segunda-feira, 4 de junho de 2018

Honda Forza 125 de 2018


A Honda Forza 125 foi concebida especificamente para o exigente cliente europeu, que prefere uma scooter da qual possa retirar o máximo partido em termos de condução, estilo, presença, performances e especificações.



E, desde a sua introdução em 2015, a Forza tem excedido todas as expectativas, evoluindo ano após ano graças ao feedback dos clientes e já contando com mais de 30.000 unidades vendidas até à data.


As especificações de série da Forza 125 são muito completas, misturando uma agilidade trânsito com dimensões muito compactas – numa agilidade abrangente que permite viagens mais longas nas vias rápidas para as deslocações casa-trabalho-casa, também graças às performances do seu motor, à excelente proteção contra o vento, combinando o conforto de uma scooter GT (Grand Touring) com uma atitude mais desportiva e uma maneabilidade muito ágil, oferecendo bastante espaço de arrumação, uma diversidade de detalhes premium e inovação tecnológica.

As linhas de design da Forza têm uma grande quota-parte do sucesso deste modelo, desde o seu lançamento no ano de 2015. 
Agora para 2018, este modelo foi substancialmente redesenhado. Apesar de as linhas de design continuarem a ser arrojadas e inconfundivelmente pertencerem à Forza 125, cada painel foi revisto no sentido de dar à scooter uma aparência ligeiramente mais suave e mais madura, com uma frente que se sente mais robusta e linhas de design ligeiramente mais suaves. Outros pontos de realce do novo "look", são os pontos de assinatura pretos da frente e das carenagens laterais, para além do carácter desportivo mais acentuado.


Mas este modelo conta também com novas adições nesta renovação. O nível das especificações e dos equipamentos atinge um outro nível mais elevado: o novo pára-brisas eléctrico permite uma regulação ininterrupta com protecção contra o vento e uma visão desimpedida para frente; o novo painel de instrumentos apresenta todas as informações em formato digital, como complemento dos mostradores analógicos. 


Os piscas de direcção são de LEDs, o espaço por baixo do banco aumentou 5,5 litros e a Smart Key também permite abrir e fechar a top case opcional de 45 litros.

A juntar a toda a estética muito atraente da Forza, temos também um novo nível de sofisticação. Originalmente concebida pelo mesmo estilista responsável pela excelente NM4 Vultus, as suas linhas mantêm-se arrojadas e cativantes, mas agora oferecem uma atração ainda mais moderna, se bem que ligeiramente mais suave e mais madura.


O design renovado e fluido da Forza 125 começa logo no novo para-brisas eléctrico, que oferece 140 mm de regulação, oferecendo excelente protecção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) reduzindo ao mesmo tempo o ruído do vento. 
Este sistema permite alterar instantaneamente a posição do pára-brisas para maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade – e para grandes distâncias. 
Na posição mais baixa, o pára-brisas oferece uma maior liberdade e, basta acionar o interruptor no punho esquerdo para o mover ao longo do seu curso de 140 mm.

O espaço debaixo do banco, que viu o espaço de carga aumentado de 48 litros para 53,5 tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. 
O compartimento da carenagem, à frente do lado esquerdo, tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para acessórios.

O sistema Smart Key da Forza 125 – para além de controlar o botão da ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda. 
Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave.  


O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com 3 modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo atual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou temperatura ambiente e sensor da bateria.

Os principais ingredientes do sucesso da Forza 125 não foram alterados para 2018: um motor de 4 válvulas, que combina performances líderes-da-classe e uma autonomia de 490 km por cada depósito de combustível, um chassis de baixo peso, que equilibra estabilidade a alta velocidade e capacidades de manobra em cidade e especificações muito completas, que incluem luzes de LEDs, sistema de chave Smart Key, capacidade para arrumar dois capacetes e conforto envolvente e abrangente para dois.


A Forza 125 acelera muito forte, fazendo apenas 13,4 s dos 0 aos 200 m; as respostas a média rotação são excelentes, com excelente ação às acelerações na gama de velocidades típica de uma utilização em cidade (40-60 km). Sem grande esforço, a Forza é capaz de uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 90 km/h, para uma velocidade máxima de 108 km/h.

O sistema Idling Stop pára automaticamente o motor após três segundos de funcionamento ao ralenti com a scooter parada e os travões aplicados; quando se roda o punho do acelerador, o motor arranca outra vez. 
A sua utilização é muito suave e fácil, graças ao alternador/motor de arranque e ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca na posição de ponto-morto superior antes da admissão e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. Este sistema também consegue "ler" o estado de carga da bateria e desativa-se automaticamente para evitar descarregá-la em demasia.  

Um dos objetivos originais da Forza 125 é que os reabastecimentos sejam apenas realizados uma vez por semana, para uma utilização normal. 
A economia do motor eSP oferece quase 500 km de autonomia por cada depósito de 11,5 litros de combustível, graças aos seus reduzidos consumos de apenas 2,34 l/100 km (42,7 km/l) (em modo WMTC).

A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 56P e a jante traseira de 14 polegadas monta um pneu 140/70-14 68P, oferecendo o máximo conforto e tração. A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS de dois canais para maior segurança nas superfícies escorregadias.
A Forza continua a ser produzida na ultramoderna fábrica de Atessa, em Itália e vai estar disponível nos seguintes esquemas cromáticos: 

- Vermelho Metalizado Mate Carnelian/Preto Pérola Nightstar (novo para 2018); 
- Branco Pérola Mate Cool/Cinzento Metalizado Mate Cynos (novo para 2018);
- Prata Metalizado Mate Lucent/Azul Pérola Mate Pacific;
- Cinzento Metalizado Mate Cynos/Cinzento Metalizado Mate Carbonium,
- Preto/Cinzento Metalizado Mate Cynos.


Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a Forza 125:

- Top case opcional de 45 litros compatível com o sistema Smart Key;
- Porta-bagagens traseiro (instalação direta),
- Bolsas interiores,
- Punhos aquecidos,
- Alarme. 


Especificações técnicas
Motor - Monocilíndrico a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, refrigeração líquida;
Cilindrada - 125 cc;
Potência - 15 cv ás 8.500 rpm;
Binário - 12,5 Nm ás 8.250 rpm;
Alimentação - Pgm-FI Injeção eletrónica de combustível;
Transmissão - Embraiagem Automática, centrifuga, tipo V-Matic;
Consumo de combustível - 2,3 Litros/100km (dados do fabricante);
Quadro - Tubular em aço;
Dimensões
Comprimento - 2,140 mm;
Largura - 755 mm;
Altura - 1,470 mm;
Altura do assento - 780 mm;
Altura ao solo - 145 mm;
Suspensão 
Dianteira - Forquilha telescópica de 33mm;
Traseira - Duplo amortecedor;
Pneus
Dianteiro - 120/70-15 56P;
Traseiro - 140/70-14 68P;
Travões
Dianteiro - Disco de 256 mm;
Traseiro - Disco  de 240 mm;
Depósito do combustível - 11,5 Litros
Peso (em ordem de marcha) - 162 kg (ABS)

Fonte: Honda Portugal 

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