quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Viajar de moto em grupo

Se andar de moto a solo já não é fácil, tantas são as agressões a que estamos sujeitos, sejam vindas de terceiros, sejam o mau estado do piso ou condições meteorológicas adversas, o andar de moto em grupo, apesar de não ser nenhum bicho de sete-cabeças, tem o seu quê de complexo. Isto porque para que tudo corra bem, devem ser seguidas algumas regras, que são o segredo do ir-e-voltar sem chatices.



Antes de mais nada, esqueça as velocidades, as ultrapassagens à queima-roupa, as curvas feitas a abrir, nada disso se coaduna com a condução em grupo! Quem assim agir deve ser de imediato repreendido e se continuar com o mesmo comportamento deve ser convidado a seguir viagem… sozinho! “Vai andando que a malta vai lá ter!”

- Para facilitar o bom andamento da caravana, devem ser escolhidos entre os participantes, os batedores. Estes devem ser escolhidos entre os mais experientes e de preferência que sejam possuidores de motos mais potentes, de forma a, caso seja necessário, poderem movimentar-se rapidamente de um lado para o outro da caravana. Dentro do grupo de batedores deverá eleger-se um Road Leader - que seguirá na frente da caravana e que deverá conhecer o caminho para o local onde a caravana se dirige – e um Back Leader, que seguirá sempre no fim da caravana e dará apoio, caso algum dos companheiros que seguem na caravana necessite.

- Quem tiver a moto menos potente, deverá seguir sempre na frente da caravana, junto do Road leader, para marcar o ritmo de viagem.

- Antes de iniciar a viagem deverá haver um briefing com todos os membros da caravana, para ficarem a saber quem são o Road Leader, o Back Leader e os restantes batedores, assim como qual o trajecto a percorrer, se existem portagens e outras informações que julguem necessárias.

- Antes de iniciar uma viagem, as motos devem estar todas reabastecidas e se forem efectuados abastecimentos durante o trajecto, todas as motos deverão ser abastecidas, quando a de menor autonomia o faça. Assim evita-se paragens desnecessárias, porque alguém se esqueceu de abastecer ou julgou que tinha o combustível necessário para chegar ao destino

- Cada membro é responsável pelo companheiro que segue logo atrás. De regularmente olhar pelo retrovisor e confirmar se está tudo bem com o companheiro que o procede. Se verificar alguma anomalia deve de imediato avisar (usando as luzes ou a buzina) o companheiro que segue à sua frente e assim sucessivamente, até ao Road Leader, para a caravana parar.

- Sempre que a caravana for de grandes dimensões, os batedores serão os responsáveis por fechar rotundas e cruzamentos, de forma a que a caravana não “parta” e não se disperse. Se tal acontecer, a caravana deverá parar mal seja possível para ser feito o reagrupamento. Nestas paragens, quem segue na caravana não deve desmontar das motos. Dessa forma evita-se atrasos, pois mal os membros do grupo que ficaram para trás cheguem, podem de imediato retomar a viagem, sem mais atrasos.

- Os batedores ao fecharem rotundas e cruzamento, nunca se devem esquecer que tal só pode ser feito por agentes de trânsito. Se a maioria dos automobilistas param para deixarem passar as motos, também se pode encontrar quem não ache piada e queira avançar e sendo assim a sua vontade tem de ser respeitada. Evitar confusões, é o melhor remédio para se ter uma viagem calma e descansada.

- Os membros da caravana devem manter sempre o lugar que ocupam na caravana, mesmo que haja paragens. Após paragem, devem o mais rapidamente possível retornar ao lugar que ocupavam antes da paragem.



- São proibidas as ultrapassagens dentro da caravana. Os únicos membros que podem fazer ultrapassagens são os batedores.

- As motos devem circular na caravana de forma descentrada. A primeira moto segue à esquerda da faixa de rodagem, perto do eixo da via, a segunda moto segue à sua direita a uma distância nunca inferior a 15/20 metros e assim sucessivamente. Isto irá fazer com que o terceiro membro - que desta forma seguirá atrás do primeiro membro -, circulará a pelo menos 40 metros da moto que tem à frente, tendo espaço suficiente para que, caso seja necessário, fazer uma travagem de urgência com a máxima segurança. Claro que estas distâncias entre motos devem ser sempre mantidas ao longo de toda a viagem. É escusado dizer que a passagem da caravana por rotundas ou cruzamentos deve ser feita o mais rapidamente possível, para não afectar o normal funcionamento do trânsito local.

Nunca ocupar mais do que uma faixa de rodagem, principalmente nas auto-estradas. Uma faixa de rodagem normal, dá perfeitamente para a caravana circular com toda a segurança. Ocasionalmente, quando a estrada por onde se circula seja demasiado estreita ou se atravesse alguma povoação, a caravana deverá seguir em fila indiana, aumentando a distância entre as motos e voltar às posições originais assim que a estrada o permita.

- Sempre que for necessário fazer uma ultrapassagem o Road Leader deverá sinalizar a ultrapassagem antes de a iniciar de forma a que o companheiro logo atrás também sinalize e assim sucessivamente pelos membros que seguem atrás. Sempre que o Back Leader conseguir ver/perceber qual a intenção do Road Leader, deverá também de imediato sinalizar e se o trânsito permitir, iniciar também a ultrapassagem. Desta forma os membros que circulam na caravana poderão fazer a ultrapassagem em segurança sem “partir”.

- Quando algum membro da caravana necessitar de fazer uma paragem, deve sinalizar com o pisca a sua intenção e avisar o companheiro da frente e assim sucessivamente, para que toda a caravana pare.

- E acima de tudo, circular com calma, descontraído, mas sempre com redobrada atenção, tendo o cuidado de ter deixado em casa todo o nervosismo e stress, inimigos de quem circula de moto.

Vejam este video: aqui está um exemplo de algo que nunca se deve fazer quando se viaja em caravana!




(clicar nas fotos para aumentar)

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