A União Europeia aprova nova legislação no que respeita às motos, aos triciclos e quadriciclos.
A partir de 2016, os estados membros deixarão de poder restringir a potência de origem dos motociclos (como era o caso da França onde a potência das motos estava limitada a 74Kw ou 100cv).
A partir de 2016, os estados membros deixarão de poder restringir a potência de origem dos motociclos (como era o caso da França onde a potência das motos estava limitada a 74Kw ou 100cv).
Nos países onde existam limitações no âmbito da licença de condução, serão implementadas medidas que impeçam quaisquer alterações às especificações de fábrica dos veículos limitados.
No entanto as motos de versão "não limitada" ficaram de fora desta decisão, muito por força de diversos grupos motociclistas que tiveram um importante papel nesta negociação.
Por outro lado, todos os motociclos com cilindrada superior a 125cc terão de ser equipados com ABS, enquanto os ciclomotores, com cilindrada compreendida entre os 51 e os 125cc, terão que obrigatoriamente ser equipados pelo menos com CBS (sistema de travagem combinada nas duas rodas).
Outro grande passo foi entretanto dado no combate à emissão de poluentes. Em 2016 entrará em vigor a norma Euro4 e já está decidido que em 2020, com a entrada em vigor da norma Euro5, esta irá abranger todas as categorias de motociclos.
Outro grande passo foi entretanto dado no combate à emissão de poluentes. Em 2016 entrará em vigor a norma Euro4 e já está decidido que em 2020, com a entrada em vigor da norma Euro5, esta irá abranger todas as categorias de motociclos.
Ficou ainda estabelecido que os fabricantes terão de garantir os baixos níveis de emissões de poluentes durante toda a vida do veículo, pelo que terão que provar que os dispositivos de controlo têm uma duração de pelo menos 35.000 km.
E por forma a favorecer os consumidores, o fabricante deverá garantir acesso sem qualquer restrição à manutenção e reparação dos diversos sistemas.
E por forma a favorecer os consumidores, o fabricante deverá garantir acesso sem qualquer restrição à manutenção e reparação dos diversos sistemas.
Fonte: Motociclismo (www.motociclismo.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário