quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sym GTS 125i - 1º Contacto (estático)



Como não podia deixar de ser cá estamos a divulgar mais uma grande novidade para o mercado das scooters, neste caso, a novíssima Sym GTS 125i.

Ainda não andámos, mas já tivemos oportunidade de a ver, fotografar, apalpar, cheirar e claro, sentar.



Neste primeiro “encontro”, deu para perceber que ao nível de qualidade de acabamentos, está um passo à frente da GTS que vem substituir, nomeadamente nos acertos dos plásticos e encaixes.


 Ver reportagem completa aqui:





24 comentários:

  1. Boa tarde
    Concordo contigo Veiga, sobre ser uma evolução da Joyride.
    Aliás já tinha lido opiniões idênticas dos companheiros em vários foruns.
    De GTS não tem nada, só o motor e mesmo assim veremos...
    Em estética gosto mais da versão anterior, e lamento profundamente essa alteração de imagem tão profunda de uma só vez, para quem se habituou a recolhecer uma GTS ao longe, vai ficar na dúvida quando olhar para o modelo novo, porque ainda circulam muitas Joyride.
    Concordo que haja evuloções a nível estético e mecânico, mas despirem quase por completo um modelo que conquistou adeptos por esse mundo fora, creio que poderá ter sido um erro, pelo menos para os que pretendem trocar as suas GTS pelo modelo novo, ficam com a impressão que trocaram por outro modelo.
    Quando por exemplo olhamos para um BMW seja de que perfil for, recolhecemos logo os seus genes inconfundíveis, foram alterando mas muito lentamente, dando tempo que os nossos sentidos se adaptassem ás mudanças.
    Receio que, (como possuidor de uma GTS- 2011) possa haver escassez de peças no futuro.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rodrigues,

      Os genes GTS continuam lá, só que ouve uma óbvia aproximação ao design da Joyride, que quanto a mim é espetacular.

      Aliás coloquei a minha GTS ao lado, mesmo para serem feitas essas comparações.

      Por exemplo na frente, é uma atualização da GTS, com pinceladas da Joyride.

      Onde penso que é mais parecida com a Joyride é na traseira e nos plásticos laterais, embora ao mesmo tempo, aquelas linhas angulosas tenham algo de Maxsym.

      Por exemplo, vejo algumas pessoas a dizer que é muito parecida com a Kymco Downtown, o que até era um elogio pois a Downtown é muito bonita.

      No entanto não vejo parecenças nenhumas e penso que a Sym teve muito cuidado a esse respeito daí este resultado: Uma nova GTS, com frente de GTS mais moderna e acutilante e tanto a zona central como traseira foram inspiradas na Joyride e Maxym.

      Não tenhas dúvidas, pois é uma GTS A única diferença que sinto está no estilo da scooter. Se até agora podia ser considerada

      Eliminar
    2. Em relação às peças não te proecupes com isso, pois por lei as marcas são obrigadas a ter peças de reposição se não me engano durante 10 anos. Repara nas motos que andam por aí? Quantas vez com mais de dez anos e a rodar?

      E em ultimo caso internet, claro.

      Eliminar
  2. Sendo assim estou mais descansado, quanto ás peças.
    Não tenciono trocar nem vender a minha GTS, branquinha como a tua...vai ficar para coleção, assim como a minha carrinha, tem 14 anos, mais 11 e não paga selo, passa a histórico.
    Quando for mais velhinho, lá para os 80 ( tenho 58 ) vou ás concentrações com uma relíquea, tenho de me lembrar da bengala....e do capacete..eh eh eh
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois!
    O problema dos motociclos destas marcas asiáticas é o mesmo que está a acontecer com os carros da mesma origem. A qualidade está nitidamente a subir, mas também o preço...
    Esta Sym já custa mais que a Burgman! Será que a Sym tem já imagem de marca suficientemente forte para lutar nos mesmos segmentos de preço das japonesas?

    Abraço
    Alfredo - Évora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alfredo.

      Penso que isso é perfeitamente normal.

      A qualidade paga-se e bem.

      Se exigimos maior qualidade, os contrutores para apresentarem modelos com melhor qualidade vão ter de comprar materiais de melhor qualidade e por isso mesmo mais caros. Claro que depois a moto, ou carro, fica mais caro.

