terça-feira, 24 de novembro de 2015

Seis anos e 1.000.000 de visualizações depois...


Foi precisamente há seis anos que ao comprar a minha scooter, a Valentina, resolvi criar um blogue, cuja ideia inicial era ser apenas e só, uma espécie de diário de bordo onde iria relatando todas as aventuras e desventuras sobre a minha relação com a Valentina - Sym GTS 300i Evo.

Tudo começõu aqui: http://gostodescooters.blogspot.pt/2009/10/como-comecar.html

Só que aos poucos, o Gosto de Scooters foi crescendo e tornou-se naquilo que é hoje, ultrapassando totalmente as minhas expetativas.



E foi assim que o Gosto de Scoooters chegou a este número fantástico, um milhão de visitas ou visualizações, não só efetuadas por portugueses mas também por apaixonados por este tipo de veículos de duas rodas, um pouco por todo o mundo, como as estatísticas do Google Analitics demonstram. 
Estou muito orgulhoso do meu blogue e destes números pois nunca pensei que o Gosto de Scooters se transformasse naquilo que é hoje, um blogue de referência, conhecido em todo o mundo. 

O sucesso e o reconhecimento pelo trabalho que aqui foi e é efetuado, tem apenas a ver com dois factores: seriedade e imparcialidade e se isso agrada a muitas marcas de scooters, o certo é que também não agrada (agradou!) a algumas.
Assim de repente, lembro-me da Eu-R, aquela "fantástica" marca de scooters de proveniência duvidosa e de "afamada" qualidade que até um processo colocaram contra mim e contra o Gosto de Scooters porque, segundo o seu administrador, o que aqui se escrevia sobre a "sua" marca era difamatório e mentira. 
Tal como era esperado, ficou provado em tribunal que tudo o que aqui se escreveu sobre a referida marca era VERDADE e tal como também era esperado, devido à grande (falta) "qualidade" dessas scooters, a marca simplesmente desapareceu do mercado!



Também existiram marcas, que, ou não acreditando neste projeto, ou porque achavam que os seus produtos eram bons demais ou que saíriam prejudicados se aqui fossem divulgados, simplesmente ignoraram o Gosto de Scooters, apesar das diversas diligências efetuadas para que acontecesse exatamente o contrário, ter aqui presentes todas as marcas de scooters do mercado. 
Outras, disseram para me dirigir aos concessionários e pedir as scooters, como se um concessionário, tivesse alguma obrigação em emprestar scooters e motos, seja a quem for!

Depois, também tivemos algumas marcas que NUNCA tiveram o mínimo de respeito pelo trabalho aqui realizado. 
Sempre que queria experimentar alguma scooter dessas marcas (elas sabem quem são!), quase que tinha de me colocar de joelhos para que disponibilizassem a dita cuja e quando isso acontecia, na maior parte das vezes, essas scooters era cedidas sem as mínimas condições, muitas vezes sem estarem pelo menos lavadas e em condições de serem fotografadas, mostrando um total desprezo pelo trabalho aqui efetuado!
Claro que a partir do momento em que decidi que deixaria de "me ajoelhar" para testar as scooters dessas marcas, a sua divulgação praticamente desapareceu do blogue. 

Muitos dos leitores do Gosto de Scooters, tiveram conhecimento de algumas destas marcas, que na altura eram praticamente desconhecidas, através deste blogue e por isso, a meu ver, desperdiçarem a possibilidade dos seus produtos poderem serem vistos - de forma totalmente grátis! - por milhares de pessoas naquele que é atualmente o blogue de referência em Portugal, exclusivamente dedicado a este tipo de veículos de duas rodas, não será, por certo, a mais inteligente das ideias mas... eles é que sabem! 



E depois e felizmente, existem marcas e concessionários que acreditaram e acreditam no meu trabalho. 

