sábado, 31 de dezembro de 2011

2012



Perdi algum tempo a procurar uma imagem que simbolizasse aquilo que penso e por isso, acho que esta imagem diz tudo.

Agora, poderia aqui escrever o que se diz sempre nestas alturas, Bom Ano para todos, muita saúde, blabblabla...

Claro que isso é o que se deseja sempre, mas TODOS OS DIAS e não apenas nestes dias.


Por isso é que acima de tudo o que desejo é que as pessoas deixem de ser tão hipócritas, tão falsas e tão fúteis.


Se isto acontecesse, sinceramente 2012 seria, ou deveria ser um Ano MUITO MELHOR, do que este que agora termina!



BOM ANO PARA TODOS


Entretanto informo que a tal Surpresa irá ser revelada durante o primeiro dia de 2012! 




E já agora informo que o GostodeScooters termina o ano com mais de 250 mil visitas!




Obrigado a todos!






sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Quedas 2011


As melhores (ou as mais dolorosas!) quedas de 2011


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sym GTS 300i Evo - 43 mil km!




Mais mil quilómetros rodados.... e apenas a apontar o desgaste da correia de transmissão, pois tal como sempre tem acontecido, por volta dos 12 mil km, sente-se que está no fim da vida útil, por causa do aumentar das vibrações, mais quando se arranque do que, depois, a rodar.

E tal como das outras vezes, também é notória uma perda nas performances, não ao nível de velocidade, mas sim na rapidez em que as atinge, ou seja está mais lenta, tanto no arranque como nas recuperações.

A isto pode-se juntar um filtro de ar a precisar de ser trocado assim como, provavelmente a vela... o que será feito nos primeiros dias de Janeiro.

O pneu traseiro, que já leva 26 mil km rodados (!!!), também se aproxima do fim da sua vida útil e, em principio, será trocado nos primeiros dias de Fevereiro, pois temos de dividir o "mal pelas aldeias"!



De resto... venham mais mil!

Anúncio da Optimus

Toda a gente conhece o anúncios e toda a gente tem andado por estes dias a cantarolar a canção, mas o que poucos, muito poucos mesmo, sabem é que esta canção é dos grandes

THE BEATLES!


Fica a versão original, daquela que é apenas e só a maior banda de rock de todos os tempos!






 

GRANDES VERDADES!

Esta versão do famoso anúncio é que devia passar nas televisões!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Daelim - Nova imagem da marca



A Daelim Ibérica anunciou uma mudança na sua imagem corporativa, com um novo logótipo.

O fabricante coreano, procura apresentar desta forma uma imagem mais moderna, elegante e apelativa, acompanhando assim a imagem e qualidade dos seus mais recentes produtos, nomeadamente a S3.

Esta nova identidade da marca, irá sendo progressivamente instalada em todos os seus concessionários, tanto em Espanha, como Portugal.


Informação: Daelim Iberica

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saab declara Falência



O construtor automóvel sueco Saab declarou falência, depois de um processo de dois anos de esforços para tentar salvar a marca.

«Estiveram lá esta manhã e apresentaram os documentos pedindo para ser declarada falência», explicou um funcionário de um tribunal local, citado pela Lusa, acrescentando que o pedido está agora a ser avaliado.

No final de Outubro, foi noticiado que o construtor holandês Swedish Automobile tinha chegado a um acordo com investidores chineses Youngman e Pang Da para a venda da Saab Automobile por 100 milhões de euros.

A declaração de intenção de compra estava válida até 15 de Novembro, mas entretanto o negócio não se concretizou.

A ameaça de fecho total da empresa já se fazia sentir há algum tempo, com processos atrás de processos por falta de pagamento a fornecedores e salários em atraso.


Fonte: Agência Financeira
Vídeo: Euro News


O que poucos dizem é que quem está por detrás disto é a General Motors, que recusou sempre. todos e possíveis acordos para salvar a marca sueca!

E assim se fecha uma marca tão carismática como a Saab...

domingo, 18 de dezembro de 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um verdadeiro MOTÁRIO!

Será que este filho de uma égua lésbica gosta de motos?

Não acredito!

Quem faz isto a uma moto, quem faz um motor sofrer desta forma ate explodir, devia ser proibido de ter moto!

Só tenho pena que, quando o motor explodiu, um dos pistons da Hornet, não lhe tenha entrado pelo cu acima!

Vai devagar, para chegares cedo!

