quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sym GTS 125i (2012) - Dúvidas

 Tem havido muitas dúvidas, falatório, comentários e bocas sobre as novas Sym GTS, nomeadamente em relação à GTS 125.

Como faço sempre que tenho dúvidas em relação a qualquer assunto e antes mesmo de mandar bocas, tento informar-me e foi isso que fiz.

Mas o que se passa, perguntam vocês? Bom, tenho lido por aí muita desinformação sobre a nova GTS 125, mais concretamente sobre a existência de dois modelos, um a carburador e outro a injeção. Claro que lá vieram as bocas do costume, "é  a Sym a tentar enganar as pessoas"; "a Sym a dar um passo atrás na qualidade das suas scooters", etc, etc....

No entanto a verdade é apenas e só esta:

Só o mercado espanhol é que tem as duas versões da GTS, uma a carburador e outra a injeção. E tem porque foi um pedido especial feito pelo importador espanhol.

Em relação a Portugal, apenas serão comercializadas as GTS equipadas com injeção eletrónica.


Mais uma vez... uma informação exclusiva GOSTO DE SCOOTERS!


Já agora, deixo-vos aqui o link de um site dedicado em exclusivo às novas Sym GTS:






23 comentários:

  1. Carlos Gomes - Azeitão10 de agosto de 2012 às 20:05

    Veiga isso acontece porque ainda deve haver muitas SYM a carburador para venda,digo eu.
    Mas realmente no site da SYM na tabela de preços só fazem referência a SYM125i, só há um modelo da SYM 125 e não dois, mas que deve haver muitas ainda a carburador para venda por isso a confusão,também estava convencido que havia dois modelos,abraços.

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  2. Carlos, o modelo atual da GTS 125, existem nas duas versões, carburador e injeção.

    A nova GTS 125 q deve entrar em comercialização algures em Setembro, em Portugal, só será comercializada na versão de injeção.

    Só o mercado espanhol é que vair ter o modelo novo equipado com carburador devido a um pedido especial feito pelo importador espanhol.

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    1. Carlos Gomes - Azeitão11 de agosto de 2012 às 21:34

      Boa agora não tenho duvidas, obrigado pela dica amigo,fica bem e abraços.

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  3. Boa tarde, já existe tabela de preços para o novo modelo?

    Obrigado

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  4. Olá. Sou uma rapariga de 34 anos que está a pensar em aventurar se no mundo das scooter. Tenho visto algumas pra comprar 125 e estou indecisa entre a piaggio xevo e a sym 125. Ontem fui a um stand e ofereceram uma a carburador por 3000 e tal euros. O que acham? Sou uma mulher de 89 kilitos e em princípio é Mota ria trabalhar diariamente e fazer 60 km de estrada pelo que pensei que uma maxi scooter seria o ideal. O que acham? Não vai ser pesada demais pra mim?e o modelo a carburador?qual a diferença?é que me disseram que a diferença de preços do modelo a injecção é significativa pra quem vai ter que deitar mão ao migalheiro pra a pagar.

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  5. Olá Tupaux, bem vinda.

    Ora bem, falando do peso e da envergadura da GTS, posso dizer-te que ao fim de uma ou dua shoras, já te habituaste a ela. É tudo uma questão de habituação. Podes ter maior dificuldade por exemplo a colocá-la no descanso central, mas até isto é mais jeito do que força. Mal comeces a andar, vais reparar que é mto equilibrada, sendo até mais fácil de conduzir que outras scoters mais pequenas e mais leves.

    Em relação à GTS a carburador, sim é um bom negócio e a scooter é muito boa, só que... está aí mesmo a chegar o novo modelo. Claro que será mais caro.

    Se optares pela GTS de carburador ficas mto bem servida.

    Comparando a GTS a carburador com a de injeção, a primeira gasta ligeiramente mais (+/- 0,5 L), polui mais e é mais sensível à afinação das válvulas.

