quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ensaio - Sym GTS 300i (1º efetuado em Portugal!)

A Opção Lógica


Introdução –
Como muitos sabem, sou o feliz proprietário da “Valentina”, uma Sym GTS 300i Evo de 2009 com mais de 63 mil rodados, sempre comigo aos comandos e muitas das vezes, viajando com passageiro e (muita) bagagem, revelando uma fiabilidade à prova de bala!
Ao longo deste tempo, tem sido diariamente a minha fiel companheira, transportando-me com todo o conforto e segurança, seja para percorrer apenas meia dúzia de quilómetros ou realizar no mesmo dia, várias centenas de quilómetros, sem nunca me ter deixado apeado, fosse por que motivo fosse.
Os anos passaram e chegou a altura da Sym renovar as GTS.
As novas GTS começaram a ser comercializadas ainda em 2012 e em relação à 125, a mesma já foi testada aqui no Gosto de Scooters e o respetivo ensaio pode ser lido na página “Ensaios” deste site.


Quanto à GTS 300i, a expetativa é ainda maior, principalmente por parte daqueles que já possuindo uma scooter de 125 cc, preparam-se agora para “dar o salto”, para cilindradas superiores.

O ideal seria comprar uma 400 ou ainda mais acima, mas os tempos difíceis de crise que atravessamos fazem com que o sonho de possuirmos uma scooter de altas prestações tenha de ser guardado na gaveta durante mais uns tempos e as melhores alternativas, podem ser as scooters 250/300, cujo custo de aquisição, na maioria dos casos é bastante menor, assim como o preço das revisões e também os menores consumos de combustível. 


Não é por acaso que, muitas as marcas, fazem agora o seu ataque direto a esta cilindrada, com a apresentação de novos modelos. 
Temos por exemplo, o caso da Honda com a apresentação da Forza 300 e da Kymco com a K-XCT 300.
Muita atenta a estes acontecimentos, também a Sym resolveu fazer um ataque cerrado apresentando a nova GTS 300i equipada agora com um propulsor novo, designado F4, de maior cilindrada e mais potente.
E eis chegado o momento de sabermos se esta nova GTS 300i é uma digna sucessora da scooter que vem substituir, sendo ao mesmo tempo a opção ideal, para quem pretenda fazer o upgrade das 125.

Clique aqui para ler o Ensaio completo da nova Sym GTS 300:





20 comentários:

  1. Bom dia,

    PArabéns por mais um excelente teste a uma maxiscooter ! Obrigado pelo esforço e dedicação. O seu site é claramente um dos meus sites de referência para assuntos de Maxi's...

    Para variar, em PT nem as revistas da especialidade e respectivos grupos por detrás têm uma presença Internet que mereça esse nome, muito menos com conteúdo actualizado. Podiam funcionar como uma extensão da versão impressa, com conteúdos adicionais... Se um "amador" (no melhor sentido possível, acredite) consegue, não se percebe...

    Uma questão que se coloca: tem previsto um teste às HONDA FORZA NSS300 e à KYMCO K-XCT 300? Um teste à HONDA interessa-me muito, especialmente se conseguir dar "a volta" à minha cara metade para um "ligeiro upgrade" à minha PCX! Claro que a Maxisym também seria opção, mas só em 2ª mão, o meu limite está nos 4500/5000€!

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas jp, obrigado pela tua participação e comentário.

      Infelizmente e salvo raras exceções, tens toda a razão. No que me diz respeito e como bem disseste sou um simples amador apaixonado por motos no geral e scooters em particular e cujos meios são uma milésima parte do que a maioria das publicações possuem.

      Repara, aqui sou eu que faço tudo, desde contactos com as marcas, os ensaios, a escrita, as fotos (com uma miserável máquina fotográfica de 80 €), trato do back-office do site e do blogue, fora o facebook e fora as intermináveis horas a pesquisar e a escrever, para que o Gosto de Scooters se mantenha atualiza.
      e tudo isto às minhas custas, sem qualquer ajuda, pelo menos até ao momento.