Nesta época  festiva, as viagens são uma constante, seja de moto ou de carro, com amigos ou família.

Como os acidentes não acontecem só aos outros, aconselho vivamente que vejam este vídeo, apesar da violência de algumas imagens.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Acidente de moto - o que devemos fazer?

Excelente vídeo este, que nos dá as indicações de todos os procedimentos que deveremos ter em caso de estarmos perante um acidente de moto.




Claro que devemos manter a calma, mas não tanta com tanta calma como o motociclista do vídeo. Neste caso, serve apenas de demonstração da forma como devemos proceder se nos encontrarmos perante uma situação idêntica.

Vai lá vai!

Note-se, o total desrespeito que existe lá penas terras dos gajos com os olhos em bico, por quem tem um acidente e fica esticado no chão! Passam ao lado como se nada ali estivesse!

Será que não pensam que poderiam ser eles ali no chão?

Realmente nisso, somos bastante diferentes!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Do outro lado do mundo...

Esta foi descoberta pelo nosso companheiro David:


http://www.mobile01.com/topicdetail.php?f=267&t=2489307&p=1


O Gosto de Scooters também é lido na pátria da Sym...

Um comentário!



Não faço isto muitas vezes, mas abri esta excepção:

Recebi hoje este comentário e pelo seu conteúdo resolvi colocá-lo aqui, bem á vista de todos e não algures perdido num dos muitos tópicos do blogue:



Maximus disse...


A minha sym GTS EVO 125 SE mate:


Avaliação


Design: EXCELENTE
Modelo: FUNCIONAL E ATRACTIVO PARA COMPRA,
muito espaço e projeção de volume exterior que torna o proprietário com o meu perfil mais confiante...


FALHAS DETECTADAS POR APRECIADOR EXIGENTE:
- plástico frontal sempre desencaixado
- ruido constante de correia de transmissão, detectável e muito audivel em ralenti
- Não mantém o ralenti no primeiro arranque
- Cega de um olho
- Sem sistema electrico para manter luzes de nevoeiro...
- Desliga com um "PIF" esquisito mesmo a quente
-para-brisas sensivel a qualquer grão de areia, risca com facilidade
-resvala facilmente quando pisa qualquer relevo na estrada e eu não gostava nada de danificar a moto que tanto aprecio (talvez dos maxxis que não prestam...)
- necessidade de mais 2 ou 3 CV "escondidos" nas profundezas do motor para aguentar uma "ligeira" subida a 80km/h com pendura de 70kg
- Rodas pequenas que aumentam o desgaste com a rodagem, precisavam de ser um pouco maiores
- porta luvas sempre cheio de poeiras e eventualmente insectos que entram
- No compartimento superior direito, a tampa não abre o suficiente para colocar uma carteira de tamanho standard e para retirar um chaveiro ou telecomando de garagem com as luvas postas... é difícil...
- o escape pode ser mais chamativo e não "tilintar" com o ralenti...
- o nivel da água é INVISIVEL
- Os reservatórios de óleo dos travões deixam escapar uma "baba" que corrói a pintura dos mesmos (vedantes deficientes)
- Um suporte de bagageira leva 2 meses a achar... e se for uma peça essencial???


se fizessem uns melhoramentos (tendo em conta o exposto) a este modelo, em volume,qualidade do forro do assento que poderia ser em pele, funcionalidade, cilindrada e cavalagem, obtinha-se uma maxsym ou mesmo 125cc extremamente bela, se calhar mais bonita e vendável que a actual. O público alvo, julgo que deseja uma "roadster" como a que comprei,uma moto "IMPONENTE" mas sem as gralhas apontadas. E para que serve a saida de ar quente no modelo max??? o jacto nem se deve sentir em qualquer estação do ano e é lógico que dissipa facilmente... não seria melhor os punhos aquecidos e um sistema electrico capaz??


Comprei a sym pela beleza do design, está na garantia mas é certo que o serviço pós venda só responde quando é muito "Chateado"






Respondendo:

Companheiro, o teu grau de exigência está muito acima do que qualquer moto, seja ela de uma marca menos conhecida como a Sym ou das mais conhecidas como Honda, Yamaha, BMW, etc.

Com todo o respeito do mundo, o melhor conselho que te posso dar, depois de ler este extenso relatório, é, vende imediatamente a tua Sym GTS e compra, sei lá, uma Honda Goldwing ou uma BMW K GTL 1600, pois apenas essas e só essas estarão ao nível (e mesmo assim tenho dúvidas!) de tão grande grau de exigência.