    Outra mais valia da GTS a injecção, é que esta vem equipada com o sistema de repartição de travagem (CBS) que é uma mais valia, no que toca a segurança na travagem. Sinceramente para mim é mais importante este item do que ser a carburador ou a injeção.

    E claro, quando quiseres vender a versão de carburador, esta vale é mais desvalorizada.

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    1. Obrigada pelo esclarecimento.Já agora só falta esperar para ver esse novo modelo da Sym e o preço para saber qual a decisão final:Sym ou Piaggio.ootra questão que queria colocar é se posso transportar crianças nela e se tem que ter alguma alteração nas motas para as por transportar, tipo algum cinto ou assim.Desculpem a minha leiguice!!!

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  6. Boas, n tens nada de pedir desculpa.

    Hoje ajudamos-te nós, amanhã, ajuda tu outro companheiro. É esse o espírito motociclista!

    Em relação à tua questão, a resposta é esta:

    Artigo 91.º
    Transporte de passageiros
    1 Nos motociclos e ciclomotores é proibido o transporte de passageiros de idade inferior a 7 anos.

    Tendo 7 ou mais anos de idade, já pode andar de moto.

    Claro que a responsabilidade do condutor é total devendo por isso fazer uma condução totalmente defensiva!

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  7. Obrigado. A criança em questão tem oito anos. Estou esclarecida. Obrigado novamente e meus parabéns pelo seu blog. Foram os seus comentarios que acordaram o bichinho das duas rodas em mim!saudações!!

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  8. Olá Veiga
    Sou o José Palma de Caldas da Rainha.
    Sou principiante em Scooters e tenho uma SYM sinfony 125.
    Estou a pensar trocar pela nova GTS mas, a diferença de preço em relação à GTS Evo é tão grande que faz-me pensar.
    As diferenças "Técnicas" são assim tão grandes que justifique?
    Agraço alguma informação

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    1. e que tal é a sinfony 125, porque estou a pensar em comprar uma.
      no entanto estou na duvida com a Peugeot de pneu alto qual será as melhores??? a sym é uma boa moto?'

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  9. Olá José, bem vindo ao Gosto de Scooters.
    Sim existem diferenças, para além da estética.

    Logo à partida tem um quadro diferente, rodas de dimensões diferentes, assim como suspensões e isso sente-se mal se começa a rodar, proporcionando uma melhor dinãmica na condução. Não quero dizer que a EVO, ande ou curve mal, mas a GTS nova é... melhor.

    Ao nível da mecânica tb existem diferenças, pois as Evo que ainda se vendem são de carburador enquanto a GTS 125i é de injeção.

    Quanto aos travões, a nova tem sistema CBS e o modelo antigo, não.

    Resumindo, são duas boas scooters, sem dúvida alguma, mas sendo o novo modelo é lógico que seja melhor.

    Se comprares a EVo, ficas mto bem servido, mas se comprares a nova GTS, ainda ficas melhor servido, além de que, quando a quiseres vender será sempre o último modelo e não o modelo antigo.

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  10. Olá Veiga.
    Sou o José Palma de Caldas da Rainha. Em primeiro lugar já comprei a minha GTS e, optei pela "Nova" GTS. Até agora estou satisfeito.
    Uma pergunta que agradecia caso saibas responder:
    Como funciona a via verde para as scooters e/ou motas?
    Desde já agradeço.

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  11. A Via Verde funciona como nos carros.

    A única diferença consiste no desconto de 30% no preço das portagens, em comparação com os automóveis ligeiros.

    A "Via Verde" é entregue com a respetiva "braçadeira que podes colocar no braço, sempre que vais precisar dela.

    No entanto, tanto eu como muitos outros companhanheiros de estrada, possuem as suas "Vias Verdes", algures escondidas nas suas scoters/motos. Desde que quando se passe, acenda a luz verde, está tudo bem e pode ser colocada onde quiseres.

    Tens de fazer por tentativas, coloca´num determinado sítio e passa na portagem se acender verde, está ótimo, se acender amarelo, tens de mudá-la de sítio.

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  12. Olá veiga.
    Já fui motard, um seculo atrás, ficou o bichinho e ando á volta das Scooters. A minha duvida existe entre a Kymco DT 300i e a nova Sym GTS 300i que ontem visitei. Pelo que tenho lido, a nova GTS tem um motor novo e mais uns cavalinhos, ou não. Segundo o vendedor o motor é o mesmo, a diferença está na lavagem da cara. Será erro meu ou do vendedor. Contudo a duvida preciste KYMCO ou SYM.

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  13. Em relação à nova GTS 300i, que tem 29,4 cv a informação que possuo, vinda diretamente da Sym, assim como tudo o que tenho lido em sites nacionais e internacionais, referem que o motor da GTS 300i é novo. Aliás, basta andar nela para se perceber que estamos perante uma mecânica diferente, daquela que equipa a GTS 300i Evo. As diferenças, pela positiva, são a potência e claro o binário e isso nota-se bem, quando se pretende andar mais rápido, ou ultrapassar. pela negativa, na minha opinião é a questão da rotação, ou seja, o motor da nova GTS, trabalha na maioria das vezes a maiores rotações que o motor da Evo, sendo este mais "pastelão".

    Em relação à GTS 125i (novo modelo), esse sim é o mesmo motor da Evo. No entanto as diferenças entre as duas 125, resumem-se a bastante mais que apenas uma "lavagem de cara"! basta nadar numa e noutra para percebermos que ao nível da ciclistica e travagem, o novo modelo é bastante superior, assim como ao nível da qualidade geral, dos plásticos e acabamentos.

    Agora se o tal vendedor realmente te disse que a nova GTS 300i tem o mesmo motor da Evo... podes dizer-lhe que de scooters não percebe nada!

    Agora entre a Downtown 300i e a GTS 300i, escolha muito difícil, pois se ambas apresentam grandes qualidades, tb apresentam algumas coisas menos positivas.

    Do lado da Kymco temos o espaço para pernas e pés, enquanto na Sym vamos mais à vontade. mas pior é a posição de pernas e pés do passageiro, muito por culpa do mau posicionamento das peseiras, o que implica grande sacrifício por parte do passageiro em tiradas mais longas.

    No caso da GTS 300i, já são muitas as queixas referentes aos espelhos retrovisores, de grandes dimensões, apesar de que a visibilidade para trás, não é assim tão grande. Grande sim é a sua fragilidade, pois pelas informações que me têm chegado, ao mais pequeno toque... já eram, sendo preciso especial cuidado com eles.
    mas não é tudo, pois sou obrigado a referir o preço da correia de transmissão. Se já achava caro o preço pedido pela correia da GTS 300 Evo +/- 127 €, então o que dizer dos mais de 200 € pedidos agora pela correia da nova GTS 300i?
    Um exagero e que torna esta scooter muito, muito cara no que diz respeito à sua manutenção, pois não nos podemos esquecer que muda de correia de 12 em 12 mil km!

    Existem scooters de maior cilindrada, que apenas mudam a correia aos 20 e 24 mil km (sim é verdade!) e cujo preço da respetiva correia é bastante inferior ao que é pedido pela da GTS 300i!
    Na minha opinião uma tremenda falha da marca taiwanesa que irá, quase de certeza afastar muitos compradores desta scooter.

    Como vês, a escolha não é fácil.


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  14. Claro que a escolha não é facil..! Atendendo ao valor da manutenção, tanto mais que hoje falei com um vendedor e disse-me que o valor de cada espelho é cerca de 200€. Certamente será um espelho de Ferrari. Quanto á Kymco, tenho a mesma opinião, mau posicionamento nas peseiras do passageiro, são desconfortáveis. Agora falando de valores, ambas têm um preço +/- identico. no entanto a Kymco com a promoção de 2 anos a 0% juros, fica mais cara 400€, que a Sym sem promoção. Por vezes chego á conclusão que não sabem o artigo que vendem e as contas afugentam possiveis compradores.Obrigado pelo esclarecimento,brevemente juntar-me-ei ao clube