      Não se pode querer comer lagosta pelo preço de tremoços, certo?

      Não existe comparação possível entre a Burgman, e esta GTS. a Burgman, não deixa de ser uma excelente scooter, mas já muito ultrapassada no que diz respeito ao design, equipamento, comportamento, etc.

      Nestes aspetos esta GTS é mto superior.

      No entanto eandam muitos rumores no ar sobre a possibilidade de ainda este ano, termos grandes novidades por parte da Suzuki.

      Eliminar
  4. Veiga, não achas que a 125 "dá ares" à Daelim S3?
    Quer a vista lateral, quer principalmente a óptica traseira me parecem muito semelhantes à S3.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não acho.

      Mal vi as primeiras fotos da traseira desta GTS, pensei que a ótica era muito parecida com a da T-Max 500 de 2010.

      Se reparamos bem, existe uma mistura de vários estilos e por isso é que tenho lido comentários diversos em que, para uns é parecida com a scooter X e para outros com a Y.

      A meu ver esta GTS é uma miscelanea entre a Evo e a Joyride, com alguns toques de Maxym.

      E provavlemente será por isto, que ao contrário do que aconteceu comigo em relação á GTS e depois à GTS Evo, não me apaixonei de imediato.

      Quando a Evo apareceu foi uma autêntica machadada no mercado das scooters, mostrando que afinal de contas em Taiwan tb se fazem excelente scooters. A EVO foi pioneira nesse aspeto, fazendo que se olhasse paras as scooters de baixa cilindrada de outra forma. Aliás o sucesso que a Evo teve (liderou o mercado durante imenso tempo, até ao aparecimentod da PCX) mudou completamente a fomar de pensar dos outros construtores e não é por acaso que depois a Kymco surgiu com a fantástica Downtown que também arrasou a concorrência, sendo lider de vários mercados de motos.

      Eliminar
  5. Boas
    Sem duvida que existem traços da JoyRide, estou agora mesmo ver uma pela montra aqui em frente estacionada e a parte lateral e muito parecida, existem traços da Max Sym e também da própria GTS. Na minha opinião se vão lançar um novo modelo que seja mesmo novo, se não seria uma GTS Evo Versão 1.1. No impacto visual parece-me bem, muito bem mesmo, tão ou mais importante são as performances e essas vão se começar a conhecer aos poucos.
    Cumps
    Vitor Sampaio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em abosluto contigo. Como disse atrás, é uma miscelanea de linhas. Olhando para a nova Sym, não tenho dúvidas dúvidas que é uma GTS por causa da sua frente, já de lado e 3/4 vejo a Joyride e tb algo de Maxym. Já o enorme farolim traseiro, acho que é muito parecido com o da Yamaha T-Max 500 de 2010, se não me engano.

      Eliminar
  6. Boa noite.
    Ontem também tive oportunidade de ver ao vivo a nova "GTS 125".
    Continuo a achar que tem algumas semelhanças com a KYMCO Downtown (sim, sou um dos tais)
    Mas, por acaso, também concordo que tem bastante de JOYRIDE.
    Escrevi aqui há uns tempos que resolvi não esperar pela chegada da nova GTS e adquiri a minha GTS 125i EVO CBS, em JUNHO (tendo ainda experimentado a KYMCO DT e a DAELIM S3)
    Sem duvida que foi um risco (mas obviamente assumido de consciência) pois, apenas tinha visto fotos da nova e, adquirindo a antiga, poderia vir a arrepender-me.
    Um dos motivos porque optei por não esperar foi porque achava a GTS "antiga" esteticamente mais bonita que a que estava para chegar (mesmo, repito, só a tendo visto em fotos).
    Outro motivo era o preço. Foi-me dito na altura que a nova GTS rondaria os 4000 AÉRIOS!
    Ontem, depois de ter visto a nova, ao vivo e a cores, só posso dizer que, se já estava contente com a minha decisão, ainda fiquei mais feliz.
    Sem duvida que a nova é bonita. Tem um escape mais apelativo, o pormenor dos piscas é mesmo muito fixe e tem mais espaço por baixo do banco.
    Mas, o "coração", é o mesmo!
    E esteticamemente, para mim, o modelo antigo, é mesmo mais bonito.
    Embora muito, mas mesmo muito visto, distingue-se de todas as outras SCOOTERS.
    É verdade... já sou possuidor da "GTS ANTIGA" mas, como também nunca fui muito de modas...
    O modelo actual não chegou aos 4000€ mas não andou muito longe!
    3850€ com documentação incluída, convenhamos que não é propriamente um preço simpático para o mercado nacional...
    A minha, chave na mão, foi adquirida por 3100€!!!
    750€ de diferença por estes e mais alguns pequenos pormenores???

