A primeira Super Cub, a C100, foi apresentada em 1958, no 10º ano de existência da Honda.
Desenhado pelo próprio Soichiro Honda e pelo seu companheiro de longa data Takeo Fujisawa, a Super Cub pretendia ser um veículo simples e objetivo, que "pudesse trazer alegria e utilidade às vidas das pessoas".
Em 2017, quase 60 anos depois, a Honda fabricou a Super Cub nº 100 milhões, tornando-se no veículo de duas rodas mais vendido em todo o mundo.
Até agora, o mais recente modelo – a Super Cub C110 – só estava disponível no Japão, onde é muito popular entre os utilizadores executivos, incluindo os correios japoneses, e nos países do sudoeste do continente asiático, onde é usado como meio privado de transporte da maioria das pessoas.
Consciente de todo um conjunto de utilizadores urbanos – mais jovens e também mais maduros – que procuram um veículo de duas rodas de inspiração retro, possuidor de uma verdadeira credibilidade e de um estilo marcante, a Honda revela agora a Super Cub C125, uma evolução do lendário modelo e o capítulo seguinte na sua já longa história.
Nas palavras de Tadamasa Maeda, Líder do projeto da Super Cub C125: "Conhecemos o nosso cliente-tipo, homem ou mulher e sabemos que o estilo é um aspeto levado muito a sério, pelo que a nossa nova Super Cub C125 vem enriquecer a vida desses clientes. O seu design intemporal tem uma expressão de valor e universalidade e juntámos a isso um novo nível de performance ao motor e melhorámos as capacidades de condução do quadro e da ciclística. Tal como sucedeu com o nosso fundador, a nossa maior alegria é ter um impacto positivo na vida do dia-a-dia – e também colocar um enorme sorriso nos lábios de todos os que usam a Super Cub nas suas vidas."
Apesar da aparência não se desviar muito do "look" clássico, o aumento dos parâmetros do motor de 125 cm³ – potência e binário – mantém a Super Cub sempre à frente do trânsito das cidades; a sua embraiagem centrífuga automática também foi atualizada para complementar o aumento de potência e oferecer mudanças silenciosas e ultra-suaves.
A Super Cub 125 foi concebida segundo um conceito de uma só palavra: universalidade. Por outras palavras, este teria de ser um modelo fácil de usar para um enorme leque de pessoas. Uma parte deste carácter é a silhueta tipo "S" inclinada para a frente, que ocupa todo o espaço de entrada na scooter até ao guarda-lamas traseiro, facilitando as entradas e as saídas do condutor.
Um dos elementos-chave desde o primeiro modelo Super Cub é a "unidade" de direção, que unifica os elementos separados – forquilha, guiador e proteções para as pernas – numa única unidade coesa.
No modelo original, o guiador, com formato a fazer lembrar as asas de uma ave, era um ponto de venda evidente e forte; agora, na Super Cub C125 – construído em aço forjado e com diâmetro variável, curvatura em resina moldada e incorporando interruptores e instrumentos – este elemento continua a refletir aquele motivo.
Os punhos estão colocados em posição natural e fácil de agarrar e complementam a posição de condução a direito, com uma excelente visibilidade para a frente e a toda a volta. Sempre com intenção de melhorar o conforto, o banco usa espuma de uretano mais espessa e de elevada densidade do que a C110.
Todas as luzes são de tecnologia Led e os instrumentos destacam a profundidade do design geral, com um mostrador de dois anéis cromados; o anel exterior recebe toda a escala do ponteiro do velocímetro analógico e as luzes avisadoras, e o anel interior recebe o mostrador digital minimalista.
Um toque moderno do equipamento é o comando Smart Key; basta colocá-lo no bolso e arrancar com a Super Cub. A Smart Key também comanda a imobilizador e representa um dispositivo extra anti-roubo, e está equipado com a função ‘answer-back’ que acende os piscas quando se pressiona o respetivo botão do comando, localizando facilmente a sua moto no meio de outras.
E, numa referência aos seus antepassados (e sublinhando a sua história Honda), o comando da Smart Key possui um logótipo de estilo antigo "Old Wing".
O desenvolvimento da Super Cub C125 começou tendo como base o quadro monotrave tubular em aço da C110. O equilíbrio da rigidez na zona da coluna da direção e dos pendurais do motor foi melhorado, para otimizar a capacidade de alojamento do motor de maior cilindrada; o guiador e o banco estão agora montados em apoios de borracha. Os poisa-pés também apresentam inserções de borracha.
Simples, robusto, fiável, económico; isto resume o motor da Super Cub C125. A unidade SOHC de 125 cm³ arrefecida por ar tem cabeça de duas válvulas e sistema de injeção de combustível e foi melhorada em termos cosméticos com um acabamento metalizado de tom mate e diversos componentes cromados que lhe dão um mais aspeto "premium".
O ruído do motor é mantido no mínimo graças à utilização de carretos primários helicoidais e moentes de biela com bronzes de alta precisão. Os rolamentos do tambor das mudanças melhoram as capacidades em engrenar as relações da caixa, o braço das mudanças tem inserções de borracha (que também ajudam a baixar o ruído) e o amortecedor da embraiagem foi otimizado também com inserções de borracha para reduzir o choque das mudanças.
O pico de potência máximo de 10 cv aparece às 7,500rpm e o binário de 10,4 Nm surge às 5.000 rpm.
A forquilha da suspensão dianteira tem curso de 100 mm e a suspensão traseira de duplo amortecedor tem 84 mm de deslocamento do eixo (mais 10 e 19 mm, respetivamente, do que na C110), absorvendo as irregularidades da estrada de forma irrepreensível, enquanto as jantes de 17 polegadas em alumínio fundido aumentam a estabilidade e a precisão da direção.
Os pneus são tubeless (sem câmara-de-ar) e têm tamanho de 70-90-17 à frente e 80-90-17 atrás.
O travão dianteiro tem um disco de 220mm e pinça de um só êmbolo, complementado por um travão traseiro de tambor de 130mm.
O peso em ordem de marcha é de 109kg e os consumos da Super Cub C125 são de 66,7km/l (1,5 l/100 km em modo WMTC) para uma autonomia de cerca de 245km por cada depósito de 3,7 litros.
Quanto a cores, estão disponíveis as seguintes opções:
- Azul Pérola Niltava
- Vermelho Pérola Nebula
Especificações Técnicas
Motor - 4 tempos, SOHC, 2 válvulas, refrigerado por ar;
Cilindrada - 125 cc,
Potência máxima - 10 cv às 7.500 rpm;
Binário máximo - 10,4 Nm às 5.000 rpm;
Alimentação - Injeção eletrónica PGM-FI;
Transmissão - Caixa de 4 velocidades,
Quadro - Monotrave em aço;
Dimensões (C x L x A)
Comprimento - 1.915 mm;
Largura - 720 mm;
Altura - 1.000 mm;
Distância entre eixos - 1.245 mm;
Altura do assento - 780 mm;
Altura ao solo - 125 mm;
Suspensão
Dianteira - Forquilha telescópica (curso de 26 mm);
Traseira - Duplo amortecedor;
Pneus
Dianteiro - 70/90-17M/C 48P;
Traseiro - 80/90-17M/C 50P;
Travões
Dianteiro - Um disco de 220 mm;
Traseiro - Tambor de 130 mm
Capacidade do depósito de combustível - 3,7 litros;
Peso (em ordem de marcha) - 109 kg.
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