sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ensaio Sym HD2 125

Já está no sítio do costume, Site Gosto de Scooters, o ensaio da nova Sym HD2 125.

 Fiquei bastante surpreendido com esta scooter, pois não estava à espera que esta rodas altas, tivesse um comportamento tão bom.

Como todas, não é a scooter perfeita, mas penso que quem neste momento anda à procura de uma scooter, devia tentar fazer um test-drive a uma, pois não tenho dúvidas que tal como eu, ficará surpreendido.

Algumas fotos...






Fonte:
Texto - Veiga
Fotos - Veiga



11 comentários:

  1. Nessa estada "que não vamos dizer o nome", quando a faço com a minha velha 50s, até a 2º velocidade é insuficiente. Tenho que parar e meter a 1º. Mas é sempre um prazer fazer esse troço. Boas Curvas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Veiga
    Não sentiste falta do parabrisas? para uma 50 cc ainda vá lá, mas para uma 125 !!! estranho não possuir um, pelo menos para o frio e pelo preço bem merecia não achas?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Rodrigues.

    Sim, claro que notei que se leva mais porrada do vento. Mesmo assim, o pequeno ecran preto que possui, consegue retirar algum vento do peito.

    Nos dias em que circulei com a HD2, não esteve praticamente vento nenhum, daí eu não ter sentido a falta do vidro e não ter referido isso no texto.

    Mas claro, em qualquer moto ou scooter, sem vidro ou carenagem frontal, levamos mais "porrada" do vento.

    Se tivesse uma HD2 125 , só colocava o vidro no Inverno, porque acho que um vidro ali (pelo menos os que são vendidos pela Sym) iram tirar a beleza a esta scooter.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Veiga!
    Tive oportunidade de experimentar uma HD evo 200 quando tinha a minha GTS 125, e devo dizer que em termos dos plásticos e acabamentos, gostei mais da GTS! Pelo visto, esses pontos foram melhorados nesse aspecto. No arranque também notei que era mais lenta a arrancar que a minha GTS, o que muito me desagradou (mais cilindrada, mais leve e mais lenta????)! É um ponto que a Sym deveria rever neste modelo. Relativamente à protecção aerodinâmica, passei pela Vasco da Gama com ela e senti mesmo saudades da minha GTS, por causa da protecção do vento e não só.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não achei a HD2 125 mais lenta que a GTS 125, a arrancar, nem achei que a nível de performances fique atrás, até a achei bem desenvolta e confortável. Claro que não é o sofá da GTS, mas como roda alta que é, fiquei satisfeito com o que ela oferece e no arranque o que se sente é que é preciso rodar mais punho até que ela "engate" e arranque, pq a partir daí é bem rápida. mas são "cagagésimos"
    que se perdem e estando habituados nem se perde nada, apenas se roda mais um pouco o punho, apenas isso.
    Em relação à HD 200 não me posso dizer nada pq nunca andei estranho, mas de facto é estranho andar assim tão pouco.

    ResponderEliminar
  6. Olá Veiga,
    penso que a "lentidão" que sentí ao andar com a HD 200 deveria ser por causa do enrolar do punho que tem que ser mais do que , por exemplo, na GTS. Para quem estava habituado ao arranque da GTS, o facto de ter de enrolar mais o punho pode causar a "falta" de arranque que senti. Devo dizer que em velocidade de ponta dá mais qualquer coisita e que o motor vibra mais que o da GTS. Foi a minha impressão na altura. A nova HD em termos de vibrações do motor, o que é que achas-te?

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Boas Victor

    Penso que aqui o que se passa é que testaste a versão equipada com o antigo motor de 200 cc, um derivado do 180 cc, que foi o primeiro motor da Sym a equipar as GTS, já lá vão alguns anos e que tb equipava a anterior Joyride.

    Quanto ás vibrações, não senti nada de especial. O que se passa na HD2, é qoe o motor não está tão tapado por plásticos como na GTS e por isso o seu ruído chega até quem conduz de forma mais aberta e mais audível. A grande vantagem é que não precisas de desmontar "meia scooter paenas para retirar, por exemplo, o filtro do ar, aliás, situação que já foi melhorada na nova GTS, como se pode ver pelas fotos.

    Quanto à diferença de prestações, penso que essa terá sido a razão principal, para a REd Moto, só comercializar a HD2 125 e não a 200. pela diferença de preços, provavelmente a 200 não compensaria.

    Sinceramente gostei mto da HD2 principalmente pela situação em que não tive de me adapatar a nada e nem trocar o meu "chip" da 300 pelo das "125", o que acontece na maioria dos casos. Simplesmente foi pegar em andar, sem precisar de me habituar a nada e só senti as limitações quando tinha de transitar em AE, o que é normal para qualquer 125, por melhor que seja.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite caro Veiga, desde há muito que acompanho os seus artigos e posts com grande interesse e queria dar-lhe os parabéns por agitar a água do mundo das scooters (e não só). Depois dos merecidos elogios, uma pergunta, por acaso não me sabe dizer quais a principais diferenças entre este modelo e a SYM HD 1. Por vezes aprecem negócios interessantes desse modelo e gostava de saber qual a diferença entre este que tanto gostou. Desde já obrigado.

    ResponderEliminar
  9. boa noite, que me dizem da Sym 125 HD?? estou a pensar comprar uma scooter nova. hj fiz o test.drive da pcx mas n estou totalmente convencida. agr o sr do stand mostrou a hd 125 da sym....algo a dizer?

    ResponderEliminar
  10. A HD2 é das melhores scoters de 125 cc que já testei.

    Pessoalmente, entre a HD2 e a PCX, , a primeira, sem dúvida.

    Muito mais confortável, tanto para passageiro como pendura, muito melhor comportamento da ciclistica e suspensões, mesmo quando abusamos dela e também tem melhor velocidade de ponta.

    Perde para a PCX nos consumos e tb no valor da retoma, quando a quiseres vender/trocar.

    De resto... uma excelente scooter!

    ResponderEliminar