Sym Maxsym 400i / Kymco Xciting 400i
A Sym Maxsym 400i dispensa qualquer tipo de apresentação. Esta scooter representa o ataque cerrado da Sym à classe das 400 e que ataque!
Em Portugal, desde o seu lançamento e até agora, tem sido a mais vendida das scooters, na classe 400, tendo destronado as “best-sellers”, Burgman 400, Majesty 400 e companhia.
A sua compra é um valor seguro e sempre que alguém pensa em adquirir uma scooter 400, a Maxsym está sempre presente como sendo uma das possíveis escolhas.
Entretanto, tudo corria bem à Maxsym até que, finalmente, a Kymco, eterna rival da Sym – ou não fossem ambas taiwanesas e não lutassem nos mesmos mercados, fazendo praticamente uma marcação “scooter a scooter” – fez o seu ataque à liderança da classe das 400. Sim leram bem, a Kymco não faz a coisa por menos e ao apresentarem a Xciting 400, pretendem “caçar” uma bela fatia da classe 400, pretendendo liderar nos principais mercados europeus.
Será a nova Kymco capaz de tão árdua tarefa? Nessa caminhada até ao topo das vendas, será que vai conseguir destronar a já quase veterana, Sym Maxsym 400i? Ou será que esta continuará a ser a rainha das 400?
É o que poderá ficar a saber ao ler no site Gosto de Scooters o primeiro comparativo efetuado a estas duas scooters, em solo lusitano:
Os meus muito sinceros parabéns, amigo Veiga por mais um excelente (e completo) ensaio.
ResponderEliminarSe não te importares e quiseres ter em conta a minha opinião, eu gostaria de referir alguns pontos no teu ensaio que vão contra a minha ideia. Valem o que valem, obviamente e são apenas de um utilizador de Maxsym (duas, na verdade):
1- Não concordo que uma categoria como "design" conte para a pontuação. Como tu próprio dizes no texto é o teu gosto pessoal, mas se já as outras categorias poderão sofrer de alguma subjectividade, esta então sofre de muita subjectividade. Penso que deveria existir a categoria "design" mas sem ser pontuada.
2- Na categoria "acabamentos" (de notar que NÃO andei na Kymco), não concordo que depois de dizeres que a KYMCO é inferior à Maxsym em acabamentos do tablier e da parte inferior do banco (2 itens), pontues superiormente a KYMCO por a Maxsym ter um ou outro ruído parasita na parte forntal. Digo-te que pode ser da scooter do companheiro Ribeiro (que tem alguns kms) porque a minha circula em piso de paralelos na Rua do Século e não noto nada de especial.
3- Na categoria "equipamento" acho que é onde há o maior equívoco. A KYMCO é avaliada com 6 pontos (em 10, portanto nota positiva) por questões onde tu apenas apontas pontos negativos. A saber: Visibilidade, cor e dimensões do painel (3 itens), compartmento de arrumação, espaço de arrumação muito diminuto debaixo do banco (2 itens), tudo isto, a meu ver, itens muito importantes no "conceito scooter". Mesmo assim teve nota positiva. Porquê?
4- Na categoria "Motor" quero só deixar o reparo que as novas Maxsym já não vibram tanto como as antigas. Mesmo assim, a famosa vibração entre as 3.000rpm e as 4.000rpm ainda lá está.
5- Na categoria "consumos", que percebo que não foi desenvolvida mais exaustivamente, rectifico apenas que em condução económica a Maxsym faz MENOS de 4.0L/100km. Em condução normal com trechos de AE faz em média 4,2L/100km e puxando pelos "cavalitos" NUNCA chega aos 6.0L/100km ficando-se um pouco abaixo disso (5.5-5.6)
6- Nos "Travões" também me parece algo estranho a tradução do texto em pontos. Se os discos da KYMCO são menores, se a travagem é agressiva e pode "assustar" os menos experientes e, se pelo contrário a da Maxsym é "fácil", progressiva e sempre eficiente, porque têm a mesma pontuação?
7- No "Cidade", refiro novamente a questão das vibrações no novo modelo serem menores.
8- Na "Autoestrada" se o pára-brisa da KYMCO não protege nada, gostava de ver alguém andar durante um tempo considerável nem que seja a 120km/h...
9- Fora de qualquer categoria, acho que faltou referir o diminuto tamanho do depósito de combustível da KYMCO. Eu na Maxsym faço mais de 300km com cada depósito o que considero ser uma autonomia suficiente para este tipo de scooter, e, mesmo assim, às vezes já me parece que vou muitas vezes à bomba reabastecer. Na KYMCO com um depósito de 12,5L acho que será algo irritante...
Obrigado amigo Veiga e espero que aceites a minha opinião, relembro de novo, como utilizador experiente de Maxsyms.
Pergunta: posso linkar este artigo no "Fórum Maxsym Portugal"?
Um abraço,
Pianoman
Já respondi no FB, mas abreviando e como escrevi no comparativo, é apenas e só a minha opinião sobre estas duas scooters e claro que outras pessoas poderão ter opiniões diferentes sobre isto ou aquilo, como é óbvio. No geral, são duas excelente scooters, ligeiramente diferentes em relação ao target para a qual estão direcionadas, mas com qualquer uma delas ficamos bem servidos.
ResponderEliminarTão bem servidos que realmente se estivesse comprador d euma scooter de 400 cc não sei qual é que escolheria. Nada fácil, portanto.
E que tal este novo monocilíndrico da Sym?
ResponderEliminarhttp://www.masmoto.net/novedades/2013/10/30/sym-maxsym-600i-abs-2014-primera-imagen/
JTS
Por enquanto ainda nada se sabe...
EliminarInfelizmente com o fecho do site GostoDeScooters já não é possível ler o comparativo... :(
ResponderEliminarDuas excelentes Maxi, mas a Kymco Xciting 400 é uma Maxi Scooter Sport e a Sym Maxsym 400 é uma Maxi Scooter GT. Tem propostas diferentes, para públicos diferentes e no meu caso fico com a Kymco Xciting 400.
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