    Na altura, estive muito indeciso entre a KYMCO DT (porque tinha mais potência e também tinha espaço para 2 capacetes) e a GTS, tendo colocado de lado a S3 (porque embora tivesse gostado, achei-a um pouco rija)
    Optei então pela GTS porque era sem duvida mais bonita e porque a DT custava 3400€ (mais 300€! - E 300€ para mim são muitos euros!)

    Se fosse hoje, não tenho duvidas que compraria, caso ainda conseguisse que o STAND me arranjasse, o modelo antigo (mas, obviamente de injecção e não de carburador) e, se não fosse possível, optaria pela KYMCO pois custa menos 450€!!!!

    Pode ser que me engane mas, ou a SYM faz umas promoções, ou acho que com este preço, vamos ver muitas novas GTS dentro dos STANDS!

    Cumprimentos

    PS - O modelo antigo é, e será, para mim, "A GTS". O modelo actual poderá ser, com boa vontade, "uma GTS"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "PS - O modelo antigo é, e será, para mim, "A GTS". O modelo actual poderá ser, com boa vontade, "uma GTS""

      Sou obrigado a concordar contigo!

      Quando vi a GTS 250 na net pela primeira vez, foi paixão à primeira vista.

      Quando vi a Evo branquinha, pela primeira vez na net, tambem foi paixão à primeira vista.

      Em relação à nova... ok, é uma GTS nova, mas... não me apaixonei à primeira vista.

      Pode ser que quando a ensaiar, me apaixone...

      Eliminar
  7. boa noite veiga

    primeiro dar os parabens pelo blog

    Sempre fui fan de motas, e fiquei apaixonado recentemente pela mota sym gts de injecçao, e claro que comprei, nao tive como fugir.
    isto para dizer que tou super satisfeito com a mota apesar de a ter a 4 dias , tou super viciado:) pois tem uma conduçao brutal , anda mto beme é linda ( preto fosco) agora e andar com calma pois a chuva vem ai e eu tb quero andar com ela de incerno.

    abraço e vou aparecendo

    luis m

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís, tens uma excelente máquina.

      Vais ver que é uma moto muito segura.

      No entanto, aconselho-te a teres cuidado com o piso molhado pois os Maxxis que ela trás de fábrica, não são a melhor opção para chuva.

      No entanto, costumo dizer que na chuva, mesmo com os melhores pneus do mundo, a minha condução é sempre:

      Devagar, devagarinho e em caso de dúvida, parado.

      Eliminar
    2. Pois é, veiga, tenho algum receio, mas nao e de mim é dos outros.!!
      ja comprei casaco de protecçoes, impermiavel parta usar tb luvas: agora e rolar com calma:
      era porreiro organizar uma saida do pessoal com as motas gts! nao sei se tem feito pois sou novo nisto, se souberes de algo ..!
      quem sabe um dia estarei presente:

      abraço luis

      Eliminar
    3. Boas Luís

      Na estrada, todo o cuidado é pouco. Os dois grandes acidentes que tive de moto, foram causados por terceiros. No primeiro, foi uma chinesa a bordo de um Honda Civic que não parou nu sinal de Stop e no segundo, foi um motorista da GNR, que a bordo de um Toyota Avensis, quando vindo da esquerda, me deitou ao chão, quando pretendia entrar num portão.

      Em relação à saída, temos no dia 7 de Outubro (domingo) a Comemoração do 3º Aniversário deste blogue.

      Porque não apareces?

