terça-feira, 10 de maio de 2011

Sym GTS 300i Evo - Revisão dos 29 mil km!

Finalmente a Valentina foi fazer a revisão!

Bom... desta vez estiquei ao máximo a ida da Valentina à revisão... por diversos motivos, falta de tempo, falta de t€mpo e porque estava a testar a durabilidade da correia de transmissão!

Resultado, a revisão que devia ter sido feita aos 27 mil km, foi feita apenas aos 29383 km!

Então foi assim:

Na semana passada, passei na JCG Motos para marcar a revisão, para esta 2ª Feira. No entanto, por motivos logísticos, optei por deixá-la lá, no Sábado.

Hoje (2ª feira) por volta das 17h30 ligo e...a Valentina já estava pronta! Nem quis esperar pela boleia, foi pegar no telefone, chamar um táxi e "ala que se faz tarde"!!

Cheguei, paguei e vim-me embora e claro, que diferença! É outra vez a Valentina. Coitada... já vibrava muito e também já não puxava como  era habitual! Agora, só com um bocadinho de punho... é vê-la a ganhar velocidade, uma maravilha.

Material que levou:

- Óleo Motul 10W40  (1,2 L)

- Correia de transmissão

- Pastilhas travão traseiro

- Filtro de ar

- Vela CR8E NGK

- Válvulina

- 2,5 horas de trabalho

Não vou dizer quanto me custou a revisão (Obrigado José Carlos, és o maior!!!!), pois tive direito a um desconto simpático, mas posso dizer que esta revisão a preços normais fica em quase 300 €!

Agora em relação ao eu ter esticado a quilometragem da revisão, isso foi feito debaixo de rigoroso controle sobre a parte mecânica da scooter e claro a responsabilidade foi toda minha. Se algo tivesse acontecido, alguma avaria, falha mecânica, etc, a responsabilidade seria sempre minha. Por isso, se alguém tentar fazer o mesmo, estando a moto ainda na garantia já sabe que se algo correr mal, a responsabilidade é toda sua!


Entretanto... vejam em que estado estavam os consumíveis que fora trocados:



Correia de transmissão: 

- Acentuado desgaste. Comparando com a nova, esta está mais larga, mais fina e com um grande desgaste nos "dentes", podendo ver-se que diferem de dimensões e a maioria está arredondada.

Mas o certo é que fez 17 mil quilómetros!
Claro que a forma de conduzir tem muita influência na durabilidade da correia e por isso tento evitar fazer grandes arranques, o que prejudica, sem dúvida, a correia.







Filtro de ar: 

- Não é preciso dizer nada, pois não? Claro que o motor não desenvolvia como devia ser! A diferença é do dia para a noite!





Travões:

As pastilhas de trás estavam quase, quase... a chegar ao ferro. Claro que andava a controlar a "coisa" e sabia como estavam e nunca deixaria chegar ao ferro, mas notava-se bem que a travagem já não era tão mordaz e eficaz.






Vela:

Nunca pensei que estivesse neste estado! Apesar da foto estar desfocada é possível ver que quase não tinha o pólo, tal era o desgaste. No entanto sempre pegou bem, mesmo estando por vezes duas ou três semanas sem andar. Era carregar no botão e já está!




Volto a escrever: o não ter feito a revisão dentro do prazo previsto foi da minha inteira responsabilidade e se algo tivesse acontecido, tinha de me aguentar à bomboka! Por isso não aconselho ninguém a fazer isto! 


E claro que a Valentina voltará a fazer as revisões dentro do que é aconselhado pela marca!







Sem comentários:

Enviar um comentário