Começando pelos concessionários, tenho de referir o José Carlos da JCG Motos, onde comprei a Valentina e que apesar de não me conhecer de lado nenhum, acreditou no Gosto de Scooters e confiando em mim, colocou-me nas mãos a chave de uma das primeiras Sym Maxsym 400i que chegaram a Portugal, com zero quilómetros e dizendo que eu tinha de a devolver apenas quando o totalizador de quilómetros marcasse 1000 km! 

Também tenho de falar na Migtec, oficina e stand onde a Valentina é assistida desde o primeiro dia pelo Mestre Carlos, nunca me deixou na estrada e já lá vão mais de 77 mil km! Referência também à enorme pachorra que o Miguel Nabais, a Susana e o Bruno têm para me aturar horas a fio com conversas sobre... scooters, pois claro!  

Quanto às marcas e importadores, uma palavra para a Luzeiro, na altura importadores da Aprilia e da Scarabeo (e também da Moto Guzzi) e que sempre e dentro das suas possibilidades, disponibilizaram as scooters das marcas que representavam. Posso dizer que experimentei quase todas, desde a pequena Scarabeo 125 até à mega Aprilia SRV850!



E deixei propositadamente para o fim, duas marcas que, apesar de serem grandes rivais, merecem sem dúvida alguma uma referência especial e o meu agradecimento pessoal pela forma como acreditaram em mim, no projeto Gosto de Scooters - também no mais recente Motor Atual - e que dão GRANDE valor a quem trabalha de forma séria e imparcial:. 

A HONDA (Carlos Cerqueira) e a YAMAHA (Filipe Almeida e Manuela Rodrigues). 

Sempre que possível, diponibilizam as scooters, fazem chegar até mim todas as informações sobre novos modelos (muitas delas até antes dos modelos terem saído, confiando plenamente na minha confidencialidade!) e MUITO IMPORTANTE, as scooters são SEMPRE entregues em perfeitas condições de funcionamento, lavadinhas a brilhar e com o depósito atestado de forma a que eu possa efetuar o meu trabalho, com a menor despesa possível, pois têm conhecimento que o Gosto de Scooters, não vive de dinheiros ou patrocínios provenientes de outro lado que não seja do meu bolso.

O Gosto de Scooters, vive apenas e só da minha carolice e da minha PAIXÃO pelas motos e em especial pelas SCOOTERS. 



Nunca tive o apoio de ninguém ou de alguma entidade que estivesse disponível ou disposta a investir neste projeto e a torná-lo ainda maior e mais vasto. 
Compreendo perfeitamente que atravessamos tempos dificeis mas o certo é que vi apostarem em projetos, tanto online, como em revistas que entretanto nasceram e morreram e o Gosto de Scooters continua vivo e ativo, o que me dá um grande orgulho e vontade de continuar. 


Por isso amigos e amigas, companheiros de estrada, visitantes de todo o mundo, concessionários amigos, importadores e marcas, com a vossa ajuda, que tal seguirmos em frente para atingirmos a barreira dos dois milhões de visualizações/visitas?

 "Bora" lá!

Carlos Veiga (2015)





 DADOS ESTATÍSTICOS 
DO 
GOOGLE ANALITICS  
(Artigos mais lidos (visualizações)


Sym GTS 125 Evo 25/01/2010, 247 comentários – 57499 

TODA A INFORMAÇÃO - HONDA PCX 125 (2014) 14/01/2014, 16 comentários – 22133 

Problemas com as Sym GTS 125 28/11/2009, 184 comentários - 21045

Sym Maxsym 400i - Conclusão do Test-Drive de 1000 ... 18/08/2011, 56 comentários – 17527

DAELIM S3 – TEST-DRIVE 23/03/2011, 53 comentários - 11276

EU-R... desafio! 02/12/2009, 206 comentários - 7508

A História da Vespa 04/04/2010, 2 comentários - 6069

As outras... 01/11/2009, 3 comentários – 5112

HONDA FORZA 125 DE 2015 - 01/10/2014, 3 comentários – 3916

Scooters comercializadas em Portugal - 2010 (Honda...) 18/04/2010, 6 comentários - 3473

