quarta-feira, 8 de outubro de 2014

5 ANOS!


O blogue faz 5 anos e... a Valentina também!

Pois, é, faz cinco anos, quando dei ínicio a este blogue e comprei a Valentina. Aliás, a ideia de fazer este blogue partiu precisamente da compra da Sym GTS 300i Evo, após uma chinesa ter mandado para a sucata a minha anterior scooter, a GTS 250i e eu quase ter ido para a quinta das tabuletas.

A ideia inicial era fazer deste blogue apenas e só o diário de bordo da Valentina, onde eu iria relatando tudo sobre ela, os passeios, revisões, consumos, avarias, quedas, etc... só que a "coisa" foi crescendo e cinco anos depois e mais de oitocentas e cinquenta mil visitas, o Gosto de Scooters continua vivo e de boa saúde.

Como muitos sabem, tentei que o Gosto de Scooters crescesse e se tornasse algo mais que um simples blogue, Fiz dezenas de contactos, dezenas de testes drives, gastei milhares e milhares de horas com este projeto, gastei muito dinheiro do meu próprio bolso, sem que alguém, alguma vez tivesse contribuído com um cêntimo que fosse para que este projeto fosse avante e nada.

As marcas é o que se sabe, continuam a apostar eternamente no papel continuando a deixar o online para segundo plano, além de que os compadrios, as "amizades" e os favores também são factor dominante neste sector, continuando a apostar sempre nos mesmos, com os resultados que todos conhecemos. revistas abrem e fecham em menos de nada, mesmo contando com avultados investimentos das marcas e no entanto acabam por tombar pois uma coisa é fazer algo com o coração, algo que se gosta, com paixão, outra, muito diferente é fazê-lo tendo apenas como mira, o lucro fácil e rápido e o resultado está bem à vista pois o Gosto de Scooters continua vivo e quase todos os projetos que apareceram nestes últimos cinco anos, desapareceram. 

Infelizmente como não tenho nenhum "amigo" numa marca, nem tenho guito, o Gosto de Scooter vai continuar a ser o que tem sido um blogue, apenas um blogue e nada mais, apesar de ser um local, um projeto único em Portugal.

Ainda tentei, pagando tudo do meu bolso, criar um site e... foi um sucesso. Só que, mais uma vez as marcas... é o que se sabe e apesar de ter aguentado o site durante mais de um ano, tive de o encerrar pois, mais uma vez todas as despesas eram pagas apenas e só por mim.

Infelizmente é assim que este país funciona, só se safa quem tem "amigos", por muito bom que seja o projeto, por muito bem que se trabalhe! Sim, 
é verdade, não tenho dúvida alguma que se em vez do Gosto de Scooters existir em Portugal, estivesse noutro país qualquer, hoje teria outra grandeza, o seu site próprio e eu teria outras condições para fazer o que tenho feito até aqui: levar as scooters até junto das pessoas.

É claro que nos últimos tempos o Gosto de Scooters, assim como o Motor Atual, têm estado praticamente em stand-by, porque o meu tempo agora é muito escasso. E mantenho ainda vivos estes dois projetos, primeiro pelo respeito que todas as pessoas merecem, pessoas que fora leitores assíduos e também porque, como a esperança nunca morre, quem sabe um dia destes, apareça alguma marca, empresa, ou um mecenas, com vontade de apostar nestes dois projetos, únicos em Portugal e com toda a certeza do mundo, com pernas para andar e tornarem-se referências, tanto em Portugal, como no resto do mundo, aliás, coisa que o Gosto de Scooters já é, pois basta ver a quantidade de leitores que tem nos quatro cantos do mundo!


Quanto à Valentina, tem tido uma vida deveras recatada, tanto que neste ultimo ano, rodou apenas mil km. Apesar disso, lá continua ela com a mesma genica de sempre, a pegar sempre à primeira, apesar das longas pausas que tem feito (semanas e semanas sem andar) e sempre com vontade de se fazer à estrada! 

Carlos Veiga (2014)

3 comentários:

  1. Parabéns ao teu blog e à Valentina!

    Foi através dele que "entrei" no mundo das Maxi Scooters,e também por "culpa" dele que, meses mais tarde, quando precisei de uma nova "montada" devido à antiga já estar velhota, acabei por adquirir... uma SYM GTS 300i EVO.

    Por isso, desejo que contem muitos e com saude, tu, o blog e a Valentina,.. e talvez nos cruzemos por aí, vocês, eu e a "Gloriosa".

    Cumprimentos
    Mike

    ResponderEliminar
  2. Amigo Veiga, primeiro de tudo muitos parabéns pelo 5º aniversário dos Gosto de Scooters e da tua fiel Valentina.
    Continua com este projeto, uma vez que tens constantemente centenas de pessoas a visualizar esta página, dentro das tuas possibilidades, vai escrevendo o que te vai na alma, vai colocando informação, porque tens companheiros e alguns amigos que nunca te abandonaram.
    Já agora só mais uma coisa, nunca desistas de um sonho...pois mais tarde pode-se tornar realidade.
    Grande abraço,
    arauto-CMN

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns por este admirável trabalho tão dedicado.
    Nunca tive Scooter mas penso em adquirir, e foi assim que encontrei este blog.
    Gostaria de ver uma apreciação à Yamaha Tricity pois é opção que estou a considerar, e a sua experiencia seria muito válida.
    Obrigado.

    ResponderEliminar