Companheiro, compraste uma scooter, que foi durante mais de um ano, apenas a scooter mais vendida em Portugal, sendo actualmente a segunda mais vendida, logo atrás desse enorme sucesso de vendas que é a Honda PCX 125

Basta andares nas ruas para as veres, por todo lado. Será que são assim tão más? Será que as milhares de pessoas que desde 2008 (ainda com o antigo modelo) foram todas enganadas?

Dou-te outro exemplo: na revista Motojornal  a Sym GTS 125 Evo foi altamente elogiada, chegando a ser comparada apenas com a rainha das scooters da classe 125, a excelente Honda S-Wing que custa mais 950 €, quase 30% a mais do que custa a GTS! Se não acreditas, liga para a revista e tenta adquirir a revista onde saiu o teste.

Agora vamos analisar o que escreveste:






- Plástico frontal sempre desencaixado

 - Sim é verdade, houve e há várias queixas. Em alguns casos foi má montagem realizada por quem vendeu a scooter. Noutros, os suportes estão partidos (provavelmente tb devido á má montagem, feita no concessionário. Solução? Reclamação no stand e se for preciso, activar a garantia, pois é para isso que existe.


- Ruido constante de correia de transmissão, detectável e muito audivel em ralenti. 

- Sim, todas fazem ruído e mais fazem com o avançar dos km, pois a correia vai ficando larga e mais barulhenta se torna. - No entanto, algo pode estar mal e se tens dúvidas que esse ruído, não seja normal, oficina com ela e questiona o mecânico sobre esse ruído.


- Não mantém o ralenti no primeiro arranque. - 

E no segundo já? E por acaso aqueces o motor? Ou chegas e arrancas logo, independentemente da temperatura do motor? Olha, hoje, por acaso, andei numa GTS 125 Evo CBS de um companheiro (fui levá-la à revisão) e pegou à primeira, e enquanto me equipava, esteve a trabalhar e quando arranquei não fui abaixo nem no 1º e nem no segundo arranque. Aliás, nunca foi abaixo! - No entanto, nada como levares a scooter á oficina e questionares o mecânico.

- Cega de um olho - 

Isto é defeito? Não dá ela uma excelente luz? Não sei se já andaste noutras scooters ou noutras motos, mas aqui posso afirmar-te (não precisas de ir à oficina com ela) que a GTS

- Sem sistema electrico para manter luzes de nevoeiro... - 

Isto é um defeito? Companheiro, quantas motos 125 tens com luzes de nevoeiro? eu digo-te, zero! Não há! Aliás, só existe uma scooter com luzes de nevoeiro e é a GTS 300!

- Desliga com um "PIF" esquisito mesmo a quente

 -  Com esta do PIF partiste-me todo lolol! Querias que desligasse como? fazendo que ruído? Puf? Paf? Pelo amor da santa... até com o som que faz a desligar embirras?

- Para-brisas sensivel a qualquer grão de areia, risca com facilidade.

- Pois... todos eles riscam, sejam da GTS ou de outra scooter qualquer! Aquilo é acrílico e não existem milagres. No entanto, podes ver o ecran da minha GTS com 42 mil k rodados, debaixo de sol e chuva e ... está impecável. Sim, aqui ou ali tem um toque, mas diz-me, qual é o vidro do carro que não fica riscado com o passar do tempo? Aquilo é de plástico e milagres não existem. Conheces as BMW F650? Então quando vires uma na rua repara no vidrinho dela...o difícil vai ser não reparares, pois ficam todos totalmente amarelados e deixa de se poder ver através deles!

-resvala facilmente quando pisa qualquer relevo na estrada e eu não gostava nada de danificar a moto que tanto aprecio (talvez dos maxxis que não prestam...)

 - Todas as motos resvalam. E sim, os Maxxis não prestam, estou farto de dizer isso. Mas lá está, pelo preço que pagaste pela GTS ... achas que podes pedir mais? Eu cá troquei os Maxxis por uns Bridgestone Hoop que aconselho a todos, pq são óptimos!