      Eliminar
    4. ya e uma merda. olha deus queira que nunca me acontece tal coisa!
      gostava de ir, mas tambem nao conheço ninguem , e fico um pouco perdido, o pessoal ja se conhece uns aos outros! sei que tb deve ser por pouco tempo , pois o esperido do pessoas das motas é diferente e unido! entretanto vou falar com 2 colegas meus a ver se querem ir..tem tb a gts 125.

      eu trabalho ali perto do ponto de encontro nunm ginasio em linda a velha.

      vou entrar em contacto com eles e assim que souber que vou mando o tal email até quinta feira que vem.

      abraço
      luis

      Eliminar
    5. Luís, podes ter a certeza que não vais "ficar perdido", pois a malta que vai participar é toda muito porreira.

      E já sabes como é, quando o tema principal das conversas são as motos no geral, e as scooters, em particular, ninguém se "perde".

      Fala com os teus colegas, claro que são bem vindos, e faz a confirmação através de email:

      gostodescooter@gmail.com

      Abraço
      Abraço

      Eliminar
  8. ok veiga, ate quinta feira a ver se trato disso , espero pela resposta deles.

    abraço e boas curvas

    luis martins

    ResponderEliminar
  9. Olá Veiga, gostei de alguns pormenores na nova GTS, nomeadamente a inclusão dos piscas nos espelhos, coisa que já existia como opcional lá fora. Mas sou da opinião do Luís, já não é "A GTS", é outra, ainda bonita, mas outra (pessoalmente a GTS que gostei mais estéticamente foi a 1ª - a conhecida como "cíclope" lá fora)!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, sou o Humberto e tenho "apenas" 17 anos !

    Penso ser o rapaz mais novo a ter uma sym gts 125, eheh

    Fui levanta-la ontem (07-11-2012) e até agora tirando uma vibração'zinha estrenha na via rapida ( onde tenho andado entre os 60 - 80 ) Mas nota-se que essa vibração vem do motor, ainda não consegui encontrar nenhum erro estetico (:

    A minha expriençia é pouca, a primeira moto foi uma ktm 125 exc cerca de 1 ano, entreguei-a ontem para levantar a sym ! Notei uma grande diferença na nivel de andamento como é obvio, mas é claro, TAMBÉM NO COMBUSTÍVEL (:

    Desde ontem, das 5 e 40 da tarde até hoje, ja fiz 125 km e até agora, nada a apontar, tirando a vibração que mal se nota ..

    Obrigado !

    ResponderEliminar
  11. Bem vindo Humberto e parabéns pela tua nova nova máquina.

    Compraste uma excelente scooter, das melhores do mercado. Em relação `vibração que sentes, provavelmente tem a ver com a juventude do motor, ou seja, está tudo muito justo.

    No entanto se continuar ou aumentar, passa pela oficina e relata o q sentes na moto.

    Mas penso que essa vibração deva ser normal.

    Agora faz uma rodagem nas calmas e vai estando atento pois de vez em quando fazemos umas passeatas de scooter.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado por ter respondido Veiga, mas esqueçi-me de apontar que sou da madeira .. Por aqui as coisas são bem diferentes pelo que tenho lido dai .. Não há possibilidade de fazer um " test drive" nem nada que se pareça, aqui, se queremos mesmo a moto, temos que a comprar, e só depois de matriculada e tudo isso, é que podemos sentir aquilo que compramos ...

    Inicialmente iria comprar uma s3, a nivel de preço/qualidade qual é a sua opinião? Pelo que percebi, a s3 é ligeiramente mais rapida, mas a gts é mais suave ..

    Obrigado, Humberto

    ResponderEliminar
  13. São as duas excelente scooters.

    Se pretendes uma scooter com maior velocidade de ponta e com um comportamento mais desportivo, compra a S3. No entanto aconselho-te a trocares os pneus, pois são muito mauzinhos.

    Se pretendes uma scooter confortável, tanto para o condutor como pendura, a escolha certa será a GTS.

    Se a GTS for das novas, então...nessa já tens conforto e um comportamento ainda mais equilibrado... mais desportivo.

    Sinceramente, é tudo uma questão de gosto pessoal.

    Como são duas excelente scooters, penso que a decisão final poderá passar pela qualidade do concessionário que a vender, principalmente ao nível de atendimento, disponibilidade, rapidez e qualidade.

    ResponderEliminar