sexta-feira, 30 de março de 2012

Scooters Eléctricas Ecocritério - Mobilidade Urbana




 Será a scooter elétrica uma alternativa às scooters com motor a combustão?

Na minha opinião tudo depende do uso que lhe vamos dar!

Para começar, e vendo o exemplo da variedade de modelos comercializada pela Ecocritério, temos scooters de diferentes dimensões, diferentes capacidades de autonomias, diferentes performances e claro, diferentes preços.

Penso que o mais importante antes de adquirirmos uma scooter seja elétrica, é sabermos quais são as nossas reais necessidades.

Precisamos de um meio de transporte apenas para umas voltinhas no bairro, ida para a escola ou para fazermos apenas 20 ou 30 km por dia? Ou será que precisamos de uma scooter para fazermos diariamente 70, 80 ou mais quilómetros por dia? 


A compra de uma scooter elétrica, ao contrário das “normais” scooters equipadas com um propulsor de combustão interna tem de ser feita de uma forma mais racional e mais pensada até porque na sua maioria têm um custo inicial de compra mais elevado, isto quando comparado com as “primas poluidoras”. Sabendo o uso que lhe vamos dar, essa diferença acaba aí. Senão vejamos:

Manutenção? Revisões? Esqueçam! Não têm! Aliás, tem, mas tudo se resume a alguns upgrades ao nível de programação eletrónica e nada mais. E mesmo isto acontece muito raramente.
A única coisa com que se vão preocupar é apenas com mudanças dos pneus quando se gastarem, travões e lâmpadas!
Nada de revisões dispendiosas, onde têm de trocar de óleo, filtros, velas, correias de transmissão, afinar válvulas, carburadores, etc.



 
Claro que nem tudo são flores… por isso falemos na autonomia. É certo que numa scooter elétrica, por enquanto… não gozamos da mesma liberdade que gozamos em relação a uma scooter que se alimenta de gasolina. Falo por mim, que sou um bocado de “vaipes” e de repente dá-me uma coisa esquisita, vou dar uma voltinha e… faço 300 ou 400 km de seguida apenas porque… me apetece!
Eu sei, isto não acontece todos os dias, mas é só para perceberem quais as diferenças e limitações existentes.

  
Confesso que quando visitei a Ecocritério, pouco ou nada sabia sobre scooter elétricas e o seu funcionamento e foi graças à simpatia e grande paciência do Paulo Cordeiro, responsável da Empresa, que fiquei, pelo menos a saber como é que funcionam, quais as diferenças entre uma bateria de gel e outras coisas mais. 

 Se estão interessados em saber mais sobre as scooters eléctricas e até mesmo fazer um test-drive, o melhor será dirigirem-se à Ecocritério, que fica em Lisboa, no Parque das Nações, mais precisamente na Via do Oriente, Lote 5.02.01 E Loja 2.

De certeza que serão tão bem recebidos como eu fui e sairão de lá completamente esclarecidos sobre o que é uma scooter elétrica e até quem sabe... a bordo de uma!


 

Contacto - Ekoway TL6000 (40A) & ML8000 (40A)

Na visita que fiz à Ecocritério, fui convidado a experimentar duas das scooters eléctricas que comercializam: as Ekoway TL 6000 e a ML 8000.

Ekoway TL 6000

Ekoway ML 8000


Clique para ler as minhas impressões sobre estas duas scooters eléctricas:




Fonte:
Informação técnica - Ecocritério
Texto - Veiga
Fotos - Veiga


  Atenção: É proibida a reprodução ou cópia dos textos, fotos e vídeos que sejam da autoria do Gosto de Scooters, salvo com a devida autorização. 

No textos, fotos e vídeos de terceiros, sempre que possível, será colocada a fonte dos mesmos, assim como, quando devidamente identificados, o/s nome/s do/s seu/s autor/es, salvaguardando desta forma a autoria dos mesmos.
 

2 comentários:

  1. Hi, Nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Joel,

      Tell me what is your website, so I get to know and add it to the Gostodescooters.



      Veiga

      Eliminar