- necessidade de mais 2 ou 3 CV "escondidos" nas profundezas do motor para aguentar uma "ligeira" subida a 80km/h com pendura de 70kg

 - Companheiro, a tua GTS  tem um pequeno motor de 1 cilindro só e apenas 13,5 cv. Sabendo que pesa 163 Kg e depois mais o teu peso e do pendura de 70 kg... quer dizer... milagres não existem, né? Queres mais potência? Faz o que todos fazem, tiram a carta e sobem na cilindrada. É a única solução possível, pois mesmo que compres outra scooter 125, o limite serão sempre os 15 cv e se agora sobes a 80, com essa de 15 cv vais subir a 85, por isso...

- Rodas pequenas que aumentam o desgaste com a rodagem, precisavam de ser um pouco maiores


- Pequenas? Mas quando compraste a moto não viste as rodas?

- Hein? esta não percebi? aumentam o desgaste? de quê? Companheiro, na minha GTS o meu Maxxis traseiro foi trocado aos 17 mil km e agora o Bridgestone que está lá já rodou 25 mil km e ainda roda mais uns 4/5 mil km.
O Maxxis da frente rodou 34 mil e agora está lá um Bridgestone que já rodou 8 mil km e está como novo! Achas mesmo que desgasta muito? Ou será que pensar que os pneus das motos são como os dos carros, que fazem 50/60 mil e até mais?

- porta luvas sempre cheio de poeiras e eventualmente insectos que entram 

- Um paninho resolve o problema. lol

- No compartimento superior direito, a tampa não abre o suficiente para colocar uma carteira de tamanho standard e para retirar um chaveiro ou telecomando de garagem com as luvas postas... é difícil...

 - Companheiro, nesse compartimento, meto os talões de portagem e tenho lá uma caneta e um bloco, pequeno, de apontamentos. aquilo não é um porta-luvas! Tem o tamanho que tem! Queres arrumar a carteira? Debaixo do assento tens espaço de sobra. E já agora... aquilo não é um carro...

- o escape pode ser mais chamativo e não "tilintar" com o ralenti... 

Tilintar? O que chamas tilintar provavelmente é os ruídos que os metais fazem quando estão quentes. Normal, todos fazem!
Chamativo? Quando a compraste  não olhaste para o escape? Não ter um escape apelativo é um defeito grave?

- o nivel da água é INVISIVEL -

Para começar não é água, mas sim líquido de refrigeração e sim o plástico não deixa ver o nível do líquido de refrigeração. faz como eu faço. De vez em quando abro a tampinha, meto o dedo e... se fica molhado, está no nível máximo! Fácil...

- Os reservatórios de óleo dos travões deixam escapar uma "baba" que corrói a pintura dos mesmos (vedantes deficientes) 

- Garantia com ela! Vedantes deficientes tem de ser trocados e os reservatórios de óleo pintados!

- Um suporte de bagageira leva 2 meses a achar... e se for uma peça essencial???

- Aqui a culpa nem é da scooter e nem da marca e sim, quase de certeza do concessionário! na dúvida telefona para o importador e questiona-os se o suporte está esgotado, pois é a única razão de tão longa espera. Se houver em stock, então é porque nem sequer foi ainda pedido.

Aqui faço um aparte: muitos concessionários, só fazem os pedidos de peças, quando precisam de várias peças e não apenas de uma ou duas. Ou seja, pediste o suporte e se por acaso eles não tiverem mais peças para pedir ao importador, então vão aguentar o teu pedido até precisarem de mais peças. Porque fazem isso? Não sei, mas acontece frequentemente!

se fizessem uns melhoramentos (tendo em conta o exposto) a este modelo, em volume,qualidade do forro do assento que poderia ser em pele, funcionalidade, cilindrada e cavalagem, obtinha-se uma maxsym ou mesmo 125cc extremamente bela, se calhar mais bonita e vendável que a actual. O público alvo, julgo que deseja uma "roadster" como a que comprei,uma moto "IMPONENTE" mas sem as gralhas apontadas. E para que serve a saida de ar quente no modelo max??? o jacto nem se deve sentir em qualquer estação do ano e é lógico que dissipa facilmente... não seria melhor os punhos aquecidos e um sistema electrico capaz??

Forro do assento em pele?  Queres um assento forrado a pele de Conolly como os Rolls-Royce? lol Diz-me qual a scooter que tem um assento forrado a pele!

Funcionalidade? Bolas... é das scooters melhores equipadas do mercado! Se dizes que uma scooter não é funcional, en tão por favor quero que me digas uma marca e um modelo de uma moto que o seja!