      Devido à troika, aguentarei este esforço, principalmente económico, até quando? Não sei...

      em relação à Honda Forza 300, sim, farei o devido ensaio assim que estas scooters cheguem a Portugal e a Honda tenha esta scooter disponível no parque de imprensa.

      em relação à Kymco K-XCT 300, ainda não tem data prevista para a a sua chegada a Portugal. A 125 deverá chegar em meados de Junho, enquanto a 300, será lá mais para a frente.

      Já consegues arranjar a Maxsym 400i por dentro desse plafon ecom poucos km.

      Abraço

      Eliminar
    2. Nuno henrique almeida15 de abril de 2013 às 16:40

      boa tarde,estou a ponderar comprar uma sym 300i nova, e agora sei que estou a pedir a opiniao a pessoa certa pois tenho grandes milhares de kms de mota mas nunca tive scooters . sera que nao me vou arrepender ?
      ps : ja agora , grande trabalho nesta blogue !

      Eliminar
    3. Boas Nuno, bem vindo ao Gosto de Scooters.

      Penso que não te vais arrepender, porque a GTS 300i é uma excelente máquina.

      Como podes ler aqui no blogue, no sábado passado realizou-se o Open Day Sym, na Migtec motos, no Cacém e todos os que experimentaram a GTS 300i ficaram deveras agradados com o seu comportamento e performances e muitos disseram que será quase de certeza a próxima scooter que vão adquirir.

      Repara que, se eu estivesse neste momento comprador de outra scooter (não estou pois a troika não deixa!), o meu grande problema seria decidir entre a Masym 400 e a GTS 300i.

      Quem a compra, de certeza que não se vai arrepende.


      Abraço

      Eliminar
    4. sinceramente gosto mais da gts, comprei no dia 28 de abril uma generic zion 125 nova para a minha esposa e sem duvida fiquei maravilhado com ela , conforto estetica e tambem andamento, ja tem 1000km pois fui a castelo branco com ela e ela portou se 5 estrelas agora quanto a gts em principio vou comprar pois gosto muito dela e a velocidade como voce diz entre os 150 e os 160 chega e para acompanhar a patroa e o ideal . vou dando noticias abraço

      Eliminar
    5. Atenção que essas velocidades que citaste é já no red line, por isso mesmo anda aconselháveis.

      Viagens com o ponteiro a marcar 110/120 km/h é o ideal, pois não se estraga nada e sempre temos "punho" para rodar quando precisamos de ultrapassar.

      Claro que, uma vez por toda, puxa pelo motor até faz bem (limpa o carvão ehehehe) mas sem excessos, claro!

      Eliminar
  2. Os pneus da marca dos paises deles é um perigo, mas é algo que mão entendo, como é que as marcas fazem testes com esses pneus e aprovão os mesmos... Quanto a iluminação ser boa duvido.. (sim senhor veiga sou eu...)

    ResponderEliminar
  3. Em relação aos pneus tens toda a razão, mas é um mal comum. Penso que tenha tudo a ver com contenção de custos, mas que está mal está, pois por vezes umas más borrachas colocam em causa a qualidade do produto e acima de tudo a segurança de quem compra.

    Quanto à iluminação... já nem comento, pois parece que tens algum problem relacionado com a iluminação. Por isso e a pensar em ti já mandei um email a todas as marcas de motos, para que nos próximos modelos a lançar, coloquem holofotes iguais aos usados nos estádios de futebol.

    Será que assim ficarias satisfeito? Agora é a minha vez de dizer, duvido! ehehehee

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, sou agora possuidor de uma gts 300 com um ano de atraso, passo a explicar. Em Julho de 2012 comprei a minha primeira scotter, eu que tive motas acima dos 600cc, uma gts 125. Andei com ela durante doze meses e fiz-lhe mais de 12000km. Mas sempre com a ideia numa 300, se estou arrependido de ter comprado a 125, nâo claro que não. É uma excelente mota e levou-me a todo o lado, até á concentração de Faro desde de Lisboa. Agora adquiri uma gts 300 e realmente é uma diferença abismal para melhor. Aconselho a todos aqueles que possam comprar uma Sym que comprem porque valem cada euro. Um bem aja ao Veiga e ao seu blogue.

