quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sym - Plano de Revisões



Tenho recebido muitas msgs, E-mails e até telefonemas, de companheiros a questionarem-me sobre o plano de revisões das scooters  Sym.

Têm existido grandes diferenças, de stand para stand, chegando ao cúmulo de em alguns casos, dizerem que a primeira revisão deve ser feita aos 300 km (sim, leram bem 300 km!).

Para  que deixem de existir qualquer tipo de dúvidas, aqui fica o Plano de revisões da Sym:





Scooters 50 cc:


 1000 Km - 1º Revisão


 3000 Km - Troca de óleo


 6000 Km (ou 1 ano) - Revisão


 9000 Km - Troca de óleo


12000 Km (ou 2 anos) - Revisão






Scooters (e motos) 125 cc



  1000 Km - 1º Revisão


 3000 Km - Troca de óleo


 6000 Km (ou 1 ano) - Revisão


 9000 Km - Troca de óleo


12000 Km (ou 2 anos) - Revisão



Scooters + 125 cc


  1000 Km - 1º Revisão


  6000 Km (ou 1 ano) - Revisão


12000 Km (ou 2 anos) - Revisão


18000 Km - Revisão




Quads





1000 Km - 1º Revisão


 3000 Km - Revisão


 6000 Km (ou 1 ano) - Revisão


 9000 Km - Revisão


12000 Km (ou 2 anos) - Revisão




Caso o veículo não atinja a quilometragem necessária entre revisões, efectua-se uma troca de óleo de seis em seis meses.




É este o plano de Revisões Oficial da Sym.



Se algum concessionário afirmar que não é assim, então devem contactar imediatamente a Red Moto.

Contacto Red Moto (importador Sym): 234300760


A isto tudo acrescento que o nível do óleo, assim como do liquido de refrigeração DEVE SER VERIFICADO SEMANALMENTE!

E isto porquê? Porque muitas scooters, tanto Sym, como de outras marcas, têm chegado às oficinas, para fazer as revisões quase sem óleo.

Não, o problema não é das scooters, mas sim dos donos das scooters!

Basta andar na estrada para ver que 99% dos possuidores de scooters 125, as conduzem sempre a fundo! Sim é verdade, não vale a pena negar.

Como sabem ando todos os dias com a Valentina, e faço muitos km, tanto em Lisboa, como nos arredores, principalmente na A5 e no IC 19, e costumo fazer a experiência de ver a que velocidade vai essa malta e posso dizer que, na sua grande maioria vão todos a fundo, sempre acima dos 100 km/h! Ou seja vão a fundo!

Claro que a tratarem os pequenos propulsores de apenas 125 cc, desta forma, em nada estão a contribuir para a sua saúde!

Pergunto a essa malta se quando andam de carro tb andam a fundo. Se o carro dá 180, se todos os dias andam a 160, que seja!
Não andam, pois não? E porquê? Para poupar o carrito, não é? E também poupar gasolina, certo? E porque é que não o fazem na vossa 125?
A velocidade ideal para uma 125 é na casa dos 90/100 km/h e tudo o que for a mais, já esforça muito o motor e provoca grande desgaste!

Sabem porque é que a Valentina já tem 38 mil km, nunca teve problema nenhum e não gasta uma pinga de óleo? Porque o meu andamento normal no dia a dia e quando circulo na A5 ou no IC 19, nunca passo dos 100/110 Km/h.
Claro que de vez em quando vou aos 120 e muito, muito de vez em quando dou-lhe um esticão, mas é apenas, muito de vez em quando.
E sabem quanto é que ela dá? 140 em recta, 150 a descer já a cortar!

Acham mesmo que se eu andasse sempre nos 140/150, ela teria chegado aos 38 mil km sem, nunca ter accionado a garantia?

Quem realmente gosta de andar de scooter e gosta da sua scooter, não trata uma  scooter desta forma, levando-a ao limite todos os dias! Para isso existem outro tipo de motos!



4 comentários:

  1. Parabéns Veiga pelo sensacional artigo. Tenho Sym jet4 125 400 Km e de inicio entusiasmei-me pelo comportamento da bicha (ando em cidade), mas faço exactamente como diz agora não passo dos 80 e sempre com acelarações graduais e ela própria é que pede mais gás e aí eu dou-lhe, sempre gradualmente e fico admirado pois ela quer mais. Se lhe fize-se a vontade ia para os cem num piscar de olhos. Será que posso por 1 minuto ou dois leva-la aos cem para desprender? Mas sem forçar está claro!!

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  2. Também afrente quando travo, ou deixo de acelerar, sinto trepidação. O concssionario diz que a suspensão ainda está dura, e esse comportamento é normal. Devo esperar ate´á 1ª revisão dos 1000Km? Ou fazer já reclamação?

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  3. Reclama já! Nunca se sabe se não estás a fazer pior, ou até a pôr a tua vida em perigo!

    Edu, na dúvida, vou logo à oficina!

    Mais vale prevenir do que remediar!

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  4. Boas Veiga desculpa o atraso da resposta.
    estive no concessionário, Fundão, foram muito competentes.Depois de analisar o mecânico descobriu um ligeiro desalinhamento nas bainhas, (abertas)Agora está a melhorar dia a dia,pois as pastilhas estão a acamar .
    cumprimentos

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