Cilindrada? Tira a carta e compra uma scooter de maior cilindrada! Estás a esquecer que a GTS ttem apenas 125 cc. Cheira-me que nem carta de moto tens e que agora tens a 125 pq é uma 125, certo?

Uma Roadster?  mas esse termo não se aplica só aos automóveis? hein? Mas não querias uma scooter? Grande confusão aí vai!

Comprei a sym pela beleza do design, está na garantia mas é certo que o serviço pós venda só responde quando é muito "Chateado".

-  Quanto ao serviço pós-venda, aperta com eles, faz queixa ao importador e usa o livro de reclamações. Infelizmente, não é só com a Sym que isso acontece mas com todas as marcas. Existem bom e maus stands! Por isso se não estás satisfeito com o teu reclama e.. experimenta outro, pode ser que sejas melhor servido.

Volto a dizer, com tantas exigências  e pelos 3  mil e poucos euros que deste pela GTS não encontrarás scooter, ou qualquer outro tipo de moto que te satisfaça!

O ideal, vendê.la, tirar a carta e partires para outros modelos e claro, outros valores!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Salon de la moto de Paris 2011

Stand da Yamaha



Stand Aprilia



Stand da BMW



Stand Suzuki



Stand Kawasaki



Stand Triumph



Diversos

É assim que me sinto...

... quando ando de moto!

E vocês?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Está quase, quase, quase...

Pois é, não tenho dado noticias, mas neste caso isso é bom sinal!

Por isso, neste momento apenas posso dizer que muito em breve irei dar inicio à contagem decrescente para a apresentação da surpresa!

Falta "poucochinho"...



(digamos que... para mim é para mim, vai ser a minha prenda de Natal... lolol)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Almoço de Natal do CMN

Como já é tradição o Clube de Maxiscooters do Norte realizou o seu almoço de Natal.

E o que acontece quando se junta magníficos petiscos, gente boa, e muita disposição?

Ah pois é, mais uma Excelente evento, deste Excelente Clube, do qual tanto me orgulho de ser membro!

Infelizmente, não estive presente, mas mais uma vez, como também é da praxe, estive presente "via télélé" e ouvi o OLÁ BEIGUINHA, dito em coro por todos os que participaram no evento. Fantástico!


As primeiras BMW C 650 GT e Sport

Montagem das primeiras unidades das BMW C 650 GT e C 650 Sport




Soberbas...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sym GTS 300i Evo - 42 mil km



Mais mil quilómetros rodados!


E finalmente, lá foi a Valentina à Migtec, trocar os roletes!


Já na bancada a começar a ser desmanchada...


 Aqui já com tudo à mostra (ainda tinha a junta colada, como se pode ver! Já agora, quando chegar a altura de trocar a correia, terá tb de levar essa junta nova.


A "turbina de ar...


... e o estado em que estava o filtro de esponja, da entrada de ar para arrefecimento.

 
O sítio onde trabalham os roletes!
 

 Roletes com 42 mil km!

Medidos com o o Peckliss, estes tinham menos 1 mm de espessura que os novos! E somente um dos roletes é que apresentava um desgaste irregular, o que é muito bom, devido á elevada quilometragem dos mesmos. Já vi roletes "quadrados" com menos de metade dos quilómetros que estes fizeram!

Percebem agora porque defendo sempre o material original? Podem vir com a conversa dos variadores Xpto que fazem andar mais 5 km/h ou ganhar 1 segundo dos 0 aos 100, mas no que respeita a fiabilidade e longevidade, desculpem, mas... original é original!



Depois de tudo limpo, toca a pôr os roletos novos!



Apesar de ainda faltarem 1000 km, para a revisão, optei por mudar também o óleo, já que estava na oficina. Aproveitei para dar uma olhadela mais atenta ao filtro de óleo (rede) e nada. Nenhum resíduo, nenhuma lixo, nenhuma limalha, o que diz bem da saúde do motor.

Em conversa com o motor ele diz que isto é habitual nos motores Sym, pois mesmo quando muda o óleo ás GTS 125, no filtro nunca viu aparecer limalhas ou algum tipo de resíduo!

Como a Valentina já não está na garantia e por isso mesmo já não está obrigada a fazer as revisões periódicas, a partir de agora, algumas coisas vou eu fazer e outras continuarão a ser feitas na oficina.

O que ela vai precisar nos próximos tempos:

 - Daqui a 3000/4000 km, mudar a correia. A que está lá, já apresenta alguma desgaste, mais ainda está em condições de rodar mais um pouco.