URLs de referência
(Visualizações de páginas)
https://www.google.pt/ - 71825

https://www.google.com.br/ - 11290

http://www.google.com/search – 9939

http://www.google.pt/ - 5210

https://www.facebook.com/ - 2497

https://www.google.com/ - 1890

http://m.facebook.com/ - 1408

https://www.google.pt – 1339

http://m.facebook.com – 676

http://gostodescooters.blogspot.com/ - 612

Sites de referência
(Visualizações de páginas)

www.google.pt – 317125

www.google.com – 70118

www.google.com.br – 49730

www.facebook.com – 4272

www.gostodescooters.com – 3573

www.google.fr – 3307

m.facebook.com – 3068

www.bing.com – 2128

www.google.es – 1669

moto125cc.forumotion.com – 1346

Pesquisar palavras-chave
(Visualizações de páginas)
gostodescooters - 7310

gosto de scooters – 7186

sym gts 125 evo – 3373

daelim s3 – 2861

sym gts 125 – 2653

vespa – 1013

gilera gp 800 – 398

evolução dos transportes – 323

honda pcx 125 – 307

honda integra 700 - 269

Visualizações de páginas por país

Portugal – 754925

Brasil – 84767

Estados Unidos – 46607

Alemanha – 11126

Espanha – 9727

França – 9214

Rússia – 6290

Reino Unido – 3074

Itália – 2154

Ucrânia – 1257

Visualizações de páginas por navegador

Internet Explorer - 318453 (32%)

Chrome - 312447 (31%)

Firefox - 178012 (18%)

Safari - 90263 (9%)

Apple-PubSub - 36957 (3%)

Mobile Safari - 23793 (2%)

Opera - 13594 (1%)

BingPreview - 7347 (<1 b="">

CriOS - 3835 (<1 b="">

GSA - 2225 (<1 b="">

Visualizações de páginas por sistema operativo

Windows - 746836 (78%)

Android - 69719 (7%)

Macintosh - 46146 (4%)

iPad - 38991 (4%
)
Linux - 24307 (2%)

iPhone - 23503 (2%)

Other Unix - 4408 (<1 b="">

Windows NT 6.1 - 1213 (<1 b="">

iPod - 376 (<1 b="">

BlackBerry - 370 (<1 b="">

(Informação do Google Analitics  até ao dia 23/11/2015)

6 comentários:

  1. Veiga, só o conheço pelo que escreve aqui neste blogue que descobri por acaso quando andava em vias de escolher uma scooter. Habituei-me a vir aqui e é com prazer que vejo que retomou as "postagens" com mais regularidade.
    Esta serve para lhe agradecer o empenho e desejar que continue. Boas curvas.

    Carlos Silva.

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS, Veiga! Esta marca demonstra o trabalho sério isento, fruto de sua paixão, competência e seriedade...muitos milhões de views. Cyro Jannotti - Rio de Janeiro, Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça é possível fazer coisas boas e o Veiga sempre com imparcialidade e sensibilidade, conseguiu traduzir com muita competência as nossas expectativas no universo das scooters, tornando esse blog uma referência mundial.

    ResponderEliminar
  4. Um bem haja pelo teu trabalho, companheiro

    ResponderEliminar
  5. Foi graças ao teu blog que após anos de andar de moto comprei o meu primeiro aspi... perdão! Scooter... por sinal uma "igual à tua" mas de 2012, e que me continua a dar alegria dia após dia!

    Parabéns!
    Continua... rumo aos 2 milhões!

    ResponderEliminar
  6. Veiga só mesmo para dar os parabéns pelo teu enormíssimo esforço e dedicação que trazes a este site. Não desistas. Este é claro exemplo de que a paixão move montanhas. Ainda me lembro dos teus primeiros posts e os galhardetes trocados com a EUR-r...não fosses tu eu era mais um :\... Grande abraço, tudo a correr pelo melhor e até ao próximo post!!!

    ResponderEliminar