores têm de percorrer 90 Km (ida e volta) para fazer a IPO.
Cumprimentos
Alfredo - Évora
Boas , tudo isto é para dar de comer alguém .As leis têm que ser feitas ás prestaçoes , porque quem faz as leis está a ganhar o seu .
ResponderEliminarÉ que estas leis são feitas por escritórios de advogados , por isso ............eles estão lá é para ganhar dinheiro .
Para começar este governo quer é dinheiro , já por isso começaram pelas 250 cc. Para o ano vai sair a lei para as 125cc , porque não se esqueçam que o mercado das 125cc começou de á 2 anos para cá . Ou seja , como a primeira inspecção é aos 4 anos não vale a pena ser já . Claro que tem as 50cc , mas isso é raia miuda . Se calhar algumas o preço da inspecção é mais alto que o valor da moto .........
Mas é neste país que vivemos ...........
Abraço
Nelson Reis
Boas Nelson,
EliminarPor acaso já tinha pensado nisso! Como o grande "boom" das 125 se deu a partir do segundo semestre de 2009, só a partir de 2003 é que essas motos começarão a fazer 4 anos.
Por isso o mais certo é depois esticarem a lei até às 125.
Em relação às 50, raia miuda ou não o certo é que muitas são um perigo.
Dou-te o exemplo de uma Pizzaria , perto daqui que possuem pequenas scooters de 50 cc a 2 tempos e aquilo são autênticos caixões ambulantes!
De vez em quando vai la um mecânico, tira umas peças de umas para as outras e está a andar! Muitas mal travam, luzes é mentira, as caixas presas por arames, etc, etc.
Não deveriam estas motos ir à inspeção? O que é mais perigoso? Uma coisa destas ou grande parte das outras motos, das nossas motos, que são mantidas como deve ser, ou seja em estado impecável?
Sou a favor das inspeções obrigatórias para todas as motos, sejam elas 50 ou 1000! isto sim é que era justo.
Ou vão todas ou não vai nenhuma!
pois e pena q ha muita gente como tu no caso das portagens foi o mesmo o pessoal do norte queixavase q os algarvios nao tinham portagens e pagens ou pagam todos ou nao.
Eliminarcom isto das motas e o mesmo
Vale a pena perder 13 minutos a ouvir este senhor .............
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=4PDcJH8l58M
É este o nosso país , nem mais nem menos .
Nelson Reis
Boa Noite, após ter lido o post e seguintes comentários, consegui rever-me em várias situações. Porque tenho uma 125c.c e uma 50c.c, que não irão á inspecção e ainda bem porque se calhar não passavam. Porque já nada dentro do grupo térmico está como veio de fabrica. São manias. Mas vamos ter calma são veículos que dão 100 km/h e sem vento de frente. Portanto as inspecções a partir de 250c.c., fazem algum sentido. Desde das deslocações aos IPOs serem menos penosas, já são motas que conseguem exceder o limite de velocidade em auto-estradas, etc..... Relembro que mota de estafeta muitas são 250c.c. e pelo rigor da lei não serão sujeitas a IPO, algo errado, pois tratam-se de veículos profissionais/comerciais, logo deveriam de ter IPO. Em Suma acabaram-se acessórios nas motas manhosos, pneus carecas, falta de espelhos piscas, etc..... Portugal já estava mal, levou agora mais um empurrãozinho para baixo, pois o mercado das motas usadas com mais de 250c.c. vai levar um grande abanão.
ResponderEliminarAbraço.
Não são só os veículos que vão à inspeção, nós, condutores também, e quanto mais velhos estamos mais fazemos.
ResponderEliminarCulpam as máquinas mas a maioria dos acidentes é por culpa dos condutores.
Exames psicológicos mais rigorosos e não passava metade..
Boa tarde.
ResponderEliminarTenho uma Burgman 650 que faz 6 anos a 9 de Agosto (antes da entrada em vigor do DL). Pela minha interpretação da Lei, apenas terá de ir á inspeção em Agosto de 2014, quando fizer 8 anos, pois este ano ainda não existe a lei à data da matricula.
Estou certo?
Obrigado
Boas Gilberto, bem vindo.
ResponderEliminarPelo que sei, já estamos em Agosto e nada de inspeções.
Falei com pessoas de alguns centros de inspeções e tb eles, de nada sabem e nem estão ainda preparados (e nem tiveram formação!) para inspecionar motos!
Por isso, vamos deixar passar mais uns dias até realmente existirem certezas.