- Afinar válvulas... pois está na hora! A única vez em que foram afinadas as válvulas da Valentina, foi por volta dos 17 mil km. Com 42 mil.... está mais que na hora, apesar de ainda não se fazerem ouvir.

- Mudar óleo dos travões - Também está na hora. Os fabricantes aconselham que se mude o óleo de 2 em 2 anos e sim é verdade, o óleo tem de ser mudado. É visível, que o óleo está mais escuro e também já se sente na travagem o "cansaço" do óleo. Quando se pressiona as manetes é notória uma maior rigidez, obrigando a que se faça mais força.

Pneu traseiro - Pois é, o Bridgestone Hoop, já rodou 25 mil quilómetros! E ainda vai rodar (se não houver nenhum azar!) mais 4 ou 5 mil! Sim, já se nota o desgaste, já está a ficar quadrado e também já se nota algum "escamar nos "gomos" da borracha, mas ainda vai rodar mais algum tempo. E que pneu vai levar? Um Bridgestone Hoop, pois claro! "Em equipa vencedora não se mexe!"

- Lâmpada da matrícula - Apesar de ainda funcionar, estão tão cansada, mas tão cansada que já não ilumina nada! lol



De resto.... venham mais mil km!!!!!!!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Vendas de motos em Portugal

Top Ten + 50 cc - Modelos

1º Honda PCX 125 - 2107 unidades

2º Keeway Superlight 125 - 577 unid.

3º Sym GTS 125 - 568 unid.

4º Honda CBF 125 - 484 unid.

5º Vespa LX 125 - 442 unid.

6º Sym Fiddle 125 - 337 unid.

7º Keeway RKV 125 - 284 unid.

8º Vespa PX 125 - 269 unid.

9º Kymco Agility 125 - 248 unid.

10º Yamaha YBR 125 - 230 unid.


Top Ten - Marcas

1º Honda - 4037 unidades

2º Sym - 2037 unid.

3º Yamaha - 1753 unid.

4º Keeway - 1258 unid.

5º Piaggio - 1054 unid.

6º Daelim - 829 unid.

7º BMW - 678 unid.

8º Kymco - 611 unid.

9º Suzuki - 556 unid.

10º Kawasaki - 439 unid.


No Top Ten dos modelos, a PCX continua a arrasar!

Para quem ainda tinha dúvidas do exito desta pequena scooter, os núemros falam por sim, pois tem mais do dobro de unidades vendidas que o modelo que está em segundo lugar a Keeway Superlight 125.
Em relação à Superlight, é um modelo que apesar de ser já uma veterena no mercado, com o passar dos anos tem conseguido impor-se no mercado, parabéns, sem dúvida para a Keeway.
Em terceiro lugar temos a GTS, que já entrou em velocidade de cruzeiro, pois apesar de ser uma excelente máquina, já começa a estar muito vista e muitos já estão à espera do novo modelo que em principio estará no mercado lá para Maio/Junho de 2012.

Interessante, pela negativa, é ver que a Suzuki, mais uma vez não conseguiu colocar uma moto no topo ten.... sinceramente, não consigo perceber qual a politica desta marca.. pois estão literalmente a ver a banda a passar...

No top ten por marcas, a Honda consolida a liderança com mais de 4000 unidades, seguida pela... Sym, que, mais uma vez deixou a Yamaha para trás! Nada mau para uma marca, considerada "low-cost" e que ainda continua a ser desdenhada por muita boa gente que pensa que apenas os japoneses é que conseguem fazer boas motos/scooters. Vejam o exemplo da Keeway, que apesar de ainda não estar ao nível de uma Kymco, Sym ou Daelim, com esta nova vaga de modelos novos, muito se aproximou destas, ao nível de materiais e acabamento.

Por isso é que continuo a dizer e volto a repetir:  os chineses aprendem muito rápido, tal como aconteceu com os japoneses nos anos 50 e 60 e por isso mesmo daqui a alguns anos, não tenho dúvida que irão lutar taco-a-taco, tanto com as marcas coreanas e taiwanesas, como também com as afamadas marcas de motos japonesas. E isto é bom para quem? Para nós, para quem compra, pois como já temos vindo a assistir nos últimos tempos, as marcas japonesas, têm vindo a redefinir preços  e a lançar produtos low-cost, sendo a líder de vendas, a Honda PCX, o melhor exemplo.



Fonte: revista Motociclismo