A PCX125 é uma das histórias de maior sucesso da gama de veículos de duas rodas da Honda, com vendas acumuladas superiores a 140.000 unidades na Europa, desde a sua chegada em 2010.
O look atraente sempre foi um dos pontos fortes da PCX125 e para 2018, as suas linhas foram atualizadas, aumentando a identidade visual, através do novo farol de LEDs, sempre de cor única, contando também com um novo design na tampa do motor e filtro de ar. O conjunto formado pelo farolim traseiro e pelos piscas de direção é esguio e também é de LEDs; o seu design maior, de dois níveis, também facilita a visibilidade de quem vem atrás.
A altura do banco aumentou 4 mm, para 764 mm e o novo design, permitiu avançar o próprio estrado, dando assim mais espaço para pernas e pés.
O assento e a tampa do depósito de combustível abrem por ação de botões de um toque (o próprio banco é acionado por mola, mantendo-se "em cima" quando aberto) e a ignição tem um sistema de tampa que oferece maior segurança anti-roubo.
A capacidade do compartimento de arrumação debaixo do assento tem agora 28 litros (mais 1 litro), conseguido sem necessidade de aumentar a largura da scooter, albergando facilmente um capacete integral.
A visão do condutor para o painel de instrumentos foi melhorada, acrescentando ainda a utilização de elementos pretos com molduras cromadas, conferindo um toque mais "Premium" à scooter.
O novo design do painel de instrumentos oferece todas as informações de forma ordenada e num formato de fácil leitura. O painel LCD negativo inclui informações de velocidade, conta-quilómetros totalizador e conta-quilómetros parcial e indicadores de nível do combustível, consumo e também do sistema Idling Stop - paragem do motor ao ralenti.
O compartimento na carenagem do lado esquerdo tem capacidade para uma garrafa de água ou uma lata de bebida e, agora, possui uma tampa alargada (em comparação com o design anterior) que permite ao condutor alcançar melhor o que está dentro do compartimento. Também aí vamos encontrar aqui uma tomada de 12 V.
Totalmente novo é o quadro que, segundo a marca, permite melhorar ainda mais a maneabilidade da PCX, sem perder nenhuma das suas capacidades de "furar" o trânsito da cidade, facilidade de utilização e condução muito descontraída.
Por outro lado (e uma novidade absoluta numa scooter Honda), a estrutura de aço usada para suportar a carenagem principal foi agora substituída por um suporte em plástico que, em conjunto com o novo quadro, permitiu poupar 2,4 kg no peso, tornando-a ainda mais ágil.
A distância ente eixos é 2 mm mais curta, 1.313 mm mas a geometria da direção permanece inalterada, com 27° de ângulo na coluna da direção e 86 mm de eixo de arraste (trail).
Com pneu mais largos - 100/80-14 à frente e 120/70-14 atrás, em vez dos 90/90-14 e 100/90-14, respetivamente, as jantes desta nova PCX são mais leves e possuem agora oito braços (cinco braços no modelo anterior), o que assegura um acréscimo no que diz respeito à segurança, maior maneabilidade mais leve, contribuindo ao mesmo tempo para a redução dos consumos, graças à menor deflexão dos pneus.
No que diz respeito às suspensões, se a forquilha dianteira de 31 mm, com o seu curso de eixo de 89 mm permaneceu inalterada, já os amortecedores traseiros oram recolocados no quadro, estando agora mais trás; as suas molas têm agora uma constante tripla (em vez de dupla) permitindo uma condução é mais suave, seja nas irregularidades das estradas da cidade ou nas vias rápidas.
O sistema travagem é assegurado por um disco de 22 0mm na frente e tambor de 130 mm na traseira, contando com o ABS de um canal atua ao travão dianteiro.
O motor eSP SOHC de 125 cm³, com duas válvulas e arrefecimento por líquido da PCX125, viu a sua potência ser aumentada para 12,2 cv às 8500 rpm (+ 0,5 cv) com o binário máximo a descer ligeiramente sendo agora de 11,8 Nm às 5000 rpm em vez de 12,0 Nm à mesma rotação. O aumento de potência foi conseguido através do aumento da caixa do filtro do ar (+ 1 litro) e com o aumento (mais 2 mm, agora com 26 mm) do diâmetro do corpo do acelerador. A parte interna do escape foi otimizada para melhorar o fluxo dos gases e possui um catalisador de três vias de maiores dimensões.
Já no sistema de transmissão de variação continua (V-Matic), as polias primária e secundária são agora maiores oferecendo relações de transmissão mais alargadas que permitem manter as melhores acelerações na gama de baixa rotação (em comparação com o modelo anterior) oferecendo acelerações mais fortes e ao mesmo tempo mais lineares a alta rotação.
Este sistema também possui menos atrito na correia de transmissão, o que contribui para a realização de consumos na ordem dos 2,1 l/100 km (47,6 km/litro) (sem Idling Stop e em modo WMTC), resultando, segundo a fábrica, numa autonomia superior a 400 km por cada depósito de 8,0 litros.
A PCX125 de 2018 vai estar disponível com as seguintes cores:
Branco - Pearl Cool White
Preto - Pearl Nightstar Black
Cinza Mate - Matt Carbonium Grey Metallic
Vermelho - Pearl Splendor Red
Especificações técnicas
Motor - Monocilíndrico, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas, refrigerado por líquido
Cilindrada - 125 cc
Potência máxima - 12,4 cv às 8.500 rpm
Binário máximo - 11,8 Nm às 5.000 rpm
Alimentação - Injeção eletrónica PGM-FI
Consumos (dados do fabricante) - 2,1 l/100 km (47,6 km/l) (sem Idling Stop) (em modo WMTC)
Transmissão - por correia, sistema automático V-matic
Quadro - Duplex de tubos de aço
Dimensões
Comprimento - 1.923 mm
Largura - 745 mm
Altura - 1.107 mm
Distância entre eixos - 1.313 mm
Altura do assento - 764 mm
Altura ao Solo - 137 mm
Suspensão
Dianteira - Forquilha telescópica de 31 mm de diâmetro
Traseira - Duplo amortecedor com braço oscilante em alumínio
Pneus
Dianteiro - 100/80-14M/C (48P)
Traseiro - 120/70-14M/C (61P)
Travões
Dianteiro - Disco de 220 mm com pinça combinada de 2 êmbolos e ABS
Traseiro - Tambor de 130 mm
Depósito de combustível - 8,0 litros
Peso (em ordem de marcha) - 130 kg.
Fonte - Honda
Bonita e Excelente Máquina para a utilização citadina e não só,em minha opinião para dar continuidade ao sucesso de vendas das suas antecessoras e com a melhoria da qualidade a variadissimos níveis que a Honda já nos habituou á já muitos anos. Parabens...
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