(Quando testei a Forza 125 (scooter que adorei!), escrevi na altura que não me espantaria nada que a Honda seguisse este caminho para a substituta da anterior Forza 300 a qual, na minha opinião, sempre foi uma scooter algo "amorfa", mais parecendo ser uma PCX à qual deram uma excessiva dose de esteroides do que uma scooter atraente e "Premium".
Felizmente a Honda - que não dorme em serviço - apresentou agora a sua nova scooter 300, com óbvias parecenças visuais com a irmã mais pequena, a Forza 125, apresentando-se com um "look" mais vivo, mais desportivo e sofisticado que o modelo que vem substituir.)
As linhas do design da nova Forza 300, fluem para trás a partir do novo pára-brisas elétrico (o ângulo de regulação do pára-brisas é de 140 mm), concebido para oferecer excelente proteção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também para reduzir o ruído do vento.
Muito elegante e com um aspeto muito semelhante ao da Forza 125, num afastamento radical em relação ao modelo que agora termina, o seu desenho passa de um conceito de linhas mais curvas e arredondadas para um design mais afilado, em linha com as suas dimensões mais compactas.
Os pormenores prateados nas carenagens à frente, de lado e atrás conferem à scooter um toque suplementar de elegância, contribuindo para o sentido estético premium.
O painel de instrumentos, muito completo, possui um velocímetro e um conta-rotações analógicos. No centro destes, encontramos um ecrã digital com três modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho esquerdo)que fornece um grande rol de informações entre as quais se destacam: conta-quilómetros totalizador e parcial, indicações sobre o consumo (instantâneo e médio) e autonomia restante, cronómetro, temperatura ambiente e sensor da bateria.
O sistema Smart Key da Forza 300 – para além de controlar o botão da ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda.
Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave.
O espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva ou então, pastas de tamanho A4.
O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, pode exemplo, para levar um telemóvel ou uma garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para acessórios.
Em comparação com o modelo anterior, a nova Forza 300 é mais curta 25 mm, num comprimento total de 2.140 mm.
A altura do assento subiu 62 mm, para 780 mm e a posição de condução é natural e a direito, favorecendo a visibilidade a toda a volta.
Mesmo com a roda traseira de maior diâmetro, a Forza 300 é 12 kg mais leve graças ao quadro que é totalmente novo.
Quanto à suspensão, temos na frente uma forquilha de 33 mm e atrás, dois amortecedores – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados num braço oscilante de 1 só peça em alumínio.
A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 e a jante traseira de 14 polegadas (mais 1 polegada de diâmetro do que o modelo anterior) monta um pneu 140/70-14.
Em relação à travagem, na dianteira vamos encontrar um único disco de 256 mm e atrás outro disco (240 mm). Como é norma (e obrigatório) a Forza está equipada com sistema ABS de 2 canais.
A nova Forza 300 partilha o seu motor SOHC de 279 cm³, 4 válvulas, injecção electrónica e arrefecimento por líquido com o grande sucesso em todo o mundo que dá pela designação SH300i, devidamente adaptado para esta nova scooter - sistema de injeção optimizado, velas de ignição de canhão alongado e alteração no comando das válvulas.
Este motor, é uma unidade de fiabilidade mais do que comprovada e construído para durar. Os balanceiros de roletes, os bronzes da cambota e os cárteres selados asseguram a melhor fiabilidade a longo prazo; a capacidade de óleo é de 1,7 litros e os 5 mm de descentragem no cilindro reduz o atrito interno.
A embraiagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para reações rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia.
O pico de potência é de 25 cv às 7.000 rpm, para um binário máximo de 27,2 Nm atingido às 5.750 rpm.
O menor peso da scooter (menos 12 kg), juntamente as reconhecidas prestações deste propulsor, resultam nas seguintes performances: 0-200 metros em 11,1 segundos, velocidade máxima de 129 km/h – menos 0,3 segundos e 2 km/h mais rápido, respetivamente, que o modelo anterior.
O consumo, segundo a marca, é agora de 3,2 l/100 km (31km/l).
A iluminação da Forza é totalmente de Leds.
A Forza 300 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:
- Azul Metalizado Crescent;
- Preto Pérola Nightstar;
- Cinzento Metalizado Mate Cynos;
- Branco Pérola Mate Cool.
Está também disponível toda uma gama completa de acessórios para a Forza 300. Estes incluem:
- Top case opcional de 45 litros compatível com o sistema Smart Key;
- Porta-bagagens traseiro (instalação direta);
- Bolsas interiores;
- Punhos aquecidos;
- Alarme.
Especificações Técnicas
Motor - 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado por líquido;
Cilindrada - 279 cc;
Potência: 25 cv às 7.000 rpm:
Binário: 27,2 Nm às 5.750 rpm;
Alimentação - Sistema PGM-FI
Transmissão - Automática (CVT);
Dimensões
Cumprimento - 2,140 mm
Largura - 755 mm
Altura - 1.470 mm;
Distância entre eixos - 1.510 mm;
Altura do assento - 780 mm;
Suspensão
Dianteira - Forquilha telescópica (33 mm);
Traseira - 2 amortecedores reguláveis:
Pneus
Dianteiro - 120/70R15
Traseiro - 140/70R14
Travões
Dianteiro - Disco de 256 mm;
Traseiro - Disco de 240 mm;
Sistema ABS de 2 canais;
Depósito de combustível - 11,5 L;
Peso em ordem de marcha - 182 kg.
Fonte: Honda Portugal
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