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  15. Boa noite,
    surgiu nos últimos dias o bichinho de comprar uma uma scooter sym 125, mas deparei-me com o problema novo modelo ou antigo?, sim mas a diferença dá que pensar ou seja a nova 3600€ e o modelo anterior 2800€ será que a diferença compensa adquirir o novo modelo? qual é o consumo real de uma e outra?
    A aquisição é para deslocação trabalho casa e casa trabalho, uma média de 50 km dia, claro que no meio disto tem alguns passeios com o meu amor......
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

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  16. Boa noite,
    surgiu nos últimos dias o bichinho de comprar uma uma scooter sym 125, mas deparei-me com o problema novo modelo ou antigo?, sim mas a diferença dá que pensar ou seja a nova 3600€ e o modelo anterior 2800€ será que a diferença compensa adquirir o novo modelo? qual é o consumo real de uma e outra?
    A aquisição é para deslocação trabalho casa e casa trabalho, uma média de 50 km dia, claro que no meio disto tem alguns passeios com o meu amor......
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

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  17. Boa noite,
    surgiu ultimamente o bichinho de adquirir um sym 125, mas fica a duvida novo modelo ou antigo, visto que a diferença da antiga a carburador é de 2800€ e a nova a injecção 3600€, será que justifica a diferença? qual é o consumo real de uma e de outra? pois é para fazer casa/trabalho e trabalho/ casa, uma média de 60 km diários, claro que pelo meio existiram passeios na companhia do meu amor e mais km.
    obrigado cumprimetos da tartaruga

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  18. É correto, existe uma diferença de 800 € entre os dois modelos e a compra de uma ou de outra, apenas depende de ti, do teu bolso e da que mais te toca ao "coração".

    Existem diferenças, logo na ciclística, pois o quadro é ligeiramente diferente, reforçado, as suspensões tb são diferentes assim como as dimensões das rodas e isto tudo junto significa um melhor comportamento dinâmico da nova GTS quando comparada com a Evo e uma das melhores 125, da classe.

    O motor é o mesmo, sendo a Evo a carburador e a nova a injeção.

    Consumos, não deverão andar longe uma da outra, com vantagem para o modelo novo.

    Fiabilidade, sendo o propulsor o mesmo, será igual.

    Vantagem do modelo novo no que diz respeito à qualidade dos materiais, o que é lógico.

    Vantagem da Evo no que diz respeito aos espelhos retrovisores, apesar de nesta a visibilidade para trás ser pior. Só que devido à má colocação dos espelhos do modelo novo e à sua fragilidade, ao mais pequeno toque, partem-se, o que não acontece com a Evo, que são bastante resistentes.

    Vantagem também do modelo novo no que diz respeito ao valor como usado, quando a quiseres vender.

    E depois temos o gosto pessoal, pois sei de quem escolheu o modelo anterior por gostar mais das suas linhas e tb sei de quem trocou a Evo pelo nova GTS, tb por causa do seu aspeto.

    A decisão final é sempre tua!

    Abraço

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  19. Veiga, obrigado pelo tempo despendido para responder ao meu comentário.
    Já agora surgiu uma ideia de um amigo, que é adquirir uma 125 gtsi evo em usada, sempre fica mais em conta, será que é viavel, qual será o valor delas, claro sem ter muitos km!
    obrigado abraço.

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    1. Sim, tb pode ser uma alternativa. No entanto os preços das 125 estão algo inflacionados e por isso tens de ter alguma paciência até aparecer o bom negócio.

      Mais importante que ter pouco ou muitos km é saber como foram feitos.

      Dou-te o exemplo da minha scooter que tem quase 4 anos e 71 mil. Já vi scooter iguais com menos de metade dos km que a minha tem, só que num estado de conservação, realmente miserável, mais parecendo que tinham andado na guerra do Iraque!

      O mais importante é n te precipitares e comprares a primeira q te apareça à frente. Vai com calma, e vai comparando e vais ver que farás um bom negócio.

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