    Cumprts

    Paulo Nogueira

    ResponderEliminar
  5. Dive ainda bem que estás contente com a tua máquina!

    ResponderEliminar
  6. Olá boas, sou possuidor de uma Sym GTS 300i, abril 2013 e estou deveras contente com a aquisição, mas tenho uma duvida e já fui ao representante e não me souberam esclarecer, disseram que eram mesmo assim, gostaria que me elucidassem a esse respeito, a minha gts quando ligo a frio fica ao ralenti a cerca das 3000rpm depois passado um bocado passa para os 2500 ou 2300 rpm, gostaria que me dissessem se é mesmo assim ou se está alto de mais, porque eu acho que não é normal..
    Abraço e continuação de bom trabalho grande blog Sr. Veiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o ralenti poderá estar algo mais elevado do que é normal.

      No caso da minha que é a GTS 300i Evo e por isso mesmo diferente ao nível da motorização, quando está fria o ralenti está algures por volta das 2000 rpm e quando está quente fica ali algures entre as 1500 e as 1800 rpm.

      Seria bom que alguém possuidor do novo modelo pudesse colocar aqui o seu testemunho sobre o ralenti da sua scooter, para assim tirarmos as duvidas.

      Eliminar
  7. Boas
    Antes de mais parabens por este blog e continue que muita gente agradece
    Mas podia-me dizer quais as diferenças entre a 300 e a 300i

    ResponderEliminar
  8. Não existe 300 e 300i. Existe o modelo anterior, a GTS 300i Evo e existe o novo modelo, a GTS 300i.

    E as diferenças são muitas, a começar pelo aspeto, novo quadro, nova suspensões, novos travões e novo motor, mais potente. Ou seja, é uma nova scooter.

    ResponderEliminar
  9. Boas,
    Podem tirar-me uma dúvida: para condução desta scooter (Sym GTS 300i) é necessário carta da categoria A ou A1 chega?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Bom dia caro Veiga,

    Sou proprietário de uma SYM GTS 125 EVO desde março de 2013. Comprei-a com 16.000km e já conta com 25.000km sem qualquer problema......Os meus percursos diários eram entre Linda-a-Velha e Lisboa. Atualmente estou a morar em Fernão Ferro e já sinto o bichinho de trocar esta por uma 250 ou 300cc, pois o meu objectivo principal é fazer economicamente os 50kms diários, mas com um bocadinho mais de punho, para poder ultrapassar com facilidade algumas viaturas que teimam em seguir na A2 entre os 90 e 100 k/h.

    Tenho estado a seguir atentamente este blog e desde já quero dar-lhe os Parabéns por toda a informação aqui disponibilizada.
    Posto isto, e após muitas pesquisas sobre o tema, estou indeciso entre duas "maquinas"......
    A nova SYM GTS 300i e a yamaha X MAX 250 (em campanha), ambas com preços a rondar os 4.500€.
    Será que me podia dar uma ajuda ou esclarecimento que permitam a escolha?

    Abraço

    Antonio Feira

    ResponderEliminar
  11. Boas companheiro,

    Duas excelentes scooters e por isso mesmo a escolha é muito difícil.

    Se puderes experimenta as duas, mas é como digo, duas excelente maquina e por isso a escolha deve ser tua, pois com qualquer uma delas ficas mto bem servido.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Vou tentar experimentar as duas e decidir após o test drive.

      Abraço,

      Antonio Feira

      Eliminar
  12. Boa tarde,

    o teste ficou inacessível. Gostava de o ler.

    Obrigado,
    Pedro Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro, o site foi apagado. assim que puder, coloco aqui em reposição este ensaio tal como tenho vindo a fazer com outros.

      Peço apenas um pouco mais de paciència pois atualmente tenho pouco tempo disponível.

      Eliminar