quarta-feira, 1 de outubro de 2014

HONDA FORZA 125 DE 2015


A nova Forza 125 foi concebida para os clientes Europeus que querem mais de uma scooter de 125 cm³: Mais performance, mais agilidade e mais funcionalidade. São motivados pelo estilo, pela qualidade e pelas performances; esperam muito da vida e pretendem retirar o máximo partido de cada experiência.
A moto que conduzem terá de oferecer o máximo que se pode extrair de uma scooter de 125 cm³ e fazê-lo com elegância. E terá de combinar o melhor de dois mundos: as performances em via rápida e o conforto das scooters de grande cilindrada, com estilo "GT" (Grande Turismo), e as comodidades das motos mais pequenas, como sejam a facilidade de evitar o trânsito, as acelerações desportivas e a facilidade de estacionamento.
Para 2015, a nova Honda Forza 125 é tudo isto e muito mais, criando uma nova alternativa para quem pretende o melhor que uma scooter de 125 cm³ pode oferecer.


Nas palavras do Sr. Nagura, Chefe de Projecto da Forza 125: “O objectivo da equipa para a Forza 125 foi produzir a derradeira scooter de 125 cm³, com o melhor de tudo. Esta scooter oferece performances fantásticas em vias rápidas para uma condução divertida e fácil nas deslocações do dia-a-dia e acelerações topo-de-classe para a cidade. E tudo com um estilo premium de classe e um foco muito acentuado na funcionalidade e no conforto.”


Totalmente nova, da frente à traseira, as linhas esguias da Forza 125 transmitem uma atitude agressiva, desportiva e dinâmica, num layout de design moderno. 
A ergonomia oferece um espaço perfeito para o condutor e o passageiro, enquanto o pára-brisas com regulação em altura permite adequá-lo à condução em auto-estrada ou na cidade. O espaço debaixo do banco é abundante (48 litros - o suficiente para dois capacetes integrais); a tomada de corrente de 12 V no porta-luvas e a iluminação LED.


O novo motor de 125 cm³ e refrigeração por líquido é uma unidade de quatro válvulas, com sistemas de admissão e escape concebidos para oferecerem mais potência nas gamas de média e alta rotação. Oferece excelente aceleração logo no arranque, recuperações fantásticas acima de 90 km/h e fortes performances a alta velocidade. 
As diversas tecnologias de baixo atrito permitem obter consumos impressionantemente baixos: 2,29 l/100 km (43,5 km por cada litro) (método WMTC).
Este motor SOHC debita 14 cv de potência às 8.750 rpm, com 12 Nm de pico de binário às 8.250 rpm.

O sistema Idling Stop de paragem do motor ao ralenti desliga automaticamente o motor da scooter quando esta fica três segundos ao ralenti; quando o condutor roda o acelerador, o motor recomeça instantaneamente a trabalhar. O funcionamento deste sistema é ininterrupto, graças ao alternador e ao sistema "swing-back" de retorno, que recoloca a cambota em posição antes do tempo de admissão e de um mecanismo de descompressão que elimina a resistência da cambota criada pela compressão do motor. Este sistema inclui uma função de leitura da carga da bateria, desactivando-se quando necessário, para evitar descarregar excessivamente a bateria. Esta, é uma unidade YTZ8V de longa duração.

Para uma condução hábil na cidade e fácil em estrada aberta, o quadro em aço – com optimização cuidadosamente estudada em termos de distância entre eixos e geometria da direcção – recorre a uma forquilha telescópica suave de 33 mm na dianteira e duplo amortecedor na traseira. 
A roda dianteira de 15 polegadas oferece estabilidade e confiança e é complementada pela roda traseira de 14 polegadas. A travagem é assegurada por um disco de grande diâmetro à frente e outro atrás, com a opção de um sistema de ABS.


A Forza 125 terá disponível uma gama de acessórios específicos para a personalizar exactamente às necessidades e estilo de vida do condutor, incluindo punhos aquecidos, porta-bagagens traseiro e top case de 35 litros à cor da scooter.

A posição de condução é confortável e apoia o condutor de forma segura e o pára-brisas tem seis posições de regulação fácil, num curso de 120 mm, para se adaptar a todos os tipos de condutor, tanto nas viagens breves em via rápida, como nas deslocações mais lentas no meio trânsito da cidade. 


O espaço do banco é abundante para dois adultos e o compartimento que existe por baixo revela-se útil e de ampla arrumação, com capacidade para dois capacetes integrais. 

À frente, o porta-luvas tem capacidade para uma garrafa de água e esconde uma tomada de 12 V, facilitando o carregamento dos aparelhos electrónicos durante a condução. A altura do banco posiciona-se nuns confortáveis 780 mm.

Esta scooter está equipada com tecnologia premium de LEDs: salientando os dois faróis de LEDs, as luzes de presença, também de LEDs, emprestam um toque ágil e único, que ajuda a identificar, de forma inequívoca, a "assinatura frontal" da Forza 125. 

Os piscas de direcção estão montados em posição elevada nas costas dos espelhos retrovisores e as luzes traseiras de LEDs são complementadas pela iluminação da chapa da matrícula, também de LEDs.


O conceito "estereoscópico" alarga-se aos instrumentos. Montados em posição elevada para facilitar a leitura e com mostradores LCD retro-iluminados de tonalidade colorida profunda, o velocímetro e o conta-rotações são definidos por curvas elegantes e fluidas. O bloco central de LCD possui relógio (com mostrador de grande dimensão), indicador do nível do combustível, indicador de consumo médio de combustível, contadores parciais A e B, conta-quilómetros totalizador e indicador da temperatura do líquido de refrigeração.

A Forza 125 vai estar disponível em cinco esquemas cromáticos:

- Cinzento Metalizado Cynos Mate
- Branco Pérola Cool Mate com Preto
- Prata Metalizado Moondust com Cinzento Metalizado Cynos Mate
- Branco Pérola Cool Mate com Azul Pérola Pacific Mate
- Preto Pérola Nightstar com Castanho Castagna

O quadro em aço que suporta a ciclística da Forza 125 oferece a rigidez e a força necessária para enfrentar a mistura de condições de utilização com que se vai deparar. A forquilha telescópica robusta de 33 mm é complementada por dois amortecedores na traseira – com 7 níveis de regulação da pré-carga da mola – e que trabalham num braço oscilante de uma só peça em alumínio.
O peso em ordem de marcha é de apenas 162 kg (com ABS), o que contribui para as excelentes performances e torna a scooter fácil de manobrar a baixa velocidade ou à mão e, também, de estacionar. 


A roda dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido monta um pneu 120/70-15 e a roda traseira 14 polegadas calça uma borracha de tamanho 140/70-14, oferecendo o máximo de tracção e de conforto de condução. 

Na frente, a travagem é assegurada por um disco simples de 256 mm, complementada por outro disco simples de 240 mm atrás – ambos com a opção de um sistema ABS para maior controlo nas travagens em superfícies escorregadias.


A Forza 125 terá disponível a seguinte lista de acessórios genuínos Honda:

- Porta-bagagens traseiro
- Top case de 35 L à cor da moto
- Kit de punhos aquecidos
- Aplicações cosméticas à cor da moto
- Saco interior
- Kit de alarme
- Capa de exteriores
- Cadeado em U

Especificações técnicas
Motor - Monocilíndrico a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida
Cilindrada - 125 cc
Potência máxima 14 cv às 8.750 rpm
Binário máximo - 12,0 Nm às 8.250 rpm
Capacidade de óleo - 0,9 Litros
Alimentação - Pgm-FI Injecção electrónica de combustível
Filtro-de-ar - Tipo viscoso em filtro de papel
Depósito do combustível - 11,5 Litros
Consumo de combustível - 2,2 Litros / 100km (método WMTC*)
Transmissão - CV-T (Automática)
Dimensões - (CxLxA) 2.134 x 748 x 1.452 mm
Distância entre eixos - 1.490 mm
Altura mínima do assento - 780 mm
Altura mínima ao solo - 148 mm
Suspensão
Dianteira - Forquilha telescópica,
Traseira - Duplo amortecedor
Pneus
Dianteiro - 120/70-15
Traseiro - 140/70-14
Travões
Dianteiro - Disco de 256mm
Traseiro - Disco 240mm
Peso em ordem de marcha - 161kg / 162 Kg (ABS)

Fonte - Honda Portugal


3 comentários:

  1. Penso que são tubos de luz nas óticas , não leds.

    ResponderEliminar
  2. tomara que venha para o Brasil, como veio a pcx 150

    ResponderEliminar
  3. Para quando esta prevista a sua comercialização na europa?

    ResponderEliminar